PARTILHAR

Com que frequência se deve dar banho ao cão?

Vanessa Lopes
Por Vanessa Lopes, Redatora do PeritoAnimal. Atualizado: 26 fevereiro 2019
Com que frequência se deve dar banho ao cão?
Cachorros

Ver fichas de  Cachorros

Os cães fazem parte da nossa família e compartilhamos vida, casa e inclusive, às vezes cama com eles. Esta é uma das razões pelas quais é imprescindível manter a higiene do animal. Além disso, é importante para sua saúde, uma vez que um cachorro sujo pode desenvolver vários problemas na pele, ter pulgas ou simplesmente, cheirar mal. Devido ao medo generalizado pelo mito de que dar banho a um cachorro pode prejudicar o seu pH e o seu pelo, muitas pessoas se questionam sobre com que frequência se deve dar banho ao cão. Continue lendo este artigo do PeritoAnimal e esclareça suas dúvidas.

Mitos do banho do cachorro

Existem muitos mitos sobre dar banhos aos cães, uns mais acertados que outros. Diz-se que ao lhes dar banho eles perdem os óleos naturais da sua pele e prejudica o pH, por exemplo. Isto não é totalmente verdadeiro, uma vez que apenas pode afetar a sua saúde se o lavarmos em excesso ou se nunca o lavarmos. Os cachorros sujam-se e precisam de um banho com alguma frequência, precisamente para conservar sua saúde.

Também não é verdade que lhes entra água nos ouvidos e lhes causa otite se lhe dermos banho com cuidado. Isto pode acontecer, mas se tivermos cuidado não devemos ter problemas.

Outro dos mitos é que se cheiram a perfume, os outros cachorros irão rejeitá-lo. Lembre-se que os cães têm um olfato bastante desenvolvido e sob esse cheiro tão bom que o shampoo lhes deixa, os outros continuarão cheirando o cachorro e não existirá nenhum problema de socialização.

Isto quer dizer que dar banho ao seu cão não é mau para a sua saúde nem afasta os outros se o fizer com a frequência necessária.

Com que frequência se deve dar banho ao cão? - Mitos do banho do cachorro

Pelo comprido ou pelo curto

A frequência do banho é muito diferente entre os cães de pelo curto e os de pelo comprido. Estes últimos precisam de mais cuidados, pois têm mais pelo onde se pode esconder pó e sujeira. Então, com que frequência deve dar banho ao cão dependendo do comprimento do seu pelo? Siga estas recomendações orientativas:

  • Cães de pelo comprido: uma vez a cada 4 semanas.
  • Cães de pelo médio: uma vez a cada 4 e 6 semanas.
  • Cães de pelo curto: uma vez a cada 6 e 8 semanas.

Lembre-se que deve lavá-los com shampoos específicos para cães, embora também possa utilizar produtos naturais que não prejudiquem a sua pele ou pelo. Se não poder ou conseguir dar banho ao seu cachorro em casa, pode sempre recorrer a um cabeleireiro canino.

Com que frequência se deve dar banho ao cão? - Pelo comprido ou pelo curto

Manter a higiene

Para evitar que o seu cachorro cheire mal e se mantenha limpo por mais tempo é importante escová-lo com frequência. É preferível escová-lo durante uns minutos por dia que apenas uma vez por mês durante uma hora. Ao escová-lo eliminará o pelo morto e o pó e conseguirá que o seu cachorro se mantenha limpo por mais tempo. Mas lembre-se que a escovação não substitui o banho.

E se der banho ao seu cachorro e passados 3 dias ele se encher de lama? Terá que lhe dar banho de novo. Não se preocupe se tiver de lhe dar banho duas vezes seguidas de forma excepcional, não vai prejudicar a sua pele e pelo por isso.

Se utilizar shampoo seco pode não lhe dar banho com água? O shampoo seco serve para ocasiões excecionais em que não lhe pode dar banho, como por exemplo, quando o cachorro vomita durante uma viagem de carro. O banho é fundamental para manter sua higiene e sua saúde, por isso os remédios alternativos não contam.

Com que frequência se deve dar banho ao cão? - Manter a higiene

Se deseja ler mais artigos parecidos a Com que frequência se deve dar banho ao cão?, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Cuidados básicos.

