Curiosidades do mundo animal

Os maiores peixes marinhos do mundo

Os maiores peixes marinhos do mundo

Você sabe quais são os maiores peixes marinhos do mundo? Destacamos que, por não serem peixes, você não encontrará em nossa lista grandes mamíferos como as baleias e orcas. Também, e por este mesmo motivo, não falaremos do kraken e outros diversos cefalópodes gigantescos que já habitaram as profundezas do mar de tamanho considerável.

Continue lendo este artigo do PeritoAnimal onde mostraremos a seguir os maiores peixes do mar que habitam em nossos oceanos. Surpreenda-se!

Também lhe pode interessar: Os maiores tubarões do mundo

Índice

  1. Tubarão-baleia
  2. Tubarão-elefante
  3. Tubarão-branco
  4. Tubarão-tigre
  5. Raia manta
  6. Tubarão-da-groenlândia
  7. Tubarão-martelo-panã
  8. Peixe-remo ou regaleco
  9. Outros animais marinhos de grande porte

1. Tubarão-baleia

O tubarão-baleia ou Rhincodon typus é reconhecido, por enquanto, como o maior peixe do mundo, podendo ultrapassar facilmente os 12 metros de comprimento. Apesar da magnitude do seu tamanho, o tubarão baleia se alimenta de fitoplâncton, crustáceos, sardinhas, cavala, krill e outros microrganismos que vivem suspensos nas águas marinhas. É um peixe pelágico, mas às vezes chega muito perto da costa.

Este enorme peixe possui um aspecto muito característico: uma cabeça achatada horizontalmente, na qual há uma boca gigante através da qual succiona a água, suga seu alimento e o filtra através de suas brânquias depositando os alimentos nos dentículos dérmicos, para engoli-lo imediatamente.

Outro traço característico deste que também é o maior peixe do mar é o desenho nas costas de algumas manchas claras que parecem pintas. Seu ventre é esbranquiçado. As barbatanas e a cauda têm a aparência característica dos tubarões, mas com um tamanho enorme. Seu habitat são as águas marinhas tropicais e subtropicais do planeta. Infelizmente o tubarão-baleia está ameaçado de extinção, segundo a Lista Vermelha da União Internacional para a Conservação da Natureza e dos Recursos Naturais (IUCN).

Os maiores peixes marinhos do mundo - 1. Tubarão-baleia

2. Tubarão-elefante

O tubarão-elefante ou tubarão-peregrino (Cetorhinus maximus) é considerado o segundo maior peixe do mar do planeta. Pode ultrapassar os 10 metros de comprimento.

Seu aspecto é o de um tubarão predador, mas como o tubarão-baleia, só se alimenta de zooplâncton e diversos microrganismos marinhos. No entanto, o tubarão-elefante não suga a água, ele se move muito lentamente com a boca totalmente aberta em forma circular e filtra entre suas brânquias a enorme quantidade de micro alimentos que entra em sua boca.

Vive em todas as águas marinhas do planeta, mas prefere as águas frias. O tubarão-elefante é um peixe migratório e está gravemente ameaçado de extinção.

Os maiores peixes marinhos do mundo - 2. Tubarão-elefante

3. Tubarão-branco

O tubarão-branco ou Carchadorón carcharias certamente merece estar em nossa lista sobre os maiores peixes do mar, pois é considerado o maior peixe predador dos oceanos, já que pode medir mais de 6 metros, mas é devido à espessura do seu corpo que pode pesar mais de 2 toneladas. As fêmeas são maiores que os machos.

Seu habitat são as águas quentes e temperadas que cobrem as plataformas continentais, perto dos litorais onde existem colônias de focas e leões-marinhos, presas habituais do tubarão branco. Apesar do seu nome, o tubarão branco só apresenta essa cor em seu ventre. O dorso e os flancos são acinzentados.

Apesar de sua má reputação como devorador de pessoas, a realidade é que os ataques aos humanos por tubarões-brancos são realmente muito raros. Os tubarões-tigre e o tubarão-touro são mais propensos a estes ataques. O tubarão-branco é outra espécie que também está ameaçada de extinção.

Os maiores peixes marinhos do mundo - 3. Tubarão-branco

4. Tubarão-tigre

O tubarão-tigre ou Galeocerdo curvier é outro dos maiores peixes do mar. Ele pode medir mais de 5,5 metros e pesar até 1.500 kg. É mais esbelto que o tubarão-branco e seu habitat são as águas costeiras dos litorais tropicais e subtropicais, embora tenham sido observadas colônias em águas próximas à Islândia.

É um predador noturno que se alimenta de tartarugas, serpentes marinhas, botos e golfinhos.

