menu
Partilhar

Kit de primeiros socorros para cachorro

 
Por Equipe editorial do PeritoAnimal. 8 setembro 2021
Kit de primeiros socorros para cachorro

Ver fichas de  Cachorros

Os primeiros socorros podem ser definidos como a atenção imediata a uma situação que prejudica a saúde de um animal de estimação. Obviamente, é muito importante que entendamos que essa atenção se destina a dar uma primeira resposta, mas em nenhuma circunstância para substituir os cuidados veterinários.

É tão importante conhecer as principais práticas que podem ser aplicadas ao dar primeiros socorros aos cachorros quanto ter o equipamento necessário para realizá-los, caso contrário, é possível que o cuidado que podemos oferecer em uma situação de emergência não seja o ideal e, portanto, não seja tão benéfico para a saúde de nosso cão.

Neste artigo do PeritoAnimal mostramos o que um kit de primeiros socorros para cachorro deve ter, para que você possa estar preparado para lidar adequadamente com qualquer situação que exija uma resposta imediata. Lembre-se de tomar nota e pesquisar bem os preços antes de comprar esses itens!

Também lhe pode interessar: Feridas em cachorros - Primeiros socorros

1. Soro fisiológico

O soro fisiológico é a melhor solução para limpar as feridas e os olhos dos cães, por isso é essencial no kit de primeiros socorros para cachorro, pois será usada quando qualquer ferida ou condição ocular tiver ocorrido.

Para a melhor conservação do soro, recomendamos que você compre embalagens não muito grandes, para que você não corra o risco de deixá-lo guardado em uma estante por muito tempo e querer a vir utilizá-lo depois que já estiver vencido.

A solução fisiológica salina tem um certo prazo de validade; você deve ficar de olho na data de validade sempre antes de utilizá-la.

É preciso destacar ainda que, antes de qualquer procedimento, você deve lavar bem as mãos com água e sabão. E para evitar que o cachorro lamba a ferida, uma boa opção é colocar um colar elisabetano nele. É sempre válido levá-lo ao veterinário para fazer uma avaliação da ferida e tomar as medidas necessárias.

Kit de primeiros socorros para cachorro - 1. Soro fisiológico

2. Sabão neutro e hipoalergênico

Quando o cachorro se machuca e fica com uma ferida, o mais importante a ter em mente é que a desinfecção não pode ser realizada sem uma limpeza prévia.

Para limpar uma ferida antes de desinfectá-la você pode escolher entre vários produtos, então é essencial que você tenha pelo menos um deles em seu kit de primeiros socorros para cachorro:

  • Sabão neutro e hipoalergênico adequado para animais de estimação.
  • Sabonete feito para cachorro (muita gente utiliza o sabão de gente, o que não é recomendado pois pode ressecar a pele do pet, entre outros problemas)
  • Sabonete de enxofre
Kit de primeiros socorros para cachorro - 2. Sabão neutro e hipoalergênico

3. Digluconato de clorhexidina

Um excelente desinfetante como alternativa ao álcool, ao iodo e à água oxigenada, o digluconato de clorexidina é um produto muito suave que desinfeta sem irritar a pele.

Você pode encontrá-lo em várias formas farmacêuticas, de gel a loção, mas a mais recomendada e mais fácil de aplicar é o spray. Você deve aplicar este produto depois de limpar a ferida e repetir a aplicação quando trocar o curativo.

Também é possível adquirir outras opções de antissépticos que serão igualmente úteis para o kit do canino.

Kit de primeiros socorros para cachorro - 3. Digluconato de clorhexidina

4. Gel de babosa puro (aloe vera)

A menos que você tenha uma babosa em sua casa, o gel de aloe vera puro, de uso humano, deve ser obrigatório no kit de primeiros socorros para cachorro.

É um produto ideal para tratar qualquer irritação da pele ou dermatite, embora também tenha uma importante ação reparadora da pele, o que faz dele uma excelente opção de tratamento para cicatrizar feridas ou queimaduras.

Kit de primeiros socorros para cachorro - 4. Gel de babosa puro (aloe vera)

5. Curativos, gaze e esparadrapo

Os curativos e gaze são necessários para curar as feridas, pois não só permitem o tratamento nos casos em que são essenciais, mas estes produtos também são bastante úteis para a criação de um curativo caseiro.

Para isso, precisaremos também de esparadrapo ou fita micro-pore, que deve ser feita de tecido hipoalergênico para que o pelo de nosso animal de estimação possa tolerá-la sem provocar irritações ou quaisquer outros problemas.

Kit de primeiros socorros para cachorro - 5. Curativos, gaze e esparadrapo

6. Materiais de cura e medição de temperatura

Os seguintes materiais são essenciais para a execução correta dos primeiros socorros em um cachorro:

  • Termômetro: deve ser adequado para uso veterinário, resistente e inquebrável, pois a temperatura deve ser medida retalmente.
  • Pinças: necessária para remover carrapatos, farpas ou outros corpos estranhos.
  • Tesoura sem ponta: são tesouras com ponta arredondada e são necessárias para cortar bandagens e gaze.
  • Seringa plástica: é importante para aplicação de líquidos ou medicamentos.
  • Toalhas: uma toalha de algodão é item imprescindível para a aplicação de compressas frias em caso de inflamação ou insolação.
Kit de primeiros socorros para cachorro - 6. Materiais de cura e medição de temperatura

7. Focinheira

Possuir uma focinheira no kit é importante para garantir que o animal não te machuque durante os procedimentos necessários. Lembre-se que diante de uma ferida de menor ou maior grau, ele pode tornar-se violento e te agredir, por mais tranquilo e comportado que ele seja normalmente.

Kit de primeiros socorros para cachorro - 7. Focinheira

8. Luvas e cotonetes

Outra recomendação de item fundamental para um kit de primeiros socorros para cachorro são as luvas de borracha descartáveis ou de látex. Usá-las durante o procedimento vai evitar com que você entre em contato direto com a ferida do cachorro, impedindo assim possíveis contaminações. Lembre-se de sempre higienizar bem as mãos, mesmo se estiver usando as luvas.

Alguns cotonetes também devem fazer parte do kit pois em muitos casos eles podem ser extremamente úteis para limpar locais específicos, passar pomadas ou aplicar medicamentos.

Kit de primeiros socorros para cachorro - 8. Luvas e cotonetes

Organização do kit de primeiros socorros para cachorro

Tão importante quanto ter todos os itens do kit de primeiros socorros para cachorro é tê-lo sempre bem organizado para que você possa encontrar o que precisa rapidamente nos possíveis casos de emergência. Isso, por mais insignificante que pareça, lhe poupará tempo e agir prontamente é essencial nessas situações.

Agora que você já sabe como montar um kit completo de primeiros socorros para cachorros, não perca o vídeo a seguir em que mostramos o que um filhote de cachorro precisa:

Este artigo é meramente informativo, no PeritoAnimal.com.br não temos capacidade para receitar tratamentos veterinários nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Sugerimos-lhe que leve o seu animal de estimação ao veterinário no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se deseja ler mais artigos parecidos a Kit de primeiros socorros para cachorro, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Primeiros socorros.

Bibliografia
  • SAVARIS, Sivana Valdemara Aparecida Micheloto. Sistema especialista para primeiros socorros para cães. Disponível em: <http://www.inf.ufsc.br/~j.barreto/teses/savaris.pdf>. Acesso em 19 de agosto de 2021.

Escrever comentário

Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?

Kit de primeiros socorros para cachorro
1 de 9
Kit de primeiros socorros para cachorro

Voltar ao topo da página