Cuidados extra

Filhote de pombo recém-nascido: como cuidar e alimentar

Filhote de pombo recém-nascido: como cuidar e alimentar

Os pombos são animais que convivem conosco em áreas urbanas e rurais. Em quase qualquer parte do mundo, é possível encontrar essas inteligentes aves, muitas vezes castigadas por nossa sociedade.

Se você se deparar com um filhote de pombo ou um pombo recém-nascido, deve tentar entrar em contato com um centro de resgate. Geralmente, se o pombo for da espécie torcaz, os centros cuidarão dele, mas se for da espécie comum, é mais provável que não o façam, pois isso é responsabilidade da prefeitura.

Em todo caso, se você decidir cuidar do animal, deve saber de quais cuidados e alimentação um pombo recém-nascido precisa. Nesse artigo do PeritoAnimal, explicamos tudo o que você precisa saber sobre filhote de pombo recém-nascido, como cuidar e alimentar.

Também lhe pode interessar: Cuidados para cachorros recém-nascidos
Índice
  1. Como cuidar de um filhote de pombo recém-nascido
  2. Onde abrigar o filhote de pombo
  3. Alimentação dos filhotes de pombo
  4. Como alimentar um filhote de pombo recém-nascido

Como cuidar de um filhote de pombo recém-nascido

Como qualquer outro animal que na natureza precisa de seus pais para sobreviver, o filhote de pombo exige cuidados quase contínuos. Por esta razão, é essencial fornecer um lugar seguro, tranquilo e quente para que possa descansar e crescer, dar comida específica para sua espécie e, se for cuidar dele nos estágios iniciais, entrar em contato com um centro de recuperação que admite pombos, para que depois dessa etapa ele possa se juntar a outros pombos e aprender com eles.

Onde abrigar o filhote de pombo

Nos primeiros dias da vida de um filhote de pombo recém nascido, quando está com seus pais, eles lhe fornecerão calor e uma ambiente agradável. Quando somos nós que agimos como seus cuidadores, é necessário colocar o filhote de pombo em uma grande caixa de papelão com jornal ao fundo, que proporciona facilidade na hora de limpar, colocar uma espécie de malha na qual o pombo pode segurar suas pernas mantendo-as juntas, sem deformá-las, e também um pequeno cobertor arrumado em forma de tigela para que ele se sinta confortável.

Tanto a malha quanto a manta são essenciais, pois ajudam as pernas a crescer na posição correta sem se deformar. Sob nenhuma circunstância deve-se usar substratos para roedores ou areia para gatos como cama para um filhote de pombo.

A caixa para o filhote de pombo recém nascido deve ser colocada em um local tranquilo da casa, evitando a luz solar direta, correntes de ar e fontes muito fortes de calor, como um radiador. Você deve oferecer um calor suave, como por exemplo uma pequena garrafa de água quente envolta em uma meia.

Leitura complementar: Passarinho machucado, o que fazer?

Filhote de pombo recém-nascido: como cuidar e alimentar - Onde abrigar o filhote de pombo

Alimentação dos filhotes de pombo

Os pombos são aves que se alimentam de sementes e frutos. Filhotes de pombo recém nascidos e pombas com três ou menos dias de vida são alimentados pelos pais com uma substância chamada "leite de papo". Este "leite" não é de todo semelhante ao leite que os mamíferos produzem. É uma secreção epitelial com enzimas que é produzida no papo de pombos adultos. Sob nenhuma circunstância devemos dar leite de mamíferos a uma ave, pois elas não serão capazes de digeri-lo, o que pode causar problemas intestinais e, provavelmente, morte.

Como não podemos produzir este "leite de papo", no mercado é possível encontrar algumas marcas de pasta alimentícia para psitacídeos, que contém essas enzimas necessárias para os primeiros três dias de vida de um pombo.

No início, esse alimento deve ser mais diluído. Devemos engrossá-lo a partir do décimo dia de vida. Antes de dar a comida ao nosso pombo, é necessário que ela esteja em uma temperatura morna (não quente!), e nunca devemos dar o alimento frio, pois dessa forma o pombo não será capaz de digeri-lo e acabará morrendo. Em casos de emergência, você pode alimentar um pombo com mingau de cereais para bebês humanos, misturando-o com água morna (não leite), e se certificando de que ele não contém sólidos lácteos.

Inspire-se: Nomes para pássaros

Como alimentar um filhote de pombo recém-nascido

Na natureza, os filhotes de pombo introduzem o bico no de seus pais, que regurgitam o alimento de seu papo. Nós podemos usar outros métodos:

  1. Seringa e sonda: introduza a papinha quente dentro da seringa, evitando que sobre ar em seu interior. Em seguida, coloque a sonda na seringa e introduza pelo bico até o papo, que está localizado ligeiramente do lado direito do animal. Este método não é para iniciantes, pois pode machucar seriamente o filhote de pombo.
  2. Mamadeira: coloque a papinha em uma mamadeira, corte a ponta do bico da mamadeira. Então, introduza o bico do filhote de pombo recém nascido dentro do bico cortado e ele comerá assim. Depois de ter comido, é necessário limpar o bico e os orifícios nasais do pombo.

