menu
Partilhar

Animais da Ásia

Por Nick A. Romero H., Biólogo e educador ambiental. 21 julho 2021
Animais da Ásia

O continente asiático é o maior do planeta e tem a maior população do mundo. Em sua vasta distribuição, apresenta uma diversidade de habitats variados, desde marítimos aos terrestres, com altitudes variadas e vegetação significativa em cada um deles.

O tamanho e a variedade dos ecossistemas fazem com que a Ásia tenha uma biodiversidade animal muito rica, que também chama a atenção pela presença de espécies endêmicas no continente. Mas é importante lembrar que muitos desses animais estão sob forte pressão, justamente pelo excesso de população do continente, e por isso estão em perigo de extinção. Neste artigo do PeritoAnimal, apresentamos informações úteis e atuais sobre os animais da Ásia. Continue lendo!

Também lhe pode interessar: Animais da Europa

1. Gibão-ágil ou gibão-de-mãos-pretas

Começamos nossa lista de animais da Ásia falando destes primatas conhecidos comumente como gibões. Uma delas é o gibão-ágil (Hylobates agilis), que é nativo da Indonésia, Malásia e Tailândia. Habita vários tipos de florestas da região como os bosques pantanosos, de planície, de colinas e montanhas.

O gibão-ágil ou gibão-de-mãos-pretas tem hábitos arbóreos e diurnos, alimentando-se principalmente de frutas doces, mas também de folhas, flores e insetos. A espécie é significativamente perturbada pelas ações humanas, o que levou à sua classificação como ameaçada de extinção.

Animais da Ásia - 1. Gibão-ágil ou gibão-de-mãos-pretas

2. Grou-da-manchúria

A família Gruidae é composta por um grupo de diversas aves conhecidas como grous, entre as quais o grou-da-manchúria (Grus japonensis) é bastante representativo por sua beleza e tamanho. É nativo da China e do Japão, embora também tenha áreas de reprodução na Mongólia e na Rússia. Estas últimas áreas são constituídas por marismas e pastagens, enquanto no inverno esses animais da Ásia ocupam zonas úmidas, rios, pastagens úmidas, salinas e até lagoas artificiais.

O grou-da-manchúria se alimenta principalmente de caranguejos, peixes e vermes. Infelizmente, a degradação das zonas úmidas onde habita faz com que a espécie se encontre em perigo de extinção.

Animais da Ásia - 2. Grou-da-manchúria

3. Pangolim-chinês

O pangolim-chinês (Manis pentadactyla) é um mamífero caracterizado pela presença de escamas por todo o corpo, que formam sobre ele espécies de placas. Uma das várias espécies de pangolim é o chinês, nativo de Bangladesh, Butão, China, Hong Kong, Índia, República Popular do Laos, Mianmar, Nepal, Taiwan, Tailândia e Vietnã.

O pangolim-chinês habita tocas que escava em vários tipos de bosques, como os tropicais, de pedra, de bambu, de coníferas e pastagens. Seus hábitos são principalmente noturnos, ele é capaz de escalar facilmente e é um bom nadador. Quanto à dieta, este animal típico da Ásia alimenta-se de cupins e formigas. Devido à caça indiscriminada, está em perigo crítico de extinção.

Animais da Ásia - 3. Pangolim-chinês

4. Orangotango-de-Bornéu

Existem três espécies de orangotangos e todas são originárias do continente Asiático. Uma delas é o orangotango-de-bornéu (Pongo pygmaeus), que é nativo da Indonésia e da Malásia. Entre suas peculiaridades, está o fato de que é o maior mamífero arbóreo do mundo. Tradicionalmente, seu habitat consistia em bosques de planícies inundadas ou semi-inundadas. A dieta deste animal consiste principalmente em frutas, embora também inclua folhas, flores e insetos.

O orangotango-de-Bornéu encontra-se fortemente afetado, a ponto de estar em perigo crítico de extinção devido à fragmentação de seu habitat, caça indiscriminada e mudanças climáticas.

