Curiosidades do mundo animal

Quantas vezes a cadela precisa cruzar para engravidar?

 
Carla Moreira
Por Carla Moreira, Médica veterinária. 1 fevereiro 2023
Quantas vezes a cadela precisa cruzar para engravidar?
Cachorros

Ver fichas de  Cachorros

Os cachorros convivem com as pessoas há milhares de anos. O cão descende do lobo e parece ter sido domesticado entre 40.000 e 27.000 anos atrás. Essa conclusão foi obtida depois que o material genético de um lobo siberiano, que viveu há cerca de 35.000 anos, foi analisado. Nessa investigação, foram evidenciados indícios de que os homens mantiveram inicialmente lobos em cativeiro e, mesmo após a separação genealógica, lobos e cães mantiveram cruzamentos entre si, derivando raças como os cães de trenó da Groelândia e os huskies siberianos[1].

Apesar dessa convivência de longa data entre homens e cães, o conhecimento sobre a reprodução da espécie canina ainda gera dúvidas. Quantas vezes a cadela precisa cruzar para engravidar? Qual o período ideal para deixar a cadela cruzar? Como saber se ela cruzou? Será que a cadela está grávida? Se você também tem essas dúvidas, continue lendo este artigo do PeritoAnimal! Nele vamos responder essas e outras dúvidas, deixando tudo muito tranquilo para você, que deseja que sua cadelinha reproduza. Boa leitura!

Também lhe pode interessar: É preciso cruzar um cachorro?

Índice

  1. A cadela pode engravidar na primeira vez que cruza?
  2. Quantas vezes a cadela precisa cruzar para engravidar?
  3. Quantas vezes a cadela cruza durante o cio?
  4. Como saber se a cadela cruzou ou não?
  5. Quando a cadela está sangrando, ela pode engravidar?
  6. Quantos dias depois de cruzar a cadela fica prenha?
  7. É possível dar uma injeção para a cadela não engravidar?

A cadela pode engravidar na primeira vez que cruza?

A duração total do ciclo estral e de cada fase pode ter variações importantes de acordo com a raça e com o indivíduo, dificultando a determinação da fase do ciclo e o momento ideal para a reprodução. Ao se estudar o ciclo estral da cadela, conseguimos entender quais os períodos de maiores chances de engravidar. O ciclo estral canino consiste em sucessivas fases recorrentes, que variam de quatro a cinco, dependendo do autor consultado:

  1. PROESTRO: o proestro dura em média 9 dias, podendo variar para mais ou para menos, dependendo das características individuais. É caracterizado pelo interesse sexual do macho pela fêmea, no entanto com recusa da monta pela fêmea. Há um aumento gradativo de edema vulvar e de corrimento serossanguinolento, ou seja, é nessa fase que a cadelinha sangra, mas dificilmente aceitará que o macho copule com ela.
  2. ESTRO: nessa fase, o sangramento cessa. O comportamento da fêmea é definido pela aceitação de monta pelo macho, durando, em média, 9 dias, lembrando sempre que existem variações no número de dias devido a peculiaridades individuais. É nessa fase que ocorre a ovulação, com grandes chances de fecundação, caso ocorra a cópula (mesmo que seja a primeira vez que a cadela esteja cruzando).
  3. DIESTRO: caso a fêmea não tenha engravidado, essa fase dura em torno de 75 dias, ao passo que o diestro gestacional (quando ocorre a fecundação) dura o tempo da gestação, que é, em média, de 65 dias.
  4. ANESTRO: o anestro, que é uma fase obrigatória no ciclo estral da cadela, é a fase de maior duração. É definido como ausência de sinais físicos e comportamentais de cio. Os ovários e o útero estão pequenos e de difícil visualização à ultrassonografia. O intervalo entre um cio e outro é extremamente variável. Herdabilidade, gestação, raça e idade são fatores que podem influenciar esse intervalo. Cadelas que estiveram gestantes podem exibir esse intervalo significativamente mais longo do que as que não estiveram gestantes.

Neste outro artigo respondemos a outra pergunta muito comum dos tutores: em quanto tempo a cadela entra no cio depois do parto?

Quantas vezes a cadela precisa cruzar para engravidar?

Não existe um número preciso de vezes que a cadela tenha que cruzar para engravidar. Pode ser que ela fique grávida já na primeira cópula, se estiver ovulando naquele momento. Mas é certo que, quanto mais cópulas houver durante o estro, maiores serão as chances de engravidar e de ter uma ninhada numerosa.

