Jogos e diversão

Brinquedos para porquinho-da-índia

Lucas Andrade
Por Lucas Andrade, Biólogo. 31 julho 2018
Brinquedos para porquinho-da-índia
Porquinho-da-índia

Ver fichas de  Porquinho-da-índia

Hoje em dia muitas pessoas procuram porquinhos-da-índia como uma opção de companhia em suas casaS. Isso porque esses pequenos animais são bem dóceis, adoram receber carinho, têm muita energia, ocupam pouco espaço, encantam as crianças e não são muito complexos de serem cuidados. Mesmo com essas características, adotar um porquinho da índia demanda bastante responsabilidade. É necessário tomar alguns cuidados em relação sua alimentação, higiene e gaiola. Por exemplo, é necessário organizar sua gaiola para que caibam todos os brinquedos, acessórios, e ainda haja espaço para o pequeno roedor se sentir confortável no espaço.

Para que você consiga garantir um recinto agradável ao pequeno roedor, nós do Perito Animal trazemos esse artigo com informações sobre brinquedos para porquinho-da-índia que podem te ajudar.

Também lhe pode interessar: Como fazer brinquedos para coelhos

Índice

  1. Acessórios para porquinho-da-índia
  2. Que brinquedo porquinho-da-índia gosta?
  3. Como fazer brinquedos para porquinho-da-índia
  4. Brinquedos que devem ser evitados

Acessórios para porquinho-da-índia

Caso você decida adotar um porquinho-da-índia como companhia em sua casa, saiba que esses pequenos roedores são animais que podem te trazer muita alegria e felicidade, além de serem um animal fácil de ser criado em casa, pois não necessitam de muito espaço. Porém, isso não significa que você não deve prestar atenção nos cuidados do pequeno roedor, muito pelo contrário, a criação de porquinhos-da-índia requer bastante responsabilidade, assim como todos os outros animais.

Por exemplo, o recinto do animal é algo importante para você se atentar. Mesmo que o porquinho-da-índia possa ser criado em gaiolas, você precisa garantir espaço amplo para ele conseguir se locomover de forma confortável, com os brinquedos e acessórios dentro dela, garantindo um enriquecimento no ambiente, com comedouros, bebedouros, e objetos para o animal poder brincar e se exercitar.

Que brinquedo porquinho-da-índia gosta?

Porquinhos-da-índia são animais com bastante energia, além disso, gostam muito de interagir com pessoas e outros animais. Com as brincadeiras, o pequeno roedor consegue gastar boa parte de sua energia, e se essas brincadeiras forem acompanhadas de seus tutores, isso ajudará à aproximá-los.

Além disso, brincadeiras fora da gaiola e que façam o animal utilizar sua mente são benéficas para saúde do pet. Os brinquedos que mais agradam os porquinhos-da-índia são:

  • Esconderijos: Porquinhos-da-índia adoram ficar em lugares escondidos como cavernas;
  • Brinquedos que possam ser mordidos: os porquinhos-da-índia são roedores e existe uma razão para esse nome. Os roedores precisam mastigar e roer objetos para manter a saúde de seus dentes;
  • Obstáculos: Os porquinhos-da-índia gostam de desafios e obstáculos, iguais aos labirintos;
  • Materiais macios: Estes pequenos roedores gostam de materiais macios e suaves, pela facilidade carregar de um lado para outro.

Você pode encontrar no mercado diversos tipos de brinquedos para porquinhos-da-índia, de vários tamanhos, preços, e materiais. Mas, se você desejar, também pode fazer os brinquedos com materiais que você possa ter em casa. Desta forma, além de economizar, você irá contribuir com o meio ambiente reutilizando materiais que iriam ser descartados.

Brinquedos para porquinho-da-índia - Que brinquedo porquinho-da-índia gosta?

Como fazer brinquedos para porquinho-da-índia

Essas são algumas de nossas sugestões de brinquedos para porquinho-da-índia que você pode fazer em sua casa:

  • Meias: Porquinhos-da-índia adoram materiais macios e suaves, assim como são as meias. Não é necessário realizar nenhuma preparação caso deseje entregar a meia para o seu animal, mas caso queira dar uma incrementada no objeto, você poderá enche-la com feno ou maravalha, e costurar a abertura para a meia não esvaziar. Atenção, você deverá ficar sempre atento quando seu animal estiver brincando com tecidos, impedindo com que ele ingira o material.
  • Mantas ou toalhas: Assim como no caso da meia, as mantas e toalhas são materiais macios e suaves, o que agrada os porquinhos-da-índia. Com estes objetos, você pode deixar sua imaginação fluir, montando diversas configurações para o seu animal, como cavernas, e abrigos. Atenção, você deverá ficar sempre atento quando seu animal estiver brincando com tecidos, impedindo com que ele ingira o material.
  • Papelão: Papelão é um material muito versátil e pode garantir muita diversão para o seu animal. As caixas de papelão podem ser desmontadas, permitindo com que você construa labirintos para o seu roedor exercitar a mente.

