Problemas da pele

Dermatite em coelhos – Causas e tratamento

 
YourVetPlanet (Pablo M.S.)
Por YourVetPlanet (Pablo M.S.), Veterinário. 17 novembro 2023
Dermatite em coelhos – Causas e tratamento
Coelhos

Ver fichas de  Coelhos

A dermatite em coelhos é uma patologia muito comum. Dessa forma, pode estar associada a diferentes doenças, desde infecções parasitárias até uma condição geral. Portanto, é necessário abordar esse problema tão comum em detalhes e explorar como pode ser resolvido.

Se você deseja saber mais sobre dermatite em coelhos – causas e tratamento, não deixe de conferir este artigo do PeritoAnimal.

Índice

  1. O que é dermatite em coelhos?
  2. Tipos de dermatite em coelhos
  3. Sintomas de dermatite em coelhos
  4. Causas da dermatite em coelhos
  5. Diagnóstico da dermatite em coelhos
  6. Tratamento da dermatite em coelhos

O que é dermatite em coelhos?

A dermatite em coelhos consiste em uma inflamação na pele que pode se manifestar de diferentes formas, dependendo do agente causador. É muito importante descrever o tipo de dermatite de nosso pet, pois, com base no tipo de lesões e na sua localização, a origem da doença e a abordagem diagnóstica correspondente podem variar.

Essa condição está relacionada aos coelhos que vivem em ambientes que não atendem às condições exigidas pela espécie, seja devido à falta de espaço, qualidade inadequada do substrato da gaiola, contato direto com as grades, variações extremas de temperatura, higiene inadequada e um protocolo de vermifugação inadequado. Além disso, a alimentação desempenha um papel fundamental em qualquer patologia de coelhos, uma vez que uma dieta desequilibrada pode levar a deficiências de aminoácidos essenciais e, consequentemente, ao surgimento de diversas doenças - não apenas dermatológicas.

Considerando tudo isso, se você está prestes a adotar um coelho pela primeira vez e não está familiarizado com as particularidades desse animal, é recomendável procurar um especialista em animais exóticos ou um centro veterinário que tenha um conhecimento aprofundado das necessidades básicas e de manutenção dessa espécie.

Tipos de dermatite em coelhos

Existem múltiplas apresentações da dermatite. No entanto, os tipos mais comuns de dermatite em coelhos, com base na sua localização, são:

  • Dermatite generalizada;
  • Dermatite no canal auditivo/orelha;
  • Dermatite perineal;
  • Dermatite abdominal;
  • Dermatite nas extremidades;
  • Dermatite no focinho;
  • Dermatite nas pálpebras;
  • Dermatite digital.

Além disso, podemos classificá-las de acordo com o tipo de lesões apresentadas pelo coelho:

  • Dermatite seborreica;
  • Dermatite atópica (coça muito);
  • Dermatite úmida;
  • Dermatite hiperqueratótica;
  • Urticária papular.

Sintomas de dermatite em coelhos

Os sintomas mais comuns da dermatite em coelhos são os seguintes, em ordem de mais a menos frequentes:

  • Coceira;
  • Vermelhidão na pele;
  • Desconforto;
  • Perda de pelo nas áreas afetadas;
  • Feridas e/ou crostas;
  • Caspa;
  • Vocalizações excessivas;
  • Mudança de comportamento;
  • Apatia;
  • Alterações nervosas (pouco frequentes);
  • Diarreia (pouco frequente).
Dermatite em coelhos – Causas e tratamento - Sintomas de dermatite em coelhos

Causas da dermatite em coelhos

As causas da dermatite em coelhos são bastante abrangentes, entretanto, os principais agentes envolvidos nessa doença são os seguintes:

