Diarreia em coelhos - Causas e tratamento

Diarreia em coelhos - Causas e tratamento

Os coelhos já deixaram de ser simples animais de granja para se converterem cada vez com maior frequência em adoráveis pets que reúnem as características mais ideais para várias pessoas.

Um coelho obviamente é muito diferente de um cachorro ou de um gato e a atenção que requer também é diferente, no entanto, isto não quer dizer que não precise de uns determinados cuidados, visto que como todos os animais, precisa de umas condições de saúde ótimas para poder ter um estado de completo bem-estar.

As desordens gastrointestinais nos coelhos podem ser tão frequentes como graves, uma vez que podem levar à desidratação e fome, por este motivo, neste artigo do PeritoAnimal mostramos-lhe as causas e tratamento da diarreia em coelhos.

O que fazer se o meu coelho tem diarreia

Quando um coelho sofre diarreia, independentemente da causa que a origine, está sofrendo uma enterite, ou seja, uma inflamação dos enterócitos ou células intestinais que são imprescindíveis para uma adequada assimilação dos nutrientes.

Como veremos mais à frente, a enterite pode ser causada por diversos fatores, mas também pode ser idiopática, ou seja, sem nenhuma causa conhecida, de qualquer forma, o mais importante e que este sinal possui uma taxa de mortalidade que oscila entre 10 a 20% dos animais afetados.

A diarreia pode levar a uma grave desidratação e desnutrição, por isso se observarmos que o nosso pet tem diarreia, devemos acudir com a maior urgência possível ao veterinário.

Causas de diarreia em coelhos

As causas da diarreia nos coelhos são várias, podendo ser infecciosas ou não, e adquirindo diversos graus de gravidade segundo a patologia subjacente.

Vejamos quais são os problemas mais comuns que originam este sintoma:

  • Coccidiose: Trata-se de uma doença infecciosa originada por parasitas que afeta principalmente aqueles coelhos submetidos ao estresse que provoca a fase de desmame. Estes parasitas podem afetar de forma específica o intestino ou o fígado, mas em ambos os casos estamos diante de uma doença grave e que se manifesta com diarreia, entre outros sintomas.

  • Dietas com excesso de proteínas: O intestino do coelho está colonizado normalmente pelas bactérias Clostridium Spiriforme e Escherichia Coli, no entanto, quando o coelho ingere demasiadas proteínas através da sua alimentação, estas bactérias têm a capacidade de proliferar e produzir uma toxina que causará diarreia.

  • Dietas baixas em fibra e altas em carboidratos: Por um lado, com pouca ingestão de fibra a motilidade intestinal torna-se mais lenta e as fezes permanecem durante mais tempo em contato com a mucosa intestinal. Este fato junto com uma elevada quantidade de carboidratos favorece a proliferação das bactérias que foram mencionadas anteriormente.

  • Toma de antibióticos: A lincomicina, penicilina, ampicilina e eritromicina produzem diarreia no coelho porque atacam de forma muito específica determinadas bactérias e os germes que não são sensíveis a este tipo de antibióticos têm a possibilidade de proliferar massivamente, uma vez que não contam com a concorrência bacteriana, visto que as outras bactérias que controlam as suas colônias também são eliminadas pelos antibióticos.

  • Mudanças bruscas na dieta: Qualquer mudança que se introduza na alimentação de forma brusca irá gerar mudanças na flora intestinal do coelho, o que originará um quadro agudo de diarreia.

  • Idiopática: Como foi mencionado anteriormente, a diarreia no coelho pode ter uma causa desconhecida.

No caso mais leve a diarreia pode ser causada pela alteração alimentar mas no caso mais grave pode ser causada por uma coccidiose, a qual é altamente letal para o coelho, por isso queremos recordar novamente a importância de acudir de forma urgente ao veterinário.

Tratamento da diarreia em coelhos

O tratamento da diarreia em coelhos dependerá do fator que a esteja originando, embora geralmente será recomendável iniciar uma terapia com fluídos que pode incluir a alimentação semi sólida por via de uma seringa, uma vez que o objetivo prioritário será evitar a desidratação e inanição.

Consoante a causa subjacente podem ser usados os seguintes tratamentos:

  • Em caso de uma dieta elevada em proteínas e carboidratos e baixa em fibra deverão introduzir-se de forma progressiva alterações na alimentação até obter uma dieta adequada e equilibrada para o nosso coelho.

  • Se por prescrição veterinário devemos administrar ao coelho alguns dos antibióticos que causam diarreia, devemos prevenir este efeito colateral com uma alimentação à base de forragem e complementos vitamínicos.

  • Se a diarreia é causada por uma mudança brusca na dieta, devemos fornecer uma terapia com fluídos, tentando estabilizar a alimentação e pode ser necessário algum complemento nutricional para restaurar a flora intestinal.

  • Quando a diarreia é causada por coccidiose o veterinário deve poderá prescrever um antibiótico do grupo das sulfonamidas e além disso será necessário iniciar uma alimentação semi sólida administrada com seringa.

Conselhos para prevenir a diarreia em coelhos

Prevenir a diarreia em coelhos nem sempre será possível, mas usando algumas medidas higiênico-dietéticas conseguimos proteger em maior medida o nosso coelho:

  • O coelho deve ter sempre à sua disposição feno e água fresca
  • É importante complementar a sua alimentação com snacks ricos em fibra, sempre específicos para coelhos
  • Devemos manter a gaiola em ótimas condições de higiene
  • Devemos procurar dar ao nosso coelho um ambiente tranquilo para prevenir situações de estresse
  • Se for preciso fazer alguma mudança na alimentação, esta deve ser feita de forma progressiva
  • É importante observar diariamente o coelho para detectar com a maior antecedência possíveis sinais patológicos.

 

Este artigo é meramente informativo, no PeritoAnimal.com.br não temos capacidade para receitar tratamentos veterinários nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Sugerimos-lhe que leve o seu animal de estimação ao veterinário no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se deseja ler mais artigos parecidos a Diarreia em coelhos - Causas e tratamento, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Outros problemas de saúde.