PARTILHAR

7 coisas que os gatos podem prever

7 coisas que os gatos podem prever
Imagem: Reprodução/@enfokandolavida en flicker.com
Gatos

Ver fichas de  Gatos

Desde a antiguidade que a figura do gato está associada a muitos mitos que lhe atribuem poderes sobrenaturais. Desde a capacidade de dar má sorte, até à habilidade de antecipar acontecimentos que ainda não ocorreram.

Deixando as superstições de lado, o certo é que existem 7 coisas que os gatos podem prever. Não tem nada a ver com magia nem com milagres, mas sim com certas características dos felinos que os tornam mais sensíveis a algumas situações que passam despercebidas aos humanos. Se você está curiosos e quer descobrir quais são, continue lendo!

Também lhe pode interessar: 11 coisas que os cachorros podem prever

1. Gatos podem prever terremotos

Em diversas catástrofes, foi possível observar minutos ou horas antes de ocorrer um tremor de terra ou um terremoto, que certos animais demonstraram comportamentos relacionados com o estresse e a ansiedade e começaram a fugir de suas casas e ninhos para zonas mais altas ou afastadas. Entre estes animais estão incluídas as aves, os cachorros e os gatos (entre muitos mais).

Mas o que exatamente pode prever o gato antes de um terremoto? Existem várias teorias. Uma delas indica que os gatos são capazes de prever mudanças estáticas que são produzidas pouco antes do terremoto. Tecnicamente, é possível que alguns humanos também possam prever. Apesar disso, é mais frequente que nós, humanos, confundamos esta percepção com uma simples dor de cabeça ou mau estar.

Outra teoria assegura que os felinos conseguem sentir pequenas vibrações que se produzem na terra antes de um tremor de grande magnitude através das almofadinhas plantares, por ser uma zona do corpo deles extremamente sensível. Seja como for, há quem afirme que efetivamente reconhecem este movimento, não pelas patas, mas sim pelos seus ouvidos.

7 coisas que os gatos podem prever - 1. Gatos podem prever terremotos

2. Desastres naturais

Tal como acontece com os terremotos, foi possível observar que os gatos são capazes de prever fenômenos naturais, devido aos sentidos muito apurados deles. Não se trata de magia, os gatos podem detectar algumas mudanças através dos sentidos deles. Eles são capazes de detectar certos acontecimentos que para nós, seres humanos, passam despercebidos.

Muitos gatos notaram que se aproximava uma erupção vulcânica, um ciclone, um tsunami e inclusive um furacão. Isto não quer dizer que todos os felinos o possam prever, mas sim a maioria. Por que isso acontece? Porque todos os desastres naturais se anunciam, não aparecem de um momento para o outro.

Antes que se desencadeiem, ocorrem mudanças na pressão atmosférica, a temperatura, a direção dos ventos e os movimentos da terra, entre muitos outros, que o seu felino é capaz de notar.

3. Algumas doenças

Mais do que prever, certos estudos demonstram que os gatos são capazes de detectar a presença de certas doenças no corpo humano, assim como nos seus congêneres felinos. Existem muitas testemunhas que afirmam ter descoberto que tinham câncer depois do felino deles se deitar constantemente sobre uma determinada região do corpo.

Conheça também as doenças mais comuns nos gatos nesse artigo do PeritoAnimal.

7 coisas que os gatos podem prever - 3. Algumas doenças

4. Diabetes e epilepsia

Estas duas doenças são caracterizadas pela possibilidade de que em ambas se manifestem perigosos ataques, que podem ser repentinos para o ser humano que sofre deles, tanto pela subida dos níveis de açúcar como um ataque epiléptico.

Tal como acontece com o câncer, existem testemunhas e casos de tutores cujos gatos lhes salvaram a vida, porque se demonstraram especialmente nervosos momentos antes de acontecer uma das crises. Neste caso, os gatos também foram capazes de notar as mudanças que se produzem no organismo humano através do olfato.

5. Estados de ânimo

Os felinos não podem prever um estado de ânimo mas podem percebe-lo perfeitamente. Se você está deprimido, angustiado ou preocupado, é muito provável que o seu amigo felino se adapte ao seu estado de ânimo de forma compreensiva, fazendo companhia para você durante esses momentos mais difíceis. Por outro lado, se você está feliz e ativo, é muito provável que ele queira brincar e se divertir com você.

7 coisas que os gatos podem prever - 5. Estados de ânimo

6. Visitas

Com certeza você já reparou que o seu gato muda a atitude dele um pouco antes de um dos membros da família regressar a casa, ficando inquieto e ansioso. Isto acontece porque, efetivamente, os gatos são capazes de perceber se essa pessoa querida se está aproximando. Tudo isto graças ao maravilhoso nariz que possuem e aos ouvidos fantásticos. Os felinos conseguem cheirar aromas conhecidos a longas distâncias, o que permite que o seu gato te possa esperar na porta muito antes que você chegue em casa. Para além disso, são capazes de discriminar os sons que fazem suas chaves ou a forma como você caminha.

7. Gatos podem prever a morte de pessoas

Há séculos que existe especulação sobre se os gatos podem prever a morte. Alguns estudos indicam que efetivamente podem. Isto se deve, mais uma vez, ao apurado sentido de olfato. Todos os seres vivos segregam certas substâncias quando estamos perto de morrer, devido às mudanças físicas que sofre o organismo. Os felinos são capazes de perceber estas mudanças. Por esse motivo existem tantas testemunhas de pets que permaneceram junto dos seus tutores até ao último suspiro.

