Problemas de comportamento

Por que o cachorro morde o pé do dono

Jungla Luque
Por Jungla Luque, Etóloga e adestradora canina. Atualizado: 3 agosto 2023
Por que o cachorro morde o pé do dono
Cachorros

Ver fichas de  Cachorros

Você tem um cachorro que morde seus pés toda vez que você anda? É comum observar esse comportamento em filhotes, contudo, alguns cachorros adultos continuam repetindo essa conduta porque, quando pequenos, não aprenderam corretamente a não fazê-lo.

Você provavelmente está incomodado, porque pode ser realmente desagradável ter seu cachorro mordendo seus pés quando você caminha, chegando a ficar literalmente pendurado em suas calças ou tênis. Portanto, neste artigo do PeritoAnimal, vamos mostrar as causas e pautas que você deve seguir para controlar esse comportamento indesejado: Por que o cachorro morde o pé do dono.

Também lhe pode interessar: Cachorro morde dono: o que fazer

Índice

  1. Por que o cachorro filhote morde o pé do dono
  2. Por que o cachorro adulto morde o pé do dono
  3. O que faço se meu cachorro morde meus pés ao caminhar?

Por que o cachorro filhote morde o pé do dono

Além da necessidade que eles têm de explorar tudo com a boca e aliviar a dor causada pelo crescimento dos dentes, nesta fase, existe principalmente uma causa que explica a razão desse comportamento. Você já reparou que os objetos em movimento são aqueles que mais motivam o seu filhote? Isso ocorre porque elementos em movimento geram uma resposta instintiva à perseguição em seu amiguinho peludo. Por esse motivo, o movimento de seus pés ao caminhar desperta seu instinto e seu desejo incontrolável de brincar, assim como acontece quando ele vê uma bola quicar. Ainda mais se você usar calças largas ou sapatos com cadarços, que são móveis e podem ser puxados, tornando a "brincadeira" mais divertida.

Portanto, se o seu cachorro filhote morde seus pés quando você caminha, o mais provável é que seja devido a esse comportamento exploratório e ao instinto de perseguição. Agora, nem todos os cachorros precisam realizar esse comportamento por esses motivos. Um filhote muito ativo que não possui os brinquedos apropriados ou não realiza o exercício de que precisa, certamente realizará esse comportamento como consequência do tédio.

Por que o cachorro morde o pé do dono - Por que o cachorro filhote morde o pé do dono

Por que o cachorro adulto morde o pé do dono

A persistência desse comportamento durante a vida adulta geralmente está associada a uma má aprendizagem. Em outras palavras, seu cachorro aprendeu indevidamente que toda vez que ele morde seus pés, você presta atenção nele, para o bem ou para o mal, então ele só precisa se jogar aos seus pés para fazer você parar e se dedicar a ele. Sem dúvida, seu cachorro exigir atenção dessa maneira não é algo positivo, pois pode indicar que a atenção que você dedica a ele é insuficiente ou que a educação recebida não foi a mais adequada.

Por outro lado, um cachorro adulto que não realiza exercícios físicos ou mentais suficientes também estará entediado e, como no caso dos filhotes, pode morder o pé do dono para se entreter.

O que faço se meu cachorro morde meus pés ao caminhar?

Depois de entender a causa que explica por que o cachorro morde o pé do dono, é hora de tentar remediá-la. Antes de tudo, você precisará garantir que seu cachorro realiza exercício suficiente diariamente e entende algo de obediência básica, uma vez que, geralmente, esse tipo de comportamento indesejável indica que o cachorro não está cansado, ou seja, precisa de mais atividades, físicas e mentais, no seu dia-a-dia para se manter saudável e equilibrado. Caso contrário, o animal desenvolve tédio e estresse, que juntamente com a falta de manuseio pelos responsáveis, desencadeiam comportamentos indesejados, como o mencionado neste artigo.

Como discutimos, o seu cachorro morde seus pés quando você caminha porque ele é instigado pelo movimento. Por esse motivo, para ensinar seu cachorro a não realizar esse comportamento, as pautas de ação que você deverá seguir são:

Inibir o movimento

Mantenha os pés quietos quando seu cachorro, seja filhote ou adulto, investir contra eles. Dessa forma, seu cachorro verá que seus pés não são tão interessantes, já que não pode brincar com eles.

Te aconselhamos, por sua vez, a tentar não usar roupas que ele possa puxar facilmente ou sapatos com cadarços. Caso contrário, e se ele começar a puxar sua roupa, tente agarrá-la de forma que fique estática, impedindo a brincadeira. Nessas situações, você nunca deve tentar remover o que ele tem dentro da boca, pois isso pode fazer com que ele entenda que você quer brincar com ele ou que quer tirar o que ele tem, consequentemente fazendo com que ele responda com rosnados e desenvolva um comportamento possessivo. Isto é conhecido como "proteção de recursos" e tampouco é positivo, por isso é que é tão importante seguir as pautas de ação que recomendamos, não apenas para tratar do problema existente, mas para evitar o surgimento de novos.

Não prestar atenção

Este ponto é de vital importância, especialmente para evitar e redirecionar o mau aprendizado que seu cachorro pode ter feito, ou seja, morder você para atrair sua atenção. Portanto, evite falar com ele, pois ele pode considerar isso como um elogio, e não o repreenda. Ao não dar a atenção que ele está procurando com esse comportamento, você o deixará estático e desinteressado, de modo que ele te soltará.

É possível que, se você ignorar o seu peludo, ele tente te morder com mais força, para que você preste atenção nele. Mesmo assim, você deve continuar a agir da mesma maneira, pois, caso contrário, ele pode entender que deve morder você com mais insistência para chamar sua atenção, o que seria contraproducente. Se o seu cachorro tem o mau hábito de te morder com força, será necessário ensiná-lo inibir a mordida.

Oferecer uma brincadeira alternativa

Por fim, logo após o seu cachorro perder o interesse em seus pés imóveis, ou seja, quando estiver cansado de insistir sem resultados e, portanto, os ignorar, você deve recompensá-lo, fornecendo a ele uma brincadeira alternativa com a qual ele pode redirecionar esse comportamento. Isso é necessário porque esse comportamento faz parte de sua natureza. Por esse motivo, você não pode tentar eliminá-lo, mas sim dar a ele a oportunidade de perseguir, morder e puxar objetos mais adequados, como um brinquedo, uma corda, etc.

Por que o cachorro morde o pé do dono - O que faço se meu cachorro morde meus pés ao caminhar?

Se deseja ler mais artigos parecidos a Por que o cachorro morde o pé do dono, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Problemas de comportamento.

Escrever comentário

Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
3 comentários
A sua avaliação:
Raquel
Boa tarde,tenho uma Shih tzu e ela tem 4 anos! Mas me extresso muito com ela,pois quando estou na lavanderia ela deixa agente louca só comigo ela faz esse escândalo se vcs puderem me ajudar eu agradeço
A sua avaliação:
Saulo
Não adianta ignorar, pq geralmente eu estou descalço e ele morde meu pé. Não dá para ignorar a dor!
A sua avaliação:
Carlos Augusto Santos Torres
Tenho cinco cachorros, um e Bulldog francês, quando os outros cachorros latem muito ele fica agitado, achando que é briga. Por que ele só quer morder o calcanhar quando fica?
1 de 3
Por que o cachorro morde o pé do dono