Faz mal dar banho à cadela depois do parto?

Faz mal dar banho à cadela depois do parto?

Depois do parto da cadela é comum que a mãe gere mau cheiro, tanto pelas descargas vaginais como pelos filhotes que estão constantemente em cima dela para mamar. Para além disso, se for verão, o calor faz com que os cheiros aumentem de intensidade. Mas, como donos, queremos que a nossa cadela esteja o melhor e mais confortável possível neste momento.

No PeritoAnimal vamos tentar responder a uma dúvida que muitos donos costumam ter, se faz mal dar banho à cadela depois do parto. Não existe um sim ou não, mas sim tempo e conselhos para obter, o melhor dos resultados durante o pós-parto.

Caraterísticas de uma cadela pós-parto

Nas primeiras 48 horas posteriores ao parto, a nossa cadela estará esgotada, física e mentalmente, tal como acontece com as mulheres. Estamos diante de uma cadela com pouco ou quase nenhum apetite, sem energia, que apenas quer dormir. O parto deixa-as muito estressadas e apenas precisam de descansar, pois nas primeiras horas têm 6 ou 8 filhotes agarrados às suas mamas 20 horas por dia.

A sua recuperação será de forma natural e espontânea, mas em alguns casos, especialmente na primeira vez, pode demorar até 1 semana. Mas há certos cuidados que devemos ter em conta antes de lhe dar banho. Não recomendamos dar-lhe banho antes da primeira semana pós-parto, pois não queremos adicionar mais estresse à vida da mãe e, o pior é que os filhotes continuarão sujando. Continuará tendo descargas vaginais durante 1 semana até 10 dias depois do parto.

O que pode fazer é limpá-la com panos úmidos com água morna. Isto vai fazer com que a cadela se sinta melhor, pois ninguém gosta de estar sujo e cheirando mal e, não corremos riscos com os pequenos, que como ainda não podem ver, muitas vezes até encontrar a mama, chupam em qualquer sítio e podemos intoxicá-los com o sabão que usarmos. Também pode utilizar toalhinhas úmidas.

Para além do banho, existem outros fatores que tem de ter em conta com a sua mamãe peluda. Vamos explicar-lhe quais são eles de seguida.

A alimentação

Embora seja recomendável ajudar uma cadela a cuidar dos seus filhotes quando se encontra muito fraca ou parece exausta, a verdade é que a mãe se ocupará de quase tudo no que se refere aos filhotes, enquanto nós deveremos cuidar dela. No início referimos que pode acontecer ela não comer nos primeiros dias, mas não podemos permitir que isso aconteça. Os filhotes estarão amamentando todos os nutrientes que habitam nela, pelo que deve ter reservas para ela.

Podemos escolher uma ração para filhotes, que é um alimento muito calórico e nutritivo para estas fases da vida. No geral, vamos precisar de um alimento com muitas proteínas, por isso pode considerar escolher comida caseira.

O comedouro deve estar sempre limpo, para comer no momento que desejar, e os filhotes permitirem. Não deve estar longe de onde ela dorme com os pequenos. O mesmo acontece com a água. A cadela perdeu muito líquido durante o parto e agora, amamentando os pequenos, não queremos que fique desidratada. Se vir que ela não come ou não bebe, deverá consultar o seu veterinário. Às vezes as cadelas dedicam-se tanto aos seus filhotes que se esquecem delas próprias.

Evitar danos nas mamas

As mamas também devem estar sob o nosso cuidado, especialmente por 2 motivos: pela saúde da fêmea e pela saúde dos filhotes. Devemos nos certificar que os filhotes estão corretamente alimentados, que têm leite suficiente e que não abusam apenas de uma mama, deixando-a quase seca e com dor.

As mamas podem adoecer, provocando uma mastite e muita dor na mãe, pelo que afastará os filhotes, impedindo-os de comer. Pode acontecer com 1 ou mais mamas e o principal sinal será o aparecimento de febre ou de altas temperaturas na zona. Deve consultar o veterinário sempre que observar estes sintomas, para tratar o problema o quanto antes.

Durante o primeiro mês de vida dos filhotes, aparecem os dentes de leite e, com eles, as lesões nas mamas da cadela. Algumas cadelas afastam aqueles que já podem comer sozinhos, mas quando ainda não conseguem comer sozinhos, deve ficar atento e separá-los.

Se deseja ler mais artigos parecidos a Faz mal dar banho à cadela depois do parto?, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Gestação.