Partilhar
Partilhar em:

Por que meu cachorro monta outros cachorros?

Por que meu cachorro monta outros cachorros?

Ver fichas de  Cachorros

Este cenário não é incomum para as pessoas que convivem com cachorros. Existem cachorros que têm mais tendência que outros a fazer isso, ao ponto de envergonharem o próprio dono.

Ver como o seu cachorro persegue outro cão macho tentando montá-lo, causa quase a mesma vergonha que ver como quer montar a perna de uma vizinha, de uma pessoa desconhecida ou da sua avó. Não é um momento agradável, mas devemos compreender que não se trata sempre de um impulso sexual por parte do cachorro, embora por vezes sim.

Para tirar suas dúvidas quanto a este tema, no PeritoAnimal vamos lhe explicar os diferentes motivos que explicam por que o seu cachorro monta outros cachorros.

O cachorro monta por dominância

Quando os cães vivem em matilha, existe sempre um cão alfa. Se houver algum momento de rebelião no grupo, o cão dominante com a força ou a intimidação acalma a situação. O cachorro perdedor aceita a hierarquia superior do macho alfa, colocando o lombo contro o solo enquanto separa as patas e expõe os seus genitais ao vencedor. Trata-se de um sinal de aceitação da hierarquia superior do macho alfa.

Os cães adultos fazem isto com frequência com os humanos ao chegarem recém adotados a uma nova casa. É um símbolo de boa educação por parte do cachorro e um sinal de que não questiona e aceita a sua autoridade. Entre os lobos também ocorre uma simbologia idêntica.

Por vezes, em locais onde se concentram cachorros que não convivem juntos, em alguns minutos os cachorros devem resolver o tema da hierarquia, embora esta seja efêmera, porque em outro dia o vencedor se encontrará com cães maiores e fortes e perderá o seu comando.

Uma forma caninamente civilizada de mostrar a superioridade sem recorrer a brigas e mordidas, é a de um macho montar outro. Com frequência é o cachorro maior o que consegue a monta, mas não é estranho que um cão pequeno tente montar a pata traseira do cachorro grande. Neste caso, o cão pequeno seja por idade ou temperamento, discute a supremacia com o cachorro grande.

A reação humana

Nos casos anteriormente descritos, os donos dos cachorros tentam e conseguem parar a cerimônia, afastando os seus cachorros para não realizarem estas cenas em público. No caso desta situação ocorrer várias vezes, o cachorro "montador" deixa o seu dono ou dona envergonhado, pois como se costuma dizer: os cães se assemelham aos seus donos.

No entanto, nestas situações para os cachorros trata-se de um simples protocolo canino que não pretende escandalizar ninguém, apenas deixar claro quem manda no grupo canino daquele encontro casual.

Montar brincando

Entre os cães "adolescentes", esta monta mistura o tema primário da dominação com um início de sexualidade latente. É o equivalente a observar jovens irmãos de ninhadas de tigres ou leões, envolvidos em lutas nas quais ocorre uma mordida ou arranhão forte. Trata-se de adestramento útil para um futuro próximo no qual as coisas serão mais sérias. Os cães jovens "adestram" a sua sexualidade.

Monta sexual

Quando um cachorro macho adulto nunca teve relações com uma cadela, chega a um momento em que está sobrecarregado. Por este motivo, por vezes, pode ser indiferente para ele tentar praticar o sexo com uma cadela que com um cachorro.

Não é tão estranho observar cachorros montando os seus brinquedos, as almofadas e até o sofá. É normal. O cachorro apenas tenta aliviar o seu desejo sexua. Essa é uma das razões que dão resposta a por que o seu cachorro monta outros cachorros.

Sexualidade animal

Os humanos não são os únicos seres vivos que praticam sexo por prazer. Os golfinhos, chimpanzés, e entre outros animais os cachorros, também gozam do sexo sem qualquer objetivo reprodutor. E não é estranho que animais do mesmo gênero pratiquem sexo entre si.

Deve-se tolerar estas práticas entre os nossos pets? Tudo depende de cada situação e da circunstância. Por exemplo, a meu ver, nunca na presença infantil. Outra circunstância adversa é quando um cachorro seja de tamanho muito superior ao outro e se possa magoar com isso.

Em ambos os casos deve dizer um "Não" firme, seguido da separação em cômodos diferentes de ambos os cães, assim resolverá de forma adequada a situação.

O que fazer se o meu cachorro não parar de montar outros cachorros?

Embora a priori seja um ato engraçado ao que não devamos dar demasiada importância, é importante saber avaliar bem a situação em que ocorrer e as repercussões que este ato pode ter. Montar cachorros com frequência pode gerar brigas. Também pode ser um indicador de estresse, nervosismo e ansiedade. Ignorar este comportamento pode derivar em um aumento notável do hábito de monta no cachorro.

O ideal é submeter o cachorro à castração, uma opção que conta com muitas vantagens, tanto a nível de comportamento como de saúde. Consulte o seu veterinário sobre qualquer dúvida que surgir sobre este hábito canino.

Se deseja ler mais artigos parecidos a Por que meu cachorro monta outros cachorros?, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Curiosidades do mundo animal.

Comentários (0)

Escrever comentário sobre Por que meu cachorro monta outros cachorros?

O que lhe pareceu o artigo?

Por que meu cachorro monta outros cachorros?
1 de 6
Por que meu cachorro monta outros cachorros?