PARTILHAR

Tipos de arranhador para gatos

 
Mariana Castanheira
Por Mariana Castanheira, Médica Veterinária. Atualizado: 15 dezembro 2017
Tipos de arranhador para gatos
Gatos

Ver fichas de  Gatos

Os arranhadores são objetos imprescindíveis para os gatos uma vez que estes são animais que precisam limar as unhas de forma regular. É algo inato ao comportamento deles! Para além disso, são muito úteis para evitar os ataques de destruição contra os nossos móveis.

Neste artigo do PeritoAnimal analisamos os diferentes tipos de arranhador para gatos e explicamos qual é o mais útil para o seu gato.

Você vai descobrir os estilos mais inovadores e os mais clássicos, como o tipo tapete e o tipo árvore. No final, temos até um capítulo sobre arranhadores caseiros para que você possa fazer um você mesmo em casa!

Qual é o melhor arranhador para gatos?

Alguns gatos entendem de imediato onde podem e devem afiar as unhas. Outros, por outro lado, demoram mais tempo a entender. Do mesmo jeito que alguns gatos preferem um tipo de arranhador, outros se sentem mais cômodos com outros modelos. Depende de cada gato.

Se o seu felino já atacou algum móvel da casa, você já pode ter uma ideia de como é o arranhador ideal para ele. Se você viu o seu felino arranhando a carpete, provavelmente o mais indicado é o modelo "tapete". Se pelo contrário, o seu gatinho prefere mutilar os braços do seu sofá de cima a baixo, o modelo mais apropriado é o "árvore".

Tipos de arranhador para gatos - Qual é o melhor arranhador para gatos?

Arranhadores tipo tapete

Os arranhadores tipo tapete são os modelos mais apropriados se você ainda não tem a certeza de qual é o modelo preferido do seu gato. Você pode colocar este arranhador em diferentes posições e existem até alguns modelos que podem ser inclinados. É um tipo de arranhador muito econômico e você pode encontrá-lo em qualquer petshop.

Tipos de arranhador para gatos - Arranhadores tipo tapete

Arranhadores tipo árvore

O arranhador tipo árvore é o mais popular e conhecido. Para além disso, é o arranhador preferido da maioria dos gatos. Este arranhador é perfeito para que os gatos desfrutem limando as unhas de cima para baixo. Alguns trazem brinquedos já incorporados, uma base arranhadora ou uma pequena caminha no alto. Embora lhe possa parecer simples, esta é a opção mais habitual.

Tipos de arranhador para gatos - Arranhadores tipo árvore

Arranhadores caseiros para gatos

Uma opção genial e muito econômica é construir você mesmo um arranhador para o seu gato. Descubra no PeritoAnimal como fazer um arranhador caseiro para gatos. No artigo explicamos quais os materiais necessários e como elaborar um, passo a passo. É uma opção perfeita para incorporar diferentes tipos de arranhadores num só, incluindo pequenos "esconderijos" com os quais o seu gato desfrutará com certeza!

Tipos de arranhador para gatos - Arranhadores caseiros para gatos

O seu gato não sabe usar o arranhador?

No princípio, pode acontecer que o seu gato não mostre interesse ou não saiba como utilizar o arranhador. É perfeitamente normal. Antes de mudar de modelo ou de elaborar um novo, descubra como ensinar o gato a usar o arranhador. Siga os nossos conselhos e em pouco tempo o seu felino vai aprender!

Tipos de arranhador para gatos - O seu gato não sabe usar o arranhador?

Se deseja ler mais artigos parecidos a Tipos de arranhador para gatos, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de O que precisa saber.

Escrever comentário

Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
Tipos de arranhador para gatos
1 de 6
Tipos de arranhador para gatos

Voltar ao topo da página ↑