Conselhos de beleza

Como tirar os nós do gato persa

Vanessa Lopes
Por Vanessa Lopes, Redatora do PeritoAnimal. Atualizado: 5 dezembro 2017
Como tirar os nós do gato persa
Gatos

Ver fichas de  Gatos

Uma das principais caraterísticas do gato persa é o seu pelo comprido e suave. Mas, a verdade é que para o manter bonito, brilhante e saudável temos que dedicar tempo a cuidar dele com escovações e banhos regulares.

O gato persa, pelo seu caráter tranquilo e relaxado deixará se escovar sem qualquer problema. Para além disso, costuma ser um gato bastante vaidoso e sociável.

Independente do motivo que levou o seu gato a ter o pelo embaraçado, neste artigo do PeritoAnimal vamos lhe dar alguns conselhos de beleza para que saiba como tirar os nós do gato persa.

Também lhe pode interessar: Tirar os nós em gatos de pelo longo

Índice

  1. Tirar nós do pelo passo a passo
  2. Última opção: cortar o pelo
  3. Evitar que os nós do gato persa voltem a aparecer

Tirar nós do pelo passo a passo

Como referimos antes, é muito importante seguir os cuidados do pelo do gato persa para o manter suave e livre de nós. Se não o fizermos de forma adequada, podem começar a aparecer os primeiros nós. Se este é o seu caso, não se preocupe, de seguida damos-lhe um simples passo a passo para os eliminar.

Materiais necessários:

  • Pente
  • Condicionador a seco

Passos a seguir:

Antes de começar e, especialmente se é a primeira que faz isto, deve saber que os gatos são animais muito especiais que não lhe deixarão fazer tudo o que você quiser. Deve fazê-lo de forma positiva (pode incluir guloseimas) para que o animal esteja relaxado e não fuja com medo.

  1. Enquanto o acaricia comece a palpar o pelo todo sem o magoar, a ideal é que procure outro possível nó e que identifique o tamanho do nó.
  2. De forma um pouco excessiva, aplique o condicionador a seco em cima do nó de pelo do seu gato persa e siga as instruções do produto. Após o tempo de aplicação, o pelo deverá ficar mais suave e menos denso.
  3. Uma vez passado o tempo de aplicação, deverá escovar o pelo do animal com o pente de forma cuidadosa. Esta é a parte mais complicada, uma vez que o gato não costuma aguentar bem os puxões de pelo. Tente magoá-lo o mínimo possível.
  4. Comece a pentear a camada mais superficial do nó, nunca o tente desfazer desde o interior. Pode seguir a direção do pelo, por exemplo, para se orientar neste processo.
  5. Pode ser que consiga desfazer uma parte do nó, mas que no interior, muito mais seco, fique à mesma com um nó. Volte a aplicar o condicionador.

Uma vez que chegue a este ponto, deverá conseguir desfazer o nó do pelo do seu gato sem problema, mas se vir que está demasiado emaranhado passe à seção seguinte.

Como tirar os nós do gato persa - Tirar nós do pelo passo a passo

Última opção: cortar o pelo

Se o nó do seu gato é impossível de escovar vai ter de o cortar. Não se preocupe, se o fizer de forma adequada e com cuidado pode fazê-lo você mesmo em casa, embora se ficar com um poco de medo, o melhor é ir a um lugar profissional como um centro estético de animais.

Materiais necessários:

  • Pente
  • Tesoura
  • Máquina de tosar

Passos a seguir:

  1. Se o seu gato tiver apenas um nó ou estiver em lugares isolados entre si, deve utilizar a tesoura. Comece procurando pelo nó a cortar para determinar a que distância está da pele e calcular bem o que vai fazer.
  2. Procure alguém que o possa ajudar. Se o seu gato se mexer pode ser realmente perigoso, por isso não deve fazer isto sozinho.
  3. Comece cortando pouco a pouco. É preferível cortar a menos que acabar por magoar o pobre animal. Comece pela parte superficial do nó e vá avançando até que o nó esteja praticamente cortado.
  4. Utilize um pente se vir que pode ser desembaraçado facilmente.
  5. Se, pelo contrário, o seu gato tiver muitos nós ou estes estiverem demasiado próximos da pele vai ter de utilizar a máquina elétrica.
  6. Procure alguém que saiba utilizar este instrumento. Embora possa acreditar que é muito fácil, se nunca o fez antes pode ferir o seu adorado gato persa.
  7. Raspe cuidadosamente as zonas dos nós com a ajuda de outra pessoa.

Agora que conseguiu libertar o seu gato persa dos nós deve ter algo claro: pode evitar o reaparecimento de nós. Aprenda a escovar o seu gato na seção seguinte.

Como tirar os nós do gato persa - Última opção: cortar o pelo

Evitar que os nós do gato persa voltem a aparecer

Para evitar que o gato persa volte a sofrer do aparecimento de nós no seu pelo, precisará de duas coisas: escovar e dar banho. Tenha em conta que nem todos os produtos são os ideais para o seu caso em concreto, deve utilizar produtos com uma qualidade mínima.

  • Xampu e condicionador: Claro que se devem tratar de produtos específicos para gatos, mas além disso deverá procurar por alguns com caraterísticas concretas como por exemplo: para gatos brancos, extra suavizantes ou de brilho intenso. Procure o ideal para o seu gato persa.

Dê banho ao seu gato persa mensalmente para evitar que a sujeira volte a provocar nó no seu bonito pelo.

  • Escovas: Embora fosse útil contar com três tipos de escovas (pentes, escovas e rasqueadeira) sabendo-as utilizar corretamente, pode se conformar com uma escova de cerdas metálicas com as pontas protegidas.

Escove o pelo do seu gato todos os dias ou a cada dois dias para o manter saudável e livre de nós. Não se esqueça de nenhuma parte do seu corpo e faça-o com carinho e delicadeza.

Como tirar os nós do gato persa - Evitar que os nós do gato persa voltem a aparecer

Não hesite em visitar a galeria de imagens do Gato Persa cinza se acha que esta raça é uma das mais bonitas do mundo. Além de fotografias bonitas encontrará curiosidades que talvez desconhecesse sobre o passado desta raça.

Você adotou recentemente um gato desta raça? Veja o nosso artigo de nomes para gatos persa.

Se deseja ler mais artigos parecidos a Como tirar os nós do gato persa, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Conselhos de beleza.

Escrever comentário
Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
2 comentários
A sua avaliação:
Ricardo Leme
Ótimo artigo! mas poderia me mandar os nomes dos condicionador?
Pois não sei onde encontar
isaura t. Corrêa
Muito obrigada pelas dicas, Amo meu Persa branco-amarelo- LEGOLAS, mais conhecido por Lego. Tenho + de 5 mil fotos dele.
1 de 4
Como tirar os nós do gato persa