menu
Partilhar

Óleo de coco para cachorro faz bem ou mal?

 
Por Mercè Garcia, Adestradora canina especializada em mudança de comportamento. 26 novembro 2021
Óleo de coco para cachorro faz bem ou mal?

Ver fichas de  Cachorros

Os benefícios e propriedades do óleo de coco em cachorros são diversos, razão pela qual não é raro encontrar esse componente num grande número de produtos ou como um ingrediente extra em certas receitas caseiras. Embora seja verdade que a maioria o utiliza para melhorar o aspecto da pele e do pelo do cachorro, existem outras vantagens que podem ser muito interessantes, especialmente em cachorros idosos.

Você gostaria de saber se pode dar óleo de coco para cachorro? A verdade é que sim, descubra a seguir no PeritoAnimal todos os benefícios e usos do óleo de coco para cães e comece a incluir esse óleo nas suas receitas diárias ou eventuais. Também falaremos sobre as contraindicações do produto. Boa leitura.

Também lhe pode interessar: Cachorro pode comer coco?

Benefícios do óleo de coco

O óleo de coco, também conhecido como manteiga de coco, é obtido mediante a prensagem da polpa ou da carne do coco. É um produto inteiramente vegetal. O resultado é um extrato gordo, rico em ácidos saturados (ácido láurico), vitaminas E e K e alguns minerais, incluindo o ferro. [1]

O óleo de coco é de cor branca e textura suave, embora possa se tornar líquida ao entrar em contato com o calor. Não oxida facilmente, podendo assim ser mantido em temperatura ambiente por até 6 meses.

Existe óleo de coco para cachorro?

O óleo de coco que podemos comprar em lojas de pets, embora seja rotulado como um produto para animais de estimação, é o mesmo que é utilizado para consumo humano, ou seja, não existe um produto específico para cachorros.

Óleo de coco para cachorro faz bem ou mal? - Benefícios do óleo de coco

Propriedades do óleo de coco

Afinal, oferecer óleo de coco para cães faz bem ou mal? Para que serve o óleo de coco para pets? Assim como para nós, humanos, há uma série de propriedades benéficas do óleo de coco para cachorros:

  1. É um bom remédio para melhorar a cicatrização de cortes e diferentes tipos de feridas. [2]
  2. Ajuda a hidratar a pele do cachorro em caso de ressecamento. [1]
  3. Pode ser uma boa ferramenta de apoio em caso de alergia ou hipersensibilidade para melhorar o aspecto da derme e dos danos causados. Um veterinário deve ser sempre consultado antes da aplicação. [2] [5]
  4. Melhora o aspecto do pelo do cachorro, que fica muito mais brilhante e sedoso. [1]
  5. Mostra uma grande afinidade pelas proteínas naturais do pelo, o que promove a hidratação do pelo, ajuda a prevenir a perda de pelo e promove o crescimento saudável do pelo saudável. [1]
  6. Misturado com shampoo e aplicado durante o banho, ajuda a prevenir o aparecimento de leveduras, fungos e parasitas externos, embora também recomendamos a utilização de pipetas ou colares para assegurar uma total proteção contra pulgas, carrapatos, piolhos, mosquitos e ácaros. [8]
  7. Podemos usar uma solução de óleo de coco diluído em água para higienizar os órgãos genitais, o ânus, as patas ou as orelhas, uma vez que ajuda a limpá-los completamente.
  8. Quando ingerido, previne vários problemas de saúde devido aos seus efeitos antibacterianos, antivirais e antifúngicos. [8]
  9. Melhora a digestão e a absorção de nutrientes.
  10. Fornece energia.
  11. Os MCT encontrados no óleo de coco melhoram o metabolismo cerebral, ajudando a prevenir e melhorar o estado mental dos cachorros idosos que sofrem de síndrome de disfunção cognitiva. [7]
  12. Acelera o metabolismo devido aos ácidos graxos de fácil absorção. [5]
  13. Fortalece o sistema imunológico graças ao referido ácido láurico, que está presente no leite materno e ativa as defesas dos cachorros. [1]
  14. A sua aplicação juntamente com um tratamento prescrito pelo veterinário impede o desenvolvimento de eczemas. [5]
  15. A aplicação tópica do óleo de coco tem propriedades anti-inflamatórias, o que ajuda a melhorar a derme inflamada. [5]

Precisa ser óleo de coco extra virgem?

A fim de desfrutar de todos os benefícios do óleo de coco em cães, é essencial optar por um produto de alta qualidade, de preferência orgânico, para evitar componentes sintéticos que possam causar uma reação cutânea ou problemas intestinais no pet.

Dosagem do óleo de coco para cachorros

Para saber como usar óleo de coco no pet, destacamos que, se esse produto estiver incluído na dieta do cachorro, recomendamos a adição de uma colher de sopa de óleo de coco, uma vez por semana, para evitar os efeitos colaterais mencionados abaixo. Então, sim, o cachorro pode beber óleo de coco, mas de forma estritamente controlada, caso contrário, poderá causar problemas ao cão.

Se utilizado topicamente, recomendamos o aquecimento do óleo de coco ou a aquisição de uma solução líquida. Basta espalhar a mistura nos dedos e aplicar diretamente nas áreas afetadas, embora também se possa usar um frasco de spray para espalhar a mistura por toda a camada sem pesar.

