Partilhar
Partilhar em:

Por que os gatos odeiam água?

Por que os gatos odeiam água?

Ver fichas de  Gatos

Os gatos são conhecidos pela sua higiene e cuidado pessoal e adoram beber água, mas no que diz respeito ao banho, não costumam gostar muito. Esta é uma tendência que sucede com todos os gatos? E o mais importante, por que os gatos odeiam água?

Esta é a pergunta que fazem todos os donos de gatos no momento em que têm que batalhar com o seu pet para lhe conseguir dar banho, ou quando vêm que o gato foge se for salpicado com um pouco de água.

Veja neste artigo do Perito Animal se este mistério é real ou se esta predisposição tem alguma justificação científica, e sobretudo, se todos os felinos sofrem deste terrível medo de se molharem. Descubra porque os gatos odeiam a água!

Também lhe pode interessar: 5 coisas que os gatos odeiam nos humanos

Comecemos pelo início

As teorias de conspiração felina contra o banho são várias. A principal tem a ver com a sua origem como espécie. A maioria dos gatos vivem em regiões desérticas no Oriente Médio, o que quer dizer que o acesso à água não era tão regular.

Posteriormente com a evolução e as migrações, os gatos foram experimentando a vida em outras zonas onde a água era mais frequente. Isto quer dizer que algumas raças de gatos têm nos seus genes uma tendência a manter-se afastados da água, enquanto que outras raças já se encontram mais habituadas.

De fato, os gato sentem um magnetismo pela água e podem ficar meio bobos apenas observando a água mas, ao mesmo tempo, sentem um certo respeito. É semelhante à reação que nós seres humanos temos com o oceano.

Sinto-me encurralado

Os gatos, embora domesticados, são animais selvagens na sua essência. Não gostam de se sentir presos e gostam de ter uma certa independência. Quando um gato se encontra empapado em água, o seu pelo pesa muito mais e isto faz comprometer a sua agilidade e mobilidade. A pele molhada converte-se em um antônimo de liberdade.

Gosto das coisas com calma

A maioria dos gatos adoram a água, e apesar de serem nadadores fantásticos, o que não gostam mesmo é de serem mergulhados nela e muito menos de forma inesperada. Os gatos adoram fazer as coias com calma e ter o seu próprio ritmo.

Os nossos felinos favoritos são animais de costumes e não gostam muito das surpresas, nem no dia do seu aniversário. Por isso é muito importante educá-los com uma rotina de banho desde que são filhotes, caso contrário, pode transformar-se em uma experiência desagradável para eles e fará com que a água tenha uma conotação negativa na vida do seu animal de estimação.

Uma coisa de cada vez

Os gatos adoram sentir que podem controlar o seu ambiente e as coisas que acontecem com eles. Por outro lado, são criatura extremamente curiosas, mas é uma curiosidade discreta e precavida, assim sendo, antes de experimentarem a água, um gato primeiro passará ao lado e com muita calma, por um lugar onde haja água, para só depois molhar a para, cheirar o líquido, meter a sua cabeça e assim sucessivamente. Tenha paciência, como sempre, nunca o force.

Não gosto como cheira

O cheiro da água é fundamental para que o gato se sinta interessado por ela. Os gatos são animais com um olfato muito desenvolvido e podem diferenciar entre a água fresca que vem de fontes naturais e a água processada com químicos.

Não é de surpreender ver os gatos desfrutando de um poço ou charco natural e ao mesmo tempo fugir desesperadamente de um banho na banheira ou de um jato de água de uma torneira.

Todas as teorias anteriores têm por base alguns estudos de especialistas em gatos, não só a nível científico, mas também a nível psicológico. No entanto, há muito por conhecer e os peritos continuam investigando o profundo e interessante mundo dos felinos domésticos.

E se quiser dar banho ao meu gato?

Embora seja possível limpar um gato sem o molhar, em casos de sujidade extrema isso não será possível. Se se encontra nesta situação será importante recorrer a produtos como por exemplo o xampu de lavagem a seco para gatos.

O gato gato que não quer tomar banho não deve ser forçado a tal. Apenas os gatos pequenos que tenham seguido um processo de socialização em que se tenha incluído a água, estão habituados e toleram esta rotina higiênica humana.

Não obstante, se o seu gato está acostumado ou ainda não experimentou dar-lhe banho e não sabe qual vai ser a sua reação, recomendamos-lhe que visite o nosso artigo sobre Dar banho ao gato em casa.

Se deseja ler mais artigos parecidos a Por que os gatos odeiam água?, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Curiosidades do mundo animal.

Comentários (0)

Escrever comentário sobre Por que os gatos odeiam água?

O que lhe pareceu o artigo?

Por que os gatos odeiam água?
1 de 7
Por que os gatos odeiam água?