Partilhar

Como fazer brinquedos para porquinho-da-índia

 
Por Maria Besteiros. 13 janeiro 2020
Como fazer brinquedos para porquinho-da-índia

Se você decidiu compartilhar sua vida com um porquinho-da-índia, além de se informar sobre os cuidados necessários e saber quais são suas necessidades quanto à alimentação e saúde. Também deve saber como interagir com eles, uma boa forma de fazer isso é brincando.

Por isso, neste artigo do PeritoAnimal, explicaremos como fazer brinquedos para porquinho-da-índia. Se você se der bem no artesanato terá uma boa quantidade de brinquedos baratos e divertidos para o seu bichinho. Se você não sabe com o que os porquinhos-da-índia brincam, continue lendo este artigo do PeritoAnimal e veja diversas opções.

Também lhe pode interessar: Cuidados do porquinho-da-índia de pelo curto

Túnel para porquinho-da-índia

Se você quer aprender a fazer brinquedos para porquinho-da-índia, mas não tem grandes habilidades manuais, pode começar fazendo um simples túnel. Você só precisa encontrar um tubo com diâmetro suficiente para que seu porquinho consiga entrar e sair.

Os tubos podem ser de papelão, semelhantes aos de papel higiênico ou papel toalha. Outras opções são os plásticos como PVC, madeira ou vime. Em geral, qualquer tubo pode ser usado pelos porquinhos-da-índia, embora seja necessário levar em consideração que eles podem roê-lo. Os porquinhos-da-índia gostam de se esconder, portanto, oferecer tubos para eles é sempre um sucesso.

Como fazer brinquedos para porquinho-da-índia - Túnel para porquinho-da-índia

Parque para porquinhos-da-índia

Um dos brinquedos para porquinho-da-índia mais populares são os parquinhos. Neles, o objetivo é delimitar uma área segura na qual o porquinho-da-índia possa brincar e correr sem riscos. Esse tipo de brinquedo para porquinho-da-índia é essencial para o bem-estar do pet, porque é importante que ele se exercite diariamente.

A primeira coisa a se fazer é garantir que o perímetro seja a prova de fugas e que dentro dele o porquinho não tenha acesso a cabos, plantas ou outros materiais perigosos. O parque pode ser feito tanto em áreas internas quanto externas. É claro que você pode colocar nele todos os brinquedos que quiser, além de água e comida, se o porquinho for passar muito tempo lá dentro.

Você pode construir a estrutura utilizando molduras de madeira e uma malha de metal para fechá-la por completo, inclusive na parte superior, formando uma caixa. Não é necessário ter uma base, no entanto se você quiser que o parque tenha um solo pode utilizar uma piscina inflável infantil.

Se você notar que depois de um dia de brincadeiras o seu pet está muito sujo, recomendamos que você leia nosso artigo sobre como dar banho em porquinho-da-índia corretamente.

Como fazer brinquedos para porquinho-da-índia - Parque para porquinhos-da-índia

Como fazer brinquedos para porquinho-da-índia com bolas de papel

Uma opção muito simples à qual você pode recorrer se não for especialmente habilidoso é uma bola de papel. Para fazer esse brinquedo para porquinho-da-índia, não tem muito segredo, basta amassar uma folha de papel e fazer uma bola.

O porquinho vai gostar de arrastá-la por todo seu espaço e tentar desdobrá-la. Se ele comer o papel, você deve retirar a bolinha. Outra opção é fazer a bola com corda natural, para que ele possa roê-la sem qualquer problema. Alguns porquinhos-da-índia aprendem a pegar e devolver a bola que jogamos para eles.

Como fazer brinquedos para porquinho-da-índia - Como fazer brinquedos para porquinho-da-índia com bolas de papel

Labirinto para porquinho-da-índia

O labirinto é mais um brinquedo que você pode fazer e deixar mais complicado de com a habilidade do pet. Independente se é um labirinto para porquinho-da-índia simples ou complexo, o mais importante é escolher materiais que não sejam tóxicos. Não se esqueça de que os porquinhos vão roê-lo.

Os materiais mais utilizados para construir labirintos são a madeira, que é mais durável e o papelão. A ideia é fazer uma base com paredes unidas por cola não-toxica ou pregos. Logicamente, a disposição das paredes formará um típico labirinto. É necessário fazer um esboço de como você quer o labirinto antes de começar a cortar e pregar.

É importante levar em consideração o tamanho do porquinho-da-índia para garantir que ele não consiga escapar e que passe tranquilamente por todos os corredores. O labirinto também pode ser fechado com malha na parte superior.

Como fazer brinquedos para porquinho-da-índia - Labirinto para porquinho-da-índia

Casinha para porquinho-da-índia

As caixas de papelão são o produto perfeito para fazer casinha para porquinho-da-índia, embora você também possa usar caixas de plástico não-tóxico ou madeira. As casinhas para esses animais não são apenas um abrigo ou local de descanso, também podem ser usadas para brincar.

