Curiosidades do mundo animal

Gato subindo em você: o que significa?

 
Miren Azurmendi
Por Miren Azurmendi. Atualizado: 16 outubro 2023
Gato subindo em você: o que significa?
Gatos

Ver fichas de  Gatos

Você é daqueles que acreditam que os gatos são animais especiais? No PeritoAnimal, também estamos convencidos disso. Seu código de comunicação e comportamento evidenciam o quão rica é sua psicologia. Se você nos acompanhar, saberá que eles selecionam as pessoas com as quais estabelecem vínculos estreitos e duradouros. Ao contrário do que acontece quando eles não se deitam em cima de você, as razões pelas quais um gato faz isso geralmente são positivas.

A seguir, vamos nos aprofundar nas causas que explicam o significado de um gato subir em você. Além do miado, que eles desenvolveram exclusivamente para se comunicar conosco, os gatos exibem uma ampla variedade de comportamentos sociais para demonstrar suas hierarquias, afinidades e aversões. O gesto que estamos discutindo não é uma exceção. Se você continuar lendo, entenderá por que eles o fazem. Por isso, fique conosco e descubra a resposta para o questionamento "Gato subindo em você: o que significa?".

Índice

  1. Marcação
  2. Afeto
  3. Segurança
  4. Bem-estar
  5. Proteção
  6. Curiosidade
  7. Tédio
  8. Desconforto
  9. Hábito

Marcação

A interação física nos gatos está associada à marcação como reconhecimento social. Ou seja, quando ele se esfrega em você, te lambe, te dá mordidinhas, cabeçadas, urina ou amassa, está impregnando você com seus feromônios para deixar uma marcação olfativa. Ao seu lado, ele se sente seguro e, por isso, você merece a confiança dele. Ele precisa que todo mundo saiba disso e, por essa razão, impregna você com seus feromônios. Dessa forma, você fica marcado e criam um cheiro de grupo.

Afeto

Outra motivação inequívoca que explica o que significa um gato subir em cima de você é a demonstração de afeto. Se você souber respeitar o espaço e as rotinas dele, satisfizer suas necessidades básicas e se esforçar para fazê-lo se sentir acompanhado, por exemplo, brincando frequentemente com ele, é natural que ele não o odeie enquanto tutor. Pelo contrário, ele sente tanto apreço e afinidade por você que não pensará duas vezes em buscar o contato físico, sobretudo por meio de carícias enquanto está em seu colo.

Por outro lado, se o seu felino rejeitar o contato físico, recomendamos que você confira nosso artigo sobre "5 sinais de que seu gato te odeia" para encontrar uma solução.

Gato subindo em você: o que significa? - Afeto

Segurança

Em outras ocasiões, em linha com a territorialidade que o caracteriza por instinto, seu gato pode subir em cima de você para desfrutar de uma visão panorâmica de um lugar elevado e se sentir seguro. Portanto, deixar refúgios em locais altos à disposição deles é uma excelente maneira de mantê-los equilibrados, fornecendo-lhes rotas de fuga em caso de necessidade. Essa sensação de controle lhes proporciona segurança e bem-estar, algo inegável quando eles ficam de barriga para cima.

Neste artigo, explicamos mais detalhadamente por que os gatos gostam de lugares altos.

Bem-estar

Você sabia que a temperatura corporal média dos gatos é de 38ºC? A menos que o calor seja excessivo, seu gato buscará os raios de sol, um radiador ou até mesmo o conforto do seu corpo para observar o que está acontecendo ao seu redor ou mesmo tirar uma soneca. Saiba que seu corpo oferece a ele uma superfície macia e quente, sem mencionar que seu cheiro é familiar e seus batimentos cardíacos ou o som de sua respiração o tranquilizam. Não deixe de mostrar carinho sempre que ele subir em cima de você.

Proteção

Não é por acaso que em algumas culturas esses animais são considerados como protetores espirituais, capazes de repelir ou absorver energias negativas e proteger seus entes queridos. Se seu gato sobe em cima de você, pode estar querendo protegê-lo ou confortá-lo por perceber que você está triste ou preocupado. Nas culturas asiáticas, acredita-se que quando um gato sobe em cima de uma pessoa desconhecida por ele, está transmitindo uma mensagem de seus guias espirituais.

Curiosidade

Especialmente com estranhos ou pessoas com as quais não estão familiarizados, os gatos, em especial algumas raças mais do que outras (como o siamês e o bobtail japonês, entre outras), sentem o impulso de pular sobre eles para cheirá-los e determinar se representam ou não uma ameaça. Da mesma forma, eles podem agir assim com as pessoas com as quais convivem se algo chamou sua atenção e eles precisam ter certeza ou testar suas suspeitas.

Portanto, neste caso, seu gato não apenas subirá em cima de você, mas também irá cheirar, provavelmente com a boca aberta. Você quer saber por quê? A resposta está relacionada com o órgão de Jacobson, e neste post explicamos tudo sobre o tema: "Porque os gatos abrem a boca quando cheiram algo?".

Gato subindo em você: o que significa? - Curiosidade

Tédio

A busca por atenção é outro poderoso desencadeador desse comportamento. Se você não dedica tempo regularmente a brincar com seu gato ou mesmo passa horas sem vê-lo, é natural que ele decida subir em cima de você para cumprimentá-lo e, ao mesmo tempo, chamar sua atenção. Você irá notar que ele se esfrega em você, ronrona e mia para pedir sua companhia, carícias, comida, um brinquedo etc. Seu corpo estará relaxado; suas pupilas dilatadas e sua cauda erguida. Responda ao seu chamado.

Desconforto

Nos casos menos favoráveis, a razão pela qual seu gato sobe em cima de você é para aliviar seu desconforto, seja físico ou mental. Você reúne todas as condições para confortá-lo, especialmente se se trata de condições psicológicas como estresse, por exemplo. Quando existe uma doença física, eles tendem a se isolar, além de mostrar falta de apetite e negligenciar a higiene corporal. Caso a rotina do felino mude, não se deve adiar a visita ao veterinário.

Hábito

O reforço positivo através da repetição de ações que são agradáveis para o gato sempre que sobe em cima de você transmite a mensagem de que ele deve agir dessa maneira. Portanto, outra das razões que explicam o que significa quando um gato sobe em cima de você está relacionada com a aprendizagem. Se você passa muito tempo com ele ou possuem um vínculo forte, é natural que o afeto e o hábito se misturem para desencadear esse comportamento.

Responda: qual você acredita ser a causa que explica esse comportamento em seu gato? Se deseja continuar aprendendo sobre o comportamento felino, não perca este artigo: "Por que os gatos ronronam?".

Gato subindo em você: o que significa? - Hábito

Se deseja ler mais artigos parecidos a Gato subindo em você: o que significa?, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Curiosidades do mundo animal.

Escrever comentário
Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 de 4
Gato subindo em você: o que significa?