Descubra mais 10 coisas estranhas que os gatos fazem.

7 coisas que os gatos podem prever - 7. Gatos podem prever a morte de pessoas

Se deseja ler mais artigos parecidos a 7 coisas que os gatos podem prever, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Curiosidades do mundo animal.

Escrever comentário

Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
14 comentários
A sua avaliação:
Daiany
Bom estou com duvidas em uma situaçao aqui em minha casa,meus dois gatos do nada começaram a miar e foram deitar no berço da minha sobrinha e ficam rodeando e miando em direçao do berço,ficam deitados tambem do lado,no caso minha sobrinha ainda nao esta em minha casa e o berço esta vazio,porque sera que eles fizeram isso?
A sua avaliação:
Ângela
Temos em casa 6 gatos ao todo, mas o meu Mias é um siamês de 5 anos que só dorme comigo. Há cerca de 3 anos atrás ele começou a deitar sobre o meu pescoço, lambia e chegou a me arranhar nesta área, achei estranho sua atitude, comentei com nossa veterinária, que comentou comigo que os gatos são seres que passeiam entre os dois mundos, que eu deveria procurar o médico, resolver ir ao meu médico que ao realizar diversos exames descobriu um câncer na tireóide, Fui operada e estou bem, graças ao meu querido Mias que me alertou que havia algo de errado comigo.
A sua avaliação:
Bruna
meu gato é apegado a mim e tal, mas ele sempre fica mais tempo fora de casa do que dentro, e quando vem ao meu quarto quer sempre sair ou ficar brincando, mas nunca deita ao meu lado.
hoje ele entrou, arranhou a porta do corredor e miou muito até minha mãe abrir (eu sou a única pessoa pra cá da porta) e ele veio até mim e deitou ao meu lado, coisa que literalmente nunca aconteceu pq ele não para, o que pode ser?
eu dou muito amor e carinho pra ele, talvez carência?
A sua avaliação:
Marco Antonio
Porque meu gato come plástico (sacolas)?
A sua avaliação:
Meriely bargas
Tenho duas gatinha a Paola e Catarina peguei de doação com 3 meses elas comiam sozinhas e tudo , qdo tinha 2 anos pegaram gripe, tive que dá na boca delas, melhoram , porém a Catarina agora não come mais se eu não der e quero parar com isso, ela morde, mia , mostro o bote ela puxa minha mão. O que faço pra ela comer sozinha?
A sua avaliação:
Sergio rocha
Bom dia!tenho uma gata com a idade um pouco avançada,(10 anos)2 dias atrás começou a ter um comportamento estranho,urina em de nossa cama mesmo com a nossa presença na cama, gostaria de saber o motivo dessa reação que ainda não consegui entender.
Giovanna Borges
Boa noite... Minha gata é muitíssimo apegada comigo, muito mesmo, saio ela me espera e quando volto não sai de perto.
Ela se afastou de mim... Não dorme na minha cama nem "a pau", e isso nuca aconteceu... Ela pode estar sentindo que estou grávida?
A sua avaliação:
Laryssa
Meu gato me surpreendeu, eu com cólica e deitada de lado ele veio e deitou exatamente do lado de onde tava doendo, no dia seguinte a mesma coisa. Normalmente ele deita no meu braço, perto de minha cabeça, mas dessa vez foi diferente.
Adriana Fagundes de oliveira
Meu gato vive comigo já três lindos anos, mas de um tempo ele tá querendo ficar deitado em cima de mim dizer exato nos meus peitos, será algo ou é só por querer ainda mais carinho?
Luísa Savala
Oi Adriana! Sem ver o seu gatinho não conseguimos passar nenhum diagnóstico. Porém, recomendamos que você busque ajuda de um profissional especialista em comportamento felino.
A equipe do PeritoAnimal deseja rápidas melhoras!
Edilene Souza de Almeida
Adorei!! Muito interessante, amo demais 🐈!!
A sua avaliação:
Aristelia
Muito bom ,aprendi mais sobre gatos .
Luísa Savala
Oi Aristelia! Obrigada pelo seu comentário, continue nos acompanhando!
Aristelia
De nada eu amo os animais..tenho muito carinho .
Presente de Deus .
A sua avaliação:
ANTONIO CARLOS ANUNCIAÇÃO SANTOS
CREIO TAMBÉM NESSA POSSIBILIDADE. . OS EGÍPICIOS ERAM MUITO SÁBIOS E OBSERVADORES.
A sua avaliação:
Priscila
Que site mais fofo e com informações super úteis. Amei! Parabéns!
Mariana Castanheira (Editor/a de PeritoAnimal)
Oi Priscila! Que bom que você gostou. Continue nos acompanhando!
Padma Surya
Sou diabética e minha gata me salvou de hipoglicemia noturna me mordendo até eu acordar!
Ruither
Tambem sou DM1, minha gata salvou ja de hipo
7 coisas que os gatos podem prever
Imagem: Reprodução/@enfokandolavida en flicker.com
1 de 5
7 coisas que os gatos podem prever

Voltar ao topo da página ↑