Como fazer um gato parar de miar

Como fazer um gato parar de miar

Os gatos gostam de miar a toda a hora, pois afinal é a forma que têm de pedir atenção e de comunicarem conosco ou com o meio.

Na maioria das vezes achamos engraçado e divertido, mas o pior é se o seu gato ficar miando a noite toda. Assim já não será tão engraçado ou divertido. E como podemos fazer um gato parar de miar? Continue lendo este artigo do PeritoAnimal e aprenda algumas dicas conosco.

Descubra porque está miando

Responda a alguma destas perguntas:

  • O seu gato tem fome?
  • Quer sair para a rua?
  • Quer brincar?
  • Está no cio?
  • Tomou alguma medicação?

Para resolver o problema, deve conhecer o motivo de estar miando. Não existe nenhum sistema mágico com o qual vai conseguir que deixe de miar, pelo que terá que partir da raiz, que é conhecer o problema que tem e que o faz miar. Também é importante analisar a linguagem corporal do seu gato para ver se está relacionado com os miados.

Junto a miar, a linguagem corporal é a chave para entender o que é que o gato quer ou o que precisa e porque está tentando chamar a sua atenção.

Soluções para conseguir que deixe de miar

Dependendo do motivo pelo qual esteja miando, devemos seguir uma solução ou outra. Neste artigo vamos lhe dar as 5 soluções mais comuns para estes problemas:

  1. Esterilize ou castre o seu gato. As gatas costumam miar para atrair outros gatos, enquanto que os gatos o fazem para lhes responder ou para dizer aos seus donos "deixa-me sair". Se o seu gato ou gata estiver constantemente miando porque quer sair para a rua e consegue ouvir que existem outros gatos na sua zona fazendo o mesmo barulha, castrá-lo ou esterilizá-la pode ser a solução.
  2. Limpe a sua caixa de areia com mais frequência. Os gatos são muito limpos e não gostam que a sua caixa de areia esteja suja. De fato, nem sequer a usarão se estiver um pouco suja porque não gostam de fazer as suas necessidades sobre a areia manchada. Pode ser que o motivo dos seus miados seja porque a caixa está suja, embora não lhe pareça. Para evitar este problema, limpe a caixa todas as noites e vá conferindo-a algumas vezes por dia para ver se está limpa.
  3. Divirta-o e canse-o com jogos. Às vezes acreditamos que os gatos não precisam de brincar porque não são cachorros, mas não é assim. Os pequenos felinos precisam de fazer exercício, de se cansar e divertirem-se para serem felizes. Se miarem muito e se aproximam dos seus brinquedos pode significar que o que querem é que brinquemos com eles. Compre-lhe brinquedos que desafiem a sua inteligência, brinque um bocado com ele todos os dias e, desta forma conseguirá cansá-lo e fazer com que não mie tanto. Também pode pensar em adotar um amigo para ele em um centro de acolhimento de animais.
  4. Deixe-lhe comida e água em um horário fixo. A rotina é essencial para que o seu gato se habitue a comer em um determinado horário. Se não o fizer, o seu gato pode querer comer às 9 da manhã, às 7 da tarde ou às 4 da madrugada. Estabeleça um horário e deixe sempre água e um pouco de comida pela noite, deste forma evitará que mie para acordarmos e pedir-nos comida.
  5. Se persistir leve-o ao veterinário. Se o seu gato mia muito forte poderia estar sofrendo de algum problema de saúde. Quando é repetitivo, mia muito e a intensidade e o volume do miado não é normal, deve levá-lo ao seu veterinário.

É sempre melhor prevenir do que remediar. Que outros conselhos nos recomenda para fazer um gato parar de miar? O seu gato mia muito por algum motivo que não referimos aqui? Deixe um comentário para que o possamos ajudar a resolver essa situação. E, se quiser saber mais sobre como é comportamento dos gatos à noite confira esse artigo do PeritoAnimal.

Se deseja ler mais artigos parecidos a Como fazer um gato parar de miar, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Educação básica.