Animais da Ásia - 4. Orangotango-de-Bornéu

5. Cobra-real

A cobra-real (Ophiophagus hannah) é a única espécie de seu gênero e se caracteriza por ser uma das maiores serpentes venenosas do mundo. É outro dos animais da Ásia, especificamente de regiões como Bangladesh, Butão, Camboja, China, Hong Kong, Índia, Indonésia, Malásia, Filipinas, Cingapura, Tailândia e Vietnã, entre outras.

Embora seu tipo principal de habitat seja constituído por florestas intocadas, também está presente em florestas exploradas, manguezais e plantações. Seu estado de conservação atual é vulnerável devido à intervenção em seu habitat, que está sendo transformado de forma acelerada, mas o tráfico da espécie também tem impactado seus níveis populacionais.

Animais da Ásia - 5. Cobra-real

6. Macaco-narigudo

É a única espécie de seu gênero, do grupo conhecido como primatas catarrinos. O macaco-narigudo (Nasalis larvatus) é nativo da Indonésia e da Malásia, sendo associado especificamente a ecossistemas fluviais, como matas ciliares, manguezais, pântanos de turfa e água doce.

Este animal asiático consome basicamente folhas e frutos, e procura se manter longe de florestas altamente afetadas pelo desmatamento. No entanto, a destruição de seu habitat o impactou de forma importante, e juntamente à caça indiscriminada, é a razão para seu estado atual de perigo de extinção.

Animais da Ásia - 6. Macaco-narigudo

7. Pato-mandarim

O pato-mandarim (Aix galericulata) é uma ave robusta com plumagem muito chamativa, resultante das belas cores que se diferenciam entre fêmea e macho, sendo este último muito mais marcante que a primeira. Este outro animal asiático é uma ave anátida é nativa da China, Japão e República da Coréia. No momento, encontra-se amplamente introduzida em vários países.

Seu habitat é composto por áreas florestais com presença de corpos d'água rasos, como lagoas e lagos. Seu atual estado de conservação é pouco preocupante.

Animais da Ásia - 7. Pato-mandarim

8. Panda-vermelho

O panda-vermelho (Ailurus fulgens) é um carnívoro controverso devido às suas características compartilhadas entre guaxinins e ursos, mas não está classificado em nenhum desses grupos, fazendo parte da família independente Ailuridae. Este animal típico da Ásia é nativo do Butão, da China, Índia, Mianmar e Nepal.

Apesar de pertencer à ordem Carnivora, sua dieta é baseada principalmente em folhas jovens e brotos de bambu. Além de ervas suculentas, frutas, bolotas, líquens e fungos, também pode incluir em sua dieta ovos de aves, pequenos roedores, pequenas aves e insetos. Seu habitat é formado por bosques montanhosos, como os de coníferas e densos sub-bosques de bambu. Devido à alteração de seu habitat e caça indiscriminada, encontra-se atualmente em perigo de extinção.

Animais da Ásia - 8. Panda-vermelho

9. Leopardo-das-neves

O leopardo-das-neves (Panthera uncia) é um felino que pertence ao gênero Panthera e é uma espécie nativa do Afeganistão, Butão, China, Índia, Mongólia, Nepal, Paquistão, Federação Russa, entre outros estados asiáticos.

Seu habitat está localizado em formações montanhosas elevadas, como o Himalaia e o planalto tibetano, mas também em áreas muito mais baixas de pastagens montanhosas. Cabras e ovelhas são suas principais fontes de alimento. Encontra-se em estado vulnerável, principalmente devido à caça furtiva.

Animais da Ásia - 9. Leopardo-das-neves

10. Pavão-indiano

O pavão-indiano (Pavo cristatus), pavão-comum ou pavão-azul apresenta um pronunciado dimorfismo sexual, uma vez que os machos possuem em sua cauda um leque multicolorido que impressiona quando é exibido. Mais um dos animais da Ásia, o pavão é uma ave nativa de Bangladesh, Butão, Índia, Nepal, Paquistão e Sri Lanka. No entanto, foi introduzido em um grande número de países.

Esta ave é encontrada principalmente em altitudes de 1.800 m, em bosques secos e úmidos. Associa-se muito bem a espaços humanizados com presença de água. Atualmente, seu estado é considerado pouco preocupante.