  • Parasitas externos: os mais comuns são Psoroptes cuniculi e Cheyletiella parasitovorax. Esses ácaros são frequentes em coelhos selvagens, mas aqueles que têm acesso ao exterior ou estão em contato com outros animais têm uma alta probabilidade de serem contaminados. O primeiro destaca-se por causar crostas, inflamação e cera nas orelhas. Além disso, pode afetar o períneo, abdômen e extremidades, causando coceira intensa. O segundo causa menos coceira, mas a dermatite é generalizada, com abundância de caspa no dorso do animal. Confira nosso artigo sobre vermífugos para coelhos e evite esses parasitas;
  • Infecções fúngicas: geralmente são comuns em coelhos em contato com o exterior ou outros animais. Os dermatófitos mais prevalentes em coelhos são Trichophyton mentagrohytes, Microsporum canis e Microsporum gypseum. Costumam causar alopecia, eritema e crostas, principalmente afetando a cabeça e os dedos. O mais importante dessa infecção é que se trata de uma zoonose, ou seja, pode afetar pessoas que entrem em contato com esses animais;
  • Infecções bacterianas: estão relacionadas com más condições higiênicas. As bactérias mais implicadas são Staphylococcus spp, Streptococcus e Pasteurella. Dermatite úmida, pododermatite e dermatite perineal em coelhos geralmente estão relacionadas a esses agentes.
  • Alergias: coelhos, como outros animais, podem apresentar hipersensibilidade, seja a um alimento específico ou a partículas ambientais. No caso, as alergias estão intimamente relacionadas à dermatite atópica em coelhos;
  • Manejo inadequado: esta categoria inclui todos os fatores mencionados no início do artigo, ou seja, falta de espaço, substrato de má qualidade na gaiola, contato direto com as grades, mudanças extremas de temperatura, falta de higiene, dietas inadequadas, umidade excessiva, feridas, traumas e estresse.

Diagnóstico da dermatite em coelhos

O diagnóstico da dermatite em coelhos envolve seguir um protocolo padronizado com uma série de etapas. Em primeiro lugar, é necessário descrever as condições ambientais do animal, ou seja, o tipo de gaiola, substrato, dieta e frequência de limpeza. A melhor maneira de ajudar o veterinário a entender as condições em que o coelho se encontra é levar a gaiola para a consulta. Uma vez coletada essa informação, o próximo passo é descartar as demais causas não relacionadas ao manejo.

Para descartar parasitas, é necessário colher amostras de pele ou pelo com o objetivo de observá-los sob o microscópio. Em seguida, as infecções fúngicas podem ser diagnosticadas pelo uso da lâmpada de Wood, exame microscópico e cultura micológica. No caso de infecções bacterianas, o ideal é realizar uma cultura bacteriológica com seu respectivo antibiograma.

Por fim, as alergias são diagnosticadas descartando tudo o que foi mencionado anteriormente. Se forem de origem alimentar, a mudança na dieta pode ajudar a confirmar a suspeita. O mesmo ocorre se forem fatores ambientais, mas nessa situação é mais complicado identificar exatamente o que está causando a reação em nosso coelho. Nos últimos anos, estão sendo realizados painéis de alérgenos em algumas espécies, como entre os cães, então é algo que pode ser considerado como último recurso para descobrir a causa da dermatite.

Dermatite em coelhos – Causas e tratamento - Diagnóstico da dermatite em coelhos

Tratamento da dermatite em coelhos

O principal objetivo do tratamento é curar a dermatite em coelhos. Para isso, é necessário aplicar as informações obtidas no diagnóstico. Como regra geral, o coelho melhora sua qualidade de vida se seguirmos as recomendações do veterinário em relação ao seu manejo. Dessa forma, além de resolver seu problema atual, ele terá uma melhor qualidade de vida, evitando futuras doenças. Em outro artigo, oferecemos um guia completo sobre "Cuidados com coelho".

Por outro lado, dependendo da causa que está provocando a dermatite no anima, o tratamento poderá variar. Confira:

  • Se a causa for parasitária, o uso de antiparasitários como ivermectina, selamectina ou fipronil é muito útil;
  • O mesmo acontece com as infecções fúngicas, no entanto, geralmente estas demoram mais para se resolver. Os antifúngicos mais utilizados em coelhos são itraconazol, miconazol, cetoconazol, clotrimazol e enilconazol;
  • Infecções bacterianas geralmente são resolvidas com a aplicação de antibióticos tópicos e desinfetantes como o ácido hipocloroso;
  • No caso de alergias, o tratamento é semelhante ao de outros animais de estimação.

Como você pode ver, consultar um veterinário é essencial para encontrar a causa da dermatite e tratá-la. Portanto, ao primeiro sinal de problemas, consulte seu profissional de confiança e evite automedicar seu coelho.

Este artigo é meramente informativo, no PeritoAnimal.com.br não temos capacidade para receitar tratamentos veterinários nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Sugerimos-lhe que leve o seu animal de estimação ao veterinário no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se deseja ler mais artigos parecidos a Dermatite em coelhos – Causas e tratamento, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Problemas da pele.

Escrever comentário
Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 de 3
Dermatite em coelhos – Causas e tratamento