Cuidados básicos

Banho a seco para gatos: instruções e produtos

Eduarda Piamore
Por Eduarda Piamore, Técnica em psicologia, educação e adestramento canino e felino. Atualizado: 4 agosto 2023
Banho a seco para gatos: instruções e produtos
Gatos

Ver fichas de  Gatos

A menos que você tenha decidido adotar uma das raças de gatos que gostam de água, como o Van Turco ou o Angora Turco, é bem provável que você se pergunte se faz mal dar banho nos gatos e se é possível limpar um felino sem molhá-lo. Felizmente, os felinos são animais naturalmente limpos e podem dedicar várias horas do dia à sua higiene pessoal. Inclusive, aquela característica textura da língua dos gatos os ajuda a eliminar impurezas e pelos mortos da sua pelagem.

Porém, como tutor, você também deve ajudar o seu gato a conservar uma ótima higiene e evitar a formação de bolas de pelos no trato gastrointestinal. Uma das melhores maneiras de manter seu gato limpo e evitar os odores desagradáveis é optar pelos banhos a seco. E para te ajudar, neste novo artigo do PeritoAnimal, detalharemos como dar banho a seco em gatos de forma segura.

Também lhe pode interessar: Dar banho a gatos faz mal?

Índice

  1. Banho a seco em gatos: quais produtos utilizar?
  2. Como dar banho a seco em gatos com bicarbonato
  3. Como dar banho a seco em gatos com espuma ou shampoo seco
  4. Higiene dos gatos: recomendações gerais
  5. Meu gato não se limpa, o que fazer?

Banho a seco em gatos: quais produtos utilizar?

Hoje em dia, felizmente, existem muitas formas seguras de dar banho a seco em gatos sem prejudicar a saúde ou o bem-estar do animal. Nos pet shops e em algumas clínicas veterinárias, você pode encontrar várias marcas de shampoo a seco para gatos, que consistem em uma espécie de espuma higienizadora que permite limpar os pelos do felino sem molhá-los. Alguns produtos, como o banho a seco Sanol, podem ser aplicados tanto em gatos como em cães, e estão formulados com silicone para melhorar a textura e o brilho dos pelos.

As grandes vantagens do shampoo a seco para gatos é que se seca rapidamente e é possível retirá-lo com uma simples escovação. Geralmente, este tipo de produto é o mais recomendado para felinos que mostram uma grande aversão à água.

Outra opção mais econômica e rápida é limpar o gato com lenço umedecido que pode ser encontrado em qualquer farmácia e deve ser elaborado especificamente para o organismo dos felinos. Pode ser de grande ajuda em situações de emergência, como por exemplo ao encontrar um gato abandonado ou perdido nas ruas que precisa ser limpo e levado ao veterinário.

Como dar banho a seco em gatos com bicarbonato

Para saber como dar banho a seco em gatos com bicarbonato você só precisará seguir os seguintes passos:

  1. Antes de começar, escove a pelagem do seu gato, utilizando o pente ou a escova mais apropriada para seu tipo de pelos, para eliminar impurezas e pelos mortos;
  2. A seguir, pegue o bicarbonato e polvilhe suavemente sobre toda a pelagem do seu gato, com exceção da cabeça para evitar que o pó caia nos seus olhos.
  3. Deixe atuar por uns 5 minutos e, logo, retire o bicarbonato com a ajuda de uma toalha limpa;
  4. Por último, escove suavemente a pelagem do seu gato para eliminar qualquer resto de bicarbonato que pode ter ficado entre seus pelos.

Como dar banho a seco em gatos com espuma ou shampoo seco

Agora, vamos te mostrar o passo a passo sobre como dar banho a seco em gatos com um shampoo seco ou espuma. Confira:

  1. O primeiro passo será o mesmo: escove a pelagem do gato para eliminar sujeiras e pelos mortos;
  2. Aplique o shampoo a seco em todo o corpo do felino, com exceção do seu rosto (onde você vai usar um lenço umedecido sem perfume). Se você achar mais prático, você pode usar uma escova para espalhar de forma uniforme o shampoo seco na pelagem do seu felino;
  3. Deixe o shampoo seco agir pelo tempo recomendado na embalagem do produto. Enquanto isso, use um lencinho umedecido para limpar o rostro do gato, com bastante cuidado com a região dos olhos e do nariz;
  4. A seguir, retire o shampoo seco com uma escova ou pente e usaremos uma toalha seca;
  5. Por último, use uma toalha seca e limpa para retirar qualquer resíduo do produto e ajudar que os pelos sequem mais rápido.

