Curiosidades do mundo animal

Gorila de costas prateadas - Características e curiosidades

 
Nick A. Romero H.
Por Nick A. Romero H., Biólogo e educador ambiental. 1 outubro 2021
Gorila de costas prateadas - Características e curiosidades
Gorilas

Ver fichas de  Gorilas

Os gorilas são animais impressionantes, não só porque do ponto de vista genético estão entre os primatas mais próximos do ser humano, mas também porque têm peculiaridades que os tornam animais excepcionais. Eles são muito inteligentes, com hábitos sociais bem estabelecidos, e também possuem um sistema de comunicação que inclui diversos meios.

Dentro de seus aspectos de organização social encontramos a presença, em cada grupo, de um gorila chamado "costas prateadas", que tem um papel de destaque dentro do grupo. Continue lendo este artigo do PeritoAnimal e aprenda sobre as principais características do gorila de costas prateadas.

Também lhe pode interessar: A força dos gorilas

Índice

  1. O que é um gorila de costas prateadas
  2. Características do gorila de costas prateadas
  3. Qual é o maior gorila de costas prateadas do mundo?

O que é um gorila de costas prateadas

Um gorila de costas prateadas é um macho adulto sexualmente maduro que lidera o grupo. Gorilas são uma espécie social que vivem em congregações com um número variável de indivíduos. Na espécie oriental, por exemplo, as famílias são formadas por cerca de 10 indivíduos em média, embora grupos muito maiores já tenham sido identificados.

No caso da espécie ocidental, os grupos variam entre 10 e 20 indivíduos, dependendo da subespécie. Nesse sentido, em um grupo pode haver apenas um macho de costas prateadas ou pode haver mais de um, mas neste último caso, a liderança é sempre assumida por apenas um deles, enquanto os demais terão uma hierarquia inferior.

Os grupos onde há mais de um gorila macho de costas prateadas são principalmente aqueles em que a competição por comida é mínima, e isso ocorre na subespécie oriental, conhecida como gorila-da-montanha, que geralmente se alimenta de vegetação herbácea, muito mais abundante. No restante dos grupos de gorilas, é comum que haja apenas um macho de costas prateadas.

Neste outro artigo você conhecerá os diferentes tipos de gorilas.

Gorila de costas prateadas - Características e curiosidades - O que é um gorila de costas prateadas

Características do gorila de costas prateadas

Os gorilas apresentam dimorfismo sexual, que está relacionado ao tamanho e peso dos machos, nos quais essas características são maiores do que nas fêmeas. Embora a presença de coloração acinzentada nas costas seja comum em vários gorilas machos, aquele que consegue demonstrar maior força, agilidade e conhecimento do ambiente é que vai assumir o papel de líder. Diante do exposto, o gorila de costas prateadas será caracteristicamente o macho com maior força e tamanho dentro do grupo de que faz parte, o que sem dúvida torna esses indivíduos impressionantes em termos de suas dimensões e beleza.

Ao contrário das fêmeas, que atingem a maturidade sexual entre 8 e 10 anos e crescem até este ponto, os machos amadurecem sexualmente após esta idade, entre 12 e 15 anos, por isso também continuam a crescer até atingir esta fase. Uma vez atingida, a coloração acinzentada começa a se apresentar na parte inferior das costas do animal, característica que dá origem ao nome dos gorilas que a possuem, embora também possam ser conhecidos como dorsicanos. Esses indivíduos podem apresentar uma crista sagital pronunciada, que eventualmente ocorre em fêmeas, mas nelas é menos desenvolvida.

Tamanho e força de um gorila de costas prateadas

Como mencionamos, as fêmeas estabilizam seu crescimento aos 8 ou 10 anos, enquanto os machos continuam a aumentar de tamanho e peso até aproximadamente 15 anos.

Quanto pesa um gorila de gostas prateada? O peso dos machos pode ficar entre 150 e 180 kg, enquanto a altura média é de 1,85 cm. Nesse sentido, o macho de costas prateadas será aquele que possuirá os maiores traços mencionados dentro da família formada. Outro aspecto particular dos machos é o desenvolvimento dos caninos, muito mais longos do que nas fêmeas, e um gorila líder não hesitará em utilizá-los em casos de confronto.

A força do gorila de costas prateadas pode ser impressionante, e um único gorila de dorso prateado pode ter a força de vários humanos, sendo esta relacionada ao seu tamanho e peso.

