Outros problemas de saúde

Diarreia em coelhos - Causas e tratamento

Equipe editorial do PeritoAnimal
Por Equipe editorial do PeritoAnimal. Atualizado: 18 abril 2023
Diarreia em coelhos - Causas e tratamento
Coelhos

Ver fichas de  Coelhos

A diarreia em coelhos é um problema muito comum que muitos tutores enfrentam. Quando um coelho tem diarreia, é um sinal de que algo pode estar errado com a sua saúde e precisa ser tratado imediatamente. A diarreia pode ser causada por vários motivos, como infecções, parasitas, alimentação inadequada ou estresse.

Para ajudar um coelho com diarreia a se recuperar, é importante que você saiba como cuidar dele corretamente. Neste artigo do PeritoAnimal, vamos explicar as causas da diarreia em coelhos, os sintomas que seu coelho pode apresentar, como tratar a diarreia em casa e quando é necessário levar seu coelho ao veterinário. Além disso, vamos compartilhar dicas úteis para prevenir a diarreia em coelhos e manter seu coelho saudável e feliz.

Índice

  1. O que fazer se o meu coelho tem diarreia
  2. Sintomas de um coelho com diarreia
  3. Causas de diarreia em coelhos
  4. Tratamento para um coelho com diarreia
  5. Como prevenir a diarreia em coelhos

O que fazer se o meu coelho tem diarreia

Quando um coelho sofre diarreia, independentemente da causa que a origine, está sofrendo uma enterite, ou seja, uma inflamação dos enterócitos ou células intestinais que são imprescindíveis para uma adequada assimilação dos nutrientes.

Como veremos mais à frente, a enterite pode ser causada por diversos fatores, mas também pode ser idiopática, ou seja, sem nenhuma causa conhecida, de qualquer forma, o mais importante e que este sinal possui uma taxa de mortalidade que oscila entre 10 a 20% dos animais afetados.

A diarreia pode levar a uma grave desidratação e desnutrição, por isso se observarmos que o nosso pet tem diarreia, devemos acudir com a maior urgência possível ao veterinário.

Diarreia em coelhos - Causas e tratamento - O que fazer se o meu coelho tem diarreia

Sintomas de um coelho com diarreia

Como identificar diarreia em coelhos? Como saber se um coelho está com diarreia? Embora o sinal clínico mais evidente seja a observação de fezes mais moles do que o normal, existem diferentes graus ou tipos de diarreia em coelhos:

  • Fezes moles
  • Fezes profusas
  • Fezes líquidas

Além disso, outra forma mais evidente de detectar diarreia em coelhos é observar que as patas, a zona anal e perianal estão manchadas. Outros sintomas que podemos encontrar em um coelho com diarreia:

  • Hipovolemia
  • Anorexia
  • Desidratação

Descubra as plantas tóxicas para coelhos neste outro artigo.

Causas de diarreia em coelhos

Se você também se pergunta o que pode causar a diarreia nos coelhos, saiba que ela pode ser infecciosa ou não, e apresentar diversos graus de gravidade segundo a patologia subjacente.

Vejamos quais são os problemas mais comuns que originam este sintoma:

  • Coccidiose: Trata-se de uma doença infecciosa originada por parasitas que afeta principalmente aqueles coelhos submetidos ao estresse que provoca a fase de desmame. Estes parasitas podem afetar de forma específica o intestino ou o fígado, mas em ambos os casos estamos diante de uma doença grave e que se manifesta com diarreia, entre outros sintomas.
  • Dietas com excesso de proteínas: O intestino do coelho está colonizado normalmente pelas bactérias Clostridium Spiriforme e Escherichia Coli, no entanto, quando o coelho ingere demasiadas proteínas através da sua alimentação, estas bactérias têm a capacidade de proliferar e produzir uma toxina que causará diarreia.
  • Dietas baixas em fibra e altas em carboidratos: Por um lado, com pouca ingestão de fibra a motilidade intestinal torna-se mais lenta e as fezes permanecem durante mais tempo em contato com a mucosa intestinal. Este fato junto com uma elevada quantidade de carboidratos favorece a proliferação das bactérias que foram mencionadas anteriormente.
  • Toma antibióticos: A lincomicina, penicilina, ampicilina e eritromicina produzem diarreia no coelho porque atacam de forma muito específica determinadas bactérias e os germes que não são sensíveis a este tipo de antibióticos têm a possibilidade de proliferar massivamente, uma vez que não contam com a concorrência bacteriana, visto que as outras bactérias que controlam as suas colônias também são eliminadas pelos antibióticos.
  • Mudanças bruscas na alimentação: Qualquer mudança que se introduza na alimentação de forma brusca irá gerar mudanças na flora intestinal do coelho, o que originará um quadro agudo de diarreia.
  • Idiopática: Como foi mencionado anteriormente, a diarreia no coelho pode ter uma causa desconhecida.

