Partilhar

Como pegar meu porquinho da Índia?

Por Mariana Castanheira, Médica Veterinária. 27 setembro 2017
Como pegar meu porquinho da Índia?
Fonte: theguineapigguide.com

Os porquinhos da Índia são animais muito sensíveis e com ossos muito delicados. A maioria dos porquinhos tem tendência para saltar do seu colo quando você o está a colocar de novo na gaiola dele. Estes saltos podem ter como origem lesões graves nos ossos e por vezes até a morte do porquinho. Por esse motivo, é essencial que você saiba como pegar corretamente no seu porquinho da Índia. O PeritoAnimal vai lhe explicar passo a passo como fazê-lo sem risco de machucar o seu pet!

Também lhe pode interessar: Nomes para porquinhos da Índia
Passos a seguir:
1

Em primeiro lugar, você deve habituar o seu porquinho da Índia a ser manuseado e acariciado desde filhote. Quanto mais cedo o porquinho se habituar à presença humana e a que lhe toquem, menos nervoso e medroso ele será de cada vez que você pegar nele. Como consequência, será também mais seguro e ele não tentará escapar das suas mãos, o que costuma ser o principal motivo de acidentes.

A maioria das cobaias não gostam de ser pegos se não estão habituados e, por isso, se assustam e saltam. Você deve pegar no porquinho de forma a que a região traseira dele esteja apoiada na sua mão. Comece por pegar ele colocando a zona pélvica dele apoiada na sua mão.

Como pegar meu porquinho da Índia? - Passo 1
2

Utilize a outra mão para apoiar a zona do peito dele, apoiando desse modo as patinhas dianteiras.

Se o seu porquinho está muito nervoso, coloque um dos seus dedos sobre as patas da frente dele, de modo a evitar que ele tente impulsionar para saltar para a frente.

Uma boa dica para o caso de porquinhos da Índia muito nervosos e que lutam bastante para serem libertados no momento em que voltam a ser colocados na gaiola é segurar bem nele ao colocar de novo na gaiola. Não o largue imediatamente: segure nele com firmeza a poucos centímetros do chão da gaiola e não o coloque no chão enquanto ele se contorcer. Quando ele acalmar, aí sim, solte ele. Este método vai evitar lesões típicas do salto, que pode ser perigoso mesmo que a poucos centímetros do chão.

Como pegar meu porquinho da Índia? - Passo 2
3

Jamais pegue o seu porquinho pelo pescoço nem pelas axilas! Como já referimos, pegar de forma errada no seu porquinho da Índia pode provocar graves lesões físicas nele.

4

As crianças muito pequenas não devem pegar no porquinho da Índia ao colo, por ser muito arriscado. Quando as crianças já têm mãos e braços de tamanho suficiente para suportar corretamente as cobaias, devem ser ensinadas por um adulto a fazê-lo devidamente e sem riscos. É importante que você vigie a interação da criança e do porquinho, para garantir que tudo corre bem e diminuir as chances de lesões.

Como pegar meu porquinho da Índia? - Passo 4
5

Os porquinhos da Índia aprendem a gostar de receber carinhos nas costas e na direção do pelo. Você deve evitar fazer carinhos no sentido contrário ao pelo e deve evitar a região do nariz e olhos, já que a maioria dos porquinhos não gosta de ser acariciado nessas zonas. De qualquer forma, todos os porquinhos são diferentes e você deve tentar conhecer a sua cobaia e perceber daquilo que ela gosta ou não.

Como pegar meu porquinho da Índia? - Passo 5
6

Você deve ter muito cuidado se colocar a cobaia em algum móvel ou sofá. Uma pequena distração pode fazer com que não vá a tempo de impedir uma queda. Como já lhe referimos, as quedas são um dos acidentes mais comuns com os porquinhos e os ossos frágeis deles fazem com que a maioria das quedas tenha consequências bastante graves.

Nem todos os porquinhos gostam de ser pegados no colo. Se o seu porquinho não gosta, o melhor é respeitar ele e acariciar diretamente na gaiola ou no chão quando soltar ele. Alguns porquinhos aceitam carinhos durante horas, enquanto outros começam a reclamar ao fim de 10 minutos. Invista tempo a conhecer a personalidade do seu porquinho. Se respeitar os gostos e vontades dele, você vai incrementar o vosso vínculo e melhorar a vossa relação.

Adotou recentemente um pet destes? Veja o nosso artigo de nomes para porquinhos da Índia.

Como pegar meu porquinho da Índia? - Passo 6

Se deseja ler mais artigos parecidos a Como pegar meu porquinho da Índia?, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Cuidados básicos.

Escrever comentário sobre Como pegar meu porquinho da Índia?

Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
4 comentários
A sua avaliação:
Taty
gostei bastante das suas postagens e queria fazer um pedido, faz um post de como ensinar o porquinho a fazer suas necessidades em lugares corretos, o meu qnd era filhote ele fazia no lugar certo, agora ele está rebelde e faz tudo dentro da sua casinha e qnd pego ele e coloco no sofá ele sempre faz xixi lá e com isso eu acabo nem pegando muito ele, por fabor me ajudaaaa
A sua avaliação:
David
Muito bom a dica
A sua avaliação:
Claudineia
Oi alguém poderia me dizer como se chama a raça do porquinho da Índia de pelo curto filhote fêmea? ?
E também eu queria saber se dar pra por lacinho na cabecinha de um porquinho da Índia fêmea de pelo curto? ??
Mariana Castanheira (Editor/a de PeritoAnimal)
Oi Claudineia! Existem diferentes raças de porquinho da índia com pelo curto, neste artigo falamos de todas as raças que existem: https://www.peritoanimal.com.br/quais-as-racas-de-porquinhos-da-india-conheca-as-22-racas-22472.html
A sua avaliação:
Consegui pegar sem extresse
Olha os meus porquinhos brincando felizes

Como pegar meu porquinho da Índia?
Fonte: theguineapigguide.com
1 de 6
Como pegar meu porquinho da Índia?

Voltar ao topo da página