Curiosidades do mundo animal

Porque gatos dormem em cima do dono

Eduarda Piamore
Por Eduarda Piamore, Técnica em psicologia, educação e adestramento canino e felino. Atualizado: 14 setembro 2023
Porque gatos dormem em cima do dono
Gatos

Ver fichas de  Gatos

Se você é o feliz tutor de um gato, sabe muito bem que seu companheiro felino sempre encontra uma forma de se acomodar perto ou em cima de você na hora de dormir. Os gatos escolhem seus donos e também determinam o melhor lugar para dormir em sua companhia. E não importa quão linda seja a cama que você presenteou ao seu gatinho, ela nunca será tão confortável quanto a sua almofada, seu peito ou sua cabeça. Estou certa?

Ao viver essa experiência cotidianamente, é possível que você queira saber se dormir com gato é perigoso e se faça perguntas como: "por que o gato gosta de deitar em cima do meu travesseiro?" ou "por que meu gato gosta de dormir comigo?". Pensando nisso, resolvemos dedicar esse artigo do PeritoAnimal a te explicar porque os gatos dormem em cima do dono. Vamos lá?

Também lhe pode interessar: Porque meu cachorro deita em cima de mim

Índice

  1. Por que os gatos dormem na nossa cabeça?
  2. Seu gato dorme com você porque busca calor
  3. Gato dorme com o dono para se sentir seguro em sua companhia
  4. Seu gato busca conforto e o seu cheiro
  5. Seu gato é inevitavelmente um animal territorial
  6. Por que os gatos dormem de barriga para cima?

Por que os gatos dormem na nossa cabeça?

A verdade é que não existe um único motivo que explique porque os gatos dormem em cima do dono, na sua almofada ou sobre sua cabeça. Quando seu bichano se aproxima de você e se acomoda para dormir em sua companhia, esse comportamento pode ser compreendido a partir de alguma ou várias das seguintes interpretações:

Seu gato dorme com você porque busca calor

Os gatos são sensíveis ao frio e preferem viver em climas mais cálidos ou temperados, assim como desfrutar de longos banhos de sol. Além disso, as baixas temperaturas podem prejudicar a saúde do seu felino, aumentando o risco de sofrer gripes, resfriados e, em casos mais extremos, hipotermia.

Como as noites costumam ser mais frescas que os dias, um dos motivos pelos quais os gatos gostam de dormir em cima das roupas, almofadas ou bem próximo dos seus tutores é para se proteger do frio e obter calor. Quando seu bichano se acomoda bem em cima do seu peito ou da sua sua cabeça, por exemplo, pode estar buscando aproveitar o seu calor corporal para se sentir mais cômodo ao momento de dormir.

Gato dorme com o dono para se sentir seguro em sua companhia

Apesar do seu temperamento mais independente, os gatos também experimentam um vínculo de afeto e confiança com seus tutores, desfrutando compartilhar bons momentos em sua companhia. Dormir com você pode ser uma das formas a traves da qual o seu gato expressa que confia em você e demonstra seu carinho e agradecimento pela rotina saudável que compartilham no dia a dia.

Além disso, os gatos se sentem mais vulneráveis ao estar dormidos ou sonolentos, já que não poderiam reagir e atuar rapidamente no caso de possíveis ameaças à sua integridade ou bem-estar. Por isso, um felino também pode querer dormir com o dono para se sentir mais seguro, percebendo que seu 'humano favorito' estará ali apoia-lo e protegê-lo.

Seu gato busca conforto e o seu cheiro

Como você ja sabe, os gatos são muito inteligentes e, embora possam se mostrar muito ativos e curiosos durante determinados períodos do dia, adoram dormir. Suas sonecas diárias não são negociáveis e seu bichano sempre buscará o lugar com o conforto e a temperatura ideais para descansar como o que ele sabe que é: um rei!

Então, não se surpreenda se a sua almofada ou suas roupas resultarem muito mais atrativas do que aquela cama que você adquiriu em uma algum pet shop, principalmente porque carregam algo único: o seu cheiro.

