Outros problemas de saúde

Cachorro obeso e com sobrepeso - Sintomas, consequências e tratamentos

 
YourVetPlanet (Pablo M.S.)
Por YourVetPlanet (Pablo M.S.), Veterinário. 18 dezembro 2023
Cachorro obeso e com sobrepeso - Sintomas, consequências e tratamentos
Cachorros

Ver fichas de  Cachorros

A obesidade e o sobrepeso são problemas que afetam cada vez mais pessoas. No entanto, nos últimos anos, também tem havido um aumento significativo no número de cães com sobrepeso e obesidade. As consequências de ter um percentual de gordura acima do recomendado vão além da estética ou do pensamento social, uma vez que cada vez mais estudos demonstram que a obesidade é um dos principais fatores de risco em muitas doenças. Embora sejam dois termos relacionados ao aumento de peso em cães, a obesidade em cães e o sobrepeso não são o mesmo.

Se desejar saber mais sobre esses problemas e como eles afetam os cães, continue lendo este artigo do PeritoAnimal, no qual falaremos sobre cachorro obeso e com sobrepeso, seus intomas, consequências e tratamento.

Também lhe pode interessar: Gato obeso - Causas e tratamento

Índice

  1. O que significa um cachorro obeso ou com sobrepeso?
  2. Sintomas de cachorro obeso e com sobrepeso
  3. Causas do sobrepeso e obesidade em cães
  4. Consequências de um cachorro obeso e com obesidade em cães
  5. Diagnóstico de cachorro obeso e com sobrepeso
  6. Tratamento para cachorro obeso e com sobrepeso
  7. Como evitar a obesidade e o sobrepeso em cães?

O que significa um cachorro obeso ou com sobrepeso?

Embora a maioria das pessoas use os termos como sinônimos, a verdade é que o sobrepeso e a obesidade em cães não são o mesmo. Tecnicamente, suas definições são distintas. Vamos examiná-las.

A definição de um cachorro obeso é a mesma que para os seres humanos. Trata-se de um problema médico em que o excesso de gordura corporal (hipertrofia e hiperplasia) se acumula em níveis que podem gerar consequências negativas para a saúde do paciente (OMS, 2000).

O acúmulo de gordura em cães obesos ocorre devido a um desequilíbrio calórico, no qual a ingestão calórica supera amplamente o gasto energético do animal. Como resultado, esse excedente de calorias se manifesta como um acúmulo de tecido adiposo em diferentes partes do corpo de nosso animal de estimação, levando a consequências desastrosas em muitos casos.

Consideramos um cachorro obeso quando sua gordura excede o estimado para seu peso corporal ótimo em 15-20%. Isso é um dos principais problemas em países industrializados, chegando a ter entre 20-40% de nossos animais de estimação com problemas de obesidade.

Por outro lado, o sobrepeso em cães é um aumento de peso que não atinge o nível da obesidade. Falamos de um cão com sobrepeso quando está em um peso maior para sua idade, raça ou tamanho, em comparação com o normalmente esperado.

Graus de obesidade em cães

Para estimar o grau de obesidade em cães, utiliza-se geralmente a tabela denominada body condition score, realizada pela Associação Mundial de Veterinários de Pequenos Animais (WSAVA). Consiste em atribuir uma pontuação de 1 a 9 ao nosso cão com base em determinados parâmetros: se as costelas são visíveis, se podem ser palpadas, qual é a musculatura peitoral, qual é a proporção de gordura abdominal e como é a musculatura em geral.

Assim:

  • Os pacientes classificados de 1 a 3 estão abaixo do peso ideal;
  • Os pacientes de 4-5 têm uma condição corporal ótima;
  • Os pacientes de 6-9 têm sobrepeso.

Observando a tabela de body condition score, a seguir, vamos analisar quais são os graus de obesidade em cães:

  • Grau 1: sobrepeso em cães. Embora o cão tenha um leve excesso de peso, ainda é possível contemplar sua musculatura e sua forma corporal normal;
  • Grau 2: obesidade leve. O aumento de peso é mais evidente, e a cintura do cão já não é perceptível. Na região das costelas e da cauda, a camada de gordura é mais protuberante;
  • Grau 3: obesidade moderada. A cintura do cão não é mais perceptível, e a região das costelas e da cauda acumula muito mais gordura. Basicamente, a forma corporal do cão modificou-se;
  • Grau 4: obesidade severa. O cão obeso já não consegue andar bem e tem problemas para realizar atividades normais: passear, correr, coçar... Além disso, percebemos como sua forma corporal foi completamente modificada, e o aumento de peso é muito evidente.
Cachorro obeso e com sobrepeso - Sintomas, consequências e tratamentos - O que significa um cachorro obeso ou com sobrepeso?
Imagem: WSAVA

Sintomas de cachorro obeso e com sobrepeso

Além de observar os aspectos anteriores abrangidos pela pontuação de condição corporal, podem surgir outros sintomas associados à obesidade e ao sobrepeso em cães. Embora se trate de duas condições relacionadas ao aumento de peso no cão, a gravidade dos sintomas de obesidade em cães e sobrepeso pode variar dependendo se o animal foi diagnosticado com uma ou outra.