Animais da Ásia - 10. Pavão-indiano

11. Lobo-indiano

O lobo-indiano (Canis lupus pallipes)é uma subespécie de canídeo endêmica de Israel até a China. Seu habitat é determinado principalmente por importantes fontes de alimento, de modo que caça grandes animais ungulados, mas também presas menores. Pode estar presente em ecossistemas semidesérticos.

Esta subespécie está incluída no Anexo I da Convenção sobre o Comércio Internacional de Espécies da Fauna e Flora Silvestres Ameaçadas de Extinção (CITES), sendo considerada em risco de extinção, uma vez que sua população foi altamente fragmentada.

Animais da Ásia - 11. Lobo-indiano

12. Tritão-ventre-de-fogo-japonês

O tritão-ventre-de-fogo-japonês (Cynops pyrrhogaster) é um anfíbio, uma espécie de salamandra endêmica do Japão. Ele pode ser encontrado em vários tipos de habitats, como pastagens, florestas e terras cultivadas. A presença de corpos d'água é imprescindível para sua reprodução.

A espécie é considerada como quase ameaçada, devido às alterações em seu habitat e também ao comércio ilegal para venda como animal de estimação, o que causou um impacto significativo na população.

Animais da Ásia - 12. Tritão-ventre-de-fogo-japonês

Outros animais da Ásia

A seguir, te mostramos uma lista com outros animais da Ásia:

Agora que você já conheceu diversos animais asiáticos, talvez possa te interessar o vídeo a seguir em que listamos 10 raças de cachorro asiáticas:

Se deseja ler mais artigos parecidos a Animais da Ásia, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Curiosidades do mundo animal.

Bibliografia
  • Ancrenaz, M., Gumal, M., Marshall, AJ, Meijaard, E., Wich, SA & Husson, S. (2016). Pongo pygmaeus (versión de erratas publicada en 2018). La Lista Roja de Especies Amenazadas de la UICN 2016: e.T17975A123809220. Disponível em: <https://dx.doi.org/10.2305/IUCN.UK.2016-1.RLTS.T17975A17966347.en>. Acesso em 21 de julho de 2021.
  • Boitani, L., Phillips, M. & Jhala, Y. (2018). Canis lupus (versión errata publicada en 2020). La Lista Roja de Especies Amenazadas de la UICN 2018: e.T3746A163508960. Disponível em: <https://dx.doi.org/10.2305/IUCN.UK.2018-2.RLTS.T3746A163508960.en>. Acesso em 21 de julho de 2021.
  • Challender, D., Wu, S., Kaspal, P., Khatiwada, A., Ghose, A., Ching-Min Sun, N., Mohapatra, RK & Laxmi Suwal, T. (2019). Manis pentadactyla (versión de erratas publicada en 2020). La Lista Roja de Especies Amenazadas de la UICN 2019: e.T12764A168392151. Disponível em: <https://dx.doi.org/10.2305/IUCN.UK.2019-3.RLTS.T12764A168392151.en>. Acesso em 21 de julho de 2021.
  • Geissmann, T., Nijman, V., Boonratana, R., Brockelman, W, Roos, C. y Nowak, MG (2020). Hylobates agilis. La Lista Roja de Especies Amenazadas de la UICN 2020: e.T10543A17967655. Disponível em: <https://dx.doi.org/10.2305/IUCN.UK.2020-2.RLTS.T10543A17967655.en>. Acesso em 21 de julho de 2021.
  • Glatston, A., Wei, F., Than Zaw & Sherpa, A. (2015). Ailurus fulgens (versión de erratas publicada en 2017). La Lista Roja de Especies Amenazadas de la UICN 2015: e.T714A110023718. Disponível em: <https://dx.doi.org/10.2305/IUCN.UK.2015-4.RLTS.T714A45195924.en>. Acesso em 21 de julho de 2021.

Fotos de Animais da Ásia

Escrever comentário

Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 comentário
A sua avaliação:
Gabriel Coutinho Canela e Souza
se esqueceu do tigre, que também é um animal da Ásia.

Animais da Ásia
1 de 22
Animais da Ásia

Voltar ao topo da página