Gestação

Faz mal dar banho à cadela depois do parto?

Vanessa Lopes
Por Vanessa Lopes, Redatora do PeritoAnimal. 23 janeiro 2017
Faz mal dar banho à cadela depois do parto?
Cachorros

Ver fichas de  Cachorros

Depois do parto da cadela é comum que a mãe gere mau cheiro, tanto pelas descargas vaginais como pelos filhotes que estão constantemente em cima dela para mamar. Para além disso, se for verão, o calor faz com que os cheiros aumentem de intensidade. Mas, como donos, queremos que a nossa cadela esteja o melhor e mais confortável possível neste momento.

No PeritoAnimal vamos tentar responder a uma dúvida que muitos donos costumam ter, se faz mal dar banho à cadela depois do parto. Não existe um sim ou não, mas sim tempo e conselhos para obter, o melhor dos resultados durante o pós-parto.

Também lhe pode interessar: 9 sintomas de trabalho de parto em cadelas

Índice

  1. Caraterísticas de uma cadela pós-parto
  2. A alimentação
  3. Evitar danos nas mamas

Caraterísticas de uma cadela pós-parto

Nas primeiras 48 horas posteriores ao parto, a nossa cadela estará esgotada, física e mentalmente, tal como acontece com as mulheres. Estamos diante de uma cadela com pouco ou quase nenhum apetite, sem energia, que apenas quer dormir. O parto deixa-as muito estressadas e apenas precisam de descansar, pois nas primeiras horas têm 6 ou 8 filhotes agarrados às suas mamas 20 horas por dia.

A sua recuperação será de forma natural e espontânea, mas em alguns casos, especialmente na primeira vez, pode demorar até 1 semana. Mas há certos cuidados que devemos ter em conta antes de lhe dar banho. Não recomendamos dar-lhe banho antes da primeira semana pós-parto, pois não queremos adicionar mais estresse à vida da mãe e, o pior é que os filhotes continuarão sujando. Continuará tendo descargas vaginais durante 1 semana até 10 dias depois do parto.

O que pode fazer é limpá-la com panos úmidos com água morna. Isto vai fazer com que a cadela se sinta melhor, pois ninguém gosta de estar sujo e cheirando mal e, não corremos riscos com os pequenos, que como ainda não podem ver, muitas vezes até encontrar a mama, chupam em qualquer sítio e podemos intoxicá-los com o sabão que usarmos. Também pode utilizar toalhinhas úmidas.

Para além do banho, existem outros fatores que tem de ter em conta com a sua mamãe peluda. Vamos explicar-lhe quais são eles de seguida.

Faz mal dar banho à cadela depois do parto? - Caraterísticas de uma cadela pós-parto

A alimentação

Embora seja recomendável ajudar uma cadela a cuidar dos seus filhotes quando se encontra muito fraca ou parece exausta, a verdade é que a mãe se ocupará de quase tudo no que se refere aos filhotes, enquanto nós deveremos cuidar dela. No início referimos que pode acontecer ela não comer nos primeiros dias, mas não podemos permitir que isso aconteça. Os filhotes estarão amamentando todos os nutrientes que habitam nela, pelo que deve ter reservas para ela.

Podemos escolher uma ração para filhotes, que é um alimento muito calórico e nutritivo para estas fases da vida. No geral, vamos precisar de um alimento com muitas proteínas, por isso pode considerar escolher comida caseira.

O comedouro deve estar sempre limpo, para comer no momento que desejar, e os filhotes permitirem. Não deve estar longe de onde ela dorme com os pequenos. O mesmo acontece com a água. A cadela perdeu muito líquido durante o parto e agora, amamentando os pequenos, não queremos que fique desidratada. Se vir que ela não come ou não bebe, deverá consultar o seu veterinário. Às vezes as cadelas dedicam-se tanto aos seus filhotes que se esquecem delas próprias.

Faz mal dar banho à cadela depois do parto? - A alimentação

Evitar danos nas mamas

As mamas também devem estar sob o nosso cuidado, especialmente por 2 motivos: pela saúde da fêmea e pela saúde dos filhotes. Devemos nos certificar que os filhotes estão corretamente alimentados, que têm leite suficiente e que não abusam apenas de uma mama, deixando-a quase seca e com dor.

As mamas podem adoecer, provocando uma mastite e muita dor na mãe, pelo que afastará os filhotes, impedindo-os de comer. Pode acontecer com 1 ou mais mamas e o principal sinal será o aparecimento de febre ou de altas temperaturas na zona. Deve consultar o veterinário sempre que observar estes sintomas, para tratar o problema o quanto antes.

Durante o primeiro mês de vida dos filhotes, aparecem os dentes de leite e, com eles, as lesões nas mamas da cadela. Algumas cadelas afastam aqueles que já podem comer sozinhos, mas quando ainda não conseguem comer sozinhos, deve ficar atento e separá-los.

Faz mal dar banho à cadela depois do parto? - Evitar danos nas mamas

Se deseja ler mais artigos parecidos a Faz mal dar banho à cadela depois do parto?, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Gestação.

