Como pegar meu porquinho-da-Índia?

Como pegar meu porquinho-da-Índia?
Imagem: theguineapigguide.com

Os porquinhos da Índia são animais muito sensíveis e com ossos muito delicados. A maioria dos porquinhos tem tendência para saltar do seu colo quando você tenta colocá-lo em sua gaiola. Estes saltos podem ter como origem lesões graves nos ossos e por vezes até a morte do porquinho.

Por esse motivo, o PeritoAnimal elaborou este artigo explicando como pegar meu porquinho-da Índia corretamente. Conheça o passo a passo como fazê-lo sem risco de machucar o seu pet!

Passos a seguir:
1

Em primeiro lugar, você deve habituar o porquinho da Índia a ser manuseado e acariciado desde filhote. Quanto mais cedo o porquinho se habituar à presença humana e a que lhe toquem, menos nervoso e medroso ele estará em cada vez que você pegar nele. Como consequência, será também mais seguro e ele não tentará escapar das suas mãos, o que costuma ser o principal motivo de acidentes.

Meu porquinho-da-Índia gosta de ser segurado?

A maioria das desses animais não gosta de ser pega, principalmente se não estão habituados e, por isso, se assustam e saltam. Você deve pegar no porquinho de forma a que a região traseira dele esteja apoiada na sua mão. Assim, o ideal é segurá-lo colocando a zona pélvica dele apoiada na sua mão.

2

Utilize a outra mão para apoiar a zona do peito dele, apoiando desse modo as patinhas dianteiras.

Se o seu porquinho está muito nervoso, coloque um dos seus dedos sobre as patas da frente dele, de modo a evitar que ele tente impulsionar para saltar para a frente.

Uma boa dica para o caso de porquinhos da Índia muito nervosos e que lutam bastante para serem libertados no momento em que voltam a ser colocados na gaiola é segurar bem nele ao colocar de novo na gaiola. Não o largue imediatamente: segure nele com firmeza a poucos centímetros do chão da gaiola e não o coloque no chão enquanto ele se contorcer. Quando ele acalmar, aí sim, solte ele. Este método vai evitar lesões típicas do salto, que pode ser perigoso mesmo que a poucos centímetros do chão.

Este outro artigo sobre brinquedos para porquinho-da-Índia pode te interessar.

3

Jamais pegue o seu porquinho pelo pescoço nem pelas axilas! Como já referimos, pegar de forma errada no seu porquinho da Índia pode provocar graves lesões físicas nele.

No vídeo abaixo você vai descobrir os sinais que indicam se o seu porquinho-da-Índia te ama:

4

As crianças muito pequenas não devem pegar no porquinho da Índia no colo, por ser muito arriscado. Quando as crianças já estiverem maior, com tamanhos de mãos e braços de tamanho suficiente para suportar corretamente o porquinho-da-Índia, devem ser ensinadas por um adulto a fazê-lo devidamente e sem riscos. É importante que você vigie a interação da criança e do porquinho, para garantir que tudo corre bem e diminuir as chances de lesões.

5

Os porquinhos-da-Índia aprendem a gostar de receber carinhos nas costas e na direção do pelo. Você deve evitar fazer carinhos no sentido contrário ao pelo e deve evitar a região do nariz e olhos, já que a maioria dos porquinhos não gosta de ser acariciado nessas áreas. De qualquer forma, todos os porquinhos são diferentes e você deve tentar conhecer a o pet e perceber aquilo que ela gosta ou não.

6

Você deve ter muito cuidado ao colocar seu porquinho-da-Índia em algum móvel ou sofá. Uma pequena distração pode fazer com que você não se atente para impedir uma queda. Como já dissemos, as quedas são um dos acidentes mais comuns com os porquinhos e os ossos frágeis deles fazem com que a maioria das quedas tenha consequências bastante graves.

Nem todos os porquinhos gostam de ser pegos no colo. Se o seu porquinho não gosta, o melhor é respeitar ele e acariciar diretamente na gaiola ou no chão quando estiver solto. Alguns porquinhos aceitam carinhos durante horas, enquanto outros começam a reclamar depois de poucos minutos. Invista tempo para conhecer a personalidade do seu porquinho. Se respeitar os gostos e vontades dele, você vai incrementar o vínculo entre vocês, melhorando a relação.

Agora que que a dúvida sobre como pegar meu porquinho da Índia foi sanada, e você quer saber mais sobre este animal poir acabou de adotá-lo, veja o nosso artigo de nomes para porquinhos-da-Índia.

Se deseja ler mais artigos parecidos a Como pegar meu porquinho-da-Índia?, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Cuidados básicos.