Problemas intestinais

Meu cachorro se engasga comendo

Vanessa Lopes
Por Vanessa Lopes, Redatora do PeritoAnimal. Atualizado: 19 junho 2023
Meu cachorro se engasga comendo
Cachorros

Ver fichas de  Cachorros

Ao contrário dos gatos, quando coloca comida na tigela do cachorro esta costuma desaparecer em aproximadamente 3 ou 4 minutos, pois o cachorro é um devorador de comida.

Perante uma ingestão tão rápida de comida, é comum que o nosso pet se possa engasgar e o mais preocupante de tudo é que derive em um problema de saúde grave. Por esse motivo, neste artigo do Perito Animal vamos dar-lhe alguns conselhos básicos que irão melhorar a digestão e evitarão que seu pet se engasgue. Continue lendo e saiba por que o seu cachorro se engasga comendo e o que pode fazer para evitar esta situação.

Índice

  1. Avalie se o tipo de alimentação é adequada
  2. Avalie o momento em que lhe dá a comida
  3. Avalie possíveis doenças

Avalie se o tipo de alimentação é adequada

Existem diferentes tipos de alimentação para cachorros e, entre eles encontramos a ração seca, o alimento úmido e as dietas caseiras. Todos eles têm qualidades diferentes e é fundamental começar a analisar se, a que oferece ao seu pet é a adequada.

Se por exemplo decidiu dar ao seu cachorro um tipo de dieta caseira, como o caso da dieta barf, conhecida por oferecer alimento cru e ossos, deve ter em conta que ao não estar habituado o seu cachorro pode se engasgar com algum osso.

Conselhos para melhorar a assimilação da sua dieta:

  • Reparta a ingestão de comida em duas refeições, uma ao meio dia e outra ao anoitecer, desta forma o seu cachorro poderá digerir melhor e mais pausadamente o alimento, também o ajuda a não comer demasiado rápido.
  • Adicionar água ou caldo de frango (sem sal) à ração seca do nosso cachorro também pode melhorar a sua assimilação ao não fazer-se uma massa compacta na sua garganta, é ideal para cachorros com pouca salivação.
  • A dieta úmida ao estar composta por água (entre 50% e 70%) é muito difícil o cão se engasgar com ela, pode oferecer-lhe uma porção por dia de alimento úmido e outra de ração (e inclusive misturar ambas).
  • Alguns alimentos que se incluem nas dietas caseiras podem fazer uma "bola", como por exemplo o arroz se tiver mais presença que os outros alimentos.

Lembre-se que deve prestar especial atenção aos alimentos proibidos para cachorros, a cebola, o chocolate ou outros produtos tóxicos podem fazer com que se engasgue.

Para descobrir exatamente o que faz com que o seu cachorro se engasgue é fundamental a observação: permaneça ao seu lado enquanto come e veja o que o faz engasgar.

Caso o seu cachorro se engasgue, é necessário agir no momento. Leia o nosso artigo sobre cachorro engasgado, o que fazer?

Meu cachorro se engasga comendo - Avalie se o tipo de alimentação é adequada

Avalie o momento em que lhe dá a comida

Depois de ter conferido a alimentação do cachorro, deve ter claro em que momentos lhe deve dar de comer e quando não deve, pois o fato do cachorro se engasgar também depende disso:

  • Evite dar-lhe de comer depois ou antes de fazer exercício, além de fazer com que se engasgue e que se sinta mal com a comida, pode derivar em uma possível torção gástrica.
  • Não lhe ofereça grandes quantidades de alimento à noite, é preferível que se só lhe der uma refeição, seja ao meio dia.
  • Escolha os momentos nos quais o cachorro se encontre relaxado, se pelo contrário estiver excitado pode se engasgar mais facilmente.

Tal como deve prestar atenção ao tipo de alimentação, também é útil reparar no momento em que lhe oferece. Tenha em conta estes conselhos para uma melhor digestão.

Meu cachorro se engasga comendo - Avalie o momento em que lhe dá a comida

Avalie possíveis doenças

Se o seu cachorro continuar se engasgando depois de seguir os conselhos do Perito Animal, recomendamos que o leve ao veterinário o quanto antes. Existe uma grande quantidade de doenças que podem influenciar na digestão do cachorro.

Fazer uma ecografia é o método mais eficaz que o veterinário tem para diagnosticar algum tipo de doença que se desenvolva no sistema digestivo e inclusive no coração do cachorro (que pode afetar o abdômen), se observar um agravamento não hesite e leve-o o quanto antes ao veterinário para tratar o seu melhor amigo.

Meu cachorro se engasga comendo - Avalie possíveis doenças

Este artigo é meramente informativo, no PeritoAnimal.com.br não temos capacidade para receitar tratamentos veterinários nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Sugerimos-lhe que leve o seu animal de estimação ao veterinário no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se deseja ler mais artigos parecidos a Meu cachorro se engasga comendo, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Problemas intestinais.

Escrever comentário
Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 comentário
Diana paula
Meu cachorro esta se engasgando. N consegui come, pois se engasga parecendo um ronco. O q eu faco? E grave?
Nídia Figueira (Editor/a de PeritoAnimal)
Oi Diana! Existem várias doenças que afetam a digestão do cachorro, mas so um veterinário poderá examinar o animal e fazer um diagnóstico.
1 de 4
Meu cachorro se engasga comendo