Partilhar

Como saber se o meu cachorro está gordo?

Por Liliana Ramos, Jornalista especializada em mundo animal. Atualizado: 28 junho 2017
Como saber se o meu cachorro está gordo?

Ver fichas de  Cachorros

O sobrepeso e a obesidade canina são doenças que estão crescendo, o que se torna muito perigoso, uma vez que o excesso de peso pode agir como um desencadeante de outras doenças, como a diabetes ou problemas articulares.

Costuma adestrar o seu cachorro com comida? Se o faz de forma habitual é possível que tenha notado mudanças tanto na sua estrutura como no seu comportamento, uma vez que um cachorro com sobrepeso ou obesidade, longe de ser meigo, é um animal que não pode alcançar a total qualidade de vida que merece.

Já se perguntou alguma vez, como saber se o meu cachorro está gordo? Se tem esta dúvida pode ser que o seu cachorro não esteja no seu peso ideal. Neste artigo do Perito Animal mostramos-lhe como o pode averiguar.

Também lhe pode interessar: Como saber se o meu gato está gordo?

Avaliar o sobrepeso em cães

O sobrepeso é o estado prévio da obesidade, portanto, a sua detecção atempada é imprescindível para prevenir a obesidade e ajudar o nosso cachorro a recuperar o seu peso ideal de uma forma mais simples.

Os sinais físicos de sobrepeso:

  • A base do rabo está engrossada e apresenta uma quantidade moderada de tecido entre a pele e o osso.
  • As costelas apalpam-se com dificuldade e estão cobertas por uma moderada camada de tecido adiposo ou gordo.
  • Apesar de as estruturas ósseas ainda serem palpáveis, as extremidades ósseas estão também cobertas por uma camada moderada de gordura.
  • As costas apresentam um ligeiro alargamento quando vistas de cima
  • A forma da cintura é escassa ou ausente quando o cão é visto de lado
Como saber se o meu cachorro está gordo? - Avaliar o sobrepeso em cães

Avaliar a obesidade em cães

A obesidade em cães é uma doença verdadeiramente grave e se um cão está obeso é muito fácil observar como a sua atitude muda, não tolera apenas o exercício físico e permanece cansado durante todo o dia.

Os sinais físicos da obesidade:

  • As costelas não se observam à vista desarmada e além disso são muito difíceis de apalpar uma vez que estão cobertas de uma camada muito grossa de tecido adiposo
  • As extremidades ósseas estão cobertas por uma camada grossa de tecido adiposo
  • O rabo permanece engrossado e debaixo da pele encontra-se uma camada significativa de gordura
  • O cachorro não tem cintura quando se observa desde as costas e além disso pode observar-se um ventre muito avultado e umas costas muito largas, isto quando o cachorro é visto de cima.
Como saber se o meu cachorro está gordo? - Avaliar a obesidade em cães

Como conseguir que o meu cachorro tenha um peso ideal?

Uma alimentação adequada e a prática diária de exercício físico são imprescindíveis para que o seu cão possa manter um bom peso, contribuindo assim para uma melhora na sua qualidade de vida. É através da alimentação e do exercício físico que você vai conseguir que o seu cachorro emagreça.

Obviamente, para avaliar a idoneidade do peso do seu cachorro deve ter sempre em conta a sua constituição, uma vez que a constituição de um galgo nunca será a constituição de um labrador, muito mais robusta.

Os sinais que indicam que o seu cachorro possui um peso ótimo são os seguintes:

  • As costelas podem ser apalpadas facilmente e estão cobertas por uma camada de gordura leve.
  • Os ossos e as extremidades ósseas pode ser apalpadas com facilidade e a gordura que os recobre é leve nos ossos e mínima nas proeminências.
  • Pode perceber-se facilmente uma cintura lombar bem proporcionada quando o seu cachorro é visto de cima.
  • A base do rabo tem um contorno liso.

Se tem dúvidas sobre os requerimentos nutricionais do seu cachorro, o exercício físico que precisa ou sobre o seu estado de saúde recomendamos-lhe que recorra a um veterinário para que possa oferecer-lhe um assessoramento profissional completo.

Como saber se o meu cachorro está gordo? - Como conseguir que o meu cachorro tenha um peso ideal?

Este artigo é meramente informativo, no PeritoAnimal.com.br não temos capacidade para receitar tratamentos veterinários nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Sugerimos-lhe que leve o seu animal de estimação ao veterinário no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se deseja ler mais artigos parecidos a Como saber se o meu cachorro está gordo?, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Prevenção.

Escrever comentário sobre Como saber se o meu cachorro está gordo?

Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?

Como saber se o meu cachorro está gordo?
1 de 4
Como saber se o meu cachorro está gordo?

Voltar ao topo da página