Partilhar

Como espantar moscas

 
Como espantar moscas

As moscas são um dos insetos mais distribuídos em todo o mundo, mas isso não significa que não incomodem pessoas e animais. Seja na sua casa ou no seu local de trabalho, elas nunca são bem-vindas, especialmente porque a sua presença está relacionada com a sujeira e porque o zumbido que emitem é normalmente muito intenso.

Você precisa se livrar delas o mais rápido possível mas não sabe como espantar moscas? No PeritoAnimal oferecemos vários remédios caseiros para isso.

Também lhe pode interessar: Como espantar formigas

Por que tenho moscas em casa

As moscas podem tornar-se um verdadeiro problema doméstico. Eles voam, pousam na comida, carregam sujeira (incluindo fezes) nas patas e a depositam nos locais que frequentam, transmitem doenças e podem se tornar uma praga se você não encontrar uma maneira de mantê-las afastados.

Você já se perguntou porque há tantas moscas na sua casa? Antes de mais nada, é preciso saber que elas aumentam a sua atividade durante as estações quentes, pois o clima temperado é o melhor para o seu desenvolvimento, por isso é invulgar vê-las no Inverno. Além disso, as moscas vivem onde encontram os meios para isso, ou seja, em espaços onde encontram alimentos em quantidade e locais para se reproduzirem.

Por estas razões, as moscas invadirão a sua casa se você tiver o hábito de deixar comida nas superfícies da cozinha, não jogar o lixo devidamente (caixotes do lixo e sacos fechados) e não limpar bem a sua casa regularmente. Existem também outras razões para ter moscas em casa, como viver perto de caixotes do lixo ou armazenar recipientes de água durante muito tempo sem se preocupar com a sua selagem.

A combinação de factores domésticos e clima pode fazer da sua casa um verdadeiro refúgio de moscas, por isso precisa de conhecer os seguintes métodos para espantar moscas.

Como espantar moscas - Por que tenho moscas em casa

Como espantar moscas

Quando falamos em eliminar as moscas, não queremos dizer matá-las, porque existem outras formas de afastar moscas naturalmente. Neste sentido, as armadilhas para moscas não são recomendáveis, pois além de serem cruéis, já que seu método de operação consiste em atrair a estes insetos de forma deliberada para matá-los, são pouco higiênicas, já que o local onde se coloca acabará repleto de moscas mortas.

Por esta razão, queremos oferecer-lhe diferentes remédios naturais, amigáveis e sobretudo simples de aplicar, que serão fáceis de pôr em prática com apenas alguns ingredientes que encontrará em sua casa. Se você quer saber como acabar com as moscas sem matar, te oferecemos as seguintes opções:

Mantenha a limpeza para afastar moscas

A presença de moscas é acentuada durante o verão, pois o clima quente é propício ao seu ciclo de vida. Por isso, durante esta época do ano, é importante aumentar as medidas de higiene para evitar a sua presença e manter as moscas longe da cozinha e da sua casa.

Nós recomendamos:

  • Mantenha as superfícies onde prepara os alimentos limpas, já que o cheiro dos resíduos atrai moscas.
  • Jogue o lixo fora com frequência, certificando-se de que os sacos estão devidamente fechados.
  • Limpe a urina e as fezes dos animais que vivem em casa o mais rápido possível.
  • Use telas mosquiteiras nas janelas para manter as moscas fora de sua casa.
  • Drene, remova ou sele qualquer água parada, já que este ambiente é propício à criação de moscas e mosquitos.
  • Limpe profundamente todas as áreas da casa.
  • Repare qualquer vazamento de água em canos, banheiros e outros espaços, pois a umidade atrai moscas.

Como você pode ver, todas estas medidas impedem que as moscas entrem na casa sem ter de as matar, uma vez que não é necessário ir a este extremo para se livrar delas. A seguir, compartilhamos outros remédios que ajudam a espantar moscas sem matar.

Dentes de alho para espantar moscas

O cheiro do alho é muito incômodo para estes insetos, sendo uma boa maneira de manter as moscas fora da sua cozinha. Tudo o que você precisa fazer é descascar alguns dentes e colocá-los em um lugar onde as moscas costumam aparecer ou perto da janela, seu perfume forte vai facilmente assustá-los.

Também recomendamos que você amasse o alho e o coloque nos quartos, se achar pouco atrativo deixar os dentes inteiros, desta forma o aroma é libertado mais rapidamente.

Plantas aromáticas para acabar com as moscas o quintal

É muito agradável ter plantas aromáticas em casa, pois proporcionam um ambiente fresco e delicioso aos espaços. Se é fã dessas companheiras vegetais, elas podem se tornar suas aliadas quando se trata de afastar moscas do quintal ou jardim.

