Partilhar

Como saber se meu gato está doente

Por Vanessa Lopes, Redatora do PeritoAnimal. Atualizado: 5 novembro 2018
Como saber se meu gato está doente

Ver fichas de  Gatos

Independentemente da raça do gato, é provável que em algum momento ele se encontre mal. A nossa obrigação é ajudá-los para que a sua saúde se recomponha, se for possível. Em primeiro lugar, o seu gato deverá estar em dia com o calendário de vacinas obrigatórias do seu país.

Em segundo lugar, uma visita anual ou semestral ao veterinário é necessária para que o profissional revise o gato e controle sua saúde. Por último, deve estar atento a qualquer sintoma de doença por parte do gato, para o ajudar de forma eficaz.

Para saber se o seu gato está doente, neste artigo do PeritoAnimal vamos-lhe dar algumas dicas para conseguir perceber isso.

1. Revise o seu aspeto geral

Quando um gato está doente, é muito frequente mostrar um estado geral fraco e sem ânimo. Verá que também dorme muito mais que o habitual. Sempre que observar um aumento de sono no seu gato deve suspeitar de alguma doença.

A falta repentina de apetite é um claro sinal de que o gato não está bem. Nestas circunstâncias é importante que beba água suficiente.

Se o gato se recusar a bebê-la, deve ir de imediato ao veterinário. Quando um gato é envenenado, ele não come nem bebe, devido à grande dor que sente no seu estômago.

Como saber se meu gato está doente - 1. Revise o seu aspeto geral

2. Descarte a presença de febre

Se o gato tiver febre, terá normalmente o focinho seco e quente. Com um termômetro meça a sua temperatural anal, faça isso com cuidado pois eles podem não gostar e podem morder-lhe.

A temperatura deve oscilar entre os 37,5º e os 39º. Se superar os 39º o seu estado será febril e deverá levar o seu gato ao veterinário. É possível que tenha alguma infecção. Quando o gato tem febre o seu pelo perde brilho. Leia o nosso artigo completo sobre como saber se meu gato tem febre.

Descubra no PeritoAnimal todos os sintomas e tratamento para um gato com febre, podendo aplicar os primeiros socorros se for necessário.

Como saber se meu gato está doente - 2. Descarte a presença de febre

3. Observe a sua urina e fezes

Controlar a frequência com que o seu gato urina é importante, uma vez que poderia ter algum tipo de problema renal ou de bexiga. Outro fator muito importante é se o gato urina fora da sua caixa de areia, sendo este comportamento incomum. Quando isto acontece costuma significar que tem problemas em urinar e está mostrando isso para você. Pode ser um sinal de problemas nos rins, por isso leve-o ao veterinário.

Quando suspeitar que o seu gato não se encontra bem, deve observara as suas fezes para ver se estão ou não normais. Se vir que tem diarreia ou manchas de sangue, vá ao veterinário. Se vir que ele não defeca, fique atento. Se estiver mais de dois dias sem defecas, vá ao veterinário pois pode se tratar de uma obstrução intestinal.

Como saber se meu gato está doente - 3. Observe a sua urina e fezes

4. Tem náuseas?

Se vir que o seu gato tem náuseas, não se assuste. Os gatos costumam se purgar e, para isso regurgitam algumas vezes. Mas às vezes podem ter náuseas secas ou não vomitarem nada, se isto acontecer é preocupante, uma vez que se pode tratar de uma obstrução estomacal ou esofágica. Por isso vá ao veterinário com ele.

Se o seu gato vomitar várias vezes durante um ou dois dias, deverá ir de imediato ao veterinário, pois pode se tratar de uma intoxicação ou uma infecção do trato intestinal. Pode inclusive tratar-se de um problema renal.

Como saber se meu gato está doente - 4. Tem náuseas?

5. Está a ronronar forte?

Se o seu gato está ronronando de forma muito forte e fora do normal, isso é um sintoma de que não se encontra bem e que está a transmitir isso a nós. Também o pode fazer com miados intensos, apesar disto ser mais próprio de raças mais vocais como por exemplo os siameses.

Quando isto acontecer, apalpe com suavidade todo o seu corpo em busca de inflamações, altos ou feridas. Meça-lhe a temperatura e vá ao veterinário com ele.

Como saber se meu gato está doente - 5. Está a ronronar forte?

6. Confira se o seu hálito é normal

Se o seu gato tiver um mau hálito, isso pode ser sinal de problemas renais ou dentais. Por isso é conveniente ir com ele ao veterinário. Se os seu hálito for frutado é muito mau sinal, uma vez que pode ser que o seu gato sofra de diabetes. O veterinário deverá tratá-lo e recomendar uma dieta adequada.

Como saber se meu gato está doente - 6. Confira se o seu hálito é normal

7. Bebe água em excesso ou tem falta de apetite?

Se vir que o seu gato bebe água de forma excessiva, leve-o ao veterinário. Isto pode ser um sinal de estar sofrendo de diabetes, alguma doença renal ou inclusive outra condição graves.

Se de forma súbita o seu gato perder o apetite, controle a sua evolução. Não permita que passe mais de 2 dias sem se alimentar. Leve-o ao veterinário, pois pode ser sinal de várias doenças.

Como saber se meu gato está doente - 7. Bebe água em excesso ou tem falta de apetite?

8. Verifique se o seu gato se arranha muito

Se o gato se arranha muito é um sinal claro de que tem parasitas. As pulgas são as mais frequentes mas também existem muitos outros parasitas externas como carrapatos, ácaros,...

Mais vale prevenir do que remediar. A partir da primavera é recomendável proteger o seu gato com uma coleira anti-parasitas ou pipeta. Se não o desparasitar completamente pode encher a casa de pulgas. As pulgas também gostam do seu sangue, por isso deve agir rapidamente. Confira os nossos remédios caseiros para desparasitar gatos e livre-se do problema de forma natural. No entanto, se a situação for grave deverá ir ao veterinário.

Como saber se meu gato está doente - 8. Verifique se o seu gato se arranha muito

Este artigo é meramente informativo, no PeritoAnimal.com.br não temos capacidade para receitar tratamentos veterinários nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Sugerimos-lhe que leve o seu animal de estimação ao veterinário no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se deseja ler mais artigos parecidos a Como saber se meu gato está doente, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Primeiros socorros.

Escrever comentário sobre Como saber se meu gato está doente

Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
2 comentários
Rosa
A minha gata está pelos cantos não está querendo andar e ela é muito agitada,acho que está com muita dor o q eu faço?
Luísa Savala (Editor/a de PeritoAnimal)
Oi Rosa! Você deve buscar ajuda de um médico veterinário de confiança o quanto antes, para que ele identifique as causas e passe o tratamento mais indicado para a sua gatinha.
A equipe do PeritoAnimal deseja rápidas melhoras!
Luzia Nogueira Rodrigues Freitas
O que poderia dar de caseiro para meu gato com problema renal .
Mariana Castanheira (Editor/a de PeritoAnimal)
Oi Luzia! A melhor forma de tratar o problema é com ração específica para essa doença, para além do tratamento prescrito pelo médico veterinário.
Márcia Caetano
Olá, Luzia. Como são as rações que causam os problemas renais e demais problemas que eles têm hoje em dia, sugiro que dê a ele carne in natura ou cozida com arroz sem sal, apenas com um pouquinho de óleo - pode ser moída. Vc tb deve lev´-lo ao vet se não o fez ainda. Boa sorte!

Como saber se meu gato está doente
1 de 9
Como saber se meu gato está doente

Voltar ao topo da página