Doenças infecciosas

Calazar canina (Leishmaniose Visceral) : Sintomas, causas e tratamento

Mariana Castanheira
Por Mariana Castanheira, Médica Veterinária. Atualizado: 12 março 2021
Calazar canina (Leishmaniose Visceral) : Sintomas, causas e tratamento
Imagem: researchgate.com
Cachorros

Ver fichas de  Cachorros

A leishmaniose visceral, também conhecida como Calazar, é uma doença preocupante no Brasil. Esta doença é causada por um protozoário e pode afetar tanto cachorros, como pessoas ou outros animais. Por se tratar de uma zoonose, ou seja, pode ser transmitida de animais para pessoas, é uma doença muito preocupante.

Esta doença está distribuída por quase todo o mundo. Só na América Latina já foi identificada em mais de 14 países e 90% dos casos ocorrem no Brasil.

Por ser uma doença epidemiológica muito preocupante no Brasil, o PeritoAnimal preparou este artigo para que você saiba tudo sobre a Calazar ou Leishmaniose Visceral: Sintomas, causas e tratamento. Continue lendo!

Também lhe pode interessar: Coronavírus canino: sintomas e tratamento

Índice

  1. Calazar em cachorro
  2. Sintomas de calazar em cachorro
  3. Calazar em cachorro passa para humanos?
  4. Diagnóstico de Calazar em cachorro
  5. Calazar em cachorro tem cura?
  6. Calazar em cachorro: tratamento
  7. Vacina para Calazar em cachorro

Calazar em cachorro

A Calazar ou leishmaniose é uma doença causada por um protozoário do gênero Leishmania. A transmissão deste protozoário ocorre através da picada por um inseto vector, ou seja, um inseto que transporta esse protozoário com ele e, ao picar o cachorro, o homem ou outro animal, deposita esse protozoário e infecta com a doença. Esses insetos são chamados de flebotomíneos e existem mais de 30 espécies diferentes deles.

Os animais ou pessoas que são picadas por esses insetos tornam-se os chamados reservatórios da doença. Um animal ou pessoa pode ser picada e ser portadora da doença, mesmo sem apresentar sinais clínicos. Porém, sempre que um inseto dos que referimos pica um cachorro ou outro animal, ele fica um potencial transmissor da doença.

Nos centros urbanos, o principal reservatório da doença são os cachorros. Já em ambiente silvestre, os reservatórios principais são as raposas e os marsupiais.

No cachorro, o principal mosquito transmissor desta doença pertence ao gênero Lutzomyia longipalpis, também é chamado de mosquito palha.

O que é Calazar?

Calazar canino ou leishmaniose visceral é uma das duas formas de leishmaniose no cachorro. Para além desta forma, existe o leishmaniose tegumentar ou muco-cutânea. Esta doença pode afetar qualquer cachorro, independentemente da idade, raça ou sexo.

Sintomas de calazar em cachorro

Cerca de 50% dos cachorros com calazar não apresentam sinais clínicos e é possível que vivam toda a vida deles sem apresentar sinais, sendo apenas portadores da doença.

Como saber se um cachorro está com calazar? Os sinais clínicos podem ser apenas dermatológicos, mas considera-se como visceral porque os parasitas se disseminam por todo o organismo, mesmo antes de surgirem os primeiros sinais dermatológicos.

Tudo começa pela picada do inseto e forma-se um nódulo chamado de leishmanioma. Este nódulo quase sempre passa despercebido por ser muito pequeno. Depois, todo o processo se expande pelo organismo do cachorro e começam a surgir os processos de ulceração da pele e inclusive necrose.