Além disso, rolos de papelão, que são encontrados em em rolos de papel higiênico e papel toalha, podem ser utilizados como túneis pelo animal, ou apenas para o porquinho-da-índia ficar jogando de um lado para o outro. Não se esqueça de cortar os tubos em pedaços menores que o seu animal, para que assim ele não fique preso.

  • Papel: Você pode amassar papeis em formato de bolas de tamanhos diferentes e utilizar diferentes tipos de papel para diversificar o peso e a textura entre as bolinhas. Mas não se esqueça que esses papéis não podem ter sido utilizados anteriormente, pois resíduos como tinta e alguns alimentos podem ser tóxicos para o pequeno roedor.
  • Tijolos e blocos de cimento: Você pode utilizar esses materiais rígidos como obstáculos em diversos percursos. Além disso, esses materiais não guardam calor, então são boas opções para seu animal ficar em cima em dias quentes.
  • Madeira: Com madeira, você pode soltar sua criatividade e moldar diversos objetos de roer para porquinhos-da-índia. Não utilize materiais com madeira pintada, pois a tinta pode ser tóxica ao seu animal.
  • Bolas: Caso você tenha bolas de ping-pong, tênis, ou qualquer outro tipo de bola pequena e resistente em casa, você poderá deixar com o seu pequeno roedor que a diversão será certa.
  • Tubo de PVC: Por ser um material cilíndrico, basta cortá-lo em pedaços menores que o seu porquinho-da-índia, assim ele será utilizado como túnel e seu animalzinho não fica preso.
  • Brinquedo com frutas: Corte fatias de frutas da preferência de seu animal, e coloque num palito de espeto (não deixe a ponta afiada, para evitar o risco de acidentes). Você pode prender no teto da gaiola do seu animal, ou então em uma ponta de um graveto, para que assim você consiga interagir com o brincado. Cuidado com as frutas que você utilizar, pois alguns alimentos são proibidos para porquinhos-da-índia.
Brinquedos para porquinho-da-índia - Como fazer brinquedos para porquinho-da-índia

Brinquedos que devem ser evitados

No mercado existem diversos tipos de brinquedos para roedores, e por senso comum, alguns tutores optam por utilizar rodas de exercícios e bolas deslizantes como forma de entretenimento para os porquinhos-da-índia. Porém, esses brinquedos não são aconselhados para estes animais, pois podem prejudicar sua saúde, causando principalmente problemas em sua coluna.

Os porquinhos da Índia são animais muito delicados e mesmo para pegar neles você deve fazê-lo do método adequado para evitar problemas na coluna deles.

Brinquedos para porquinho-da-índia - Brinquedos que devem ser evitados

Se deseja ler mais artigos parecidos a Brinquedos para porquinho-da-índia, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Jogos e diversão.

Escrever comentário

Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
6 comentários
A sua avaliação:
henry
o meu porquinho naceu em sao paulo aonde eu moro e a mae dele era peruana. Meu porquinho é peruano ou paulista?
Equipe editorial do PeritoAnimal (Editor/a de PeritoAnimal)
Olá, Henry. Ele é paulista, porque o que importa é onde o animal nasce.
Um abraço da equipe do PeritoAnimal!
A sua avaliação:
rodrigo123
ola e o seguinte eu vou comprar um porquinho da india e estou a pesquisar se eles tenhem de ter uma casa grande e agradavel ou podem ter uma casa nao muito grande nem muito pequena mas agradavel se me puder ajudar agradecia
Aerton Guimarães (Editor/a de PeritoAnimal)
Oi, Rodrigo. Tudo bem? Neste artigo detalhamos tudo sobre os cuidados e o tamanho do espaço para o porquinho-da-índia: https://www.peritoanimal.com.br/cuidados-do-porquinho-da-india-de-pelo-curto-8385.html.
Esperamos que seja útil!
A sua avaliação:
Emillym
É obrigatório dar feno para o porquinho da Índia?
Equipe editorial do PeritoAnimal (Editor/a de PeritoAnimal)
Olá, Emillym. Tudo bem? Sim, o feno deve ser dado ao porquinho-da-india por toda sua vida. Veja mais neste post sobre alimentação do porquinho-da-índia: https://www.peritoanimal.com.br/alimentacao-do-porquinho-da-india-22409.html.
Esperamos que seja útil!
Keslley Leonardo
sim para os dentes deles.
A sua avaliação:
Ana Clra
Na antiga gaiola da minha porquinha- da- índia ( a Nina), para não vazar a sujeira,nós colocávamos jornais, mas ela começou a comer, o jornal faz mal pra ela???
emilly
olá, sim o jornal é toxico devido a tinta. o porquinho não pode entrar em contato com jornal
A sua avaliação:
Nathalia
Muito bom o artigo. Fiquei na dúvida Como posso grudar a madeira para fazer abrigos, medo de usar cola quente e ele tentar roer...
Isabela
Olá o porquinho da india pode ingerir papelão?
Adrian
Não, dê apenas ração, frutas, legumes e feno
julia
o meu porquinho da india tambem come o billy ama comer papelão ai eu tiro dele
1 de 4
Brinquedos para porquinho-da-índia