Partilhar

Cuidados com gato Persa

Por Vanessa Lopes, Redatora do PeritoAnimal. Atualizado: 28 novembro 2018
Cuidados com gato Persa

Ver fichas de  Gatos

O gato Persa, com a sua aparência majestosa e a sua elegância, é um dos gatos mais conhecidos e mais apreciados, tanto pelo seu pelo tão bonito e o seu nariz achatado como pela sua personalidade. Efetivamente é um gato amável com um caráter muito calmo e carinhoso, pois gostam muito de mimos.

Mas pelas suas caraterísticas morfológicos o gato Persa precisa de cuidados diários e, na hora de adquirir um gato desta raça é importante saber que vai ter de lhe dedicar tempo para lhe dar os cuidados e as atenções que precisa.

Neste artigo do PeritoAnimal vamos lhe explicar em detalhe os cuidados a ter com um gato Persa.

Também lhe pode interessar: Cuidados com os gatos no verão

O pelo

O gato Persa tem um pelo comprido e abundante que precisa de cuidados diários, sendo necessário escovar o gato todos os dias com uma escova plana com cerdas de plástico. Também se pode utilizar uma escova de mental com cerdas redondas para não danificar a sua pele sensível.

Deve habituar o gato a esta rotina desde que é filhote para se converter em um momento de relaxamento, deve ser como uma massagem para o seu gato, para além de ser uma excelente oportunidade de compartilhar um momento com o seu pet. O objetivo é desfazer possíveis nós que se tenham formado e evitar que se formem novos, assim como eliminar todos os pelos mortos. É frequente que o gato Persa perca muito pelo em cada escovação.

Se não o escovar todos os dias irão se formar nós e a única opção será cortar o mesmo, deixando uma zona do seu corpo com pelos muitos curtos, estragando assim o seu pelo tão bonito e elegante.

Mas além desta consequência estética, isso poderia ter uma consequência ainda mais grave: o seu gato ao se lamber para se limpar irá engolir todos os pelos mortos que não retiramos, por não o ter escovado. Vão se formar assim tricobezoares, são bolas de pelo no trato intestinal. No melhor dos casos o gato Persa vomitará a bola de pelo, o que poderá causar-lhe uma obstrução intestinal e ser necessário levá-lo ao veterinário.

Além disso, se o pelo comprido do gato Persa for mal cuidado, poderá se converter em um ninho para pulgas. Tanto para manter a sua beleza como a sua saúde é importante escovar o seu gato Persa todos os dias.

Também pode dar banho ao seu gato Persa a cada 2 ou 3 meses, mais ou menos, dependendo do seu modo de vida, nunca mais de uma vez por mês e sempre com um shampoo específico para gatos que respeite o pH da sua pele e não a irrite.

Cuidados com gato Persa - O pelo

Os olhos

Os olhos do gato Persa lacrimejam, algo que pode ser mais ou menos abundante dependendo do gato e das épocas, mas em todos os casos devem ser limpos todos os dias com algodão ou papel higiênico suave molhado em água. Aplique o papel suave umedecido debaixo da zona lacrimal e do canto interno do olho tirando delicadamente as secreções acumuladas debaixo do e olho e no exterior de todo o olho, depois passe um papel suave seco e limpo.

Use um papel diferente para cada olho para evitar sujar um olho com as secreções do outro, ou transportar micro-organismos de um olho para o outro.

É muito importante realizar esta tarefa diariamente porque se não limpar os olhos do seu gato Persa, a secreção lacrimal abundante do gato vai se acumular e formará uma crosta e muitas vezes não será suficiente umedecer essa crosta para a tirar, tem de arranhar um pouco, deixando depois a pele desta zona muito irritada e com uma pequena ferida que se irá irritando com as novas secreções lacrimais do gato.

Em muitos gatos Persas a secreção lacrimal é tão grande, que é necessário realizar esta tarefa até 2 vezes por dia. Se vir que as lágrimas começam a ficar com uma zona avermelhada, vá até uma loja de animais e adquira um produto específico antioxidante.

Cuidados com gato Persa - Os olhos

As orelhas

Os gatos Persas produzem mais ou menos cerúmen dependendo do gato, mas regra geral aconselha-se realizar uma limpeza das orelhas todas as semanas para evitar a presença de ácaros, infecções por fungos ou bactérias e também para manter o gato habituado a este procedimento.

Com papel higiênico suave molhado em água limpe todo o pavilhão externo, pode utilizar um cotonete para limpar as dobras da orelha, mas nunca deverá colocar o cotonete dentro do ouvido, se tiver dúvidas é melhor usar apenas papel higiênico.

Cuidados com gato Persa - As orelhas

As unhas

As unhas do gato Persa devem ser cortadas a cada 2 semanas aproximadamente, é algo ao qual o gato deve se ir habituando desde que é filhote. Aconselhamos você a cortar as unhas antes de lhe dar banho, para facilitar assim a tarefa seguinte.

Costuma-se dizer que os gatos Persas são gatos sedentários que apenas vivem dentro de casa. Mas muitos são tão curiosos e aventureiros como outros gatos e saem para o jardim e caçam como qualquer outro gato. Se este é o caso do seu gato Persa, tenha em conta que se houver outros gatos na vizinhança, no caso de briga de gatos, o seu Persa com o nariz achatado não poderá se defender tão bem porque isso não lhe permite morder, e poderia ser vítima de mordidas de outros gatos. Evite que o seu gato passeie pelo exterior sem supervisão e evite qualquer possível agressão.

Cuidados com gato Persa - As unhas

A alimentação

Devido ao seu modo de vida frequentemente sedentário, o gato Persa costuma aumentar de peso facilmente, o que pode acarretar problemas cardíacos ter um risco maior que outras raças de sofrer de problemas de cálculos urinários, por isso deve ter uma alimentação equilibrada.

Para reduzir os riscos de sobrepeso e de cálculos urinários, deve certificar-se de que o seu gato faz exercício físico e deve dar-lhe comida em horário fixos. Nos nossos artigos poderá encontrar algumas dicas para prevenir a obesidade em gatos e de exercícios para gatos obesos.

Os cuidados do gato Persa são muito importantes para manter a sua beleza e mais importante ainda, para a sua saúde. Requer muito tempo, mas os nossos companheiros peludos merecem.

Você adotou recentemente um gato desta raça? Veja o nosso artigo de nomes para gatos persa.

Cuidados com gato Persa - A alimentação

Se deseja ler mais artigos parecidos a Cuidados com gato Persa, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Cuidados básicos.

Escrever comentário sobre Cuidados com gato Persa

Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?

Cuidados com gato Persa
1 de 6
Cuidados com gato Persa

Voltar ao topo da página