Animais em perigo de extinção

Animais da Caatinga: aves, mamíferos e répteis

Julia Latorre
Por Julia Latorre, Editora do PeritoAnimal. Atualizado: 23 fevereiro 2023
Animais da Caatinga: aves, mamíferos e répteis

Caatinga é uma palavra de origem Tupi-Guarani que significa 'floresta branca'. Esse é um bioma exclusivamente brasileiro que se restringe aos estados da Bahia, Alagoas, Pernambuco, Paraíba, Rio Grande do Norte, Ceará, Piauí e parte de Minas Gerais. Sua ocupação corresponde cerca de 11% do território nacional. As principais características desse bioma, também chamado de 'sertão', são a mata clara e aberta, que muitos chamam de 'seca'. Parte desse ecossistema deve-se às chuvas irregulares (com grandes períodos de sequia) da região de clima semi-árido. Tais atributos explicam a diversidade menor desse tipo de bioma, tanto na flora, quanto na fauna da caatinga quando comparada a biomas como a Amazônia ou Mata Atlântica, por exemplo.

Lamentavelmente, de acordo com reportagem publicada no G1 em 2019[1], 182 animais da Catinga estão ameaçados de extinção. Para que você entenda o verdadeiro risco que o patrimônio brasileiro enfrenta, neste artigo do Perito Animal apresentamos 33 nomes de animais da Caatinga e suas características incríveis.

Índice

  1. Animais da Caatinga
  2. Aves da Caatinga
  3. Mamíferos da Caatinga
  4. Répteis da Caatinga
  5. Animais em extinção na Caatinga

Animais da Caatinga

A Caatinga é um bioma conhecido pela sua baixo endemismo, ou seja, pouca variedade de animais que se desenvolveram apenas naquela região. Mesmo assim, de acordo com artigo divulgado pela pesquisadora Lúcia Helena Piedade Kill, em 2011 [2] dentre os animais da Caatinga registrados, sabia-se que existem mais de 500 espécies de aves, 120 espécies de mamíferos, 44 espécies de répteis e 17 de anfíbios. Novas espécies continuam sendo estudadas e catalogadas dentre os nomes de animais da Caatinga. Não são todos os animais da Caatinga que são endêmicos, mas é fato que vivem, sobrevivem e são parte do ecossistema. Conheça algumas das espécies da fauna da Caatinga mais famosas no Brasil:

Aves da Caatinga

Ararinha azul (Cyanopsitta spixii)

Essa pequena arara cuja cor é descrita no próprio nome mede cerca de 57 centímetros e é gravemente ameaçada de extinção dentre os animais da Caatinga. Sua aparição é tão rara que até mesmo as informações sobre seus hábitos e comportamento são escassas. Apesar da quase extinção no mundo real, a ararinha-azul é protagonista do filme Rio, de Carlos Saldanha. Quem conhece Blu, saberá.

Arara-azul-de-lear (Anodorhynchus leari)

Essa é outra espécie, endêmica no estado da Bahia, em perigo de extinção dentre as aves da Caatinga devido à destruição do seu habitat. Ela é maior do que a ararinha-azul, podendo chegar a medir 75 cm, a tonalidade de azul e o triângulo amarelo na mandíbula também são características marcantes dessa ave.

Animais da Caatinga: aves, mamíferos e répteis -

Asa-branca (Patagioenas picazuro)

Sim, essa é a ave citada por Luis Gonzaga na canção homônima. A asa-branca é uma ave endêmica da América do Sul que migra bastante. Por isso, pode ser avistada como uma das aves da Caatinga e é resistente às secas regionais. Podem medir até 34 cm e também são conhecidas como pomba-carijó, jacaçu ou pombão.

Animais da Caatinga: aves, mamíferos e répteis -

Periquito-da-Caatinga (Eupsittula cactorum)

O periquito-da-Caatinga, também conhecido como periquito-do-sertão tem esse nome pela semelhança com um periquito e pela sua ocorrência nas Caatingas brasileiras em bandos de 6 a 8 indivíduos. Se alimentam de milho e frutas e atualmente estão perigosamente ameaçados pelo comércio ilegal.

Animais da Caatinga: aves, mamíferos e répteis -

Outras importantes aves da Caatinga são:

  • Arapaçu-de-cerrado (Lepidocolaptes angustirostris);
  • Beija-flor vermelho (Chrysolampis mosquitus);
  • Caburé (Glaucidium brasilianum);
  • Canário-da-terra verdadeiro (Sicalis flaveola);
  • Carcará (Caracara plancus);
  • Cardeal-do-nordeste (Paroaria dominicana);
  • Corrupião (Icterus jamacaii);
  • Gralha-cancá (Cyanocorax cyanopogon);
  • Jacucaca (Penelope jacucaca);
  • Seriema (Cariama cristata);
  • Maracanã-verdadeira (Primolius maracana);
  • Papagaio-verdadeiro (Amazona aestiva);
  • Pica-pau-de-topete-vermelho (Campephilus melanoleucos);
  • Piu-piu (Myrmorchilus strigilatus).

