Partilhar

Por que o cachorro levanta a pata da frente?

 
Por que o cachorro levanta a pata da frente?

Ver fichas de  Cachorros

Os cachorros têm uma linguagem corporal muito variada que às vezes não é devidamente compreendida pelos seus tutores. No entanto, a chave para uma convivência harmoniosa entre pessoas e cães depende em grande parte da interpretação correta dos gestos e da linguagem canina.

Neste artigo do PeritoAnimal vamos explicar por que o cachorro levanta a pata da frente, mostrando até 8 situações diferentes em que você pode observar esse comportamento. Cada uma delas será acompanhado por outros sinais que indicarão com mais precisão o que o seu cachorro está tentando dizer. Continue lendo!

Também lhe pode interessar: Como ensinar o cachorro a dar a pata

Linguagem corporal dos cachorros

Assim como os seres humanos, os cães demonstram sinais, vocalizações e posturas próprias que servem para expressar seus desejos e humores, assim como se comunicar com seus pares e com outras espécies, o que é conhecido como "sinais de calma". Neste sentido, as pessoas muitas vezes interpretam mal os gestos e reações de seus animais de estimação, especialmente quando os comparam aos padrões humanos, como é o caso, por exemplo, quando atribuem sentimentos de culpa ao cão ou o humanizam.

Isso não só cria uma deturpação do que o cão está realmente tentando expressar, mas também impede que os companheiros humanos entendam o que eles querem, o que a longo prazo cria problemas em casa e pode levar a cães estressados e agressivos quando suas necessidades básicas não são atendidas.

Se você não entende muitas das coisas que seu cão faz, você pode não ter parado para analisar o comportamento dele ou entender a linguagem que ele usa para se dirigir a você. Entre esses gestos, um dos mais curiosos ocorre quando os cães levantam a pata da frente. Quer saber o que isso significa? Aqui estão todas as possibilidades:

1. Um comportamento comum em algumas raças

Algumas raças se destacam por sua incrível habilidade com patas, como o Boxer, a quem muitos atribuem seu nome precisamente à habilidade inata de usar ambas as patas da frente em várias situações, de forma bem mais notória que outras raças de cães. Outro exemplo é o pointer inglês, que deve seu nome à postura que adota quando cheira sua presa, levantando sua pata da frente. [1]

2. A sequência de caça

Quando um cachorro levanta a pata da frente durante uma caminhada, o significado é claro: o seu cão está realizando a sequência de caça. É muito comum observá-lo precisamente em cães de caça, como beagles, bracos e podencos, porém, praticamente qualquer cão pode realizá-lo.

A sequência de caça tem várias fases: rastreamento, perseguição, perseguição, captura e matança, no entanto, é quando o cão sente o cheiro da presa que ele levanta a pata. Alguns sinais que acompanham essa postura tão característica são a cauda esticada e o focinho levantado. Ele também pode fazer isso quando está farejando um rasto no ambiente.

Por que o cachorro levanta a pata da frente? - 2. A sequência de caça

3. Curiosidade por algum cheiro

Da mesma forma, não é necessário estar no meio da natureza para que o cachorro levante a pata da frente, basta que ele encontre um cheiro ou rasto especial na cidade para que ele possa realizar esse comportamento instintivo. Talvez ele esteja buscando um pedaço de pizza ou tentando seguir a urina de uma cadela no cio. Neste caso particular, o cão também pode lamber a urina do outro cachorro para obter mais informações sobre ele ou ela.

3. Convite para brincar

Por vezes, podemos ver o cachorro levantar a pata da frente e, logo após, fazer a postura de convite para brincar, estendendo as duas patas dianteiras, juntamente com a cabeça para baixo e a meia cauda levantada.

Se o seu cachorro adota esta posição, você deve saber que é a chamada "vênia de brincar" e está convidando você para se divertirem juntos. Ele também pode dedicá-la a outros cães.

Levantar a pata da frente como sinônimo de brincadeira também pode ser combinado com uma leve inclinação da cabeça, com a qual o cachorro quer comunicar que está curioso sobre você. O brinquedo favorito dele pode até estar por perto ou você pode estar segurando o objeto em sua mão, então o cachorro vai colocar uma pata sobre você para indicar que quer brincar com ele.

Por que o cachorro levanta a pata da frente? - 3. Convite para brincar

5. Medo, submissão ou desconforto

Às vezes, quando dois cachorros interagem e um deles é especialmente medroso ou submisso, o mais medroso pode se deitar e levantar a pata como sinal de calma para terminar a brincadeira ou para indicar que não está confortável. Isto geralmente ocorre quando o outro cachorro é particularmente ativo, bruto e até agressivo.

Por que o cachorro levanta a pata da frente? - 5. Medo, submissão ou desconforto

6. Castigo

Outra situação que faz com que o cachorro se deite e levante a pata da frente é quando ele foi ou está sendo repreendido. É importante ressaltar que esta não é uma posição de submissão, como acontece na relação entre cães, uma vez que a dominância em cães é intra-específica, ou seja, ocorre apenas com membros da mesma espécie.

Nestes casos, além de mostrar a barriga e levantar uma ou ambas as patinhas, o cachorro mostrará suas orelhas para trás, sua cauda para baixo e pode até permanecer imóvel. Neste caso, o cachorro está indicando que tem medo e quer que paremos de repreendê-lo.

Por que o cachorro levanta a pata da frente? - 6. Castigo

7. Pedido de afeto por aprendizagem

Quando o cachorro levanta a pata da frente para colocá-la sobre a sua mão ou joelho enquanto olha para você, significa que ele quer sua atenção ou carinho. Esta conotação de querer ser acariciado também pode ser acompanhada por outros sinais, como esfregar o focinho em você e até mesmo dar pequenas mordidas suaves em sua mão. Há também cães que, uma vez que foram acariciados, repetem o gesto de colocar a pata sobre a mão do seu tutor humano para indicar que querem que os mimos continuem.

Por que o cachorro levanta a pata da frente para repetir o carinho? Geralmente isto se deve ao aprendizado, pois o cão aprende que ao realizar este comportamento, os humanos lhe prestam atenção, além disso, normalmente reforçamos este gesto com carícias e carinho, assim o cão continua a mostrá-lo.

Por que o cachorro levanta a pata da frente? - 7. Pedido de afeto por aprendizagem

8. Adestramento e habilidades caninas

Se você ensinou seu cachorro a dar pata, é provável que ele execute este comando regularmente quando você pratica obediência e habilidade canina com ele ou quando ele simplesmente busca uma recompensa por isso. É importante que apenas reforcemos o cachorro quando lhe pedirmos a ordem, não quando ele quiser, pois só assim conseguiremos uma boa obediência canina.

Confira também o nosso vídeo sobre o tema:

Se deseja ler mais artigos parecidos a Por que o cachorro levanta a pata da frente?, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Educação básica.

Referências
  1. Pointer Inglés - Ficha de raza - Purina Latam, Disponível em: https://www.purina-latam.com/razas/pointer_ingles.html

Escrever comentário

Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?

Por que o cachorro levanta a pata da frente?
1 de 6
Por que o cachorro levanta a pata da frente?

Voltar ao topo da página