Curiosidades do mundo animal

Animais da Oceania

Nick A. Romero H.
Por Nick A. Romero H., Biólogo e educador ambiental. 22 julho 2021
Animais da Oceania

A Oceania é o menor continente do planeta, em que nenhum dos 14 estados soberanos que fazem parte dele contam com fronteiras terrestres, por isso é um continente chamado do tipo insular. Está distribuída no Oceano Pacífico e é composta por países como Austrália, Nova Guiné, Nova Zelândia e outros arquipélagos.

Chamado de Novíssimo Mundo, já que o continente foi "descoberto" após o Novo Mundo (América), a Oceania se destaca pelos animais endêmicos, já que mais de 80% de cada um dos grupos de espécies são nativos dessas ilhas. Convidamos você a continuar lendo este artigo do PeritoAnimal e, assim, aprender mais sobre os animais da Oceania.

Também lhe pode interessar: Os animais mais perigosos da Austrália

Índice

  1. Kiwi-comum
  2. Kakapo
  3. Tuatara
  4. Aranha viúva-negra
  5. Diabo-da-tasmânia
  6. Ornitorrinco
  7. Coala
  8. Lobo-marinho-australiano
  9. Taipan-do-interior
  10. Peixe-salamandra
  11. Outros animais da Oceania
Ver mais >>

Kiwi-comum

O kiwi-comum (Apteryx australis) é uma ave que representa o símbolo nacional da Nova Zelândia, de onde é endêmico (nativo daquela região). Existem várias espécies do grupo dos kiwis, sendo uma delas o kiwi-comum. Tem um tamanho pequeno, atingindo cerca de 55 cm, com bico longo e fino, e é caracterizado por botar um ovo relativamente grande em relação ao seu tamanho.

Desenvolve-se em diversos tipos de habitats, desde dunas de areia costeiras a florestas, matagais e pastagens. É uma ave onívora que consome invertebrados, frutos e folhas. Atualmente está classificado na categoria vulnerável quando falamos em ameaça de extinção devido ao impacto que as populações sofreram por predadores introduzidos no país.

Animais da Oceania - Kiwi-comum

Kakapo

O kakapo (Strigops habroptilus) é uma peculiar ave endêmica da Nova Zelândia, que pertence ao grupo dos pssitaciformes, e tem a notoriedade de ser o único do seu grupo que não é capaz de voar, além de ser o mais pesado de todos. Tem hábitos noturnos, sua dieta é baseada em folhas, caules, raízes, frutos, néctar e sementes.

O kakapo se desenvolve em uma grande variedade de tipos de vegetação na maioria das ilhas da região. Está criticamente ameaçado de extinção devido aos predadores, principalmente introduzidos, como os arminhos e os ratos-pretos.

Animais da Oceania - Kakapo

Tuatara

A tuatara (Sphenodon punctatus) é um saurópsido que, embora tenha uma aparência similar à das iguanas, não está intimamente relacionada ao grupo. É um animal endêmico da Nova Zelândia, com características únicas, como o fato de praticamente não ter sofrido modificações desde o Mesozóico. Além disso, é bastante longeva e tolera temperaturas baixas, ao contrário da maioria dos répteis.

Está presente em ilhas com falésias, mas também pode ser encontrada em vários tipos de florestas, vegetação rasteira e pastagens. Seu estado atualmente é considerado pouco preocupante, embora no passado a introdução de ratos tenha afetado a população. A alteração do habitat e o comércio ilegal também tendem a afetar este animal da Oceania.

Animais da Oceania - Tuatara

Aranha viúva-negra

A aranha viúva-negra (Latrodectus hasselti) é nativa da Austrália e Nova Zelândia, vivendo principalmente em áreas urbanas. Tem a particularidade de ser venenosa, capaz de inocular uma neurotoxina que, apesar dos efeitos adversos na pessoa afetada, não é letal.

É uma aranha bastante pequena, com os machos variando entre 3 e 4 mm enquanto as fêmeas chegam a atingir 10 mm. Tem hábitos noturnos e se alimenta principalmente de insetos, embora possa prender animais maiores como roedores, répteis e até pequenas aves em suas redes.