Mamíferos da Caatinga

Guigó da Caatinga (Callicebus barbarabrownae)

Essa é uma espécie endêmica na Bahia e Sergipe dentre os animais da Caatinga, mas são raros e ameaçados de extinção. O guigó da Caatinga é reconhecido pelos seus tufos de pelos mais escuros nas orelhas, pelo mais claro no resto do corpo e a cauda marrom avermelhada, apesar de raramente avistado.

Animais da Caatinga: aves, mamíferos e répteis - Mamíferos da Caatinga
Imagem: Reprodução/Instituto Chico Mendes de Conservação de Biodiversidade

Preá da Caatinga (Cavia aperea)

Esse roedor é um dos animais típicos da Caatinga e de outros biomas da América do Sul. O preá, ou bengo, lembra muito um porquinho-da-índia, mas não é um animal doméstico. Ele pode chegar a medir 25 cm e sua coloração varia do castanho escuro ao cinza-claro. Se alimentam de grãos e folhinhas.

Animais da Caatinga: aves, mamíferos e répteis -

Raposa da Caatinga (Cerdocyon thous L)

Também conhecido como cachorro-do-mato, esses Canidades podem ser encontrados em praticamente todos os biomas da América do Sul, não sendo, exclusivamente um dos nomes de animais da Caatinga, mas de todos os biomas brasileiros. Na Caatinga esses animais realizam a importante função de dispersar sementes de plantas locais, que são fundamentais para a manutenção e equilíbrio da flora local, como indica o artigo publicado por Eduardo Henrique na revista Xapuri Socioambiental.[3]

Animais da Caatinga: aves, mamíferos e répteis -

Tatu-bola-da-caatinga (Tolypeutes tricinctus)

O tatu-bola-da-Caatinga é conhecido por, sobretudo, habitar as regiões mais secas do Brasil, sendo que a sua capacidade de escavar buracos e o comportamento de se enrolarem dentro da carapaça são os algumas das suas características mais conhecidas. Além da integrar a lista de animais da Caatinga, em 2014 o tatu-bola-da-Caatinga subiu a outro patamar da fama quando foi eleito mascote da Copa do Mundo de Futebol masculino.

Animais da Caatinga: aves, mamíferos e répteis -

Onça-parda-da-Caatinga, Suçuarana (Puma concolor)

Apesar de fazerem parte da fauna da Caatinga, é cada vez mais raro avistar um desses animais pelo bioma. A onça-da-Caatinga está desaparecendo do mapa tanto pela caça ilegal e conflitos diretos com o homem, quanto pela destruição do seu habitat. Assim como outras onças, são caçadoras e saltadoras exímias, mas gostam de viver longe da presença humana.

Animais da Caatinga: aves, mamíferos e répteis -

Outros mamíferos que vivem entre os animais da Caatinga são:

  • Cutia (Dasyprocta Aguti);
  • Gambá-de-orelha-branca (Didelphis albiventris);
  • Macaco-prego (Sapajus libidinosus);
  • Mão-pelada (Procyon cancrivorus);
  • Sagui-de-tufos-brancos (Callithrix jacchus);
  • Veado-catingueiro (Mazama gouazoubira).

Répteis da Caatinga

Camaleão-da-Caatinga (Polychrus acutirostris)

Apesar do nome popular, essa é uma espécie de lagarto que figura entre os animais da caatinga. O camaleão-da-caatinga também pode ser conhecido como camaleão-falso ou lagarto-preguiça. Sua capacidade de camuflagem, seus olhos que se movimentam de maneira independente e seu temperamento tranquilo são algumas das suas características mais marcantes.

Animais da Caatinga: aves, mamíferos e répteis - Répteis da Caatinga

Jiboia-constritora (Boa constrictor)

Essa é uma das serpentes da Caatinga, mas não é exclusiva desse bioma n o Brasil. Pode chegar aos 2 metros de comprimento e é considerada uma serpente-peixe. Seus hábitos são noturnos, quando ela caça suas presas, pequenos mamíferos, lagartos e até aves.

Animais da Caatinga: aves, mamíferos e répteis -

Outras espécies de répteis da Caatinga catalogadas são:

  • Calango-de-cauda-verde (Ameivula venetacaudus);
  • Preguiça-de-chifres (Stenocercus sp. n.).

