Primeiros socorros

Alternativas para o colar elizabetano para gatos

 
Equipe editorial do PeritoAnimal
Por Equipe editorial do PeritoAnimal. 12 janeiro 2023
Alternativas para o colar elizabetano para gatos
Gatos

Ver fichas de  Gatos

Após uma cirurgia ou uma lesão acidental, os gatos têm tendência a lamber a área afetada. No entanto, se ele se lambe e se morde, a lesão infectará, além de que os pontos podem abrir.

E como evitar que o gato lamba a ferida? O acessório mais conhecido é o chamado colar elizabetano, mas se você se encontrar em uma emergência, na qual não dará tempo para comprar ou fazer um, é bom conhecer algumas alternativas ao colar elizabetano para gatos. Neste artigo do PeritoAnimal vamos apresentar as 7 melhores opções!

Também lhe pode interessar: Meu cachorro arrancou os pontos, o que faço?

Índice

  1. O que é um colar elisazetano? Para que serve?
  2. Melhores alternativas para o colar elizabetano para gatos
  3. Como fazer um colar elizabetano caseiro
  4. Recomendações relacionadas ao colar elizabetano

O que é um colar elisazetano? Para que serve?

O colar elizabetano é um colar de plástico resistente em forma de cone que se coloca no pescoço do gato para evitar que o gato lamba as feridas no corpo, tanto cirúrgicas como acidentais.

As lambidas e a manipulação de feridas interferem em sua cicatrização, ao contrário do que se pensava há muitos anos. Além disso, o colar elizabetano é indicado após cirurgias oftalmológicas ou odontológicas, para evitar que o gato se machuque com suas próprias unhas ao se coçar.

Assim, se o gato se acostumar e não ficar incomodado, o colar elizabetano é o método mais tradicional e padronizado para evitar que o felino lamba ou piore as feridas. Sem falar que trata-se de um método econômico e simples. Atualmente, muitos colares dispõem de um forro de borracha em suas bordas para evitar machucar o bigodudo.

A tala adequada deve ser indicada pelo veterinário, já que não deve ser muito pequena nem muito grande e o colar ficará preso em uma gaze elástica. No primeiro dia de uso, devemos entender que o gato poderá ficar mais nervoso ou, ao contrário, não se mova praticamente até que se acostume.

Alternativas para o colar elizabetano para gatos - O que é um colar elisazetano? Para que serve?

Melhores alternativas para o colar elizabetano para gatos

A seguir, no PeritoAnimal te mostramos as 6 melhores alternativas ao colar elizabetano em gatos que podem te ajudar em casos de emergência para evitar que o gato lamba as feridas:

  1. Body para gatos ou roupa cirúrgica para gatos: não são muito caros e são perfeitos para evitar que o gato se arranhe ou lamba áreas do corpo específicas, como por exemplo após uma castração. Podemos encontrar este produto em lojas de produtos para pets ou na Internet.
  2. Body de bebê prematuro: os tamanhos destes bodies são ideais para gatinhos, somente temos que customizar onde fica o rabo. Com estes bodies taparemos as feridas abdominais e dorsais, mas temos que ter cuidados para que não ficarem mais úmidas do que se estivesse ao ar livre, que na maioria dos casos não é o ideal.
  3. Coleira inflável: são muito populares e apreciadas atualmente. Rodeiam o pescoço e não impedem a visão periférica, algo que pode incomodar os gatos bastante. São mais confortáveis e ergonômicos que os colares clássicos. Podemos adquirir em sites na internet, em uma clínica veterinária ou em uma pet shop.
  4. Colar de tecido ou de eva: mais suaves e flexíveis que os de plástico, mas difíceis de encontrar no mercado. Devemos procurar em um centro veterinário especializado.
  5. Colar cervical rígido: igual ao que mencionamos anteriormente, este tipo de produto é difícil de encontrar no mercado, por isso devemos procurar uma clínica veterinária. Além disso, seu preço é muito elevado.
  6. Meias nas patas: colocadas com cuidado para não comprimir em excesso, podem ajudar a evitar que o felino se machuque com as unhas e patas em uma ferida e cause danos. Também podem ser utilizadas bandagens adesivas, que são vendidas em farmácias, que se aderem unicamente sobre si mesmas. No entanto, não vai impedir as lambidas.
Alternativas para o colar elizabetano para gatos - Melhores alternativas para o colar elizabetano para gatos
Imagem: vetmedcare.com