No caso mais leve a diarreia pode ser causada pela alteração alimentar mas no caso mais grave pode ser causada por uma coccidiose, a qual é altamente letal para o coelho, por isso queremos recordar novamente a importância de acudir de forma urgente ao veterinário.

Diarreia em coelhos - Causas e tratamento - Causas de diarreia em coelhos

Tratamento para um coelho com diarreia

O que fazer para ajudar um coelho com diarreia? Como tratar? O tratamento para diarreia em coelhos depende da causa subjacente, mas geralmente inclui terapia com fluidos para evitar a desidratação e inanição. Isso pode incluir a alimentação semi-sólida por meio de uma seringa.

Dependendo da causa subjacente, os seguintes tratamentos podem ser usados:

  • Para uma alimentação inadequada, como uma dieta rica em proteínas e carboidratos e baixa em fibras, deve-se introduzir mudanças progressivas na alimentação até alcançar uma dieta adequada e equilibrada para o coelho.
  • Para antibióticos que causam diarreia prescritos pelo veterinário, deve-se prevenir esse efeito colateral com uma dieta de feno e suplementos vitamínicos.
  • Para mudanças abruptas na alimentação, deve-se fornecer terapia com fluidos, estabilizar a alimentação e pode ser necessário um suplemento nutricional para restaurar a flora intestinal.
  • Para coccidiose, o veterinário prescreverá um antibiótico do grupo das sulfamidas e também será necessário iniciar uma alimentação semi-sólida administrada com seringa.

Se você está se perguntando o que dar para o seu coelho com diarreia ou se há tratamentos caseiros para diarreia em coelhos, a melhor opção é consultar um veterinário antes de aplicar qualquer tratamento por conta própria.

Diarreia em coelhos - Causas e tratamento - Tratamento para um coelho com diarreia

Como prevenir a diarreia em coelhos

Prevenir a diarreia em coelhos nem sempre será possível, mas usando algumas medidas higiênico-dietéticas conseguimos proteger em maior medida o nosso coelho:

  • O coelho deve ter sempre à sua disposição feno e água fresca
  • É importante complementar a sua alimentação com snacks ricos em fibra, sempre específicos para coelhos
  • Devemos manter a gaiola em ótimas condições de higiene
  • Devemos procurar dar ao nosso coelho um ambiente tranquilo para prevenir situações de estresse
  • Se for preciso fazer alguma mudança na alimentação, esta deve ser feita de forma progressiva
  • É importante observar diariamente o coelho para detectar com a maior antecedência possíveis sinais patológicos.

 

Diarreia em coelhos - Causas e tratamento - Como prevenir a diarreia em coelhos

Agora que você já sabe os sintomas, causas e como tratar um coelho com diarreia, não perca o vídeo a seguir no qual listamos 10 sintomas de um coelho doente para que você possa identificá-los rapidamente:

Este artigo é meramente informativo, no PeritoAnimal.com.br não temos capacidade para receitar tratamentos veterinários nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Sugerimos-lhe que leve o seu animal de estimação ao veterinário no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se deseja ler mais artigos parecidos a Diarreia em coelhos - Causas e tratamento, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Outros problemas de saúde.