Animais em extinção na Caatinga

Infelizmente, o ecossistema da Caatinga é ameaçado pela exploração extrativista humana, causando uma degradação ambiental e levando algumas espécies à lista de animais ameaçados de extinção pelo IBAMA. Dentre eles já foram citados onças, gatos selvagens, veado catingueiro, capivara, ararinha azul, pombas de arribação e abelhas nativas. Como comentado no início do texto, em 2019 foi divulgado que o bioma da Caatinga soma 182 espécies ameaçadas de extinção[1]. Todas as espécies brasileiras ameaçadas de extinção podem ser consultadas no Livro Vermelho do ICMBio, que lista todas as espécies da fauna brasileira ameaçadas de extinção[4].

Se deseja ler mais artigos parecidos a Animais da Caatinga: aves, mamíferos e répteis, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Animais em perigo de extinção.

Referências
  1. FIGUEIREDO, Patrícia. G1. Caatinga tem 182 animais ameaçados; no país, quase 10% dos monitorados estão sob risco de extinção. Disponível em: <https://g1.globo.com/natureza/desafio-natureza/noticia/2019/02/20/caatinga-tem-182-animais-ameacados-no-pais-quase-10-dos-monitorados-estao-sob-risco-de-extincao.ghtml/>. Acesso em 19 de fevereiro de 2020.
  2. KIILL, Lúcia Helena Piedade. Caatinga: patrimônio brasileiro ameaçado. Embrapa Semiárido-Artigo de divulgação na mídia (INFOTECA-E), 2011. Disponível em: <https://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/bitstream/doc/899060/1/Kiill2011.pdf/>
  3. HENRIQUE, Eduardo. Xapuri Socioambiental. Cachorro-do-mato: Dispersador de sementes nativas. Disponível em: <https://www.xapuri.info/meio-ambiente/biodiversidade/cachorro-do-mato-dispersador-de-sementes-nativas/>. Acesso em 19 de fevereiro de 2020.
  4. ICMBIO–INSTITUTO CHICO MENDES DE CONSERVAÇÃO DA BIODIVERSIDADE/MMA–MINISTÉRIO DO MEIO AMBIENTE. Livro Vermelho da Fauna Brasileira Ameaçada de Extinção: Volume IV–Répteis. 2018.
Bibliografia
  • LEAL, Inara Roberta; TABARELLI, Marcelo; DA SILVA, José Maria Cardoso. Ecologia e conservação da Caatinga. Editora Universitária UFPE, 2003.
  • KIILL, Lúcia Helena Piedade. Caatinga: patrimônio brasileiro ameaçado. Embrapa Semiárido-Artigo de divulgação na mídia (INFOTECA-E), 2011. Disponível em: <https://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/bitstream/doc/899060/1/Kiill2011.pdf/>. Acesso em 19 de fevereiro de 2020.
  • LATORRE, Julia. UMCOMO. O que é bioma, 2017. Disponível em: <https://educacao.umcomo.com.br/artigo/o-que-e-bioma-27787.html>. Acesso em 19 de fevereiro de 2020.
  • INATURALIST. Fauna e Flora da Caatinga . Preá. Disponível em: <https://www.inaturalist.org/guide_taxa/1192038#ref2/>. Acesso em 19 de fevereiro de 2020.
  • MACHADO, Leandro. BBC. A luta pela sobrevivência das onças da Caatinga. Disponível em: <https://www.bbc.com/portuguese/brasil-51289166/>. Acesso em 19 de fevereiro de 2020.
  • OLIVEIRA, Elida. G1. Arara considerada extinta volta à caatinga ao lado de onças e outras espécies ameaçadas. Disponível em: <https://g1.globo.com/natureza/desafio-natureza/noticia/2019/02/19/arara-considerada-extinta-volta-a-caatinga-ao-lado-de-oncas-e-outras-especies-ameacadas.ghtml/>. Acesso em 19 de fereveiro de 2020.
  • PROJETO ARARINHA. Aves da Caatinga. Disponível em: <http://www.edhorizonte.com.br/wp-content/uploads/2017/05/ProjetoEducacional_AvesDaCaatinga.pdf/>. Acesso em 19 de fereveiro de 2020.

Vídeos relacionados com Animais da Caatinga: aves, mamíferos e répteis

1 de 3
Vídeos relacionados com Animais da Caatinga: aves, mamíferos e répteis
Escrever comentário
Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 comentário
A sua avaliação:
Josan
Imagem errada para ilustrar Jibóia. Esta é outra espécie.
Equipe editorial do PeritoAnimal (Editor/a de PeritoAnimal)
Olá, Josan. Agradecemos pela mensagem! Já alteramos a foto para a espécie correta.
Um abraço da equipe do PeritoAnimal!
Imagem: Reprodução/Instituto Chico Mendes de Conservação de Biodiversidade
1 de 11
Animais da Caatinga: aves, mamíferos e répteis