Cuidados básicos

Como pegar meu porquinho-da-Índia?

Mariana Castanheira
Por Mariana Castanheira, Médica Veterinária. Atualizado: 20 novembro 2020
Como pegar meu porquinho-da-Índia?
Imagem: theguineapigguide.com
Porquinho-da-índia

Ver fichas de  Porquinho-da-índia

Os porquinhos da Índia são animais muito sensíveis e com ossos muito delicados. A maioria dos porquinhos tem tendência para saltar do seu colo quando você tenta colocá-lo em sua gaiola. Estes saltos podem ter como origem lesões graves nos ossos e por vezes até a morte do porquinho.

Por esse motivo, o PeritoAnimal elaborou este artigo explicando como pegar meu porquinho-da Índia corretamente. Conheça o passo a passo como fazê-lo sem risco de machucar o seu pet!

Passos a seguir:

1

Em primeiro lugar, você deve habituar o porquinho da Índia a ser manuseado e acariciado desde filhote. Quanto mais cedo o porquinho se habituar à presença humana e a que lhe toquem, menos nervoso e medroso ele estará em cada vez que você pegar nele. Como consequência, será também mais seguro e ele não tentará escapar das suas mãos, o que costuma ser o principal motivo de acidentes.

Meu porquinho-da-Índia gosta de ser segurado?

A maioria das desses animais não gosta de ser pega, principalmente se não estão habituados e, por isso, se assustam e saltam. Você deve pegar no porquinho de forma a que a região traseira dele esteja apoiada na sua mão. Assim, o ideal é segurá-lo colocando a zona pélvica dele apoiada na sua mão.

Como pegar meu porquinho-da-Índia? - Passo 1
2

Utilize a outra mão para apoiar a zona do peito dele, apoiando desse modo as patinhas dianteiras.

Se o seu porquinho está muito nervoso, coloque um dos seus dedos sobre as patas da frente dele, de modo a evitar que ele tente impulsionar para saltar para a frente.

Uma boa dica para o caso de porquinhos da Índia muito nervosos e que lutam bastante para serem libertados no momento em que voltam a ser colocados na gaiola é segurar bem nele ao colocar de novo na gaiola. Não o largue imediatamente: segure nele com firmeza a poucos centímetros do chão da gaiola e não o coloque no chão enquanto ele se contorcer. Quando ele acalmar, aí sim, solte ele. Este método vai evitar lesões típicas do salto, que pode ser perigoso mesmo que a poucos centímetros do chão.

Este outro artigo sobre brinquedos para porquinho-da-Índia pode te interessar.

Como pegar meu porquinho-da-Índia? - Passo 2
3

Jamais pegue o seu porquinho pelo pescoço nem pelas axilas! Como já referimos, pegar de forma errada no seu porquinho da Índia pode provocar graves lesões físicas nele.

No vídeo abaixo você vai descobrir os sinais que indicam se o seu porquinho-da-Índia te ama:

4

As crianças muito pequenas não devem pegar no porquinho da Índia no colo, por ser muito arriscado. Quando as crianças já estiverem maior, com tamanhos de mãos e braços de tamanho suficiente para suportar corretamente o porquinho-da-Índia, devem ser ensinadas por um adulto a fazê-lo devidamente e sem riscos. É importante que você vigie a interação da criança e do porquinho, para garantir que tudo corre bem e diminuir as chances de lesões.

Como pegar meu porquinho-da-Índia? - Passo 4
5

Os porquinhos-da-Índia aprendem a gostar de receber carinhos nas costas e na direção do pelo. Você deve evitar fazer carinhos no sentido contrário ao pelo e deve evitar a região do nariz e olhos, já que a maioria dos porquinhos não gosta de ser acariciado nessas áreas. De qualquer forma, todos os porquinhos são diferentes e você deve tentar conhecer a o pet e perceber aquilo que ela gosta ou não.

Como pegar meu porquinho-da-Índia? - Passo 5
6

Você deve ter muito cuidado ao colocar seu porquinho-da-Índia em algum móvel ou sofá. Uma pequena distração pode fazer com que você não se atente para impedir uma queda. Como já dissemos, as quedas são um dos acidentes mais comuns com os porquinhos e os ossos frágeis deles fazem com que a maioria das quedas tenha consequências bastante graves.

Nem todos os porquinhos gostam de ser pegos no colo. Se o seu porquinho não gosta, o melhor é respeitar ele e acariciar diretamente na gaiola ou no chão quando estiver solto. Alguns porquinhos aceitam carinhos durante horas, enquanto outros começam a reclamar depois de poucos minutos. Invista tempo para conhecer a personalidade do seu porquinho. Se respeitar os gostos e vontades dele, você vai incrementar o vínculo entre vocês, melhorando a relação.