Nesse sentido, os sintomas mais comuns de sobrepeso e obesidade em cães são:

Causas do sobrepeso e obesidade em cães

Os problemas de obesidade e sobrepeso em cães podem ser explicados por uma mudança drástica nos hábitos dos caninos, pois em poucas gerações passaram de ser utilizados para caça, com recursos limitados e condições ambientais extremas, para permanecerem por muito tempo em casa, terem recursos ilimitados e não realizarem funções básicas como a reprodução. No entanto, existem outras causas que podem levar ao sobrepeso em cães, como, por exemplo:

  • Idade avançada: o aumento da expectativa de vida de nossos animais de estimação tem levado ao surgimento de novas patologias, incluindo obesidade e sobrepeso. Além disso, a maioria dos pacientes que procuram um veterinário está nessa faixa etária, facilitando a detecção da obesidade;
  • Predisposição pela raça: existem diferentes raças, como o labrador retriever, golden retriever ou yorkshire terrier, que têm uma maior tendência a serem cães com sobrepeso. No mais, cães de raças pequenas muitas vezes são expostos a porções de comida que não se adequam ao seu peso; por exemplo, a obesidade em chihuahuas muitas vezes está relacionada à superalimentação por parte do tutor. Falamos mais sobre isso no artigo "10 raças de cães mais propensas à obesidade";
  • Castração: quando um cão é castrado, suas necessidades energéticas diminuem em 30%, sendo necessário ajustar a quantidade de comida. Também costumam diminuir sua atividade e aumentam a ingestão voluntária de alimentos;
  • Sexo: fêmeas têm uma maior predisposição ao sobrepeso e obesidade em cães;
  • Endocrinopatias/medicação: existem doenças que causam obesidade em cães. Algumas patologias, como hipoadrenocorticismo ou hipotireoidismo, podem resultar em ganho de peso. Além disso, certos medicamentos, como o fenobarbital, podem contribuir para o aumento de peso em nossos pacientes;
  • Estilo de vida em casa: esta é uma das principais causa, pois, se os tutores têm um estilo de vida sedentário, são idosos, têm problemas de peso ou subestimam a obesidade de seu animal de estimação, podem estar prejudicando a saúde de seu cão. No mais, é necessário considerar que há cada vez mais animais de estimação com menos atividade física, menos tempo e frequência de passeios, juntamente com maior acesso a alimentos humanos, que são aspectos que favorecem a obesidade de nossos pets;
  • Dieta: uma causa importante de problemas de sobrepeso em cães é a abordagem atual da dieta canina. A comida caseira é mais difícil de ajustar às necessidades calóricas de nossos animais de estimação. A falta de regulamentação das porções, bem como a disponibilidade livre da comida, também podem influenciar nesses problemas. Por fim, existem recompensas com pouco valor nutritivo e alto teor calórico.
Cachorro obeso e com sobrepeso - Sintomas, consequências e tratamentos - Causas do sobrepeso e obesidade em cães

Consequências de um cachorro obeso e com obesidade em cães

Os cães obesos, de maneira geral, têm sua expectativa de vida média reduzida entre 1 e 2 anos, além de terem uma maior probabilidade de morrerem de forma súbita. O tecido adiposo também pode ter efeitos ao nível metabólico, uma vez que secreta substâncias pró-inflamatórias e hormonais, além de ter efeitos mecânicos ao aumentar o peso corporal. Alguns desses efeitos incluem problemas cardiovasculares e um maior estresse para ossos e articulações.

Por outro lado, existem doenças que podem estar diretamente relacionadas à obesidade. Algumas delas são:

Tudo isso leva a que, em muitos casos, os tutores de cães obesos gastem mais em serviços veterinários e medicamentos.