Recomendamos plantas com odores fortes, como manjericão, lavanda, calêndula, menta, alecrim, louro e ancião. Certifique-se que é uma planta com raízes, e não apenas um arranjo ou alguns ramos, pois assim poderá usar este remédio natural durante muito tempo. Coloque o vaso com a planta selecionada nas áreas do pátio onde as moscas são frequentes e você verá como elas se afastam rapidamente dali.

Como espantar moscas - Plantas aromáticas para acabar com as moscas  o quintal

Como acabar com as moscas com vinagre

Vinagre branco e vinagre de maçã são ingredientes comuns para fazer armadilhas caseiras para moscas, mas hoje vamos explicar como usar o poder destes ingredientes para afastar as moscas sem ter de matá-las.

O cheiro forte destes dois vinagres é irritante para as moscas, por isso recomendamos que você limpe as superfícies da sua casa com eles, ou seja, que as aplique no mármore da cozinha, no chão e nas casas de banho como se fosse um produto de limpeza. Simples, certo? Poucas pessoas sabem como é simples acabar com as moscas com vinagre.

Óleos essenciais para espantar moscas

Assim como as plantas aromáticas, o uso de certos óleos essenciais de aroma forte pode ajudar a manter as moscas longe de sua casa, como é o caso da citronela, pimenta, hortelã, lavanda e eucalipto.

Como espantar moscas com este método? Basta colocar queimadores de óleo com as essências nas áreas problemáticas, como a cozinha, o pátio e perto das janelas. Você não tem um queimador de óleo? Existem duas opções: impregnar uma bola de algodão com óleo e colocá-la numa garrafa descoberta, repetindo a operação quando o aroma tiver desaparecido; a outra forma é borrifar pedaços de tecido com o óleo da sua escolha e pendurá-los em diferentes áreas da casa.

Como espantar moscas - Óleos essenciais para espantar moscas

Como espantar moscas da cozinha com cravo-da-índia e limão

Cravo-da-índia e limão, dois ingredientes que você usa nas suas preparações culinárias, podem ajudar a espantaras moscas da cozinha e de toda a casa. Basta cortar meio limão, espetar vários cravos nele e colocá-lo nos locais onde as moscas se juntam. Você pode aplicar esta técnica usando quantos limões você precisar.

Este mesmo remédio é muito eficaz para afastar as moscas da fruta, uma vez que se pode colocar o limão com os cravos na fruteira sem qualquer problema.

Sacolas e água quente para evitar a entrada de moscas em casa

Este remédio caseiro também é muito simples, você só precisa de sacolas de plástico e água quente. Você deve encher as sacolas com água, tendo cuidado para não se queimar, fechá-las bem e depois pendurá-las em lugares onde você considere conveniente. A combinação irá afastar as moscas do seu pátio, da sua cozinha e sua casa em geral.

Se você tem filhos pequenos ou animais de estimação muito curiosos, este método pode não ser ideal para você, pois há o risco de que eles quebrem a sacola e sofram queimaduras. Portanto, é essencial que você as coloque em lugares onde eles não terão acesso.

Com estas simples dicas sobre remédios naturais, você já sabe como espantar moscas sem prejudicá-las. Se você quer saber como afastar moscas do seu cachorro porque elas incomodam o pet, em seguida explicamos como.

Como espantar moscas do cachorro

Você quer saber como espantar moscas do seu cachorro? O vinagre de maçã é um excelente remédio natural para isso. Basta misturar uma parte de vinagre com meia parte de água, colocar a mistura numa garrafa de spray e pulverizar o seu pet com ela. Não pulverize o rosto, olhos, ouvidos ou partes íntimas, nem aplique este remédio se o seu cachorro tiver uma ferida aberta na pele.

Outra boa opção é misturar o xampu do seu cão com vinagre de maçã em partes iguais e lavá-lo com esta preparação. Não se preocupe, que o seu cão não ficará cheirando a vinagre, mas as moscas poderão sentir o odor e não se aproximarão dele. Este remédio também é muito útil para afastar pulgas e carrapatos, controlando o odor corporal e dando um brilho extra ao pelo. Como você pode ver, os benefícios do vinagre de maçã para cães são muitos, então o que você está esperando?

A única desvantagem do vinagre é que é um dos cheiros que os cachorros não gostam, por isso é possível que, ao aplicá-lo, o animal espirre ou o recuse. Por este motivo, você deve ter muito cuidado ao manuseá-lo e evitar a área do focinho.

Como espantar moscas - Como espantar moscas do cachorro

Se deseja ler mais artigos parecidos a Como espantar moscas, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Curiosidades do mundo animal.

Escrever comentário

Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?

Como espantar moscas
1 de 5
Como espantar moscas

Voltar ao topo da página