Escrever comentário

Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
7 comentários
A sua avaliação:
veronica maria de arruda
porque o meu cachorro come tecidos
A sua avaliação:
Valcleide
Bom, tenho um cachorro (e já tive outro) aqui se toma banho uma vez por semana desde que chegou em casa , o que tenho agora tem o pelo médio nem grande nem pequeno , nunca ficou doente por causa disso , acredito que uma semana tá ótimo de intervalo como manter um cachorro dentro de casa dando banho uma vez por mês ou a cada dois meses? Absurdo, ele adora o banho, é limpinho e fica dentro de casa, recebe muito carinho, não tenham medo de dar banho, acostume desde pequeno.
Elisangela Goncalves
Oi eu gostaria de saber se posso dar banho no meu cachorro pelo menos uma vez na semana ele e um poodle misturado com shitsu de pelos medios
Luísa Savala
Oi Elisangela! Tal como referido no artigo: a frequência do banho é muito diferente entre os cães de pelo curto e os de pelo comprido. Estes últimos precisam de mais cuidados, pois têm mais pelo onde se pode esconder pó e sujeira. Então, com que frequência deve dar banho ao cachorro dependendo do comprimento do seu pelo? Siga estas recomendações orientativas:
- Cães de pelo comprido: uma vez a cada 4 semanas.
- Cães de pelo médio: uma vez a cada 4 e 6 semanas.
- Cães de pelo curto: uma vez a cada 6 e 8 semanas.
Lembre-se que deve lavá-los com shampoos específicos para cachorros, embora também possa utilizar produtos naturais que não prejudiquem a sua pele ou pelo. Se não poder ou conseguir dar banho ao seu cachorro em casa, pode sempre recorrer a um cabeleireiro canino.
Maria Aparecida Ferreira Costa
Não sei mais o que fazer,minha cachorrinha se coça muito.
Luísa Savala
Oi Maria! Temos um artigo sobre coceira no cachorro que pode te ajudar com informações sobre as possíveis causas e tratamentos: https://www.peritoanimal.com.br/coceira-no-cachorro-causas-e-tratamento-22696.html
De qualquer forma, o mais indicado é buscar ajuda de um médico veterinário de confiança.
A equipe do PeritoAnimal deseja rápidas melhoras!
Sarah Maria Palhares
Tenho um Golden filhote, ou seja, pelos longos. 2 dias após o banho, ele já esta com cheiro forte. Gostaria de saber se posso dar banho pelo menos 1 vez na semana.
Sharlypet
Boa tarde. Respondendo tarde, mas espero que tire alguma duvida sua. Banhos em filhotes devem ser acompanhados de produtos suaves para não irritar a pele. Acho estranho ele ficar com odor ruim, após 2 dias do banho. Acredito que seja o mal processo da lavagem do seu pet. Banhos semanais não são indicados para cães de pelagem media lisa, porque dependendo dos produtos vão remover a oleosidade do animal, fazendo ele ficar desprotegido das bactérias e fungos, o que poderá criar alergias como coceira, vermelhidão, sensibilidade e irritabilidade quando estiver mais velho.
ivanete
meu cão é muito peludo e gostaria da dar banho nele pelo menos uma vez por semana. pois com dois ou três dias ele já está com cheiro ruim. Será que posso?
Sharlypet
Boa tarde. O mal cheiro nos cães podem ser por alguns fatores, entre eles a seborreia canina. Seborreia é a produção da oleosidade que gera um odor muito forte ao animal, mesmo após os banhos. Um dos motivos é alguma anormalidade no organismo e outros mais comuns, porém menos falados são os secadores no modo quente. O calor é o motivo para produção da oleosidade. Caso seu cãozinho seja saudável. Possa ser que o petshop não dá banho corretamente e no final coloca o melhor perfume do mercado e após sair alcool, aparece o aroma normal dos cães consequência do serviço mau feito.
Amir Nadur J
Verifique se o odor não é causado por otite (geralmente forma um cerume escuro e mal cheiroso no ouvido do animal). Alguns cães também possuem glândula no ânus com cerume mal cheiroso e que deve ser extraído periodicamente. Não sou veterinário, mas ja vi isto ocorrendo em alguns casos. O da otite, ja ocasionou mal cheiro no meu próprio cão em curto espaço de tempo após o banho.
Tamires
Só posso dar banho no meu cachorro uma vezes ao mês ?
Ou posso dar mais vezes , acho pouco uma vez só , ele tem pelos curtos . Obrigado desde já.
Mariana Castanheira (Editor/a de PeritoAnimal)
Oi Tamires! Depende da raça e/ou do pelo do cachorro. Geralmente não existe essa necessidade, a não ser que o cachorro se suje demasiado mas aí o ideal é limpar apenas as zonas em que ele mais se suja.
Com que frequência se deve dar banho ao cão?
1 de 4
Com que frequência se deve dar banho ao cão?

Voltar ao topo da página ↑