Primeiros socorros

Como fazer a manobra de Heimlich em cachorros

 
Cristina Pascual
Por Cristina Pascual, Veterinária. 16 março 2023
Como fazer a manobra de Heimlich em cachorros
Cachorros

Ver fichas de  Cachorros

Assim como as pessoas, os cães também podem sofrer de engasgo ou asfixia. Quando uma bola, um osso ou qualquer objeto estranho fica preso na via respiratória de um cão, ocorre um bloqueio que impede o animal de respirar normalmente. Nestes casos, especialmente quando a obstrução é grave, saber como realizar as técnicas de primeiros socorros em cães pode ser crucial para a sobrevivência desses animais.

Quer saber como desengasgar um cachorro corretamente? Recomendamos que você nos acompanhe neste artigo do PeritoAnimal, onde explicaremos como fazer a manobra de Heimlich em cachorros e quais outras técnicas podem ser eficazes para resolver um caso de asfixia em nossos peludos.

Índice

  1. Técnicas anteriores à manobra de Heimlich
  2. Manobra de Heimlich em cachorros passo a passo
  3. Quando usar a manobra de Heimlich em cachorros?
  4. O que fazer se a manobra de Heimlich não funcionar no cachorro?

Técnicas anteriores à manobra de Heimlich

A realização da manobra de Heimlich em cachorros pode ter certos riscos, por isso, antes de fazê-la, se você precisa desengasgar o cachorro é preferível tentar outros métodos menos agressivos que também podem ser eficazes para expulsar um objeto estranho que esteja obstruindo as vias respiratórias.

Se você suspeita que seu cão está sofrendo um episódio de asfixia devido à presença de um objeto estranho que está bloqueando a via aérea, siga estas instruções:

  1. Em primeiro lugar, tente manter a calma: embora seja uma situação realmente estressante, é importante que, na medida do possível, você não transmita mais nervosismo ao seu animal de estimação, já que isso poderia aumentar sua frequência respiratória e piorar o quadro de asfixia.
  2. Abra a boca do cão e verifique a garganta: durante a verificação, é recomendável que você ilumine a garganta com uma lanterna para facilitar a identificação do corpo estranho. Se puder ver a olho nu o objeto que está obstruindo as vias respiratórias e este for acessível, tente removê-lo. Primeiro, introduza seu dedo indicador e/ou polegar na boca do seu animal de estimação e contorne o objeto por trás, para depois puxá-lo para fora. Se você não tem certeza de que pode retirar o objeto estranho com facilidade seguindo esses passos, não realize essa manobra, já que pode fazer com que o objeto se aprofunde ainda mais na via aérea, piorando o quadro de asfixia.
  3. Se não conseguir remover o corpo estranho com os dedos, tente dar várias palmadas nas costas do seu animal de estimação (na altura das extremidades anteriores, entre as duas escápulas): devem ser palmadas firmes e secas, embora seja importante medir a força (especialmente no caso de cães pequenos).
  4. Se o passo anterior não for eficaz, devemos tentar um último método antes de realizar a manobra de Heimlich no cachorro. No caso de seu cão ser de uma raça de porte pequeno ou miniatura, segure-o pela cintura e, uma vez suspenso no ar com a cabeça para baixo, faça alguns movimentos suaves para que o objeto estranho saia com a ajuda da própria gravidade. Se o seu cão for de porte médio ou grande, segure suas patas traseiras e levante-as (como se fosse uma carrinho de mão) até que o corpo do animal esteja o mais vertical possível. Dessa forma, o próprio efeito da gravidade poderá favorecer a saída do corpo estranho.

Se nenhuma dessas técnicas funcionar, você deve proceder a realizar a manobra de Heimlich no cachorro conforme explicaremos a seguir.

