Curiosidades do mundo animal

Por que os cachorros ficam grudados quando cruzam?

Giselly Lillmans
Por Giselly Lillmans. 3 janeiro 2019
Por que os cachorros ficam grudados quando cruzam?
Cachorros

Ver fichas de  Cachorros

A reprodução dos cachorros é um processo complexo que geralmente começa com o cortejamento, no qual macho e fêmea emitem sinais para dar a entender ao outro que estão preparados para cruzar e, consequente cópula. Uma vez que o cruzamento é feito, observamos que o macho desmonta a fêmea, mas o pênis permanece dentro da vagina, de maneira que os dois cães ficam grudados. É nesse ponto que nos perguntamos a razão por trás disso e se devemos separá-los ou, pelo contrário, deixar que se separem de maneira natural.

Neste artigo do PeritoAnimal, vamos responder a estas e mais perguntas, esclarecendo a causa que explica porque os cachorros ficam grudados quando cruzam, continue lendo!

Também lhe pode interessar: Como desgrudar cachorro da cadela

Índice

  1. Sistema reprodutor: cachorro macho
  2. Sistema reprodutor: cadela
  3. Por que quando os cachorros cruzam eles ficam grudados?
  4. Cachorro cruzando: devo separar?

Sistema reprodutor: cachorro macho

A fim de entender mais facilmente porque quando os cachorros cruzam eles ficam grudados, é essencial fazer uma breve revisão da anatomia do sistema reprodutivo, tanto do macho quanto da fêmea. Assim, o aparato interno e externo do cão é composto das seguintes partes:

  • Escroto: saco responsável por proteger e manter os testículos do cão em uma temperatura adequada. Em outras palavras, é a parte visível dessas glândulas.
  • Testículos: localizados dentro do escroto, eles têm a função de produzir e amadurecer o esperma e os hormônios masculinos, como a testosterona. Eles têm formato ovular, são posicionados horizontalmente e são geralmente simétricos.
  • Epidídimos: localizados em ambos os testículos, são os tubos responsáveis por armazenar e transportar o espermatozoide até o ducto deferente. Esses tubos são compostos de cabeça, corpo e cauda.
  • Ducto deferente: começa na cauda do epidídimo e tem a função de transportar o espermatozoide para a próstata.
  • Próstata: glândula que envolve o colo da bexiga e o início da uretra, cujo tamanho não é semelhante em todas as raças, variando significativamente de uma para outra. Sua função é gerar uma substância chamada fluido prostático ou plasma seminal, para facilitar o transporte dos espermatozoides e nutri-los.
  • Uretra: este canal não se destina apenas a transferir a urina da bexiga do cão, também faz parte do sistema reprodutor canino, transportando espermatozoides e líquido prostático para a sua ejaculação final.
  • Prepúcio: corresponde à pele que reveste o pênis para protegê-lo e lubrificá-lo. Esta segunda função do prepúcio é graças à sua capacidade de produzir um líquido chamado esmegma, de cor esverdeada, para este fim.
  • Pênis: em estado normal, fica dentro do prepúcio. Quando o cão se sente excitado, a ereção começa e, portanto, o pênis aparece no exterior. É formado pelo osso peniano, que permite a penetração, e o bulbo peniano, um sulco ventral que permite o chamado "abotoamento".
Por que os cachorros ficam grudados quando cruzam? - Sistema reprodutor: cachorro macho

Sistema reprodutor: cadela

Tal como acontece com o corpo do macho, o sistema reprodutivo da fêmea é composto de órgãos internos e externos, alguns deles culpados por manter os cachorros grudados depois de cruzar. Abaixo, explicamos resumidamente a função de cada um deles:

  • Ovários: com forma oval, eles têm a mesma função que os testículos nos machos, produzindo óvulos e hormônios femininos, como os estrogênios. Tal como acontece com a próstata masculina, o tamanho dos ovários pode variar dependendo da raça.
  • Ovidutos: tubos localizados em cada um dos ovários e cuja função é transferir os óvulos para o corno uterino.
  • Corno uterino: também conhecidos como "cornos do útero", eles constituem dois tubos que transportam os óvulos para o corpo do útero se tiverem sido fertilizados pelo espermatozoide.
  • Útero: é onde ocorre o aninhamento dos zigotos para se tornarem embriões, fetos e, mais tarde, filhotes.
  • Vagina: não deve ser confundida com a vulva, já que a vagina é o órgão interno e a vulva é o externo. Na cadela, localiza-se entre o colo do útero e o vestíbulo vaginal, sendo o local onde ocorre a cópula.
  • Vestíbulo vaginal: localizado entre a vagina e vulva, permite a penetração durante o cruzamento.
  • Clitóris: assim como nas mulheres, a função deste órgão é produzir prazer ou estimulação sexual para a cadela.
  • Vulva: como dissemos, é o órgão sexual externo da cadela e muda de tamanho durante o período do cio.

Leia também: É preciso cruzar um cachorro?

Por que quando os cachorros cruzam eles ficam grudados?