Animais da Oceania - Aranha viúva-negra

Diabo-da-tasmânia

O diabo-da-tasmânia (Sarcophilus harrisii) é um dos animais da Oceania mais populares do mundo devido aos famosos desenhos dos Looney Tunes. A espécie pertence à ordem dos mamíferos marsupiais endêmica da Austrália, sendo considerado o maior marsupial carnívoro atualmente. É de corpo robusto, com aparência semelhante a de um cachorro, pesando em média 8 kg. Alimenta-se ferozmente dos animais que caça, mas também consome carniça.

Este animal possui um odor desagradável, geralmente tem hábitos solitários, consegue correr em alta velocidade, subir em árvores e é um bom nadador. Desenvolve-se especificamente na ilha da Tasmânia, em praticamente todos os habitats disponíveis na região, com exceção das áreas mais altas. A espécie está na categoria de ameaçadas de extinção, principalmente por sofrer de uma doença conhecida como tumor facial do diabo-da-tasmânia (DFTD), além da frequência de atropelamentos e a caça direta.

Animais da Oceania - Diabo-da-tasmânia

Ornitorrinco

O ornitorrinco (Ornithorhynchus anatinus) é uma das espécies atuais de monotremados, que corresponde aos poucos mamíferos que botam ovos, e também é única em seu gênero. O ornitorrinco é outro dos animais da Oceania, especificamente da Austrália. É um animal muito peculiar, pois é venenoso, semi-aquático, com um bico parecido ao de um pato, cauda de castor e patas parecidas com as de uma lontra, então é uma combinação que desafiou a biologia.

Pode ser encontrado em Victoria, Tasmânia, Austrália do Sul, Queensland e Nova Gales do Sul, desenvolvendo-se em corpos d'água como riachos ou lagos rasos. Ele passa a maior parte do tempo na água para se alimentar ou em tocas que constrói no solo. Está quase ameaçado de extinção, devido à alteração dos corpos d'água por secas ou por modificações antrópicas.

Animais da Oceania - Ornitorrinco

Coala

O coala (Phascolarctos cinereus) é um marsupial endêmico da Austrália, encontrado em Victoria, Austrália do sul, Queensland, Nova Gales do Sul. É o único membro da família Phascolarctidae, sendo um animal facilmente identificado por sua aparência carismática, caracterizada pela falta de cauda, ​​com cabeça e nariz grandes e orelhas arredondadas cobertas de pelos.

Sua alimentação é folívora, com hábitos arbóreos. Localiza-se em florestas e terras dominadas pelo eucalipto, principal espécie na qual baseia sua dieta, embora possa incluir outras. Estes são outros animais da Oceania que, infelizmente, encontram-se em estado de vulnerabilidade devido à alteração de seu habitat, o que os torna suscetíveis a predadores e doenças.

Animais da Oceania - Coala

Lobo-marinho-australiano

O lobo-marinho-australiano (Arctocephalus pusillus doriferus) é uma espécie do grupo Otariidae, do qual fazem parte mamíferos que, embora estejam altamente adaptados a nadar, diferentemente das focas, se locomovem com agilidade também na terra. Este que faz parte dos animais da Oceania é uma subespécie nativa da Austrália, localizando-se especificamente entre a Tasmania e Victoria.

Os machos são consideravelmente maiores do que as fêmeas, alcançando um peso de até 360 kg, o que faz deles os maiores lobos marinhos. O lobo-marinho-australiano se alimenta principalmente em áreas bentônicas, consumindo grande número de peixes e cefalópodes.

Animais da Oceania - Lobo-marinho-australiano

Taipan-do-interior

A taipan-do-interior ou taipan-ocidental (Oxyuranus microlepidotus) é considerada a serpente mais venenosa do mundo, com um veneno que supera a toxicidade da naja ou da cobra-cascavel, já que em uma única mordida há veneno suficiente para matar várias pessoas. É endêmica da Austrália do Sul, Queensland e Território do Norte.

Apesar de sua letalidade, não é agressiva. É encontrada em solos escuros com presença de fissuras, produto do transbordamento de corpos d'água. Alimenta-se principalmente de roedores, pássaros e lagartixas. Embora seu estado de conservação seja considerado pouco preocupante, a disponibilidade de alimentos pode ser um fator que afeta a espécie.

