Problemas da pele

Dermatite úmida em cães - Sintomas, causas e tratamento

 
Maria Besteiros
Por Maria Besteiros, Auxiliar técnica veterinária. 7 abril 2023
Dermatite úmida em cães - Sintomas, causas e tratamento
Cachorros

Ver fichas de  Cachorros

A dermatite úmida em cães está incluída entre as doenças cutâneas com supuração de pus. Especificamente, é uma inflamação da pele com exsudação e perda de pelos que pode piorar se não for tratada a tempo. Por isso, devemos ir ao veterinário o mais rápido possível para nos certificarmos de que se trata deste tipo de dermatite e iniciar o tratamento.

A dermatite úmida é um problema relativamente comum, especialmente em raças que possuem uma camada de pelos internos muito densa e também durante a troca de pelo. Neste artigo do PeritoAnimal, falamos tudo sobre dermatite úmida em cachorros - sintomas, causas e tratamento.

Também lhe pode interessar: Dermatite em coelhos – Causas e tratamento

Índice

  1. O que é a dermatite úmida em cães?
  2. Causas da dermatite úmida em cães
  3. Sintomas de dermatite úmida em cães
  4. Diagnóstico de dermatite úmida em cães
  5. Como curar a dermatite úmida em cães? - Tratamento

O que é a dermatite úmida em cães?

A dermatite úmida no cachorro pode aparecer em qualquer parte do corpo. Além disso, é uma inflamação na pele em uma determinada região na qual também há perda de pelos. Além disso, ocorre exsudação. A lesão costuma ser circular, mas pode crescer muito rapidamente, já que é comum o cão morder e coçar na tentativa de aliviar o desconforto que essa dermatite causa. Isso pode agravar o quadro.

A dermatite úmida é conhecida por outros nomes, como dermatite piotraumática ou hot spot ("ponto crucial" em inglês). Existem várias causas que podem levar ao aparecimento desse tipo de dermatite, como veremos a seguir.

Abaixo apresentamos uma foto de dermatite úmida em um cachorro.

Dermatite úmida em cães - Sintomas, causas e tratamento - O que é a dermatite úmida em cães?
Imagem: ryah.ca

Causas da dermatite úmida em cães

Sabe-se que raças com uma camada interna densa, como o collie ou o pastor alemão, têm maior predisposição a sofrer de dermatite úmida, especialmente nos meses mais quentes e úmidos, quando a ventilação entre a pelagem diminui. Não é incomum detectar essa dermatite logo no início da troca de pelo, quando o pelo morto fica preso perto da pele.

A dermatite úmida também pode aparecer como uma complicação de algumas patologias que causam coceira, como alergias cutâneas, presença de parasitas externos, como pulgas ou ácaros, contato com algum irritante, infecções de ouvido, das glândulas anais ou simplesmente por escovar o cão menos do que o necessário.

A coceira leva o cão a coçar ou morder a área afetada, de modo que ocorrem lesões nas quais as bactérias crescem e o resultado é esse tipo de dermatite. Em geral, qualquer fator que provoque coceira e, consequentemente, o ato de se coçar do cão, pode acabar gerando a dermatite úmida.

Dermatite úmida em cães - Sintomas, causas e tratamento - Causas da dermatite úmida em cães

Sintomas de dermatite úmida em cães

A dermatite úmida no cachorro se manifesta como uma lesão circular na pele, sem pelos e perfeitamente delimitada por uma margem de pele e pelos normais. Essas leões medem cerca de 2,5 a 10 cm. Na apresentação típica, há exsudação, calor e eritema ou vermelhidão devido à inflamação que ocorre. Essa lesão aparece repentinamente e pode se espalhar em questão de horas. Além disso, costuma ser dolorosa e surgir mais de uma vez em diferentes locais.