Seu gato é inevitavelmente um animal territorial

A territorialidade é algo inato a praticamente todos os animais e sem ela dificilmente as especies conseguiriam sobreviver em estado natural. Por sua vez, os felinos costumam ser animais bastante territoriais que prezam pelo seu ambiente e se apegam à sua rotina para se proteger de possíveis depredadores e ameaças externas. Por mais sociável e carinhoso que seja seu bichano, a territorialidade faz parte da natureza felina e sempre estará presente, de alguma maneira, em seu comportamento.

Quando um gato dorme na almofada, na cama ou diretamente encima do seu tutor, também pode fazer isso para deixar neles seu cheiro e expressar que são parte do seu território e sua rotina, os quais está disposto a defender e proteger.

Por isso, é fundamental socializar o seu gato desde filhote para ensiná-lo a se relacionar positivamente com outros animais e com os estímulos do seu ambiente, assim como prevenir problemas de comportamento como a agressividade. Porém, se você decidiu adotar um felino adulto, saiba que também é possível socializar gatos adultos com a ajuda do reforço positivo e com muita paciência e carinho.

Por que os gatos dormem de barriga para cima?

Já que estamos falando sobre os hábitos ao dormir dos nossos mais amados felinos, podemos aproveitar para "desvelar" uma das grandes curiosidades dos tutores a esse respeito: por que os gatos dormem de barriga para cima mas regem negativamente ao ser tocados nessa região?

Bem, primeiro, entendamos que a posição de um gato ao dormir pode dizer muito sobre sua rotina, sua personalidade, seu ambiente e sobre como se sente no seu lar. Por exemplo, um felino assustado ou medroso, que ainda não está acostumado à sua nova casa, provavelmente buscará se esconder e se isolar o máximo possível na hora de dormir.

Por outro lado, quando um bichano se sente muito confortável e seguro no seu lar, pode dormir de forma mais "descuidada" ou "confiada", por exemplo, deixando seu ventre à mostra. Muitos gatos dormem de barriga para cima quando estão juntos aos seus tutores, já que sua presença lhes transmite calma e segurança.

Porém, não devemos cair no erro de acreditar que essa posição ao dormir significa um convite às carícias, porque os gatos não costumam gostar de carinho na barriga. O ventre do animal é uma parte muito sensível do seu corpo, pois nele se encontra parte de seus órgãos vitais e reprodutivos. Por isso, o gato costuma rejeitar qualquer toque para se proteger e pode reagir negativamente ao perceber movimentos bruscos próximos a essa região, mordendo ou arranhando seus tutores.

Logicamente, essa não é a única razão porque os gatos mordem os seus donos. E se você quer saber mais sobre esse tema, te convidamos a ler nosso artigo "Por que meu gato me morde?". Até a próxima!

Se deseja ler mais artigos parecidos a Porque gatos dormem em cima do dono, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Curiosidades do mundo animal.

Escrever comentário

Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
3 comentários
A sua avaliação:
Jacqueline
Meu gato urina em vários lugarem da casa, como eu posso tirar isso dele?
Equipe editorial do PeritoAnimal (Editor/a de PeritoAnimal)
Olá, Jacqueline. Neste artigo falamos como evitar que o gato urine em casa: https://www.peritoanimal.com.br/como-evitar-que-o-meu-gato-urine-em-casa-20112.html
Esperamos que seja útil!
A sua avaliação:
Natan
Minhas duas gatas adoram carinho na barriga, inclusive deitam e já viram de barriga pra cima pra ganhar carinho na barriguinha , eu pego elas no colo de barriga pra cima , bjo, abraço, aperto , esfrego meu rosto no delas e elas adoram. São altamente sociaveis comigo e com minha esposa
A sua avaliação:
Thiago Iury de Paula
Adotei um gatinho tem 5 dias ,no 2 dia ele já interagia comigo brincava e tudo mas tem um dia inteiro ele só dorme não brinca nem comigo está fazendo xixi em qualquer lugar . será que ele está doente ou coisa do tipo
Porque gatos dormem em cima do dono