Óleo de coco para cachorro faz bem ou mal? - Dosagem do óleo de coco para cachorros

Contraindicações do óleo de coco para cães

Embora o óleo de coco tenha muitos benefícios para os cachorros, também é importante destacar algumas das contraindicações deste alimento.

Podemos destacar dois estudos sobre o consumo de dietas semi-sintéticas em cachorros que incluíam 16% de óleo de coco hidrogenado durante 12-14 meses. Os resultados foram preocupantes: esta dieta induziu a acumulação de gordura nas artérias coronárias e cerebrais. [4]

Em relação ao consumo humano, a Organização Mundial da saúde (OMS) e outras organizações alertaram para os elevados níveis de gordura saturada existente no óleo de coco, que pode levar a um risco de doenças cardiovasculares, aumento do peso corporal ou perturbações metabólicas. Embora estes efeitos secundários tenham sido encontrados em humanos, não se pode excluir que os mesmos efeitos secundários possam ocorrer em cachorros, portanto é recomendado um consumo moderado do óleo de coco. [5]

Cachorro pode comer coco?

Você já se perguntou se cachorro pode comer coco? Saiba que sim! O coco faz parte da lista de frutas recomendadas para cachorros, devido ao seu elevado teor de água, minerais (cálcio, ferro, fósforo, iodo, magnésio...), oligoelementos e vitaminas. No entanto, como contém açúcares, é sempre aconselhável moderar o seu consumo e oferecer pequenas porções uma ou duas vezes por semana.

As propriedades do coco para os cachorros

Além de fornecer energia, é também um fruto antioxidante, remineralizante e hidratante, e até ajuda a melhorar a pressão sanguínea. [5] Podemos oferecer este alimento ao nosso cachorro ocasionalmente como um mimo ou incorporá-lo em dietas caseiras.

Pode dar água de coco para cachorro?

Sim, pode dar água de coco para cachorro desde com moderação. Não existe uma quantidade oficial recomendada para cães, mas como a orientação é não exagerar, recomendamos meio copo uma ou duas vezes por semana.

Óleo de coco para cachorro faz bem ou mal? - Cachorro pode comer coco?

Onde comprar óleo de coco?

O óleo de coco pode ser encontrado numa grande variedade de lojas, incluindo lojas online. Contudo, se você estiver à procura de um produto de qualidade, é melhor ir à uma loja de produtos naturais, orgânicos ou à uma farmácia de manipulação. Recomendamos também que verifique a composição para garantir que se trata de um produto de qualidade.

O óleo de coco é bom para os gatos?

Se você convive com cachorros e gatos, então você deve saber que o óleo de coco também é bom para os gatos. Os gatos podem se beneficiar do óleo de coco, tanto interna como externamente, embora não seja tão bem aceito como o é para cachorros quando é oferecido como alimento. É melhor misturar com ração húmida ou incluir quando se prepara uma receita caseira.

O óleo de coco também ajuda a remover as bolas de pelo, o que é muito bom, uma vez que podem se tornar um grave problema de saúde se não forem expelidas.

Agora que você conheceu os benefícios do óleo de coco para cachorros, recomendamos a leitura deste outro artigo no qual falamos sobre o óleo de salmão para cachorro.

Óleo de coco para cachorro faz bem ou mal? - O óleo de coco é bom para os gatos?

Se deseja ler mais artigos parecidos a Óleo de coco para cachorro faz bem ou mal?, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Dietas caseiras.

Referências
  1. Rele, Aarti S., and R. B. Mohile. "Effect of mineral oil, sunflower oil, and coconut oil on prevention of hair damage." Journal of cosmetic science 54.2 (2003): 175-192.
  2. Sánchez, Gregorio Martínez, et al. "Las aplicaciones médicas de los aceites ozonizados, actualización." Revista Española de Ozonoterapia 2.1 (2012): 121-139.
  3. R.W. Mahley, T.L. Innerarity, K.H. Weisgraber, D.L. Fry - Canine hyperlipoproteinemia and atherosclerosis. Accumulation of lipid by aortic medial cells in vivo and in vitro - Am J Pathol, Abril de 1977
  4. K.G McCullagh, A. Ehrhart, A.Butkus - Experimental canine atherosclerosis and its prevention. The dietary induction of severe coronary, cerebral, aortic, and iliac atherosclerosis and its prevention by safflower oil - Laboratory Investigation, a Journal of Technical Methods and Pathology, Abril de 1976
  5. Alimentación sana - Datos y Cifras - OMS a 31 de Agosto de 2018 Disponível em: <http://www.who.int/es/news-room/fact-sheets/detail/healthy-diet>. Acesso em 18 de novembro de 2021.
  6. Evangelista, Mara Therese Padilla, Flordeliz Abad‐Casintahan, and Lillian Lopez‐Villafuerte. "The effect of topical virgin coconut oil on SCORAD index, transepidermal water loss, and skin capacitance in mild to moderate pediatric atopic dermatitis: a randomized, double‐blind, clinical trial." International journal of dermatology 53.1 (2014): 100-108.
  7. Pan, Y. (2011) Enhancing brain functions in senior dogs: A new nutritional approach. Topics in Companion Animal Medicine 26(1), 10-16.
  8. Sulfatación de los alchoholes grasos derivados del aceite de coco - Instituto Politécnico Nacional

Escrever comentário

Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
Óleo de coco para cachorro faz bem ou mal?
1 de 5
Óleo de coco para cachorro faz bem ou mal?

Voltar ao topo da página