menu
Partilhar

Picada de escorpião em cachorro, o que fazer?

 
Picada de escorpião em cachorro, o que fazer?

Ver fichas de  Cachorros

Existem insetos que atacam cachorros regularmente. As pulgas, carrapatos e mosquitos são parasitas externos irritantes, e quando somos responsáveis pela saúde de nossos cães, cabe a nós protegê-los contra eles. Coleiras, pipetas, xampus antiparasitários e alguns truques caseiros são o arsenal com o qual contamos na hora de proteger adequadamente nossos cachorros de picadas que podem espalhar doenças, infeccionar ou irritar sua epiderme. Ocorrem também, em menor grau, picadas de abelhas e vespas, que são muito dolorosas e podem causar um choque anafilático grave se o cachorro for alérgico a veneno de abelhas e vespas ou se for atacado por um enxame.

No entanto, um aracnídeo que ocasionalmente pode picar nossos cachorros é o escorpião. Esse tipo de picada é acidental e se trata de uma resposta defensiva do escorpião ao ver sua integridade em perigo diante da presença de um cachorro. É uma picada muito dolorosa e pode ser mais ou menos perigosa, dependendo da área ou país onde ocorre a picada e da espécie agressora. Existem cerca de 1400 espécies de escorpiões no mundo, e a maioria produz picadas muito dolorosas, mas inofensivas. Contudo, existem escorpiões cuja picada é potencialmente fatal se não for tratada imediatamente.

Por isso, em caso de picada de escorpião em cachorro, o que fazer? Continue lendo este artigo do PeritoAnimal para esclarecer suas dúvidas e descobrir como reagir apropriadamente se isso ocorrer um dia. Boa leitura.

Também lhe pode interessar: Picada de cobra em cachorro, o que fazer?

Hábitos dos escorpiões

Antes de falar propriamente da picada de escorpião em cachorro, um fator que deve ser levado em consideração é que os escorpiões são animais de hábitos noturnos. Portanto, o período de maior perigo para o cachorro será durante a noite.

As picadas geralmente ocorrem ao pisar acidentalmente no escorpião quando o aracnídeo está fora de seu ninho. Durante o dia as picadas de escorpião são mais raras, já que eles se escondem muito bem em seus abrigos. Existem 4 tipos básicos de escorpião, dependendo de seu habitat:

  • Os psamófilos: habitam lugares arenosos, sendo muito rápidos nesse tipo de superfície e altamente protegidos contra a desidratação.
  • Os litófilos: vivem escondidos sob solos rochosos, e sua morfologia é muito plana.
  • Os cavadores: vivem sob a terra em galerias escavadas por eles ou em cavernas naturais.
  • Os erráticos: mudam com frequência de hábitat, sendo mais fáceis de observar do que os outros três tipos.

Neste outro artigo mostramos como espantar escorpiões.

Picada de escorpião em cachorro, o que fazer? - Hábitos dos escorpiões

Sintomas e tratamento para picada de escorpião em cachorro

Os sintomas mais comuns da picada de escorpião em cachorro são os seguintes:

  • Lacrimação.
  • Salivação.
  • Tremores musculares.
  • Pupilas dilatadas.
  • Dificuldade para respirar.
  • Colapso.

Todos esses sintomas são acompanhados de gemidos de dor do cachorro. Nos casos mais graves, ocorrem convulsões que antecedem a morte.

Se você quer saber o que fazer em caso de picada de escorpião em cachorro, é importante destacar que quando o cachorro é picado há apenas uma regra básica e essencial: ele deve ser levado ao veterinário com urgência.

Na grande maioria dos casos, será apenas uma picada muito dolorosa, mas sem riscos secundários. Contudo, em algumas regiões existem algumas espécies de escorpiões com uma picada mortal.

Todos os anos, mais de 3.000 mortes ocorrem no mundo devido a picadas de escorpião. No Brasil, segundo o Ministério da Saúde, houve mais de 154 mil acidentes com picadas de escorpião apenas em 2019. Obviamente, esses acidentes fatais também ocorrem entre nossos animais de estimação.

