Gastroenterite canina - Causas e tratamento

Gastroenterite canina - Causas e tratamento

A gastroenterite é uma doença que quase todos nós já sofremos em alguma momento e sabemos como é.

Os cachorros, tal como nós, também podem sofrer dela e as suas causas às vezes não são fáceis de detetar. A ingestão de comida em mau estado ou o consumo de plantas tóxicas pode provocar esta doença que causa mal-estar e vômitos.

Não é incomum que o seu cachorro vomite ocasionalmente mas quando os vômitos são constantes deve saber como agir para evitar a desidratação. Neste artigo do PeritoAnimal vamos explicar-lhe as causas que provocam a gastroenterite canina e como ajudar o seu cachorro a superá-la.

Causas da gastroenterite canina

A gastroenterite é causada por uma inflamação do estômago e intestino delgado que causa vômitos, diarreias e dor abdominal. Nos cachorros causa reações similares aos humanos.

Pode ser provocada por diversas causas:

  • Alimentos em mau estado
  • Água contaminada
  • Contato com outro cachorro doente
  • Ingestão de plantas tóxicas
  • Infecção viral, fúngica ou bacteriana

Muitas vezes não conhecemos com exatidão a causa. Por isso, é importante que a alimentação do seu cachorro seja controlada, não permita que coma alimentos da lixeira ou da rua.

Da mesma forma, deve eliminar da sua dieta todos os alimentos que lhe provoquem uma reação alérgica ou problemas digestivos. Por sorte, a gastroenterite não é uma doença perigosa, por norma se o cachorro não sofrer de outras doenças supera-se em uns dois dias.

Sintomas da gastroenterite canina

É normal que de vez em quando o seu cachorro vomite. Pode ser por comer depressa ou porque ingeriu ervas para se purgar. Nestes casos tratam-se de vômitos esporádicos que não se repetem. Os sintomas da gastroenterite são os seguintes:

  • Vômitos constantes
  • Diarreia
  • Apatia
  • Cãibras abdominais
  • Perde de apetite/sede

Tratamento da gastroenterite canina

A gastroenterite não tem cura, podemos apenas aliviar os sintomas. Podemos tratar o nosso cachorro em casa se se tratar de uma gastroenterite leve. Com os cuidados adequados em uns dias começará a comer com normalidade e a recuperar-se.

Jejum

Independentemente de saber ou não o que provocou os vômitos, deve retirar a comida durante cerca de 24 horas. Assim o seu estômago descansará após os episódios de vômitos. De certeza que o seu cachorro durante estas primeiras horas não tem vontade de comer mas é provável que aceite comida, enquanto continuar a ter vômitos é melhor mantê-lo em jejum. Durante estas 24 horas nunca lhe retire a água.

Depois deste período de jejum deverá dar-lhe aos poucos a comida em pequenas quantidades para não forçar o seu estômago. Vai ver como após 2 ou 3 dias começa a recuperar e a comer normalmente.

Hidratação

Durante a doença o seu cachorro perde muitos líquidos e sais minerais, por isso é importante combater a desidratação. Deve sempre contar com água fresca e limpa.

Também lhe pode oferecer um pouco de uma bebida isotônica idêntica diluída com um pouco de água. Isso vai ajudá-lo a repor os sair minerais perdidos.

Lembre-se que durante o jejum não lhe deve retirar a água. É importante beber tudo quanto possível.

Quando consultar o veterinário

Gastroenterites leves podem ser tratadas em casa mas por vezes podem surgir complicações. Se o seu caso é um dos seguintes consulte de imediato o seu veterinário para evitar complicações:

  • Se o seu cão é um filhote, uma gastroenterite pode ser perigosa. É sempre recomendável consultar o veterinário para evitar de imediato a desidratação-
  • Se observar sangue nos vômitos ou nas fezes é sinal de complicações.
  • Se os vômitos se prolongarem por mais de 2 dias e não observar melhorias, o seu veterinário irá administrar-lhe antieméticos que vão ajudar os vômitos a parar, seja por via oral ou intravenosa.
  • Se ao terceiro ou quarto dia não comer normalmente, o seu veterinário pode realizar uma análise de sangue para confirmar a causa e em caso de infecção bacteriana vai administrar-lhe antibióticos.
  • Lembre-se que nunca deve administrar-lhe antibióticos por conta própria, a dose e a duração do tratamento devem ser sempre indicadas pelo veterinário.

Este artigo é meramente informativo, no PeritoAnimal.com.br não temos capacidade para receitar tratamentos veterinários nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Sugerimos-lhe que leve o seu animal de estimação ao veterinário no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se deseja ler mais artigos parecidos a Gastroenterite canina - Causas e tratamento, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Problemas intestinais.