Como fazer a manobra de Heimlich em cachorros - Técnicas anteriores à manobra de Heimlich

Manobra de Heimlich em cachorros passo a passo

Para realizar corretamente a manobra de Heimlich em cachorros, é preciso seguir as seguintes instruções passo a passo:

  1. Coloque as costas do seu animal de estimação contra o seu peito;
  2. Localize a área em que você fará as compressões: trata-se especificamente do ponto em que termina a cavidade torácica e começa a cavidade abdominal. Para isso, apalpe o esterno (osso duro e alongado localizado no centro do peito) e, quando você parar de sentir o osso e encontrar uma área mais funda, estará no ponto certo para realizar as compressões;
  3. Coloque o punho de uma mão no ponto de compressão e cubra o punho com a outra mão;
  4. Faça 4-5 compressões firmes nesse ponto, apertando simultaneamente no sentido em sua direção e para cima;
  5. Verifique se o objeto foi expelido e se o pet respira normalmente de novo. Se não, repita as compressões novamente.

Embora a manobra de Heimlich seja eficaz e o objeto seja expelido, é importante ir a uma clínica veterinária assim que o animal se acalmar. Os corpos estranhos podem causar lesões no trato respiratório e a própria manobra de Heimlich pode causar lesões em órgãos internos ou mesmo fraturas nas costelas (especialmente quando as compressões são feitas com muita força). Por isso, é importante que um profissional avalie o estado de saúde do peludo após um episódio desse tipo.

Talvez você se interesse pelo nosso artigo sobre "cachorro com dificuldade de respirar, o que fazer?". Confira!

Quando usar a manobra de Heimlich em cachorros?

A manobra de Heimlich em cães é um procedimento de primeiros socorros que deve ser usado apenas em casos de asfixia causados por corpos estranhos que estejam causando uma obstrução grave das vias aéreas.

Como mencionado, a manobra de Heimlich é uma técnica agressiva que pode causar certos danos (lesões em órgãos internos, fraturas de costelas, etc.), portanto, é um procedimento que deve ser reservado para casos em que a vida do animal esteja em perigo. Antes de realizá-la, é importante experimentar os métodos que mencionamos anteriormente, pois eles são menos agressivos e muitas vezes eficazes para resolver casos de engasgos mais leves. Assim, a melhor forma de desengasgar um cachorro pode não ser com a manobra de Heimlich, e sim com outras técnicas mais leves.

Como fazer a manobra de Heimlich em cachorros - Quando usar a manobra de Heimlich em cachorros?

O que fazer se a manobra de Heimlich não funcionar no cachorro?

Se a manobra de Heimlich for ineficaz e o corpo estranho continuar obstruindo a via aérea do animal, é imprescindível procurar uma clínica veterinária o mais rapidamente possível. Nestes casos, agir com rapidez e diligência será crucial para a sobrevivência do animal.

Um quadro de asfixia é uma situação de máxima urgência que requer atenção veterinária imediata, uma vez que a vida do animal corre um perigo iminente. Uma vez na clínica veterinária, a equipe que atender seu animal de estimação irá seguir com os procedimentos para realizar uma traqueotomia de emergência e, finalmente, desengasgar o cachorro corretamente.

Este procedimento consiste em realizar um corte na traqueia para que ela volte a ser permeável ao fluxo de ar e, assim, seja possível a ventilação (entrada de ar carregado de oxigênio e saída de ar carregado de dióxido de carbono). Se o seu cão perder a consciência e/ou entrar em parada cardiorrespiratória, será necessário realizar uma reanimação cardiopulmonar (RCP) para tentar restaurar a função cardiorrespiratória do animal.

Agora que você já sabe diferentes técnicas para desengasgar o cachorro e conheceu os detalhes da manobra de Heimlich em cães, não perca este outro artigo sobre cachorro engasgado, o que fazer.

Como fazer a manobra de Heimlich em cachorros - O que fazer se a manobra de Heimlich não funcionar no cachorro?

Este artigo é meramente informativo, no PeritoAnimal.com.br não temos capacidade para receitar tratamentos veterinários nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Sugerimos-lhe que leve o seu animal de estimação ao veterinário no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se deseja ler mais artigos parecidos a Como fazer a manobra de Heimlich em cachorros, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Primeiros socorros.

Bibliografia
  • American Kennel Club. Dog Choking: What to Do & Heimlich Maneuver For Dogs. Disponível em: <https://www.akc.org/expert-advice/health/dog-choking-dog-heimlich-instructions/>. Acesso em 16 de março de 2023.
Escrever comentário
Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 de 4
Como fazer a manobra de Heimlich em cachorros