Características do gorila de costas prateadas líder

Como já mencionamos, um macho de costas prateadas passa a ser o líder do grupo quando é o maior dentro dele, mas também quando mostra que tem mais força, é mais ágil e consegue guiar os demais membros para lugares onde possam se alimentar e manter-se em segurança. Um líder dessa espécie é até capaz de saber fugir de grupos humanos, que são sua principal ameaça. Uma maneira pela qual esses machos demonstram assumir o principal papel hierárquico é batendo em seu peito; Esse comportamento mostra ao grupo e principalmente às fêmeas quem é o indivíduo mais forte. Além disso, eles emitem vários sons que consistem em espécies de uivos ou guinchos.

Uma vez que o líder tenha sido reconhecido, ele terá uma exclusividade de acasalamento com as fêmeas associadas ao grupo, com as quais terá sua prole. Quando o líder morre ou é substituído por outro macho, ele pode eventualmente matar os filhotes do macho anterior.

Outras características dos gorilas de costas prateadas

Os gorilas de costas prateadas são caracterizados por perder, com o passar do tempo, sua agilidade para escalar árvores altas, algo que conseguem fazer quando são pequenos e jovens. Isso ocorre principalmente por causa do peso que atingem, de modo que, para se alimentar, escalam apenas as plantas que suportam seu peso e que geralmente não são tão altas.

Embora com certos limites, os machos líderes têm um bom relacionamento com os filhos, os quais protegem agressivamente contra qualquer perigo. Além disso, participam de certas brincadeiras juntos e os machos podem até permitir, ocasionalmente, que os filhos durmam no ninho que construíram no chão.

Outra característica dos gorilas de costas prateadas é que eles são os que mais vocalizam, já que esta é uma das formas de comunicação dentro do grupo. No entanto, os outros membros também emitem vocalizações para indicar a sua posição quando não estão tão próximos ou visíveis para o líder.

Quando o macho dominante detecta um perigo para o grupo, ele se prepara para sua defesa utilizando a emissão de sons específicos para alertar os demais, e também é comum que ele libere um cheiro forte, produto de algumas glândulas que possui, além dos movimentos típicos de golpes no peito. Se apesar de todas essas ações o perigo, que pode ser representado por outro gorila ou humanos com intenções hostis, não se afastar, o gorila de costas prateadas inevitavelmente atacará. Esses ataques só ocorrem em casos extremos, pois ao contrário do que se pensa, esses animais são tímidos e, embora possam até socializar com os humanos, procuram evitá-los.

Gorila de costas prateadas - Características e curiosidades - Características do gorila de costas prateadas

Qual é o maior gorila de costas prateadas do mundo?

Os gorilas em cativeiro são aqueles que conseguem atingir os maiores tamanhos e pesos em relação aos que vivem na natureza. Quanto ao peso, isso se deve principalmente à falta de mobilidade. De acordo com estudos [1], um dos maiores gorilas de costas prateadas do mundo é o chamado Kumbuka, que pesava quase 186 quilos e media pouco mais de 2 metros de altura.

Outro indivíduo relatado com peso e tamanho impressionantes foi um que também vivia em cativeiro nas décadas de 1940 e 1950 nos Estados Unidos. O chamado Phil pesava por volta de 250 kg, medindo cerca de 2 metros de altura.

Agora que você já sabe tudo sobre o gorila de costas prateadas, não perca a incrível história da gorila Koko, que podia falar e entender humanos:

Se deseja ler mais artigos parecidos a Gorila de costas prateadas - Características e curiosidades, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Curiosidades do mundo animal.

Referências
  1. Howard, B. (2016). What You Need to Know About London’s Escaped Gorilla. Disponível em: <https://www.nationalgeographic.com/animals/article/gorilla-kumbuka-escaped-from-london-zoo.>. Acesso em 30 de setembro de 2021.
Bibliografia
  • Abelló, M. (2010). Factores incidentes en la reproducción y desarrollo de los primates en cautividad: conservación “ex situ” de los gorilas occidentales (Gorilla gorilla gorilla). Tesis de Doctorado Universidad de Barcelona. Disponível em: <https://www.tdx.cat/bitstream/handle/10803/52079/MTAP_TESIS.pdf;jsessionid=484B8DBF0ED3F134E172B5996448B5D9?sequence=1>. Acesso em 30 de setembro de 2021.
  • Galbany, j. Investigación y conservación de los gorilas de montaña en Ruanda. Disponível em: <https://apespain.org/investigacion-y-conservacion-de-los-gorilas-de-montana-en-ruanda/>. Acesso em 30 de setembro de 2021.
Escrever comentário
Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 de 3
Gorila de costas prateadas - Características e curiosidades