Cachorro obeso e com sobrepeso - Sintomas, consequências e tratamentos - Consequências de um cachorro obeso e com obesidade em cães

Diagnóstico de cachorro obeso e com sobrepeso

O diagnóstico da obesidade e sobrepeso em cães não se baseia exclusivamente no uso do body condition score, mas também nos sintomas associados. Para além disso, manter um registro periódico do peso do animal ajuda a detectar variações significativas de peso de forma repentina. Por fim, é necessário realizar uma anamnese detalhada para descartar outras patologias, visto que existem doenças específicas que causam obesidade em cães, como já discutimos.

Basicamente, o diagnóstico de obesidade e sobrepeso em cães consiste em:

  • Avaliação do peso atual e do peso ideal para o animal;
  • Exame físico para verificar se há dificuldades de mobilidade ou de outro tipo;
  • Verificação do histórico médico anterior e do tipo de alimentação seguido. Assim, pode-se verificar se há alguma patologia que possa ter incentivado o sobrepeso ou obesidade;
  • Avaliação com escala de peso, isto é, da escala body condition score. Entretanto, como mencionado, os veterinários não irão usar apenas este recurso para determinar se o cão está com sobrepeso ou obesidade.

Tratamento para cachorro obeso e com sobrepeso

O principal elemento para controlar e reduzir a obesidade canina é a dieta. No entanto, não é suficiente apenas fornecer uma dieta para cães obesos: também é necessário tratar as doenças concomitantes e aumentar progressivamente a atividade física.

A dieta deve ser baseada em uma baixa densidade calórica. Isso pode ser alcançado com ingredientes como água, fibras, redução de gorduras e enriquecimento com proteínas, vitaminas, minerais e aminoácidos essenciais. Além disso, observou-se que a L-carnitina favorece, de certa forma, a eliminação dos depósitos de gordura.

Suplementar a ração com ômega 3, condroitina ou glucosamina pode ser uma boa opção em pacientes com problemas ortopédicos associados ao sobrepeso. No entanto, é necessário conseguir que o tutor reduza progressivamente a administração de petiscos ou que estes sejam usados para incentivar o exercício físico, além de reduzir a quantidade de comida caseira dada ao animal de estimação de forma, impondo certo controle.

O objetivo principal é reduzir a gordura corporal do cão progressivamente, pois se forem utilizadas técnicas muito restritivas, o cão pode sofrer um efeito de rebote e até mesmo desenvolver doenças graves, sendo recomendada uma redução de peso de aproximadamente 1-2% a cada 3 semanas, em média.

Como evitar a obesidade e o sobrepeso em cães?

A melhor maneira de prevenir a obesidade e o sobrepeso em cães é ao controlar a alimentação desde o início. Dessa forma, é possível educar o cão a comer a quantidade correspondente à sua dieta e a não pedir comida às pessoas, reduzindo assim uma grande ingestão calórica.

Além disso, os cães são animais muito ativos que precisam de exercício físico para manter uma boa saúde. Portanto, é recomendável ter uma boa frequência e duração de passeios ao longo da semana e desfrutar de experiências físicas mais exigentes de vez em quando. Entretanto, essa atividade física deve ser ajustada às capacidades do animal, pois expor cães doentes a esforço físico pode representar um risco para sua saúde.

Nós do PeritoAnimal recomendamos que você consulte seu veterinário de confiança para escolher a melhor ração para o seu animal de estimação. Se você optar por uma dieta caseira ou alternativa, aconselhamos buscar orientação com nutricionistas veterinários especializados, pois o manejo desse tipo de dieta é complexo e requer muita informação para ser feito corretamente, sem afetar a saúde de nosso pet.

Este artigo é meramente informativo, no PeritoAnimal.com.br não temos capacidade para receitar tratamentos veterinários nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Sugerimos-lhe que leve o seu animal de estimação ao veterinário no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se deseja ler mais artigos parecidos a Cachorro obeso e com sobrepeso - Sintomas, consequências e tratamentos, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Outros problemas de saúde.

Bibliografia
  • WSAVA Organization. Global Nutrition Guidelines. Disponible en: https://wsava.org/Global-Guidelines/Global-Nutrition-Guidelines/
  • World Health Organization: WHO. (2020). Obesidad. Disponible en: https://www.who.int/es/health-topics/obesity#tab=tab_1
  • Vets & Clinics. (2021). 46. ES Medicina Interna: La obesidad la otra pandemia (Dra Anna Vila Soriano) [Vídeo]. Disponible en YouTube: https://www.youtube.com/watch?v=9i0niMSCzTM
Escrever comentário
Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
Imagem: WSAVA
1 de 4
Cachorro obeso e com sobrepeso - Sintomas, consequências e tratamentos