Agora que que a dúvida sobre como pegar meu porquinho da Índia foi sanada, e você quer saber mais sobre este animal poir acabou de adotá-lo, veja o nosso artigo de nomes para porquinhos-da-Índia.

Como pegar meu porquinho-da-Índia? - Passo 6

Se deseja ler mais artigos parecidos a Como pegar meu porquinho-da-Índia?, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Cuidados básicos.

Escrever comentário
Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
12 comentários
A sua avaliação:
Nathalia Teixeira Farias
Boa Tarde, ganhei um porquinho da india faz uns 3 dias, ele ainda não está muito agitado conosco, gostaria de uma dica se possível? Não gostaria de deixar ele sozinho em casa então trago ele para o trabalho todos os dias isso pode fazer mau para ele? Estou fazendo um cercado pra ele no trabalho e tbm vou fazer um em casa, mais não sei se levar e trazer ele pode fazer mau....
A sua avaliação:
Aline
Gostei das dicas, só não gostei que se refere aos porquinhos como cobaia.
A sua avaliação:
RHYCHERDDY ALEXANDDER PEREIRA RODRIGUES
Meu porquinho não gosta quando eu passo a mão no seu traseiro as vezes ele morde um pouco mais forte do que o beliscar que todos fazerem isso significa alguma coisa???
A sua avaliação:
Joana
Alguma sugestão para puder pegar no meu porquinho durante algum tempo, e permitir que faça as suas necessidades sem ficar tudo sujo de xixi? Coloco uma toalha por baixo, mas mesmo assim repassa e fica tudo molhado. Se usar um resguardo tipo fralda para cachorros bebés não lhe faz mal? Tenho medo que o material seja tóxico para ele
A sua avaliação:
Diessica Manos
Por favor me ajudem!!!! Minha porquinha da índia caiu de uma altura de 80 cm + ou - e na hora percebi que ela ficou com medo mais normal, só que dois dias depois , verifiquei que ela não tá comendo direito e que ela está mancando, e o peitinho esquerdo dela tá muito vermelho, o que devo fazer? tem algo natural que eu possa dar a ela? 😭😭😢
Luísa Savala
Oi Diessica! Sem examinar a sua porquinha-da-índia não conseguimos passar nenhum diagnóstico. No entanto, recomendamos que você busque ajuda de um médico veterinário de confiança o quanto antes.
A equipe do PeritoAnimal deseja rápidas melhoras!
Josi
Bom dia,minha filha também tem um porquinho da india,Vc coloca mastruz no machucado mas leve-a para alguém que entenda,até as casas que vende ração vc pode levar que eles entendem.
A sua avaliação:
Elisa
Como dar banho corretamente no porquinho da india?
Renata
Colocar a agua so ate as patinhas e o chanpu so na agua e esfregar devagar so o corpo nao pode molhar a cabeça

Luísa Savala
Oi Renata! Você pode ver o passo a passo sobre como sobre dar banho em porquinho-da-índia no nosso artigo, confira: https://www.peritoanimal.com.br/como-dar-banho-em-porquinho-da-india-22958.html
Sirley Da Silva Almeida
Meus porquinhos da india o 1 estava deitado com os olhos fechados o 2 segundos um morreu de gripe o outro estava deita de olhos fechados tambem eles isso no inverno eles estavam irbernos ou morreram
danny torres garate
todas as informaçoes referente ao porquinho da india
A sua avaliação:
Taty
gostei bastante das suas postagens e queria fazer um pedido, faz um post de como ensinar o porquinho a fazer suas necessidades em lugares corretos, o meu qnd era filhote ele fazia no lugar certo, agora ele está rebelde e faz tudo dentro da sua casinha e qnd pego ele e coloco no sofá ele sempre faz xixi lá e com isso eu acabo nem pegando muito ele, por fabor me ajudaaaa
A sua avaliação:
David
Muito bom a dica
A sua avaliação:
Claudineia
Oi alguém poderia me dizer como se chama a raça do porquinho da Índia de pelo curto filhote fêmea? ?
E também eu queria saber se dar pra por lacinho na cabecinha de um porquinho da Índia fêmea de pelo curto? ??
Mariana Castanheira (Editor/a de PeritoAnimal)
Oi Claudineia! Existem diferentes raças de porquinho da índia com pelo curto, neste artigo falamos de todas as raças que existem: https://www.peritoanimal.com.br/quais-as-racas-de-porquinhos-da-india-conheca-as-22-racas-22472.html
A sua avaliação:
Consegui pegar sem extresse
Olha os meus porquinhos brincando felizes
Imagem: theguineapigguide.com
1 de 6
Como pegar meu porquinho-da-Índia?