Em algumas ocasiões, a exsudação pode não aparecer se o cão não morder a área, só se a coçar. No entanto, as causas que geram a dermatite úmida em cães e o restante das características serão as mesmas quando há exsudação. Por último, algumas dermatites úmidas, também chamadas de dermatite piotraumática, podem ser muito profundas. Os cães afetados podem ter febre e, além disso, também pode haver pus e mau cheiro.

Dermatite úmida em cães - Sintomas, causas e tratamento - Sintomas de dermatite úmida em cães

Diagnóstico de dermatite úmida em cães

A dermatite úmida no cachorro produz uma lesão característica que permite o seu diagnóstico a olho nu. Para descobrir a sua causa, o veterinário realizará um exame do animal, uma anamnese e os demais exames pertinentes. Por exemplo, pode-se fazer uma raspagem da pele para saber que bactérias estão presentes e prescrever assim o antibiótico mais efetivo contra elas. O importante é ir ao veterinário o mais cedo possível para evitar que, devido à mordida e lambedura do cão, a dermatite se agrave e seja mais complicado tratá-la.

Dermatite úmida em cães - Sintomas, causas e tratamento - Diagnóstico de dermatite úmida em cães

Como curar a dermatite úmida em cães? - Tratamento

Em primeiro lugar, é importante dizer que a visita ao veterinário é essencial, pois remédios caseiros para a dermatite úmida em cães podem piorar a situação do peludo. Na verdade, há várias opções naturais que podem auxiliar o tratamento prescrito pelo médico veterinário.

Antes de tudo, é necessário cortar o pelo que cerca a lesão e desinfetá-la com algum produto antisséptico, como um xampu de clorexidina. Dependendo da extensão da dermatite e da dor que o cão esteja sentindo, pode ser necessário sedá-lo para realizar uma limpeza mais profunda.

Após a higienização, o veterinário irá prescrever uma solução adstringente e antisséptica ou uma pomada à base de antibióticos e corticoides. Geralmente, são prescritas duas aplicações diárias por cerca de 10-14 dias. Em casos mais graves, como na dermatite úmida profunda, pode ser necessário um tratamento antibiótico por via oral.

É provável que seja necessário utilizar um colar elisabetano até que a lesão cicatrize para evitar que o cão tenha contato com ela. Em casos mais graves de dermatite úmida, pode-se considerar a sedação do animal por 1-2 dias. De qualquer forma, se a coceira que o cão está sentindo for muito intensa, o veterinário também pode prescrever corticoides nos primeiros dias.

Além de tratar diretamente a lesão para controlá-la e aliviar a dor, é importante buscar e tratar sua causa primária também. Por exemplo, aumentando a escovação se a dermatite úmida apareceu durante a troca de pelo ou aplicando produtos antiparasitários se alguma pulga for detectada.

Agora que você já sabe as causas, sintomas e tratamento para a dermatite úmida em cachorros, não perca nosso artigo com recomendações de remédios caseiros para a dermatite canina.

Dermatite úmida em cães - Sintomas, causas e tratamento - Como curar a dermatite úmida em cães? - Tratamento

Este artigo é meramente informativo, no PeritoAnimal.com.br não temos capacidade para receitar tratamentos veterinários nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Sugerimos-lhe que leve o seu animal de estimação ao veterinário no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se deseja ler mais artigos parecidos a Dermatite úmida em cães - Sintomas, causas e tratamento, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Problemas da pele.

Bibliografia
  • Carlson y Giffin. 2002. Manual práctico de veterinaria canina. Madrid. Editorial el Drac.
  • Rejas, Juan. 2003. Dermatología Clínica Veterinaria. Disponível em: <http://dermatologiaveterinaria.unileon.es/>. Acesso em 17 de março de 2023.
  • PDSA. Hot spots (acute moist dermatitis) in dogs. Disponível em: <https://www.pdsa.org.uk/pet-help-and-advice/pet-health-hub/conditions/hot-spots-acute-moist-dermatitis-in-dogs>. Acesso em 17 de março de 2023.
Escrever comentário
Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
Imagem: ryah.ca
1 de 6
Dermatite úmida em cães - Sintomas, causas e tratamento