Cuidados básicos

Pode dar banho em cachorro com sabonete Protex?

Carla Moreira
Por Carla Moreira, Médica veterinária. 14 abril 2023
Pode dar banho em cachorro com sabonete Protex?
Cachorros

Ver fichas de  Cachorros

Dar banho no amigo peludo nem sempre é uma tarefa fácil. Várias dúvidas podem surgir, principalmente se o tutor for “pai” de primeira viagem ou se o cãozinho for filhote. Existe uma infinidade de produtos específicos para banhos em pets, como xampus, sabonetes, condicionadores, clareadores de pelos, removedores de manchas, e por aí vai...

Além desses produtos voltados para o público pet, ainda podemos contar com os sabonetes utilizados em pessoas, sejam adultos ou crianças. A humanização dos animais, consequência de uma grande aproximação entre o pet e seu tutor, acaba por prejudicar o animal em algumas situações, como nos banhos excessivos. Além disso, os banhos contam com produtos que nem sempre são indicados para os cães, podendo causar alteração na microbiota de sua pele.

Mas qual seria a frequência correta de banhos no cachorro? Pode usar sabonete humano em cães? E sabonete infantil? Pode dar banho em cachorro com sabonete protex? Se você também tem essas dúvidas, continue lendo este artigo do PeritoAnitmal, que explicará detalhes sobre a higiene canina.

Índice

  1. Pode dar banho no cachorro com sabonete Protex?
  2. Quando devo dar banho no cachorro?
  3. Qual o melhor horário para dar banho no cachorro?
  4. Pode dar banho no cachorro com detergente?
  5. Pode dar banho no cachorro com sabonete infantil?
  6. Pode dar banho no cachorro com sabonete Phebo?
  7. Pode dar banho no cachorro com sabonete Dove?
  8. Sabonetes para cachorros indicados por veterinários
  9. Como usar o sabonete para cachorro?

Pode dar banho no cachorro com sabonete Protex?

Sim, o sabonete Protex pode ser utilizado em cães. No entanto, a frequência do seu uso deverá ser reduzida, pois pode causar uma diminuição no número de bactérias benéficas na pele do cachorro, o que pode predispor a dermatites.

Agora que você já sabe que pode dar banho no cachorro com sabonete Protex, continue lendo este artigo pois vamos tirar várias dúvidas bastante comuns dos tutores sobre outros produtos para o banho em cães.

Quando devo dar banho no cachorro?

O primeiro banho do cachorro deverá ocorrer após a finalização do calendário vacinal básico, ou seja, por volta dos quatro meses de idade. Antes disso, o ideal é limpá-lo com lenços umedecidos ou panos úmidos. Essa indicação acontece porque o sistema imune do filhote ainda não é competente para superar algumas doenças infecciosas, havendo uma redução da imunidade do cachorro quando passa por estresses como o banho, desencadeada por frio e medo.

Após essa primeira fase de vida, quando já estiver com as vacinas em dia, o cachorro poderá tomar um banho por mês. Essa quantidade de banhos poderá ser alterada por indicação do médico veterinário em casos de problemas de pele, onde o animal precisará de um maior contato com medicamentos de uso tópico.

Neste outro artigo respondemos à pergunta: pode dar banho em cachorro filhote com 2 meses?

Qual o melhor horário para dar banho no cachorro?

Assim como as pessoas, os cães devem tomar banho nos horários mais quentes do dia, para evitar que sintam muito frio e adoeçam. Em dias chuvosos ou frios, é melhor evitar o banho nos peludos, podendo partir para o uso de lenços umedecidos, caso a situação seja emergencial.

Pode dar banho no cachorro com detergente?

Os detergentes fazem a sujeira aderir à água porque possuem uma característica especial: suas moléculas são formadas por duas partes distintas, sendo que uma delas se une à água e a outra tem afinidade com gorduras e substâncias oleosas em geral. Eles funcionam, então, como uma espécie de ponte entre o líquido e a sujeira[1].

Nesse momento você pode estar pensando que o detergente é uma excelente opção para deixar o seu amigo limpinho. Então será que pode dar banho no cachorro com detergente? Na verdade, não. Esse produto, quando usado em animais, retira o excesso de gordura presente na pele, o que pode deixá-la extremamente seca e ocasionar coceira. E aí começam os problemas: ao se coçar, o cachorro fere a pele, abrindo a barreira para a entrada de microrganismos patogênicos, resultando em dermatites e outras doenças.

Pode dar banho no cachorro com sabonete infantil?