Uma vez que ocorre a penetração, o macho tende a "desmontar" a fêmea, mantendo-se ligado a ela e levando os donos de ambos os animais a se perguntarem por que os cachorros ficaram grudados e como separá-los. Isto ocorre porque a ejaculação do cão ocorre em três fases da fecundação ou frações:

  1. Fração uretral: ocorre durante o início da penetração, o cão expele um primeiro líquido, completamente livre de espermatozoides.
  2. Fração espermática: após a primeira ejaculação, o animal completa a ereção e passa a liberar uma segunda ejaculação, desta vez com espermatozoides. Durante este processo, um aumento do bulbo peniano ocorre devido à compressão venosa do pênis e consequente concentração sanguínea. Nesse momento, o macho se vira e desmonta a fêmea, o que deixa os cachorros grudados.
  3. Fração prostática: embora nesse momento o macho já tenha desmontado a fêmea, a cópula ainda não terminou, porque uma vez que ele se vira há o chamado "abotoamento", devido à expulsão da terceira ejaculação, com um número muito menor de espermatozoides do que a anterior. Quando o bulbo relaxa e recupera seu estado normal, os cães se soltam.

No total, a cópula pode durar entre 20 e 60 minutos, sendo 30 a média usual.

Desta forma, e uma vez revisadas as três fases da ejaculação do macho, vemos que a razão que responde à pergunta "por que os cachorros ficam grudados" é a expansão do bulbo peniano. O tamanho que alcança é tão grande que ele não consegue passar pelo vestíbulo vaginal, que se fecha justamente para garantir isso e evitar danificar a fêmea.

Saiba também: Posso cruzar dois cachorros irmãos?

Por que os cachorros ficam grudados quando cruzam? - Por que quando os cachorros cruzam eles ficam grudados?

Cachorro cruzando: devo separar?

Não! A anatomia do macho e da fêmea não permite a extração do pênis antes de terminar a terceira ejaculação do cachorro. Se eles fossem separados à força, ambos os animais podem ser feridos e danificados, e a cópula não chegaria ao seu fim. Durante esta fase da fecundação, deve-se permitir que os animais realizem o seu processo de cruzamento natural, fornecendo-lhes um ambiente descontraído e confortável.

É comum ouvir a fêmea emitindo sons semelhantes a um choro e até rosnados ou latidos, e embora isso possa levar seus companheiros humanos a pensar que é necessário separá-la do macho, é melhor não estimular o estresse e, como já dissemos, deixar que separem sozinhos.

Uma vez produzida a cópula, se os óvulos foram fecundados e a fêmea entrou em estado de gestação, será necessário fornecer a ela uma série de cuidados. Por isso, recomendamos a leitura do seguinte artigo sobre A alimentação de uma cadela gestante .

Se deseja ler mais artigos parecidos a Por que os cachorros ficam grudados quando cruzam?, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Curiosidades do mundo animal.

Bibliografia
  • VALERA, M.A. Reproducción canina. Policlínica Veterinaria Centauro. Alcorcón.
  • GRADIL, C. M.; YEAGER, A.; CONCANNON, P.W. 2006. Evaluación de los problemas reproductivos del macho canino. IVIS.
  • XIOMARA, L. Extracción seminal en el perro. Departamento de Medicina y Cirugía Animal, Obstetricia y Reproducción del Hospital Clínico Veterinario de Murcia. Murcia.
Escrever comentário
Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
7 comentários
A sua avaliação:
Paulo
Queria saber se é normal a cadela soltar o sêmen do cachorro após o cruzamento
A sua avaliação:
Paulo
Boa tarde eu puis me Cachorro pra cruzar com uma cadela só q eles ficaram grudado uns 10 min.
Só q todas vez q eles cruza eu acho estranho porque Depois q eles Desgruda um Do Outro a Cadela Não segura o Sémen Do Meu Cachorro queria Saber si e Normal ela solta o (Sémen Depois da Cruza)
Fabiana
Oi eu também gostaria muito de saber porq os meus acontece isso também
A sua avaliação:
arnaldo filho
bom dia !
sou de maceio e tenho um pincher n 3 , e tem uma cadela do mesmo tamanho e raça dele que esta no cio e estamos colocando para cruzar,mas meu cachorro não esta conseguindo penetrar pois ele fica muito cansado por conta da agonia que ele fica quando a cadela esta la em casa , ele monta nela ,mas não consegue penetrar pois logo fica cansado ..... o que eu faço?
Equipe editorial do PeritoAnimal (Editor/a de PeritoAnimal)
Olá, Arnaldo. Tudo bom? Temos este post que fala justamente sobre isso: meu cachorro não consegue cruzar - principais causas e solução: https://www.peritoanimal.com.br/meu-cachorro-nao-consegue-cruzar-principais-causas-e-solucao-22938.html.
Esperamos que seja útil!
A sua avaliação:
Lucas
Tenho um cachorro macho e um fêmea, os 2 ficaram grudados por um tempo, mas eu não queria que acontecesse, o que faço??
Nátale
Castra
A sua avaliação:
Dani
Sou dona de primeira viagem não sabia bem o que estava acontecendo e separei os cachorros, na hora do desespero!!
Como eu sei que não machucou eles ?
O que fazer para deixar o macho mais calmo ?
Eles são lasapso os dois!!
A sua avaliação:
EDNEIA
Ola tenho uma poodle media que tem 3 meses ela entrou no cio dia 16 e cruzou com poodle 5 dias apos o inicio do cio ela pode estar gestante ?? OBRIGADA E BOM DIA . . . .
Julia Latorre (Editor/a de PeritoAnimal)
Oi, Edneia. A gestação de uma cadela dura cerca de 2 meses. Mesmo assim, se você percebe qualquer alteração ou comportamento diferente, é fundamental consultar um veterinário de confiança.
A sua avaliação:
Salvador
Muito interessante. Sempre vi cachorros grudados depois de cruzar na rua e não entendia
1 de 3
Por que os cachorros ficam grudados quando cruzam?