Dependendo de como você fizer este brinquedo para porquinho-da-índia, ele pode se tornar um lugar de diversão para o pet. Nesse caso, o espaço é importante. Você pode usar caixas de sapato viradas de cabeça para baixo. O objetivo é montar diferentes alturas e criar várias aberturas que servirão como portas e janelas para que o porquinho-da-índia possa correr, subir e descer, não apenas se abrigar.

Como fazer brinquedos para porquinho-da-índia - Casinha para porquinho-da-índia

Brinquedos para porquinho-da-índia que ele possa comer

Não há nada a explicar sobre como fazer esses brinquedos para porquinho-da-índia, já que se trata apenas de dar comida para eles. O truque é transformar isso em uma brincadeira. Por exemplo, esconder pedaços de frutas ou barrinhas especiais para porquinhos-da-índia, assim você pode entreter o seu pet.

O resultado é uma forma de enriquecimento ambiental essencial para o bem-estar do seu bichinho. Uma ideia a para isso é oferecer a ele um vaso com vegetais comestíveis plantados. Desta forma, o porquinho-da-índia vai se divertir cavando a terra e comendo. Lembre-se de fazer isso em um chão fácil de limpar.

Como fazer brinquedos para porquinho-da-índia - Brinquedos para porquinho-da-índia que ele possa comer

Brinquedos para porquinhos-da-índia caseiro e fácil

Qualquer brinquedo que você oferecer ao seu porquinho-da-índia pode ser transformado em um brinquedo pendurado, basta amarrá-lo em um ponto mais alto, levando em consideração o tamanho do porquinho-da-índia para que consiga alcançá-lo. É simples assim fazer brinquedos caseiros para porquinhos-da-índia.

Valem tanto as bolas quanto comidas, ou até casinhas e camas feitas com panos velhos colocados como uma rede. Por outro lado, as escadas suspensas podem ser usadas para subir em diferentes alturas.

Como fazer brinquedos para porquinho-da-índia - Brinquedos para porquinhos-da-índia caseiro e fácil

Brinquedos para porquinhos-da-índia roer

Basta observar um pouco o seu porquinho-da-índia para perceber que ele vai roer tudo o que encontrar pela frente. Portanto, fazer brinquedos caseiros para porquinho-da-índia que eles possam roer é simples, mas você deve sempre se certificar de utilizar um material não-tóxico.

Um clássico são os pedaços de madeira. O truque é organizá-los de diferentes maneiras para oferecer produtos inovadores de tempos em tempos. Por exemplo, você pode amarrar vários pedaços juntos com uma corda. Também pode fazer pequenas caixas nas quais o porquinho pode se esconder. De toda forma, este tipo de brinquedo não pode faltar, porque o porquinho-da-índia precisa desgastar seus dentes.

Como fazer brinquedos para porquinho-da-índia - Brinquedos para porquinhos-da-índia roer

Brinquedos para porquinho-da-índia com rampa

As rampas são um complemento que pode ser adicionado às casinhas ou usado para subir e descer, se o porquinho tiver espaços em várias alturas. É justamente essa a sua graça, pois permitem que o porquinho-da-índia se exercite enquanto se diverte explorando os arredores.

Portanto, são outro elemento de enriquecimento ambiental. Como fazer este brinquedo caseiro para porquinho-da-índia é simples, uma vez que basta anexar uma madeira, papelão duro ou uma escada. Como sempre, tamanho e comprimento devem ser medidos, pois não pode se tornar um obstáculo intransponível. Você também precisa monitorar a segurança, para que o porquinho-da-índia não escorregue e caia.

Como fazer brinquedos para porquinho-da-índia - Brinquedos para porquinho-da-índia com rampa

Rolo de feno para porquinhos-do-índia

Encerramos essas ideias de como fazer brinquedos para porquinho-da-índia com um clássico, o rolo de feno. É um brinquedo muito fácil de fazer e, em geral, de grande sucesso. É feito com um rolo de papel higiênico e feno.

Com uma tesoura, faça pequenos cortes nas duas bordas do rolo para abri-lo um pouco mais e introduza nele todo o feno que conseguir. O porquinho-da-índia se divertirá movendo o rolo por todo seu espaço e a vantagem é que ele também pode comer o feno.

Se deseja ler mais artigos parecidos a Como fazer brinquedos para porquinho-da-índia, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Cuidados básicos.

Vídeos relacionados com Como fazer brinquedos para porquinho-da-índia

1 de 3
Vídeos relacionados com Como fazer brinquedos para porquinho-da-índia

Escrever comentário sobre Como fazer brinquedos para porquinho-da-índia

Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?

Como fazer brinquedos para porquinho-da-índia
1 de 10
Como fazer brinquedos para porquinho-da-índia

Voltar ao topo da página