Cuidados básicos

Os melhores brinquedos para coelhos

 
Maria Besteiros
Por Maria Besteiros, Auxiliar técnica veterinária. 9 janeiro 2023
Os melhores brinquedos para coelhos
Coelhos

Ver fichas de  Coelhos

Cada vez mais pessoas têm adotado coelhos de estimação e, com isso, também cresce a oferta de produtos destinados aos dentuços. Afinal de contas, oferecer um bom enriquecimento ambiental para o coelho, por meio de atividades físicas e mentais, vai ajudá-lo a ter uma boa qualidade de vida.

Portanto, temos que nos assegurar de que suprimos todas as suas necessidades para seu bem-estar tanto físico como emocional. E sim, uma dessas necessidades, e muito importante por sinal, é a brincadeira. Mas que tipo de brinquedos os coelhos gostam? Qual o melhor brinquedo para um coelho? O que é bom para o coelho roer? Neste artigo do PeritoAnimal destacamos quais são os melhores brinquedos para coelhos. Boa leitura.

Índice

  1. O que comprar para um coelho
  2. Brinquedos para coelho roer
  3. Brinquedos para o coelho cavar
  4. Bolas para coelhos
  5. Brinquedos para coelho escalar
  6. Brinquedos comestíveis para coelhos
  7. Túneis para coelhos
  8. Brinquedos interativos para coelhos
  9. Brinquedos para coelhos caseiros

O que comprar para um coelho

Os melhores brinquedos para coelhos são somente um dos acessórios que devemos dispor para sua chegada em casa. Antes de adotar um peludo, temos que nos informar bem sobre as necessidades e a forma de vida desta espécie. Pra isso, é fundamental encontrar um bom veterinário especializado nestes animais que poderá nos assessorar sobre alimentação, vacinação, revisões, etc. além de tudo que devemos adquirir para ele. O equipamento básico é o seguinte:

  • Comida: o alimento fundamental é o feno, seguido de ração para coelhos e as verduras frescas.
  • Gaiola: compre a maior possível. Ainda que seja melhor que o coelho esteja solto, a gaiola pode ser necessária para o descanso ou se não podemos vigiar o dentuço.
  • Tigelas de comida e bebida.
  • Cama de papel ou madeira.
  • Brinquedos.
  • Caixa para transporte.

Brinquedos para coelho roer

Os coelhos necessitam roer e, de fato, veremos que farão isso com tudo o que possam, por isso os objetos de roer e morder se encontram entre os melhores brinquedos para coelhos e são imprescindíveis se não queremos que destruam tudo. Podemos encontrar diferentes tipos, mas o que temos que prestar atenção é que esses brinquedos não podem conter tintas nem partes tóxicas para eles.

A maioria é de madeira, de diferentes tipos e formas como palitos e hortaliças. Também serve o vime. Observaremos que estes e outros brinquedos para coelho roer de tamanho adequado podem ser jogados paraele de maneira habitual e como parte do jogo.

Os melhores brinquedos para coelhos - Brinquedos para coelho roer

Brinquedos para o coelho cavar

Os coelhos adoram cavar, por isso é uma boa ideia que preparemos algum recipiente onde introduzir objetos, papéis ou inclusive terra com profundidade suficiente para que consiga fazer um buraco no interior e considerado que tudo acabará espalhado pelo chão. Mas a diversão que proporciona para eles torna este um dos melhores brinquedos para coelhos.

Além disso, você pode usar uma caixa de madeira e fazer alguns furos nela. Você também pode usar um pedaço de tapete ou um tapete pequeno pode servir para que o coelho faça o exercício de cavar no solo.

Bolas para coelhos

Qualquer tipo de bola pode ser um dos melhores brinquedos para o coelho, já que lhe permite exercitar-se e, além disso, alguns dentuços são capazes de aprender a buscar a bola e devolver para o tutor. Existem muitos modelos diferentes, por isso teremos que testar para ver qual é a que ele mais gosta. Algumas possuem chocalho, o que pode aumentar seu interesse. Outros coelhos preferem um rolo como o de papel higiênico. As bolas de materiais vegetais servem também como alimento.

Os melhores brinquedos para coelhos - Bolas para coelhos

Brinquedos para coelho escalar

Com brinquedos de escalada nos referimos a qualquer construção que ofereça ao coelho a possibilidade de subir e descer, ao dispor de vários degraus. Por exemplo, uma casinha, cama ou qualquer caixa que coloquemos em mais de um nível intercalado, por exemplo com uma rampa, pode se converter em um dos melhores brinquedos para coelhos, já que vão se divertir escalando.

Como sempre, antes de oferecer o brinquedo temos que nos assegurar de que ele não contém nenhum material tóxico. Recordemos que os coelhos vão morder tudo. Os arranhadores de gatos são outra opção que faz sucesso.

Brinquedos comestíveis para coelhos

Especificamente pelo seu gosto em morder não podemos esquecer dos comestíveis na lista dos melhores brinquedos para coelhos. Encontraremos a venda um monte de modelos diferentes, ainda que também podemos optar por, simplesmente, dar pedaços de vegetais ou frutas, segundo o conselho do veterinário. Por exemplo, destacamos os rolos em que pode ser introduzido feno.

Túneis para coelhos

Os túneis para coelhos são muito similares aos que se compram para gatos. Estão incluídos entre os melhores brinquedos para coelhos porque eles adoram atravessá-los correndo, se esconder neles e inclusive descansar bem protegidos. Uma derivação dos túneis é o labirinto, que pode ser confeccionado unindo vários túneis ou com uma caixa grande com corredores abertos.

Os melhores brinquedos para coelhos - Túneis para coelhos

Brinquedos interativos para coelhos

Por último, os brinquedos interativos ou de inteligência são aqueles que fazem com que o coelho possa desenvolver suas habilidades, geralmente para conseguir um prêmio em forma de comida. Assim, encontramos tabuleiros em que ele tem que ir destapando caixas ou dispensadores de alimentos com furos em que vão tirando prêmios. Já que deve ser exercitada a inteligência também, incluímos entre os melhores brinquedos para coelhos.

Brinquedos para coelhos caseiros

Agora que você já viu quais são os melhores brinquedos para coelhos, saiba que é muito fácil fazer brinquedos para coelhos caseiros!

Neste outro artigo do PeritoAnimal, te mostramos como fazer brinquedos para coelhos de 5 tipos diferentes:

  • Brinquedo mastigável para coelhos
  • Tubo de feno
  • Túnel para coelhos
  • Caixa para cavar
  • Dispensador de comida caseiro para coelhos

Lá você também verá um vídeo mostrando como fazer os brinquedos.

E aí, quais desses brinquedos para coelhos você vai fazer ou comprar para o seu companheiro peludo?

Se deseja ler mais artigos parecidos a Os melhores brinquedos para coelhos, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Cuidados básicos.

Escrever comentário
Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 de 4
Os melhores brinquedos para coelhos