Curiosidades do mundo animal

Por que os gatos se esfregam nas pessoas e nas coisas

Ana Diaz Maqueda
Por Ana Diaz Maqueda. Atualizado: 9 março 2021
Por que os gatos se esfregam nas pessoas e nas coisas
Gatos

Ver fichas de  Gatos

Todas as pessoas que convivem com gatos sabem que, quando um gato se esfrega nelas, quer alguma coisa, ou seja, é uma forma de se comunicar. Eles querem transmitir-nos que têm alguma necessidade, quer seja comida, companhia, carinho ou simplesmente um jeito de dar um "olá". Mas por que os gatos se esfregam contra as coisas?

Nesse artigo do PeritoAnimal, explicaremos quais podem ser as razões pelas quais um gato se esfrega contra objetos inanimados como sapatos, cadeiras ou até mesmo o chão. Em seguida, explicaremos o significado desse comportamento!

Também lhe pode interessar: Por que os gatos passam entre as pernas?

Índice

  1. Gatos e feromônios: um tipo de comunicação
  2. Tipos de feromônios em gatos
  3. Por que os gatos se esfregam nas pessoas e nas coisas
  4. Porque os gatos se esfregam nas pessoas

Gatos e feromônios: um tipo de comunicação

Os feromônios são substâncias químicas que transmitem uma mensagem desde um organismo a outro, de forma a provocar uma resposta no receptor. Tanto o emissor como o receptor da feromona devem ser da mesma espécie.

Estes químicos costumam ser encontrados nos fluidos naturais do corpo como a urina, o suor, as glândulas endócrinas especializadas e secreções mucosas dos genitais.

Nos mamíferos, os feromônios são detectados através do órgão Vomeronasal ou órgão de Jacobson, localizado na boca, no final do céu da boca duro, por isso é normal ver um gato cheirar algo com a boca aberta.

Por que os gatos se esfregam nas pessoas e nas coisas - Gatos e feromônios: um tipo de comunicação

Tipos de feromônios em gatos

Os gatos possuem diferentes tipos de feromônios segundo a zona do corpo que os liberam.

Existem feromônios com uma função sexual, liberadas pela glândulas perineais, na urina ou secreções próprias dos órgãos reprodutores. Estas substâncias servem para indicar o estado reprodutor no qual o gato se encontra no momento ao sexo oposto. Além disso, são usados para marcar território, sendo por isso que os gatos machos não esterilizados marcam o lar com urina. O mesmo acontece quando uma gata entra no cio.

Os gatos também liberam feromônios através das almofadinhas das patas, junto com o suor. Os gatos apenas suam dessa zona do corpo e as substâncias liberadas também servem para marcar território. Se você tem um gato em casa habituado a afiar as unhas em um arranhador, o próximo gato que entre no lar aprenderá muito mais rápido onde deve realizar este comportamento, uma vez que os feromônios liberados pelo gato anterior sobre o arranhador vão atrair o novo.

Por último, os gatos possuem glândulas liberadoras de feromônios nos lábios, no rosto e no queixo. Este tipo de feromônios podem alterar o seu estado de humor negativo para um positivo e manter o bom ambiente em casa, já que esse é o território do gato.

Por que os gatos se esfregam nas pessoas e nas coisas

Por que os gatos esfregam a cabeça nas pessoas e nas coisas? Quando os gatos esfregam a cabeça contra um objeto ou até mesmo nas pernas de um companheiro humano, está explorando e marcando esse objeto como familiar e seguro. É normal que, logo depois de se esfregar, cheire o item com o seu órgão vomeronasal para garantir que o objeto foi marcado corretamente, o que também produz um estímulo positivo e agradável no seu cérebro.

Um estudo publicado na revista científica alemã "Diário da psicologia animal" concluiu que os gatos, tanto fêmeas como machos, combinam os feromônios sexuais com os feromônios faciais para atrair a atenção do sexo oposto. Além disso, descobriram que esfregar-se com um objeto não só tem função de marcação, seja de que tipo for, mas que também faz parte da comunicação visual do gato.

Logo, se um gato dá "cabeçadas" ou se esfrega em algo na presença de outro gato ou animal que conhece, no qual confia e aprecia (por exemplo, o ser humano com quem vive), está mostrando um comportamento amigável. Em outras palavras, se um gato tem esse comportamento em relação a outro gato ou qualquer animal, está dizendo "me sinto cômodo e seguro".

Por que os gatos se esfregam nas pessoas e nas coisas - Por que os gatos se esfregam nas pessoas e nas coisas

Porque os gatos se esfregam nas pessoas

Concluindo, os motivos da marcação facial dos gatos podem ser resumidos em três pontos:

  • Função de localização espacial: os gatos marcam objetos para delimitar o seu território. Além disso, marcam objetos que, dentro do seu campo de visão, são apelativos, criando um mapa de odores que o orientam dentro do seu território.
  • Função de estabilização emocional: quando um gato chega a um sítio novo, depois de realizar uma exploração rápida, começará a marcar o território com o seu rosto, para que este seja familiar e provoque calma e confiança.
  • Função de comunicação: nas colônias de gatos ou em lares com múltiplos felinos, o fato de vários indivíduos se esfregarem nos mesmos objetos cria uma espécie de "odor de rebanho". Isso tem um efeito unificador para o grupo de gatos que convive junto.

Por isso, quando o seu gato se esfrega nas suas pernas, está comunicando com você de forma positiva.

Por que os gatos se esfregam nas pessoas e nas coisas - Porque os gatos se esfregam nas pessoas

Se deseja ler mais artigos parecidos a Por que os gatos se esfregam nas pessoas e nas coisas, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Curiosidades do mundo animal.

Bibliografia
  • Pageat, P. (1998). U.S. Patent No. 5,709,863. Washington, DC: U.S. Patent and Trademark Office.
  • DePorter, T. L. (2015). Use of pheromones in feline practice. Feline Behavioral Health and Welfare, 235 – 243.
  • Verberne, G. 1976. Chemo communication among domestic cats mediated by the olfactory and vomeronasal senses part 2 the relation between the function of jacobson’s organ vomeronasal organ and flehmen behaviour. Zeitschrift fuer Tierpsychologie 42(2): 113 – 128.
Escrever comentário
Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
2 comentários
A sua avaliação:
Rodrigo Marques
por que os gatos se esfregam na gente
A sua avaliação:
marina
por que os gatos se esfregam nas coisas e nas pessoas
1 de 4
Por que os gatos se esfregam nas pessoas e nas coisas