Outros problemas de saúde

Crescimento anormal dos dentes do coelho

 
Equipe editorial do PeritoAnimal
Por Equipe editorial do PeritoAnimal. Atualizado: 12 maio 2023
Crescimento anormal dos dentes do coelho
Coelhos

Ver fichas de  Coelhos

Uma das principais doenças que costumam aparecer nos coelhos domésticos é o sobrecrescimento dental. Mas o que fazer quando o dente do coelho cresce demais?

Na natureza estes animais desgastam os seus dentes mastigando plantas fibrosas continuamente. Ao contrário dos coelhos selvagens, é comum que os domésticos tenham um excessivo crescimento dos incisivos, molares ou pré-molares devido à falta de ingestão de feno e forragem. Os dentes destes animais crescem de forma contínua (aproximadamente 1 centímetro por mês), e se não forem desgastados podem crescer mais do que o suposto e provocar sérios problemas para o nosso animal de estimação.

Continue lendo este artigo do PeritoAnimal para saber tudo sobre o crescimento anormal dos dentes do coelhos e como ajudar um coelho com dentes grandes demais.

Índice

  1. Por que meu coelho tem dentes muito grandes?
  2. Como saber se meu coelho tem dentes muito grandes?
  3. O que fazer quando o dente do coelho cresce demais?
  4. Como cuidar dos dentes de um coelho

Por que meu coelho tem dentes muito grandes?

Antes de descobrir o que fazer quando o dente do coelho cresce demais, é importante conhecer as principais causas que originam esta doença:

  • Falta de feno ou forragem na dieta: é a causa mais comum e habitual. Muitos coelhos são alimentados exclusivamente à base de rações granuladas industriais, fáceis de mastigar e que apenas provocam uma pequena erosão nos dentes.
  • Genética: alguns coelhos nascem com algumas mal-formações de origem genética (prognatismo mandibular). São animais que apresentam tamanhos diferentes na mandíbula e no maxilar, provocando uma má oclusão da boca.
  • Traumas ou pancadas: pancadas na boca do animal podem fazer com que o dente cresça numa posição incorreta, originando uma má oclusão bucal.

Neste outro artigo te contamos 15 sinais de dor em coelhos.

Como saber se meu coelho tem dentes muito grandes?

Estes são os sintomas mais comuns que se podem observar em coelhos com dentes grandes demais:

  • Anorexia e perda de peso: o animal sente dor ao roçar com o dente de cada vez que tenta comer. Pode ter incapacidade física para mastigar devido à posição dos dentes. Inclusivamente é incapaz de pegar o alimento com a boca. O seu aspeto é delgado.
  • Dentes desalinhados: provocam danos e feridas nas gengivas, paladar ou nos lábios. A má oclusão dos incisivos é a mais comum e mais fácil de detectar por parte dos proprietários, o mesmo não acontece com os molares e pré-molares. Muitas vezes os proprietários vão ao veterinário porque o seu pet está magro ou come pouco, sem primeiro prestar atenção ao estado dos seus dentes.
  • Problemas oculares: em alguns casos os abcessos nos dentes molares e pré-molares podem originar um aumento da pressão do olho, fazendo com que este saia para fora e podendo, inclusivamente, lesionar o nervo ótico. Podem também existir excesso de lacrimejamento.
Crescimento anormal dos dentes do coelho - Como saber se meu coelho tem dentes muito grandes?

O que fazer quando o dente do coelho cresce demais?

O crescimento excessivo dos dentes em coelhos, como você viu, é um problema comum e pode causar desconforto, dor e problemas de alimentação. Para tratar o problema, é importante levar o coelho ao veterinário especializado em animais exóticos o mais rápido possível. O veterinário poderá avaliar o comprimento e a forma dos dentes do coelho e, se necessário, realizar o procedimento de corte ou moagem dos dentes.

Além disso, para prevenir o crescimento excessivo dos dentes, é importante fornecer uma alimentação adequada, rica em fibras e com baixo teor de carboidratos e açúcares, que ajuda a desgastar naturalmente os dentes do coelho. Também é importante fornecer brinquedos e materiais para roer, como blocos de madeira, para ajudar a desgastar os dentes do coelho.

Um coelho com dente grande demais deve ser levado ao veterinário porque, como você viu, talvez seja necessário até mesmo extrair o dente. Por isso, para evitar sofrimentos desnecessários, é importante observar bem o peludo para identificar o problema antes que seja muito tarde.

Como cuidar dos dentes de um coelho

Como vimos anteriormente, manter a saúde dos dentes do seu coelho é extremamente importante. Para prevenir o problema do crescimento excessivo dos dentes, a alimentação do seu coelho deve ser completa e equilibrada, contendo:

  • Feno (80% da dieta)
  • Pellets (10% da dieta)
  • Vegetais e folhas verdes (10% da dieta)

Caso o seu coelho não coma feno, que é essencial para a manutenção dos seus dentes, é importante investigar o porquê: se o heno está em mau estado, se ele não gosta daquele tipo específico de heno, se está comendo muitos pellets e enchendo o estômago, se está doente ou se tem algum problema dental.

Além disso, é recomendado observar os dentes do coelho periodicamente para evitar surpresas.

Agora que você já sabe como cuidar dos coelhos com dentes grandes, se você quer saber mais sobre como cuidar dos dentes e da saúde geral do seu coelho, confira nosso artigo sobre cuidados com coelhos no site PeritoAnimal.

Crescimento anormal dos dentes do coelho - Como cuidar dos dentes de um coelho

Este artigo é meramente informativo, no PeritoAnimal.com.br não temos capacidade para receitar tratamentos veterinários nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Sugerimos-lhe que leve o seu animal de estimação ao veterinário no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se deseja ler mais artigos parecidos a Crescimento anormal dos dentes do coelho, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Outros problemas de saúde.

Escrever comentário
Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 de 3
Crescimento anormal dos dentes do coelho