Primeiros sintomas de calazar em cachorro:

Resumindo, os primeiros sintomas de calazar em cachorro são:

  • Alopecia (regiões sem pelo)
  • Despigmentação dos pelos (perdem a cor)
  • Descamação da pele principalmente do nariz
  • Úlceras na pele (orelhas, cauda, focinho)

Sintomas avançados de um cachorro com leishmaniose:

Nas fases mais avançadas da doença, o cachorro pode apresentar outros sintomas de calazar, como:

  • Dermatites
  • Problemas no baço
  • Conjuntivites e outros problemas oculares
  • Apatia
  • Diarreia
  • Hemorragias intestinais
  • Vômitos

Sintomas na fase final da doença calazar em cachorro:

Na fase final, quando o cachorro está no último estado da leishmaniose visceral canina, pode apresentar sintomas como:

  • Caquexia (que é a perda de tecido adiposo e músculo ósseo)
  • Paresia das patas posteriores
  • Inanição
  • Morte

Abaixo podemos observar a foto de um cachorro com leishmaniose:

Calazar canina (Leishmaniose Visceral) : Sintomas, causas e tratamento - Sintomas de calazar em cachorro
Imagem: merckvetmanual.com

Calazar em cachorro passa para humanos?

Sim, infelizmente um cachorro com leishmaniose pode transmitir a doença a seres humanos, tal como já referimos. Não é transmitida diretamente do cachorro para os humanos, mas sim através de um inseto que pica um cachorro infectado e depois pica o ser humano, transmitindo assim a doença, que pode ser letal, principalmente em crianças desnutridas ou em indivíduos imunodeprimidos, como os portadores do vírus do HIV.

Qualquer cachorro ou outro animal pode ser portador desta doença e não saber, pois não apresenta sintomas. O importante é que o seu cachorro esteja protegido das picadas de insetos, como vamos lhe explicar mais para frente.

Alguns estudos afirmam que não só os insetos flebotomíneos podem transmitir a doença, como também outros parasitas como as pulgas e os carrapatos. Existe também a possibilidade de ser transmitido via placenta de mãe para filho e via venérea.

A seguir temos outro exemplo de foto de um cachorro com leishmaniose.

Calazar canina (Leishmaniose Visceral) : Sintomas, causas e tratamento - Calazar em cachorro passa para humanos?
Imagem: Fernandovet/Wikimediacommons

Diagnóstico de Calazar em cachorro

Para diagnosticar a doença Calazar em cachorro ou leishmaniose visceral canina, o médico veterinário se baseia nos sinais clínicos e faz o diagnóstico definitivo através de provas específicas.

O exame pode ser parasitológico ou sorológico, tal como em medicina humana. O exame parasitológico consiste na coleta de material biológico através da punção de um linfonodo do cachorro, da medula óssea, do baço ou diretamente da pele. Embora sejam métodos simples e eficazes, são invasivos, o que traz mais riscos para o animal.

Outra possibilidade são os testes sorológicos, como a imunofluorescência indireta ou o teste Elisa. Estes testes são especialmente úteis em grupos grandes de cachorros, como em canis e são os recomendados pelo Ministério da Saúde.

Calazar em cachorro tem cura?

Embora não possamos dizer que existe efetivamente uma cura, porque o protozoário continua no organismo do animal, podemos dizer que existe uma cura clínica. Ou seja, o protozoário fica num estado de latência, como se estivesse dormindo e não se multiplica. Além disso, a carga parasitária baixa tanto com o tratamento que o animal deixa de ser um potencial transmissor para outros animais.

Calazar em cachorro: tratamento

Há poucos anos, foi lançado no Brasil o Milteforan, o que foi um grande avanço por ser o único produto aprovado para o tratamento legalizado da leishmaniose visceral canina. Até este momento não existia um tratamento para esta doença no país e milhares de animais tinham que sofrer a eutanásia.

Até então, o tratamento de calazar em cachorro era um assunto polêmico e altamente discutido pela medicina veterinária. Felizmente, com os avanços da medicina e por finalmente existir esta opção legal de tratamento dos animais no Brasil, o prognóstico melhorou significativamente e um cachorro com calazar pode viver de forma mais tranquila e saudável.

Vacina para Calazar em cachorro

Existe uma vacina para a prevenção da calazar em cachorro. Esta vacina foi desenvolvida pela empresa Fort Dodge e chama-se leish-tec ®.