Para saber o quanto é necessário alimentá-lo, você deve sentir com os dedos o quanto seu papo está cheio. É preciso ter cuidado para não encher demais, pois isso pode causar danos. Se enchermos demais o papo, bolhas aparecerão nas costas do pombo. A cada 24 horas devemos deixar o papo se esvaziar completamente.

Se você perceber que as horas passam e o papo não esvazia, pode estar diante de um estase de papo, isto é, a comida estagnou e não está continuando seu caminho pelo sistema digestivo. Isso pode acontecer se você alimentar o pombo com alimentos muito frios ou se o animal sofrer de um tumor no proventrículo (parte do estômago) ou de uma infecção fúngica. Nesse caso, você deve ir a um veterinário.

Para terminar, vamos compartilhar com você um vídeo (em espanhol) onde poderá ver como alimentar um filhote de pombo, do Refúgio Permanente La Paloma:

Se deseja ler mais artigos parecidos a Filhote de pombo recém-nascido: como cuidar e alimentar, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Cuidados extra.

Escrever comentário
Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
5 comentários
A sua avaliação:
Paulo Henrique Alves Ferreira
por favor alguém pode me ajudar não encontro nenhum órgão de recolhe os pombinho cuidados , damos ajuda no recolhimento para entidades serias
A sua avaliação:
Samanta
Pombos urbanos são responsáveis pela transmissão de inúmeras doenças, algumas extremamente sérias e que podem levar à morte. Por isso, não é recomendável cuidar desses animais, especialmente se não conhecer a procedência do animal (se já tem alguma doença). Esse artigo é a mesma coisa que publicar "como cuidar de um rato" ou "como cuidar de um morcego" no quesito responsabilidade ambiental. Pombos são animais da natureza e devem ficar por lá.
Antonio Roberto de Andrade
Meu amigo, por favor gostaria que você se informar-se melhor para não falar besteira que não procede, pois as más informações que vão se propagando e encontrando pessoas ignorantes que não tem capacidade de separar o joio do trigo, pensam que as fezes do pombo é causadora de doenças, assim todas as fezes seja de humanos, animais e aves tem fungos, bactérias e etc, porém só será nocivas aos humanos quando inalados dentro de um ambiente que não existem ventilações, como uma CAVERNA, onde habitam os morcegos, e os ratos que andam pelos esgotos no meio de sujeiras e doenças produzida pelos humanos, então o que falam destas lindas e abençoadas criaturas de DEUS, que são os POMBOS, não é mais do que um tabu e uma disseminações de informações falsas.
Colombo
Pra falar m* sempre tem alguém de plantão na internet.
Ernesto COLACO
É mentira, e também um mito urbano criado, muitas das vezes por orgãos administrativos das cidades, para que se persiga esta espécie. Esta perseguição toma muitas formas, desde a envenenamento à proibição de alimentar-se os pobres animais. Bem à semelhança do que se fez com o pássaro "Dodo" que ao se ter aproximado do ser humano acabou extinto. Repito: É mentira essa história das doenças. Não está provado por nenhum estudo sério que existam zoonoses provindas destas aves (desde que o humano mantenha os espaços limpos)! E qual é o mal de cuidar de um rato? Na Índia o ser humano convive com estes roedores sadiamente, em Mosteiros , nas ruas, etc. Os Europeus é que os obrigaram a defender-se, a esconder-se nas sarjetas e esgotos para não serem mortos por envenenamento e apedrejados. E aí sim, nos esgotos criados pelos "humanos", onde se têm de "abrigar, refugir" que apanham as zoonoses que o pandemia de Homo Sapiens Sapiens tanto teme
A sua avaliação:
Jurema
Não é necessário forçar a abertura do bico da maneira que mostra no vídeo... É muito frágil... O filhotinho logo aprende que ele precisa abrir o biquinho para receber o alimento da seringa. Sei disso porque estou cuidando de um filhotinho de pombo com poucos dias de vida, nem abriu os olhinhos ainda. Nosso pequenino está se saindo muito bem! É preciso paciência. Colocar um pouquinho da papa quando ele abre o bico, esperar um pouco e ele abrirá novamente assim que estiver pronto. É só estimular com muita delicadeza a lateral do bico ou embaixo e manter a seringa pertinho. Ele introduz a cabecinha entre meus dedos, procurando o alimento, pois sua memória genética lhe orienta a fazer isso, que é o que ele faria na mãe, para acessar o papo dela recheado de alimento.
A sua avaliação:
Maria Hipólita
O video me ajudou bastante. Nunca alimentei filhotes de pássaros e de repente encontrei dois pombos com poucas penas na rua. Não podia deixá-los e estou tentando salvar os dois.
A sua avaliação:
Celia
Os pelos dos meus gatos estão caindo o que devo fazer?
1 de 2
Filhote de pombo recém-nascido: como cuidar e alimentar