O apelido de "tigre" se deve às marcadas manchas transversais que cobrem seu dorso e os flancos de seu corpo. A cor de fundo da sua pele é azul esverdeado. Seu ventre é esbranquiçado. O tubarão-tigre é considerado como um dos peixes mais rápidos do meio marinho e não está ameaçado de extinção.

Os maiores peixes marinhos do mundo - 4. Tubarão-tigre

5. Raia manta

A raia manta ou jamanta (Manta Birostris) é um peixe enorme de aparência muito inquietante. No entanto, é um ser pacífico que se alimenta de plâncton, lulas e peixes pequenos. Não possui o ferrão venenoso que outras raias menores ostentam, nem pode produzir descargas elétricas.

Existem exemplares que ultrapassam os 8 metros de envergadura e pesam mais de 1.400 Kg. Seus principais predadores, sem contar o homem, são as orcas e os tubarões-tigre. Habita as águas marinhas temperadas de todo o planeta. Esta espécie está ameaçada de extinção.

Os maiores peixes marinhos do mundo - 5. Raia manta

6. Tubarão-da-groenlândia

O tubarão-da-groenlândia ou Somniosus microcephalus é um esqualo muito desconhecido que habita as águas árticas e antárticas. No estado adulto mede entre 6 e 7 metros. Seu habitat são as áreas abissais dos oceanos Ártico, Antártico e do Atlântico Norte. Sua vida se desenvolve até os 2.500 metros de profundidade.

Se alimenta de peixes e lulas, mas também de focas e morsas. Em seu estômago foram achados restos de renas, cavalos e ursos polares. Supõe-se que foram animais que morreram afogados e seus restos mortais desceram até o fundo do mar. Tem a pele de uma cor escura e as formas de esqualo são arredondadas. O tubarão-da-groenlândia não está ameaçado de extinção.

Os maiores peixes marinhos do mundo - 6. Tubarão-da-groenlândia

7. Tubarão-martelo-panã

O tubarão-martelo-panã ou Sphyrna mokarran - é o maior das nove espécies de tubarões-martelo que existem nos mares. Pode atingir quase 7 metros e pesar meia tonelada. É um tubarão muito mais esbelto que seus congêneres de outras espécies mais robustos e pesados.

A característica mais marcante desse esqualo é a forma peculiar de sua cabeça, cuja forma lembra claramente um martelo. Seu habitat é distribuído pelas áreas costeiras de águas temperadas. Talvez por este motivo pertença, junto com o tubarão-tigre e o tubarão-touro, ao trio de esqualos que mais esbanjam ataques contra os seres humanos.

O tubarão-martelo consome uma enorme variedade de presas: sargos, garoupas, golfinhos, sépias, enguias, raias, caracóis e outros tubarões menores. O tubarão-martelo está muito ameaçado de estinção, como consequência da pesca para conseguir suas barbatanas, muito apreciadas no mercado chinês.

Os maiores peixes marinhos do mundo - 7. Tubarão-martelo-panã
Imagem: iucn.org

8. Peixe-remo ou regaleco

O peixe-remo ou regaleco (Regalecus glesne) mede de 4 a 11 metros e vive nas profundezas marinhas. Sua alimentação se baseia em pequenos peixes e tem o tubarão como seu predador.

Este que sempre foi considerado um tipo de monstro-marinho está entre os maiores peixes do mar e não está ameaçado de extinção. Na foto abaixo, mostramos um exemplar encontrado sem vida em uma praia do México.

Os maiores peixes marinhos do mundo - 8. Peixe-remo ou regaleco
Imagem: Katia Cao

Outros animais marinhos de grande porte

Descubra também no PeritoAnimal a maior água-viva do mundo, com tentáculos de até 36 metros de comprimento, uma lista completa de animais pré-históricos marinhos realmente grandes como o megalodon, o liopleurodon ou o Dunkleosteus.

Fique à vontade para entrar em contato se tiver ideias sobre algum peixe que possa ser incluído na lista dos maiores peixes do mar do mundo! Esperamos seus comentários!

Se deseja ler mais artigos parecidos a Os maiores peixes marinhos do mundo, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Curiosidades do mundo animal.

Bibliografia
  • Pierce, S.J. & Norman, B. 2016. Rhincodon typus. The IUCN Red List of Threatened Species 2016: e.T19488A2365291. Disponível em: <https://dx.doi.org/10.2305/IUCN.UK.2016-1.RLTS.T19488A2365291.en>. Acesso em 7 de junho de 2021.
Escrever comentário
Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 comentário
A sua avaliação:
Gabriel Coutinho Canela e Souza
o peixe lua tambem e enorme
Imagem: iucn.org
Imagem: Katia Cao
1 de 9
Os maiores peixes marinhos do mundo