Aconselhe-se junto do seu médico veterinário sobre a possibilidade de vacinar o seu cachorro e os custos da vacina. É a melhor opção para evitar que tenhamos um cachorro com leishmaniose.

Você talvez possa se interessar pelo vídeo a seguir em que explicamos 10 motivos que levam um cachorro a ficar cambaleando:

Este artigo é meramente informativo, no PeritoAnimal.com.br não temos capacidade para receitar tratamentos veterinários nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Sugerimos-lhe que leve o seu animal de estimação ao veterinário no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se deseja ler mais artigos parecidos a Calazar canina (Leishmaniose Visceral) : Sintomas, causas e tratamento, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Doenças infecciosas.

Bibliografia
  • FAPESP (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo). Fármaco brasileiro melhora imunidade de cães com leishmaniose. Disponível em: <https://agencia.fapesp.br/farmaco-brasileiro-melhora-imunidade-de-caes-com-leishmaniose/17538/>. Acesso em 12 de março de 2021.
  • SPDM. Saiba o que é a leishmaniose, doença que pode atingir humanos e cães. Disponível em: <https://www.spdm.org.br/saude/noticias/item/2903-saiba-o-que-e-a-leishmaniose-doenca-que-pode-atingir-humanos-e-caes>. Acesso em 12 de março de 2021.
Escrever comentário
Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
19 comentários
A sua avaliação:
Tay souza
Mariana castanheira: eu tenho uma cachorra como a penas 7 meses, ela ta muito desanimada, ela não comer mais e ficar muito cansada. Estou muito preocupada com ela. Não sei o que posso fazer pra ajudar ela.
Equipe editorial do PeritoAnimal (Editor/a de PeritoAnimal)
Olá, Tay. Tudo bem? Poxa, sentimos muito que ela esteja assim. Nós temos este post que explica o que fazer quando o cachorro não quer comer e está triste: https://www.peritoanimal.com.br/meu-cachorro-nao-quer-comer-e-esta-triste-o-que-fazer-22498.html.
Esperamos que seja útil! 🐶

A sua avaliação:
Lorena Souza
Meu cachorro foi diagnosticado, dou diariamente alopurinol, ele vai começar hoje o milteforan. As orelhas estão ótimas, bem cicatrizadas. Ah e ele usa sempre a coleta adequada pra evitar o mosquito transmissor.
susana
Oi. Meu cachorro tbm foi diagnosticado, ele tem 10 anos,um pinsher. Esta sendo devastador pra mim. Onde vc compra as medicações, poos aqui na minha cidade é tudo muito caro. Nao posso perde lo. Me ajude nas ducas,pfv
A sua avaliação:
Neuza Teixeira Froes
Feridinha no focinho, descamação do pelo, espirros parecendo que está gripado e às vezes aparece com inchaço abaixo dos olhos. Já levei no veterinário tomou a medicação mas voltou de novo.
A sua avaliação:
Magal franco
Ola boa noite, descobrir ha 3 dias que meu cachorro sempre muito bem cuidado, com todas vacinas em dia, esta com calazar, ja chorei muito, mas o veterinario que sempre cuidou dele desde que ele nasceu, me indicou um tratamento chamado imunoterapia 3 sessoes, quepor sua vez se torna mas barato do que fazer o tratamento com milteforan, essa informacao procede? E esse tratamente realmente funciona?
Cassiana Sufia da Silva
Eu queria saber se tem algum tipo de remédio caseiro para o calazar ?