Animais da Oceania - Taipan-do-interior

Peixe-salamandra

Outro dos animais da Oceania é o peixe-salamandra (Lepidogalaxias salamandroides), uma espécie de peixe de água doce, sem hábitos migratórios e endêmica da Austrália. Geralmente não ultrapassa 8 cm de comprimento, e ele possui uma característica peculiar: sua nadadeira anal foi modificada para possibilitar o desenvolvimento da fecundação interna.

É geralmente encontrado em corpos d'água rasos, que foram acidificados pela presença de taninos, que também tingem a água. O peixe-salamandra está em perigo de extinção devido às alterações provocadas pela mudança climática nos padrões das chuvas, que afetam os corpos d'água onde vive. Além disso, incêndios e outras alterações nos ecossistemas influenciam a tendência populacional da espécie.

Animais da Oceania - Peixe-salamandra
Imagem: fishesaustralia.net.au

Outros animais da Oceania

A seguir, te mostramos uma lista com outros animais da Oceania:

  • Takahe (Porphyrio hochstetteri)
  • Canguru-vermelho (Macropus rufus)
  • Raposa voadora (Pteropus capistratus)
  • Petauro-do-açúcar (Petaurus breviceps)
  • Canguru-arborícola (Dendrolagus goodfellowi)
  • Equidna-de-focinho-curto (Tachyglossus aculeatus)
  • Dragão-marinho-comum (Phyllopteryx taeniolatus)
  • Lagarto-de-língua-azul (Tiliqua scincoides)
  • Calopsita (Nymphicus hollandicus)
  • Tartaruga-marinha-australiana (Natator depressus)

Se deseja ler mais artigos parecidos a Animais da Oceania, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Curiosidades do mundo animal.

Bibliografia
  • BirdLife International (2018). Strigops habroptila. La Lista Roja de Especies Amenazadas de la UICN 2018: e.T22685245A129751169. Disponível em: <https://dx.doi.org/10.2305/IUCN.UK.2018-2.RLTS.T22685245A129751169.en>. Acesso em 22 de julho de 2021.
  • BirdLife International (2019). Apteryx australis (versión modificada de la evaluación de 2016). La Lista Roja de Especies Amenazadas de la UICN 2019: e.T22678122A155418586. Disponível em: <https://dx.doi.org/10.2305/IUCN.UK.2019-3.RLTS.T22678122A155418586.en>. Acesso em 22 de julho de 2021.
  • Hawkins, CE, McCallum, H., Mooney, N., Jones, M. y Holdsworth, M. (2008). Sarcophilus harrisii. La Lista Roja de Especies Amenazadas de la UICN 2008: e.T40540A10331066. Disponível em: <https://dx.doi.org/10.2305/IUCN.UK.2008.RLTS.T40540A10331066.en>. Acesso em 22 de julho de 2021.
  • Morgan, DL y Beatty, S. (2019). Lepidogalaxias salamandroides. La Lista Roja de Especies Amenazadas de la UICN 2019: e.T11575A123378147. Disponível em: <https://dx.doi.org/10.2305/IUCN.UK.2019-3.RLTS.T11575A123378147.en>. Acesso em 22 de julho de 2021.
  • Wilson, S., Dickman, C., Hobson, R. y Sanderson, C. (2018). Oxyuranus microlepidotus. La Lista Roja de Especies Amenazadas de la UICN 2018: e.T42493150A42493160. Disponível em: <https://dx.doi.org/10.2305/IUCN.UK.2018-1.RLTS.T42493150A42493160.en>. Acesso em 22 de julho de 2021.
  • Woinarski, J. & Burbidge, A. (2020). Phascolarctos cinereus (versión modificada de la evaluación de 2016). La Lista Roja de Especies Amenazadas de la UICN 2020: e.T16892A166496779. Disponível em: <https://dx.doi.org/10.2305/IUCN.UK.2020-1.RLTS.T16892A166496779.en>. Acesso em 22 de julho de 2021.
Escrever comentário
Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 comentário
A sua avaliação:
Gabriel Coutinho Canela e Souza
o emu e a cobra tigre são tamben da oceania
Equipe editorial do PeritoAnimal (Editor/a de PeritoAnimal)
Olá, Gabriel! Você tem razão, entre os animais da Oceania também podemos citar o emu (Dromaius novaehollandiae) e a cobra-tigre (da família Elapidae), endêmicos da Austrália!
Imagem: fishesaustralia.net.au
1 de 11
Animais da Oceania