Partilhar

Alimentação de cachorros desmamados prematuramente

Por Nelson Ferreira, Redator do Perito Animal. 20 fevereiro 2017
Alimentação de cachorros desmamados prematuramente

Ver fichas de  Cachorros

A lactância é fundamental para o cachorro, não só por ser uma fonte de alimentos, mas também uma fonte de bactérias que iniciarão a colonização do seus sistema digestivo e uma fonte de anti-corpos. De fato, tal como acontece com os seres humanos, o cachorros não nasce com defesas, adquire-as diretamente do leite da mãe até que o seu sistema imunológico comece a amadurecer.

O tempo imprescindível da lactância é de 4 semanas, no entanto, o ideal é que a amamentação se mantenha durante 8 semanas, uma vez que não se trata apenas de alimentar o cachorro, e sim também de deixar que a sua mãe inicie o processo de aprendizado, através de mordidas suaves, lambidas e grunhidos.

Por vezes manter a lactância durante 4 ou 8 semanas não é possível por diversos problemas que possam afetar a mãe, por isso, neste artigo do PeritoAnimal mostramos-lhe como deve ser a alimentação de cachorros desmamados prematuramente.

Também lhe pode interessar: Alimentação de filhotes de cachorro

Não acolha cachorros menores de 2 meses

Devemos recorrer a um bom plano de nutrição para filhotes desmamados prematuramente quando não foi possível completar a amamentação por algum problema médico, como por exemplo, a mastite em cadelas.

Assim sendo, esta informação não deve ser utilizada para separar um cachorro da sua mãe antes do tempo, uma vez que isso traz consequências muito negativas para o cachorro, além de ver-se privado do sentido de pertença a um grupo, pode apresentar os seguintes problemas durante a sua primeira etapa de crescimento:

  • Ansiedade por separação
  • Agressividade
  • Hiperatividade
  • Sugar outros objetos, como algodão ou tecidos

Sabemos que a chegada de um cachorro a casa é uma experiência altamente positiva, mas para ser um proprietário responsável devemos procurar que esta também seja uma experiência positiva para o cachorro, portanto, sempre que o pudermos evitar, não devemos acolher um filhote de cachorro menor que 2 meses.

Alimentação de cachorros desmamados prematuramente - Não acolha cachorros menores de 2 meses

Que tipo de alimento usar?

Durante pelo menos 4 semanas será imprescindível alimentar o cachorro com leite artificial cuja composição seja o mais semelhante ao leite da sua mãe, para isso deve ir a uma loja especializada.

Em nenhuma circunstância lhe pode dar leite de vaca, visto que este é muito rico em lactose e o estômago do cachorro não a pode digerir. Se não é possível encontrar um leite artificial para cachorros desmamados prematuramente, deve optar então pelo leite de cabra pasteurizado, cujo teor de lactose é o que mais se assemelha ao leite da cadela.

O leite deve encontrar-se a uma temperatura morna e para o administrar deve usar uma mamadeira que pode comprar na farmácia e específica para bebés prematuro, uma vez que o fluxo de saída que oferecem estas mamadeiras é o mais adequado para um filhote com tão pouco tempo de vida.

Passadas as primeiras 4 semanas já pode introduzir o alimento sólido específico para cachorros filhotes, como patês ou rações de grãos. Inicialmente deve alternar com a toma de leite, até que de forma progressiva, passadas 8 semanas, a alimentação do cachorro seja apenas sólida.

Alimentação de cachorros desmamados prematuramente - Que tipo de alimento usar?

Com que frequência deve alimentar o cachorrinho?

Os primeiros três dias deve ser alimentado de forma contínua, ou seja, a cada 2 horas, tanto durante o dia como à noite, passados os três primeiros dias passe a alimentá-lo a cada 3 horas.

Esta frequência na alimentação deve manter-se durante as primeiras 4 semanas, posteriormente, comece a alternar as tomas de biberão com a administração de alimentação sólida.

Alimentação de cachorros desmamados prematuramente - Com que frequência deve alimentar o cachorrinho?

Outros cuidados do cachorro desmamado prematuramente

Além de dar ao cachorro uma alimentação o mais semelhante possível a que ofereceria a sua mãe, devemos oferecer-lhe uns determinados cuidados para o manter saudável:

  • Estimular os esfíncteres: Durante os primeiros dias de vida, um filhote de cachorro é incapaz de defecar ou urinar por si mesmo, assim sendo, devemos estimula-lo esfregando suavemente um algodão no seu ânus e região genital.
  • Evitar a hipotermia: Um cachorro recém-nascido é propenso à hipotermia, portanto, devemos procurar um foco de calor e mantê-lo a uma temperatura entre os 24 e 26 graus centígrados.
  • Procurar dar-lhe contato: Todos os cachorros precisam de contato, mas especialmente os cachorros filhotes. Devemos passar tempo com eles e estimulá-los, mas nõ devemos interromper nunca as suas horas de sono.
  • Ambiente saudável: O sistema imunológico do cachorro desmamado prematuramente é muito fraco, para evitar qualquer doença infecciosa devemos manter o cachorro em um ambiente adequado e completamente limpo.
Alimentação de cachorros desmamados prematuramente - Outros cuidados do cachorro desmamado prematuramente

Se deseja ler mais artigos parecidos a Alimentação de cachorros desmamados prematuramente, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Lactância.

Escrever comentário sobre Alimentação de cachorros desmamados prematuramente

Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
2 comentários
A sua avaliação:
Jamile
Informacoes claras e de facil acesso. Obrigado.
Mariana Castanheira (Editor/a de PeritoAnimal)
Oi Jamile! Valeu pelo comentário. Continue nos acompanhando!
roseli da luz
minha cachorra teve tres filhotes e estao com 17 dias e ela nâo quer mais amamenta_los o que eu dou para substituir o leite da mâe?

Alimentação de cachorros desmamados prematuramente
1 de 5
Alimentação de cachorros desmamados prematuramente

Voltar ao topo da página