Luísa Savala
Oi Cassiana! Essa é uma doença muito séria e como mencionamos no artigo: recentemente foi lançado no brasil o Milteforan, o que foi um grande avanço no Brasil. Finalmente existe um tratamento legalizado para a leishmaniose visceral canina. Até este momento não existia um tratamento para esta doença no brasil e milhares de animais eram eutanasiados.
Até então, o tratamento de calazar em cachorro era um assunto polêmico e altamente discutido em medicina veterinária no Brasil. Felizmente, com os avanços da medicina veterinária e por finalmente existir esta opção legal de tratamento dos animais no Brasil, o prognóstico melhorou significativamente.
Por essa razão, é extremamente importante que você busque ajuda de um médico veterinário de confiança o quanto antes para que ele passe o tratamento mais adequado de acordo com as necessidades do seu cachorro.
A equipe do PeritoAnimal deseja rápidas melhoras!
A sua avaliação:
Elizabeth Mendonça Viegas
Amei as Informações! Digam-me, e os gatos, tbm não correm esse risco??
Luísa Savala
Oi Elisabeth! Obrigada pelo seu comentário. Você pode ver informações sobre leishmaniose em gatos nesse artigo: https://www.peritoanimal.com.br/leishmaniose-em-gatos-sintomas-e-tratamento-20925.html
maria sylvia
Onde encontrar essa vacina aqui no Brasil? Aqui no Pará e está tento um surto de cães com a lescheimaniose e não consigo encontrar essa vacina leisch tec
Odilon Teixeira de Melo
Muito bom, gostei dos esclarecimentos.
Obrigado.
Luísa Savala
Oi Odilon! Obrigada pelo seu comentário, continue nos acompanhando 🐶
A sua avaliação:
Doris
Alguma atualização sobre a vacina para calazar ?
A sua avaliação:
Willian Pereira
boa tarde, sou estudante de veterinária e estou estudando sobre leishmaniose para uma semana cientifica, consta em seu trabalho q a vacina é a leishmune, mas a leishmune teve sua fabricação suspensa pelo MAPA, e a unica vacina em circilação e aprovada é a leish-tec
Luísa Savala
Oi Wilian! Obrigada pelo comentário, já atualizamos o artigo!
ANA
boa tarde eu acho que meu cachorro esta com calazar oq devo fazer
Luísa Savala
Oi Ana! Se você esta com essa suspeita o mais indicado é procurar um médico veterinário de confiança urgente.
monica
procura a equipe de zoonoses da sua cidade.
MARIA LUCIA HOLANDA
BOA NOITE. ESTOU COM MINHA CACHORRA ME PREOCUPANDO, TEM DIA QUE A MESMA MAU CONSEGUE SE LEVANTAR VEJO QUE E COMO SE DOE-SE AS PATAS, POIS A MESMA NÃO NOS DEIXA ENCOSTAR , E ESTA COM EM ALGUMA PARTE DO CORPO COMO SE FOSSE SARNAS, QUERIA SABER SE PODE SER CALAZAR?
A sua avaliação:
Lucas Bastos
Muito bom o site, explica tudo perfeitamente!
Gardênia
O cachorro sente dor, com o calazar ???
A sua avaliação:
Júlia
Desconhecia que já existia tratamento no Brasil! Muito obrigada por passar estas informações!
A sua avaliação:
Cássio Lyra
A importância das considerações dessa doença de caráter tão destrutivo até mesmo próximo ao familiar(geralmente nossos cães são membros),denota a preocupação da equipe com passagem de formas verdadeiras de cura!Resta_nos o crédito à ciência caseira!
Cássio Lyra
Um resultado bom é dado pela admistração de Agrovet 5000,1ml,durante dez dias IM.
Dipirona(dipimed) um comprimido ao dia no mesmo período.
Diclofenaco.
Tandene 1/4 de comprimido mesmo período,de oito oito horas.
Semente degengiroba roxa,no liquidificador.
Plano B.
01 ovo_gema(diário)
01 comprimido de citoneurin.
Mucosulvan(vide bula).
Plano C.
Soro de Quiabo,durante todo o período em aqurdo à melhora do animal.

Ana Paula
Pra que serve essa receita?
A sua avaliação:
Maria
Muito esclarecedor. Obrigada!
rosi
nao passa de cachorro pra humanos se e o seu cão ta com essa doença e so tratar e prevenir que os mosquito nao sentem nele como uasr a colera de repelente e outros
Imagem: researchgate.com
Imagem: merckvetmanual.com
Imagem: Fernandovet/Wikimediacommons
1 de 3
Calazar canina (Leishmaniose Visceral) : Sintomas, causas e tratamento