Quantas vezes a cadela precisa cruzar para engravidar? - Quantas vezes a cadela precisa cruzar para engravidar?

Quantas vezes a cadela cruza durante o cio?

Bem, agora que você viu que não existe um número definido sobre quantas vezes a cadela precisa cruzar para engravidar, destacamos que, durante a fase de estro, a cadela pode aceitar a cópula diversas vezes, aumentando consideravelmente as chances de engravidar.

Já em relação ao número de vezes que uma cadela cruza durante o cio, também não existe um número exato, pois isso depende de uma série de fatores, como a afinidade existente entre o cachorro macho e a fêmea, da tranquilidade do ambiente e do tempo de duração do estro.

Como saber se a cadela cruzou ou não?

É certo que a cadela cruzou quando ela e o macho ficam “grudados”. Isso acontece porque, durante a cópula, ocorre um aumento da circulação sanguínea no pênis do cachorro, fazendo com que o bulbo fique aumentado de tamanho. Dessa forma, o macho não consegue retirar o pênis de dentro da vulva da cadela, sendo necessário aguardar alguns minutos para que essa região peniana diminua e seja possível que os pets se “desgrudem”. A separação nunca deve ser forçada, pois pode causar lacerações na vulva da cadela e no pênis do cachorrinho, o que pode resultar em esterilidade permanente, além de causar dor aos animais.

Quantas vezes a cadela precisa cruzar para engravidar? - Como saber se a cadela cruzou ou não?

Quando a cadela está sangrando, ela pode engravidar?

Geralmente, quando a cadela está sangrando, ela ainda se encontra na fase chamada proestro, não ocorrendo a ovulação. A fase seguinte, o estro, é a fase na qual os óvulos serão liberados, aumentando as chances de engravidar. Mas como alguns animais apresentam variações nos dias de duração das fases do ciclo estral, pode ser que ocorra a ovulação antecipada e, nesses casos, a cadela pode engravidar, mesmo se ainda estiver sangrando.

Quantos dias depois de cruzar a cadela fica prenha?

Tecnicamente falando, a cadela ficará grávida pouco tempo após a cópula, quando o espermatozoide encontrar o óvulo e o fecundar. A partir desse momento, uma série de eventos complexos e sincronizados ocorrerão nessas duas células, gerando o futuro embrião.

Saiba tudo sobre a gravidez psicológica em cadelas, suas causas e o que fazer neste outro artigo.

É possível dar uma injeção para a cadela não engravidar?

Sim, existem injeções de anticoncepcionais que podem ser administrados para a cadela não engravidar. No entanto, esses medicamentos possuem uma quantidade muito grande de hormônios, podendo estimular o desenvolvimento de tumores mamários. Além disso, os hormônios utilizados nessas injeções deixam o útero mais sensível, ficando vulnerável a infeções.

Para o tutor que não deseja que sua cadelinha reproduza, o ideal é deixá-la afastada de cães machos durante o período do cio, sendo a esterilização a opção definitiva mais indicada. A castração, tanto de fêmeas quanto de machos, é um ato de amor do tutor, pois prolonga o tempo de vida do seu pet, auxilia no controle populacional de cães, evita doenças e proporciona melhor qualidade de vida aos peludos.

Agora que você já sabe quantas vezes a cadela precisa cruzar para engravidar, que pode ser uma, duas ou várias vezes, talvez possa te interessar este outro artigo: cadela tem menopausa?

Se deseja ler mais artigos parecidos a Quantas vezes a cadela precisa cruzar para engravidar?, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Curiosidades do mundo animal.

Referências
  1. Silva, L.D.M., Lima, D.B.C. Aspectos da fisiologia reprodutiva dos cadela. Anais do IX Congresso Norte e Nordeste de Reprodução Animal (CONERA), 2018. Disponível em http://www.cbra.org.br/portal/downloads/publicacoes/rbra/v42/n3-4/p135-140%20(RB750).pdf. Acesso em 31/01/2023.
Bibliografia
  • Barni, B.S. Hiperplasia Endometrial Cística em Cadelas e Gatas. Universidade Federal do Rio Grande do Sul, 2012. Disponível em https://www.lume.ufrgs.br/bitstream/handle/10183/69821/000873232.pdf?sequence=1. Acesso em 31/01/2023.
Escrever comentário
Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 de 3
Quantas vezes a cadela precisa cruzar para engravidar?