Sim, você pode dar banho no cachorro com sabonete infantil. Sabonetes infantis são formulados para peles sensíveis, sendo de grande utilidade para os cães. No entanto, deve-se ter o cuidado de verificar se o sabonete não foi testado em animais, pois produtos infantis ainda costumam utilizar esse tipo de teste.

Pode dar banho no cachorro com sabonete Phebo?

O sabonete Phebo é muito bom, mas apenas para pessoas. Não devemos dar banho no cachorro com sabonete Phebo porque ele é bastante perfumado, o que pode dar alergia em alguns cachorros mais sensíveis, devido ao olfato extremamente potente.

Pode dar banho no cachorro com sabonete Dove?

Sim! O sabonete Dove é uma excelente opção para os cães, pois não causa ressecamento na pele, deixando-a mais hidratada. Possui um perfume suave, causando pouco incômodo aos peludos. Também é indicado para cães com seborreia seca, podendo ser utilizado com uma frequência maior que os outros sabonetes.

Sabonetes para cachorros indicados por veterinários

Você viu que não pode dar banho no cachorro com sabonete Protex nem com o Phebo, por outro lado, é permitido usar o Dove. Mas destacamos que existe uma infinidade de sabonetes para cachorros, alguns para banhos simples, outros para banhos terapêuticos. O importante é que, nos casos em que exista algum problema de pele, o sabonete seja indicado pelo médico veterinário.

Listaremos alguns sabonetes para cachorros tradicionalmente utilizados com segurança nos peludos:

  1. Sabonete Granado Coco para Cães e Gatos: é um sabonete suave, elaborado especialmente para os pets e a marca não faz teste em animais.
  2. Sabonete Sanol Dog Neutro: excelente sabonete para cães, com complexo restaurador, queratina vegetal e pH balanceado, o que favorece a hidratação da pele.
  3. Matacura: é um sabonete terapêutico, com ação desodorizante e antisséptica, possui triclosan em sua composição.
  4. Pet Clean Sabonete de Glicerina: indicado para uso antes do xampu, proporcionando limpeza e hidratação; possui extrato de cupuaçu e óleo de coco.

Como usar o sabonete para cachorro?

Para dar banho usando corretamente o sabonete para cachorro, recomendamos seguir este passo a passo:

  1. Após molhar a pelagem do cachorro, o sabonete deverá ser aplicado por todo o corpo, tendo o cuidado de não atingir os olhos.
  2. Faça movimentos contra o crescimento dos pelos, suavemente, para a formação de espuma.
  3. Deixe agir por alguns minutos e enxágue bem, retirando todo o excesso.
  4. A operação poderá ser repetida ou utilizar o xampu após o enxague da espuma do sabonete.
  5. Sempre lembrar de secar bem o animal após o banho, evitando que fique umidade em dobrinhas e áreas de difícil ventilação, como embaixo dos braços e nas virilhas.

O excesso de humidade pode deixar o ambiente propício à proliferação de bactérias e fungos, causando dermatites. O uso de secador de cabelo é contraindicado para cães braquicefálicos, devido à dificuldade em trocar calor por meio da respiração.

Se deseja ler mais artigos parecidos a Pode dar banho em cachorro com sabonete Protex?, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Cuidados básicos.

Referências
  1. Como funcionam os detergentes? Super Interessante, 2011. Disponível em https://super.abril.com.br/mundo-estranho/como-funcionam-os-detergentes/. Acesso em 14/04/2023.
Bibliografia
  • Maria, A.C.B.E. Estresse em cães durante o banho e tosa: análise de marcadores biológicos salivares, parâmetros fisiológicos e comportamentais e fatores ambientais predisponentes. Universidade de São Paulo, 2015. Disponível em https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/10/10133/tde-16092015-115043/publico/ANNA_CAROLINA_BARBOSA_ESTEVES_MARIA_Original.pdf. Acesso em 14/04/2023.
Escrever comentário
Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 comentário
A sua avaliação:
Edilaine
Bem confuso, no começo diz que sim podemos dar banho em cachorro com sabonete protex ,mas não com frequência, e no meio da leitura diz que não! Sim ou não?
Equipe editorial do PeritoAnimal (Editor/a de PeritoAnimal)
Oi, Edilaine. Como comentamos no texto, o sabonete da marca Protex pode sim ser usado para dar banho em cachorros. O que não é recomendado é o uso de detergentes e sabonetes da marca Phebo.
Um abraço!
Pode dar banho em cachorro com sabonete Protex?