Escrever comentário
Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
10 comentários
A sua avaliação:
Edson Rodrigo fachinello
Olá Boa noite!
Tenho uma pergunta para fazer.
Iniciei uma criação de coelhos gigante a uns dois dias uma das minhas fêmeas confessou com diarreia tipo de uma clara de ovo, hoje o macho que está com ela confessou com diarreia também.
Será que pode ser algo contagioso?
Moro no estado do Mato Grosso e trouxemos eles do Rio Grande do Sul será que a causa pode ser a mudança de clima e alimentação?
Obrigado pela atenção.
Equipe editorial do PeritoAnimal (Editor/a de PeritoAnimal)
Olá, Edson. Como vai? É melhor que um profissional avalie pessoalmente os coelhos para prescrever um diagnóstico. Você pode levá-los? Aqui você encontrará alguns veterinários gratuitos e de custos baixos: https://www.peritoanimal.com.br/veterinario-gratuito-locais-de-atendimento-gratis-e-com-precos-baixos-23144.html
A equipe do PeritoAnimal deseja rápidas melhoras!
A sua avaliação:
Ângelo
O meu coelho está com dificuldades para evacuar pareçe q tem as feses mais duras.... o que posso fazer ? Obg !!
Aliny
Oi minha coelha tem 4 meses ela comeu babosa e hoje amanheceu fazendo cocô mole e não está comendo está meio triste o que fazer?
Claudia
Faz 3 dias que comprei minha coelhinha e no primeiro dia dei ração e maçã e no 3 dia ela começou evacuar mole o que faço
Mariana Castanheira (Editor/a de PeritoAnimal)
Oi Claudia! Ela continua defecando mole? Você deve consultar um veterinário se a situação persistir.
A sua avaliação:
Larissa
Meu coelhinho está com diarréia, começou hoje do nada, ele tá meio tristinho e quietinho, já limpei a gaiola dele e noto que ainda está saindo. Meio aguado mas está.
Caso ele não apresenta melhoras ate de noite levarei ele ao veterinário :(
Mariana Castanheira (Editor/a de PeritoAnimal)
Oi Larissa! Você consultou um médico veterinário? Como está o seu coelho?
Stéfany
Oi meu Coelho já é adulto é minha mãe tem a planta babosa e meu Coelho comeu a planta e agora está com diarreia.Oque eu faço?me ajuda pfv
Renata
Oi! Minha coelha morreu e deixou 4 filhotinhos eles tem 24 dias de nascido e estou dando leite zero lactose só que deu diarreia em dois deles fasso oq? Estou dando antitoxico e cha da goiaba o que fasso?
Laura Moraes
Oi, poderia me ajudar? o meu coelho começo hoje ter diarreia, na verdade é um coco mole, eu percebi que o cocozinho dele tava grande domingo mas não tava mole, dai a partir de ontem ele começo a defecar dessa forma, parei de dar alface pra ele, acho que foi isso que ocasiono, agora dei ração, e repolho pra ele. Oque posso dar para ele melhorar? se ele não melhorar vo levar no veterinário.
Mariana Castanheira (Editor/a de PeritoAnimal)
Oi Laura! Ele está comendo bem o feno? Existiu alguma mudança recente na alimentação dele?
Kelly
Meu Coelho está muito mole a dias mal mal come n fica em pé respiração fraca
Mariana Castanheira (Editor/a de PeritoAnimal)
Oi Kelly! A situação que você descreve é urgente e precisa de atenção veterinária o quanto antes. Consulte um especialista em animais exóticos. Rápidas melhoras para o seu coelho.
gabymei
Recentemente ganhei um coelho ainda pequeno ele não come mais nada a não se a ração já tendei da cenoura e outra verdura mais ele não come só que de um dias pra cá comecei a notar que ele não ta fazendo coco normal e pelo fato que ele comer muita raçao achoo que ele pode estar com diarreia ..... vcs poderiam me ajudar nesta questao ?
Mariana Castanheira (Editor/a de PeritoAnimal)
Oi Gaby! Existem várias possíveis causas para ele não estar a comer feno como deveria. A principal causa é o sobrecrescimento dentário. Você deveria levar ele no veterinário de animais exóticos para examinarem os dentes, já que é necessário um otoscópio para ver os molares. Leia este artigo sobre essa matéria: https://www.peritoanimal.com.br/crescimento-anormal-dos-dentes-do-coelho-20062.html
1 de 5
Diarreia em coelhos - Causas e tratamento