Como fazer um colar elizabetano caseiro

Uma outra opção para usar no lugar de um colar elizabetano tradicional é a versão caseira. No vídeo a seguir do canal no YouTube do PeritoAnimal mostramos um passo a passo de como fazer um:

Recomendações relacionadas ao colar elizabetano

Agora que você já conhece o que usar no lugar do colar elizabetano, nós do PeritoAnimal queremos ressaltar que as melhores opções para os gatos são os colares elizabetanos clássicos e os bodies comercializados ou de bebês prematuros. O método a ser utilizado depende muito da personalidade do gato e pode ser necessário testar diferentes opções até encontrar a mais adequada. Aqui vamos deixar algumas dicas relacionadas ao colar elizabetano para gatos a partir das perguntas e problemas mais frequentes enfrentados por tutores:

Meu gato tira o colar elizabetano

É comum que os gatos tentem tirar o colar elizabetano e, em definitivo, qualquer coisa que coloquemos neles. Se o seu gato consegue retirar o colar elizabetano, será fundamental apostar em outras opções, isso sim, depois de assegurar que o tamanho é o correto e que está bem ajustado.

Meu gato lambe a ferida mesmo com o colar

Talvez seja porque o colar não esteja bem ajustado, ainda assim, vai conseguir fazer isso igualmente se tem elasticidade suficiente. Se observarmos que o gato consegue se lamber e tocar as feridas inclusive usando medidas adequadas e provando as alternativas mencionadas, devemos comunicar nosso veterinário para avaliar outras opções que impeçam realmente que o gato possa ferir a si mesmo.

Meu gato não consegue comer ou beber água usando o colar

Nesses casos é recomendável deixar a vasilha de comida e água diretamente no chão, para que o felino possa se alimentar e beber sem problema. Também podemos espalhar a comida no chão, para que seja mais fácil para ele.

Meu gato tem uma ferida causada pelo colar elizabetano

Ainda que muitos colares comercializados possuam uma bandagem de borracha incorporada para prevenir este tipo de problema, em algumas ocasiões pode ocorrer que o gato tenha lesões provocadas por esta ferramenta. Recomendamos substituir o colar por um body e comunicar o veterinário para tratar a ferida.

Meu gato fica muito nervoso com o colar

Existem no mercado suplementos alimentares e rações que são complementados com aminoácidos e vitaminas que ajudam nosso gato a superar estas situações mais estressantes. Também podemos encontrar feromônios sintéticos, muito populares atualmente. Isso sem falar dos florais de Bach para gatos.

Finalmente podemos tratar de distrair o gatinho e aliviar o nervosismo com carinho, brinquedos que utilizem comida, brinquedos de inteligência, música clássica, a presença de um amigo ou diferentes atividades de relaxamento.

Agora que você conheceu as melhores alternativas para o colar elizabetano para gatos, não perca o artigo no qual falamos sobre os melhores sprays cicatrizantes para feridas em gatos.

Alternativas para o colar elizabetano para gatos - Recomendações relacionadas ao colar elizabetano

Este artigo é meramente informativo, no PeritoAnimal.com.br não temos capacidade para receitar tratamentos veterinários nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Sugerimos-lhe que leve o seu animal de estimação ao veterinário no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se deseja ler mais artigos parecidos a Alternativas para o colar elizabetano para gatos, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Primeiros socorros.

Escrever comentário
Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
Imagem: vetmedcare.com
1 de 4
Alternativas para o colar elizabetano para gatos