Picada de escorpião em cachorro, o que fazer? - Sintomas e tratamento para picada de escorpião em cachorro

Picada de escorpião em cachorro, o que fazer?

Se as medidas preventivas não funcionaram corretamente e você já observa sintomas de picada de escorpião em seu cachorro, siga estes passos:

  • Mantenha a calma (isso é muito difícil).
  • Tente pegar o escorpião com um pegador comprido de cozinha, coloque-o em um vidro de conserva vazio e leve-o ao veterinário para que ele saiba a espécie. Se isso não for possível, tente fotografar o escorpião usando seu telefone celular.
  • Não fique muito preso ao segundo ponto. E não espere por sintomas das da picada no cachorro. O mais importante é levá-lo ao veterinário rapidamente.
  • Não tente curá-lo com remédio caseiro para picada de escorpião em cachorro
  • Lembre que, quanto mais rápido levá-lo a um veterinário, mais chances de salvá-lo em caso de riscos causados por veneno de escorpião
Picada de escorpião em cachorro, o que fazer? - Picada de escorpião em cachorro, o que fazer?

Prevenção contra picada de escorpião

Os escorpiões costumam permanecer abrigados a maior parte do tempo e saem de seus esconderijos quando precisam se alimentar, se sentem ameaçados ou quando vão reproduzir. Eles preferem se esconder sob troncos ou pedras, dentro de tocas e, algumas espécies, conseguem se enterrar. Aqui vão algumas dicas que podem te ajudar:

  • A primeira prevenção para impedir uma picada de escorpião em cachorro será simplesmente não deixá-lo andar durante a noite por áreas ajardinadas da casas, pois é durante a noite que os escorpiões saem de seus ninhos e abrigos para caçar insetos, aranhas, lagartixas, caracóis e inúmeros pequenos animais dos quais se alimentam.
  • Não deixe material de construção, madeira e outros entulhos jogados no quintal, pois eles são excelentes abrigos para escorpiões.
  • Tenha ao seu alcance alguns números de telefone para entrar em contato com seu veterinário de emergência e também com seu médico.
  • Proteja as juntas das portas e janelas da sua casa espirrando nelss vinagre diluído em água. Os escorpiões não gostam de cheiro de vinagre.
  • Se você recebe visitas de escorpiões em casa, uma boa maneira de afastá-los é usando a lavanda. A planta é um repelente natural de escorpiões. Para isso, plante-a em alguns lugars específicos ou, se não tiver onde fazer isso, basta diluir 15 gotas de óleo essencial de lavanda em um copo de água e, com um frasco pulverizador, aplicar a mistura ao redor das janelas e portas de sua casa.
Picada de escorpião em cachorro, o que fazer? - Prevenção contra picada de escorpião

E já que estamos falando sobre cuidados com os cachorros, não deixe de ver o seguinte vídeo em que falamos sobre os cuidados necessários com os cachorros no verão:

Este artigo é meramente informativo, no PeritoAnimal.com.br não temos capacidade para receitar tratamentos veterinários nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Sugerimos-lhe que leve o seu animal de estimação ao veterinário no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se deseja ler mais artigos parecidos a Picada de escorpião em cachorro, o que fazer?, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Primeiros socorros.

Bibliografia
  • MINISTÉRIO DA SAÚDE. Manual de Controle de Escorpiões. Disponível em: <https://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/manual_controle_escorpioes.pdf>. Acesso em 12 de abril de 2021.
  • DE ROODT, A. (2015). Veneno de escorpiones (alacranes) y envenenamiento. Acta Bioquímica Clínica Latinoamericana, 49 (1), 55-71 Disponível em: <https://www.redalyc.org/articulo.oa?id=53541285007>. Acesso em 12 de abril de 2021.
  • Tucto, J. (2020). Repelentes de alacranes naturales y caseros. Cómo plantar. Disponível em: <https://como-plantar.com/repelentes-alacranes/>. Acesso em 12 de abril de 2021.

Escrever comentário

Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?

Picada de escorpião em cachorro, o que fazer?
1 de 5
Picada de escorpião em cachorro, o que fazer?

Voltar ao topo da página