Higiene dos gatos: recomendações gerais

Além de dar banho a seco no seu gato, você também precisará adotar alguns outros hábitos de higiene que ajudarão a prevenir doenças e farão que seu felino conserve uma ótima saúde. A seguir, enumeramos os principais cuidados adicionais com a higiene do seu gato:

  • Limpar os olhos do gato, evitando a acumulação de remelas e impurezas que podem causar inflamações ou infecções oculares;
  • Limpar as orelhas do gato e revisá-las periodicamente para analisar qualquer sintoma de infecção ou de presença de parasitas, como carrapatos, pulgas ou ácaros.
  • Escovar regularmente os dentes do felino, evitando a acumulação de restos de comida entre seus dentes e na gengiva, que é o ponto de partida para a formação do tártaro nos gatos.
  • Limpar diariamente a areia da caixa do gato, retirando as fezes e a urina com a ajuda de uma pá. Além disso, aconselhamos trocar completamente a areia e lavar a caixa pelo menos 1 vez por semana, utilizando sabão neutro e água morna ou limpadores enzimáticos.
  • Escovar regularmente a pelagem do seu gato, mantendo a frequência mais adequada de acordo com o seu tipo de pelagem.

Conheça as causas e tratamento para a cera preta no ouvido dos gatos.

Meu gato não se limpa, o que fazer?

Embora isso não aconteça com muita frequência, alguns tutores relatam que seus gatos não se limpam. A rotina de 'auto higienização' é muito importante para os felinos, pois permitem que o corpo se conserve limpo e livre de parasitas e doenças. Por isso, quando um gato descuida da sua própria higiene, você deve estar atento, pois pode ser um sinal de algum desequilíbrio no organismo do bichano.

Se o seu gato deixa de se limpar de forma repentina, recomendamos levá-lo rapidamente ao veterinário para verificar seu estado de saúde. Também será fundamental manter uma ótima higiene no ambiente do seu felino, para estimulá-lo a conservar seus bons hábitos de limpeza.

Leitura complementar: Dar banho em gatos faz mal?

Se deseja ler mais artigos parecidos a Banho a seco para gatos: instruções e produtos, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Cuidados básicos.

Escrever comentário
Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
4 comentários
A sua avaliação:
Sofia
Com que frequência eu dou o banho seco nos meus gatos??
A sua avaliação:
Janaina
Uma sugestão de banho à seco.
Polvilhar maisena em todo o couro cabeludo do gato. Deixe por uns minutinhos em seguida escove o gato até sair todo o pó. Olha eu fiz e o pelo ficou tão limpinho, solto e branquinho onde a pelagem é branquinho. Funciona porque fiz no meu e surgiu essa idéia na cabeça e deu super certo. Espero que essa dica ajude.
A sua avaliação:
Janaina
Uma sugestão para banhos em gatos. Como é muito difícil os gatos aceitarem a água minha sugestão é dar "banhos de paninhos" aqueles paños de limpeza que parecem rolos de papel toalha. Eu tenho dado banho no meu gato assim e ele adora, não resmunga, não esperneia e nem se agita como antes. Como eu faço:
Molhe bem o paninho e passe em todo o gato até ficar bem molhadinho e assim poderá passar um sabonete para a sujeira sair. E com a ajuda de uma esponja pode ir esfregando no corpinho. E para enxaguar da mesma maneira, vai molhando o paninho e torcendo até ver que não ha mais vestigios de sabonete ou espuma. Depois de bem enxaguado enxugue com um pano seco para tirar excesso de água e o deixe livre pea secar ao sol.
A sua avaliação:
Heloa Vitoria
Vem cá, não faz mal mesmo usar produtos de banho a seco no pelo, e o gato se lamber todo depois? Vi muitos veterinários que não recomendam. Quero muito usar, meu veterinário não autorizou, então é verdade?
Banho a seco para gatos: instruções e produtos