Escrever comentário
Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
16 comentários
A sua avaliação:
Sakura Higurashi Dragneel
Esse artigo se aplica a gatas também pois a minha gata pariu de quinta para sexta e ela tá louca para tomar um banho só que a gente não sabe se a gente pode dar banho nela ou não a gente ainda não deu banho pensando nos bebês
A sua avaliação:
Jordânia Aurora
Minha cachorrinha ganhou 4 filhotinhos dia 03/08/2021 não aguentei e mandei ela hoje ao Pet para tomar banho, pois estava com cheiro ruim parecendo animal mal tratado. Agora estou preocupada será que fiz mal???
A sua avaliação:
kaline
minha filha deu a luz sexta a noite e estou dando ração de adulto faz mal ?
A sua avaliação:
Roberta
Eu dei banho em Mel, depois dela parir, um banho morno cheio de carinho, depois aqueci bastante ela, pq ela pariu três filhotes e ficou em um canteiro cavando e deitada na terra, inclusive o último filhote ela pariu dentro do canteiro, eu só pensei no bem estar dela🥺
Glória
Boa tarde Minha cadela Shitzu teve cria pela primeira vez no dia 4 de outubro tem 6 dias hoje eu gostaria de saber se ela já pode tomar banho pois ela tá com um odor muito forte
Luísa Savala
Oi Glória! Como mencionamos no artigo: não recomendamos que você dê banho antes da primeira semana pós-parto, pois não é recomendável deixar a cadelinha mais estresse e, o pior é que os filhotes continuarão sujando. Continuará tendo descargas vaginais durante 1 semana até 10 dias depois do parto.
O que pode fazer é limpá-la com panos úmidos com água morna. Isto vai fazer com que a cadela se sinta melhor, pois ninguém gosta de estar sujo e cheirando mal e, não corre riscos com os filhotes uma vez que, como ainda não podem ver, chupam em qualquer lugar e assim evita a intoxicação deles com o sabão que você usaria. Também pode utilizar toalhinhas úmidas específico para pets.
A equipe do PeritoAnimal deseja boa sorte!
A sua avaliação:
Vladmir
Muito obrigado por esse artigo, gostei de mais ainda mas que minha cadela teve parto hoje e eu estava perdido, e conseguir tirar todas as minhas duvidas e agora sei oque fazer. Artigo top esta de parabéns
A sua avaliação:
RENATA
FOI DE GRANDE AJUDA, ME ORIENTOU SOBRE MINHA DUVIDA A RESPEITO DO BANHO PÓS PARTO
Luísa Savala
Oi Renata! Obrigada pelo seu comentário, continue nos acompanhando 🐶
A sua avaliação:
Jainy
Olá, gostaria de saber como posso fazer uma boa higienização nas mamas da minha cadela após o nascimento dos baby`s? Gostaria de saber tmb, se existe algo como por exemplo uma pomada, que eu pudesse passar nas mamas dela, antes do nascimento ou depois, que possa ajudá-la a não sofrer tanto com rachaduras ou outras formas de dor que a amamentação pode vir a causar? Obg desde já.
José Santos Silva Júnior
Boa noite!
Minha cadela teve 7 filhotes hoje, estou notando que somente 02 tetas estão muito inchadas, as outras parecem até que não tem leite. Isso é normal?
Wellington
Bom dia!!!!
Minha cachorrinha deu cria de 3 filhotinhos lindos são da raça Maltes.
E eu gostaria de saber quanto tempo para o desmami vou da um de presente pro meu sobrinho 😍
E gostaria de fazer da forma correta pra não prejudicar o filhote e nem a minha cachorrinha Luna..
A sua avaliação:
Felipe
Olá eu queria saber qual raça esses cachorros tem??
Mariana Castanheira (Editor/a de PeritoAnimal)
Oi Felipe! Eles são cachorros SRD (sem raça definida). Porém, o da esquerda aparenta ter origem nalgum cruzamento com labrador. O do meio com fox terrier e o da direita com sabujo austríaco.
Jussara mateus
Queria sabe se posso passa remédio de carrapato pq esta com 15 dias que ela deu cria ela e pinscher tá cheiinha de carrapato
Alexandra Justen
Oi minha cadela teve 10 filhotinhos, estão todos bem, nasceram dia 17, separei o macho dela mas estou na dúvida quando devo junta_los novamente? Pode me ajudar?
Jainy
oi Alexandre, nao sou veterinaria, mas após saber que a minha cachorrinha esta gravida, venho lendo bastante sobre o assunto para tentar tornar esse momento o mais seguro e confortável para ela e seus filhotes que tão por vir, e a respeito de sua pergunta, li que , é bom deixa-los afastados pq nunca sabemos a reação de defesa da mae, e tmb a questão de higiene, enquanto ao tempo de voltar o convivo eu n li, mas acredito que so quando os filhos estiverem mais resistentes e menos dependentes da mae. Espero ter conseguido lhe ajudar.
Nilsa
Boa noite, na pagina cujo tema é: Faz mal dar banho à cadela depois do parto? tem a foto de uma cadela com filhotes e gostaria de saber se é possível vcs me informarem que raça é a dela.
Gostei muito da matéria parabens !
A sua avaliação:
Henrique silva
obrigado pelo esclarecimento
A sua avaliação:
nemisia
meu cachorrinho é yokshire,ganhou dois mas um morreu.estou dando leite pra elae vitamina também,isso é certo.
Mariana Castanheira (Editor/a de PeritoAnimal)
Oi Nemisia! Que idade ele tem? Foi desmamado prematuramente e por isso está lhe dando leite? Leia este nosso artigo sobre esse tema: https://www.peritoanimal.com.br/alimentacao-de-cachorros-desmamados-prematuramente-21675.html
1 de 4
Faz mal dar banho à cadela depois do parto?