PARTILHAR

Por que meu cachorro monta outros cachorros?

Vanessa Lopes
Por Vanessa Lopes, Redatora do PeritoAnimal. 13 setembro 2016
Por que meu cachorro monta outros cachorros?
Cachorros

Ver fichas de  Cachorros

Este cenário não é incomum para as pessoas que convivem com cachorros. Existem cachorros que têm mais tendência que outros a fazer isso, ao ponto de envergonharem o próprio dono.

Ver como o seu cachorro persegue outro cão macho tentando montá-lo, causa quase a mesma vergonha que ver como quer montar a perna de uma vizinha, de uma pessoa desconhecida ou da sua avó. Não é um momento agradável, mas devemos compreender que não se trata sempre de um impulso sexual por parte do cachorro, embora por vezes sim.

Para tirar suas dúvidas quanto a este tema, no PeritoAnimal vamos lhe explicar os diferentes motivos que explicam por que o seu cachorro monta outros cachorros.

O cachorro monta por dominância

Quando os cães vivem em matilha, existe sempre um cão alfa. Se houver algum momento de rebelião no grupo, o cão dominante com a força ou a intimidação acalma a situação. O cachorro perdedor aceita a hierarquia superior do macho alfa, colocando o lombo contro o solo enquanto separa as patas e expõe os seus genitais ao vencedor. Trata-se de um sinal de aceitação da hierarquia superior do macho alfa.

Os cães adultos fazem isto com frequência com os humanos ao chegarem recém adotados a uma nova casa. É um símbolo de boa educação por parte do cachorro e um sinal de que não questiona e aceita a sua autoridade. Entre os lobos também ocorre uma simbologia idêntica.

Por que meu cachorro monta outros cachorros? - O cachorro monta por dominância

Por vezes, em locais onde se concentram cachorros que não convivem juntos, em alguns minutos os cachorros devem resolver o tema da hierarquia, embora esta seja efêmera, porque em outro dia o vencedor se encontrará com cães maiores e fortes e perderá o seu comando.

Uma forma caninamente civilizada de mostrar a superioridade sem recorrer a brigas e mordidas, é a de um macho montar outro. Com frequência é o cachorro maior o que consegue a monta, mas não é estranho que um cão pequeno tente montar a pata traseira do cachorro grande. Neste caso, o cão pequeno seja por idade ou temperamento, discute a supremacia com o cachorro grande.

A reação humana

Nos casos anteriormente descritos, os donos dos cachorros tentam e conseguem parar a cerimônia, afastando os seus cachorros para não realizarem estas cenas em público. No caso desta situação ocorrer várias vezes, o cachorro "montador" deixa o seu dono ou dona envergonhado, pois como se costuma dizer: os cães se assemelham aos seus donos.

No entanto, nestas situações para os cachorros trata-se de um simples protocolo canino que não pretende escandalizar ninguém, apenas deixar claro quem manda no grupo canino daquele encontro casual.

Por que meu cachorro monta outros cachorros? - A reação humana

Montar brincando

Entre os cães "adolescentes", esta monta mistura o tema primário da dominação com um início de sexualidade latente. É o equivalente a observar jovens irmãos de ninhadas de tigres ou leões, envolvidos em lutas nas quais ocorre uma mordida ou arranhão forte. Trata-se de adestramento útil para um futuro próximo no qual as coisas serão mais sérias. Os cães jovens "adestram" a sua sexualidade.

Por que meu cachorro monta outros cachorros? - Montar brincando

Monta sexual

Quando um cachorro macho adulto nunca teve relações com uma cadela, chega a um momento em que está sobrecarregado. Por este motivo, por vezes, pode ser indiferente para ele tentar praticar o sexo com uma cadela que com um cachorro.

Não é tão estranho observar cachorros montando os seus brinquedos, as almofadas e até o sofá. É normal. O cachorro apenas tenta aliviar o seu desejo sexua. Essa é uma das razões que dão resposta a por que o seu cachorro monta outros cachorros.

Sexualidade animal

Os humanos não são os únicos seres vivos que praticam sexo por prazer. Os golfinhos, chimpanzés, e entre outros animais os cachorros, também gozam do sexo sem qualquer objetivo reprodutor. E não é estranho que animais do mesmo gênero pratiquem sexo entre si.

Deve-se tolerar estas práticas entre os nossos pets? Tudo depende de cada situação e da circunstância. Por exemplo, a meu ver, nunca na presença infantil. Outra circunstância adversa é quando um cachorro seja de tamanho muito superior ao outro e se possa magoar com isso.

Em ambos os casos deve dizer um "Não" firme, seguido da separação em cômodos diferentes de ambos os cães, assim resolverá de forma adequada a situação.

Por que meu cachorro monta outros cachorros? - Sexualidade animal

O que fazer se o meu cachorro não parar de montar outros cachorros?

Embora a priori seja um ato engraçado ao que não devamos dar demasiada importância, é importante saber avaliar bem a situação em que ocorrer e as repercussões que este ato pode ter. Montar cachorros com frequência pode gerar brigas. Também pode ser um indicador de estresse, nervosismo e ansiedade. Ignorar este comportamento pode derivar em um aumento notável do hábito de monta no cachorro.

O ideal é submeter o cachorro à castração, uma opção que conta com muitas vantagens, tanto a nível de comportamento como de saúde. Consulte o seu veterinário sobre qualquer dúvida que surgir sobre este hábito canino.

Por que meu cachorro monta outros cachorros? - O que fazer se o meu cachorro não parar de montar outros cachorros?

Se deseja ler mais artigos parecidos a Por que meu cachorro monta outros cachorros?, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Curiosidades do mundo animal.

Escrever comentário

Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
6 comentários
A sua avaliação:
Jane Mara Almeida
Tenho dois cachorros de porte grande e um foi castrado a 5 dias o outro não, o que não foi castrado não dá sossego para o que foi querendo montar nele, o que devo fazer além de castra lo, estou tendo que prender um e deixar o outro solto
A sua avaliação:
Tainá Caroline dos Santos Paulino
Gente não sei mais o que fazer, tem um cachorro de rua que está sendo abusado o tempo todo por outro cachorro.. Eu recolhi ele em casa e mesmo assim o outro cachorro fica no meu portão. E o coitado ja está traumatizado, o cachorro fica esfregando na costa dele porque ele fica deitado para evitar o abuso e o outro não deixe ele comer e nem beber água.
A sua avaliação:
Francielle
Sempre que levo meu Sptiz Alemão no parque ele tenta subir em outros cachorros peludinhos, ele tem 9 meses, mas apresenta esse comportamento desde os 7.
Não sei o que fazer, se soltamos ele, ele tenta ir em cima de outro cachorrinho.
Alguém tem alguma sugestão?
Rafael
O que eu faço nessa hora é prender o meu na guia por uns 2 minutos até ele dar uma acalmada. Foi ajudando no começo e, depois de umas semanas, ele parou de montar (apesar de eu não afirmar que o que fez ele parar foi esse procedimento).
A sua avaliação:
Lili
Meu cachorro é castrado e dica montando na perna da gente de uns tempos para cá.. ele tem 8 anos.
A sua avaliação:
Rosângela
Meu Lhasa quer montar outro cachorro
Jujuba
Como fazer a cadela se acalmar quando ve outros cachorros?
Por que meu cachorro monta outros cachorros?
1 de 6
Por que meu cachorro monta outros cachorros?

Voltar ao topo da página ↑