menu
Partilhar

Obstrução intestinal em cachorros - Sintomas e tratamento

 
Por Maria Besteiros, Auxiliar técnica veterinária. 8 maio 2023
Obstrução intestinal em cachorros - Sintomas e tratamento

Ver fichas de  Cachorros

Neste artigo do PeritoAnimal vamos falar de um problema que nossos cachorros podem apresentar e que é importante levar em consideração para atuar rapidamente e, assim, evitar complicações que podem inclusive ser fatais. Trata-se da obstrução intestinal em cachorros que, como veremos, pode ser parcial ou completa, as quais ocasionarão diferentes sintomas. Vai requerer tratamento especializado que, geralmente, incluirá cirurgia.

É muito importante, para evitar este problema, controlar os objetos que podem ser ingeridos por nosso cachorro e deixar fora do seu alcance os que podem ser perigosos. A atuação veterinária também será um ponto chave.

Também lhe pode interessar: DTUIF em gatos - Sintomas e tratamento

O que é a obstrução intestinal em cachorros?

Uma obstrução intestinal implica no obstáculo da passagem de qualquer substância através do trato gastrointestinal. Este obstáculo pode se tratar de um corpo estranho, uma intussuscepção, em que uma parte do intestino se introduz dentro do outro, um tumor, uma estenose, ou seja, um estreitamento, aderências que resultam de cirurgias abdominais ou hérnias umbilicais ou inguinais que conseguem estrangular alças do intestino.

Pode ser parcial, quando somente uma parte da passagem se encontra obstruída, ou completa, no caso de que qualquer passagem seja impossível.

Obstrução intestinal em cachorros - Sintomas e tratamento - O que é a obstrução intestinal em cachorros?
Imagem: historiasveterinarias.files.wordpress.com

Sintomas de obstrução intestinal em cachorros

Dependendo se estamos diante de uma obstrução intestinal parcial ou completa ocorrem diferentes sintomas nos cachorros, como os seguintes:

  • Nas obstruções intestinais parciais o cachorro apresentará vômitos intermitentes ou diarreia. Este quadro pode se prolongar por semanas.
  • As obstruções intestinais completas vão causar ao cachorro dor abdominal aguda, que aparecerá de forma repentina, e vômitos constantes. Nestes casos o cachorro não pode defecar nem soltar gases.
  • Além disso, os vômitos provocados pelas obstruções na primeira parte do intestino delgado são projéteis. As que afetam a última parte causam distensão abdominal e o vômito de cor marrom e com odor de fezes.
  • Se a obstrução afeta o aporte de sangue ao intestino ocorre uma estrangulação intestinal. Esta situação é capaz de gangrenar a porção afetada em questão de horas. O estado do cachorro piorará rapidamente.
  • A obstrução intestinal pode causar abdome agudo, uma emergência que se caracteriza por dor, náuseas, vômitos, inquietude, dificuldade respiratória, mucosas pálidas e choque.

Qualquer sintoma como os mencionados são motivos de consulta veterinária. Na próxima sessão veremos o que fazer em caso de obstrução intestinal em cachorros.

Neste artigo explicamos tudo sobre a gastrite em cães.

Obstrução intestinal em cachorros, o que fazer?

Para detectar uma obstrução intestinal em cachorros o veterinário pode fazer uma radiografia do abdome. Nesta se pode verificar a distensão dos intestinos e uma grande quantidade de gases. O tratamento, logicamente, deve aliviar esta obstrução. O tratamento de eleição, em geral, vai passar por cirurgia e somente o veterinário pode determinar, uma vez examinadas as características da obstrução, e se é possível aliviar a mesma administrando algum fármaco.

Jamais se deve medicar um cachorro com sintomas sem diagnóstico veterinário já que poderia resultar contraproducente e inclusive mortal. Em alguns casos o veterinário pode realizar uma exploração digestiva mediante endoscopia. Às vezes com esse procedimento é possível resolver a obstrução, como as causadas por corpos estranhos, quando se consegue extrair o objeto que a produz. Além disso, se algum fragmento do intestino está machucado o veterinário terá que extrair o mesmo.

Obstrução intestinal em cachorros - Sintomas e tratamento - Obstrução intestinal em cachorros, o que fazer?

Quanto tempo um cachorro fica com uma obstrução intestinal?

A obstrução intestinal em cachorros é um problema tratável que, na maioria dos casos, pode ser resolvido por um veterinário. Evidentemente, se nosso cachorro tem uma obstrução intestinal completa e não recebe assistência, ele pode falecer já que, como vimos, a interrupção do trânsito intestinal impede que o animal defeque, provoca vômitos e, rapidamente, pode causar danos ao intestino ao ponto de gangrenar o mesmo e causar choque e morte.

Por isso, devemos procurar o veterinário se observarmos que nosso cachorro apresenta qualquer um dos sintomas mencionados. Uma vez resolvida a obstrução, e se foi gerada pela ingesta de algum corpo estranho como pode ser um brinquedo ou um osso, devemos evitar que nosso cachorro tenha acesso a estes objetos para evitar que a situação se repita.

Remédios caseiros para tratar obstrução intestinal em cães

Não é recomendado utilizar remédios caseiros para tratar obstruções intestinais em cães, mas algumas pessoas podem tentar aliviar os sintomas do animal em casa antes de levá-lo ao veterinário. No entanto, é importante destacar que essas medidas não substituem o tratamento veterinário adequado e podem até piorar a condição do animal. Alguns exemplos de remédios caseiros para obstrução intestinal em cachorros utilizados, são:

  • Óleo mineral: Alguns tutores de cães podem dar óleo mineral ao seu animal de estimação para ajudar a lubrificar o trato intestinal e facilitar a passagem de alimentos. No entanto, isso pode ser perigoso e até mesmo tóxico para o animal, especialmente se for dado em quantidades excessivas.
  • Fibras: Alguns tutores podem tentar dar alimentos ricos em fibras, como abóbora ou espinafre, para ajudar a promover a movimentação do intestino e aliviar a constipação. No entanto, isso também pode ser perigoso, pois alimentos ricos em fibras podem agravar a obstrução e piorar a condição do animal.
  • Massagem abdominal: outra técnica utilizada por tutores é tentar massagear suavemente a barriga do animal para ajudar a movimentar os conteúdos intestinais e aliviar a dor abdominal. No entanto, isso pode ser doloroso para o animal e pode piorar a condição se a obstrução for causada por uma torção ou outro problema mecânico.

Em resumo, não é recomendado utilizar remédios caseiros para tratar obstruções intestinais em cães. O tratamento adequado deve ser feito por um veterinário, que poderá avaliar a condição do animal e determinar o melhor curso de ação para ajudá-lo a se recuperar.

Também recomendamos o artigo: como estimular o cachorro filhote a defecar?

Este artigo é meramente informativo, no PeritoAnimal.com.br não temos capacidade para receitar tratamentos veterinários nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Sugerimos-lhe que leve o seu animal de estimação ao veterinário no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se deseja ler mais artigos parecidos a Obstrução intestinal em cachorros - Sintomas e tratamento, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Outros problemas de saúde.

Escrever comentário

Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
Obstrução intestinal em cachorros - Sintomas e tratamento
Imagem: historiasveterinarias.files.wordpress.com
1 de 3
Obstrução intestinal em cachorros - Sintomas e tratamento

Voltar ao topo da página