Comparações

Raças de gatos que parecem leões

 
Ana Maria G. F.
Por Ana Maria G. F., Jornalista. 8 junho 2021
Raças de gatos que parecem leões
Gatos

Ver fichas de  Gatos

Alguns de nossos amigos felinos têm o corpo robusto com tamanho significativo e são verdadeiramente gigantes. Algumas raças vão ainda mais longe e frequentemente impressionam graças à sua semelhança com os leões. Mostraremos diferentes gatos com características físicas semelhantes às dos leões, tais como gatos com crina de leão.

Você não conhece as 5 raças de gatos que parecem leões? Bem, continue lendo este artigo do PeritoAnimal para conhecer as características e fotos de cada uma delas! Boa leitura.

Também lhe pode interessar: Raças de cachorros que parecem leões

Índice

  1. Maine coon
  2. Ragdoll
  3. Norueguês da floresta
  4. British longhair
  5. Ragamuffin
  6. Qual o parentesco do gato com o leão?

Maine coon

A origem do gato maine coon está nos Estados Unidos e ela é considerada uma das maiores raças de gatos domésticos, de acordo com a FIFe (Fédération Internationale Feline). Esses gatos se caracterizam por terem uma cabeça quadrada, orelhas grandes, peito largo, uma cauda grossa e longa e o que se assemelha bastante a uma juba de leão.

O gato maine coon pesa entre 10 e 14 kg e o macho pode atingir 70 centímetros de comprimento. Devido à sua robusta estrutura corporal e aparência física, é definitivamente o gato que parece leão mais popular por essa característica. Sua expectativa de vida varia de 10 a 15 anos.

Quanto à sua personalidade, podemos definir o maine coon como um gato amigável e brincalhão. Geralmente, esses felinos se adaptam muito bem aos seus companheiros humanos e desfrutam de sua companhia.

Raças de gatos que parecem leões - Maine coon

Ragdoll

O rangdoll é um gato de aspecto forte e grande, quase tanto que se assemelha ao tamanho de um leão em miniatura. Este felino macho pode exceder 90 centímetros de comprimento. Além de seu tamanho significativo, as fêmeas geralmente pesam entre 3,6 e 6,8 kg, enquanto os machos ficam entre 5,4 e 9,1 kg ou mais.

Quanto à pelagem do felino, ele é longo e muito macio. É uma raça caracterizada por uma cauda grossa e longa. Além disso, podemos encontrar esta raça de gato que parece leão em diferentes cores: vermelho, chocolate, creme, entre outras.

Se você está pensando em adotar este felino, deve ter em mente que ele tem uma personalidade muito sociável e tolerante. Geralmente, é um gato afetuoso, calmo e não costuma miar.

Raças de gatos que parecem leões - Ragdoll

Norueguês da floresta

O gato norueguês da floresta é uma raça que se destaca por seu grande tamanho e por seu pelo exuberante como uma juba de leão. Caracteriza-se por ter muita semelhança com um pequeno lince.

O peso médio do gato norueguês da floresta está entre 8 e 10 kg e pode alcançar idades que variam de 15 a 18 anos. Podemos encontrar esses felinos em cores como preto, azulado, vermelho ou creme, entre outros.

As aparências enganam, já que, mesmo sendo um gato que parece leão, na verdade ele é um felino calmo, afetuoso e curioso. Se você está pensando em adotar este gato, você deve saber que ele é um companheiro felino bastante ativo que adora brincar e demanda atenção.

Raças de gatos que parecem leões - Norueguês da floresta

British longhair

O british longhair é um gato de aspecto forte e musculoso. Este felino de olhos grandes e orelhas pequenas com uma cauda grossa se assemelha a um leão pequeno. Em geral, um british longhair mede geralmente entre 28 e 30 cm. Os machos podem pesar até 8 kg e, as fêmeas, pesam entre 4 e 6 kg.

Se você está pensando em adotar este animal felino, você deve ter em mente que ele tem uma personalidade calma e independente. Além disso, ele pode ser encontrado em uma enorme variedade de cores.

Raças de gatos que parecem leões - British longhair

Ragamuffin

O gato ragamuffin é caracterizado por uma aparência física robusta e tamanho grande. Tem uma cabeça maior que seu corpo e olhos grandes. Este grande gato pode pesar até 15 kg e viver até 18 anos. Geralmente, sua pelagem é de comprimento médio, o que lhe dá uma aparência mais próxima de um leão do que de um gato.

Quanto à personalidade deste gato que parece leão, ele é sociável, brincalhão e ativo. Assim, ele tem uma grande capacidade de adaptação em um ambiente familiar.

Talvez você possa se interessar por este outro artigo em que falamos sobre como saber a raça de um gato.

Raças de gatos que parecem leões - Ragamuffin

Qual o parentesco do gato com o leão?

A família dos felídeos - mamíferos carnívoros - conta com 14 gêneros e 41 espécies. E todos eles possuem características comuns que permitem agrupá-los.

E segundo uma pesquisa divulgada em 2013 pela Fundação de Pesquisa do Genoma de Suwon, os gatos domésticos têm mais semelhanças com tigres que com leões. De acordo com o estudo, o tigre compartilha 95,6% de seu genoma com os felinos domésticos.[1]

Um outro estudo realizado pelo casal de pesquisadores Beverly e Dereck Joubert comparou o comportamento dos leões aos gatos domésticos transformando suas análises no documentário A Alma dos felinos. O casal, após mais de 35 anos observando leões, guepardos e leopardos, decidiu acompanhar a rotina de gatos domésticos. A conclusão é que ambos os felinos se comportam de maneira muito semelhante.[2]

"A única diferença significativa entre o gato doméstico e os grandes felinos é o tamanho", garantem os especialistas, destacando a semelhança dos gatos e leões em seu dia a dia. No documentário, eles comparam a caça, o sono, a luta com congêneres, a marcação de território, o cortejo e até as brincadeiras e as semelhanças são bastante visíveis.

Agora que você já conhece as raças de gatos que parecem leões, talvez possa te interessar este outro artigo em que falamos sobre as raças de cachorros que parecem leões.

Se deseja ler mais artigos parecidos a Raças de gatos que parecem leões, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Comparações.

Referências
  1. G1. Tigre compartilha 95,6% de seu genoma com o gato, segundo novo estudo. Disponível em: <http://g1.globo.com/tecnologia/noticia/2013/09/tigre-compartilha-956-de-seu-genoma-com-o-gato-segundo-novo-estudo.html>. Acesso em 4 de junho de 2021.
  2. EL PAÍS. “Se seu gato fosse do tamanho de um leão, ele te devoraria”. Disponível em: <https://brasil.elpais.com/brasil/2017/03/03/cultura/1488546220_151416.html>. Acesso em 4 de junho de 2021.
Bibliografia
  • Fédération Internationale Feline. Maine Coon breed standard. 25/05/2021, de Fédération Internationale Feline. Disponível em: <http://www.mainecoons.no/english/mainecoon_standard.html>. Acesso em 4 de junho de 2021.

Escrever comentário

Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 de 6
Raças de gatos que parecem leões